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<  3D Studio Max  ~  Modelação - Corpo Humano

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Colocada: Ter Fev 26, 2008 9:06 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Boas.. na sequência deste estuo (ainda não finalizado)
http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=3143
decidi começar também com a modelação de um corpo humano inteiro.

Mas como devem imaginar as duvidas são imensas.. O objectivo de tudo isto era no no final poder fazer um bom exercício de texturização e animação. Para isso sei (pelo que vou lendo) que devo ter em especial atenção os "Edge loops" da mesh criada.. Por isso gostaria que me ajudassem nesse sentido.. estou no bom caminho com esta mesh?

Já reparei que tenho alguns problemas na parte superior da coxa, onde faz a ligação com a zona da genitália, daí não postar isto como WIP (vou iniciar um novo modelo.. talvez com novas imagens de referência já que estas não são de todo do meu agrado).
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Colocada: Ter Fev 26, 2008 9:08 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Alguns detalhes.. com um shader meio manhoso..

Já agora... perdi cerca de três horas com esta mesh..
Os modeladores de serviço cá do fórum que acham? Exagerado?
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brunolopes
Colocada: Ter Fev 26, 2008 10:32 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 20 Dec 2006 Mensagens: 149 Local/Origem: Lisboa
Não é com base nesses screenshots que te vamos poder dizer se os edges loops foram conseguidos, tens de postar screenshots das basemesh, aquela antes de aplicares o tubosmooth, ou meshsmooth.
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Colocada: Ter Fev 26, 2008 10:55 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Infelizmente só tenho esta aqui comigo.. e já agora as minhas desculpas por não ter postado logo!! É a falta de hábito nestas coisas..


EDIT: Já agora.. alguém me pode indicar links de onde encontrar boas "photo references"?
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Nightwalker
Colocada: Ter Fev 26, 2008 1:19 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
http://www.3d.sk/ Wink

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
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Colocada: Ter Fev 26, 2008 2:09 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Obrigado Nightwalker... mas as free samples lá existentes... humm.. não são bem do meu agrado!!! Very Happy

Nada de FREE mas interessante??
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Sil3
Colocada: Ter Fev 26, 2008 4:52 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=2157

Um searchzito às vezes ajuda :p

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
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Colocada: Ter Fev 26, 2008 5:15 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Embarassed

Obrigadão!!!
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Colocada: Qua Fev 27, 2008 2:38 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Relativamente ao site http://www.spectralogue.com tem realmente algumas imagens de referência muito boas..
Mas acho que é necessário ter cuidado pois algumas não estão com escalas certas comparando a vista frontal com a lateral!

Fica o aviso.. para quem precisar!
(Eu só depois de muito bater com a cabeça é que me decidi a ir ajustá-las + ou - no Photoshop)
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brunolopes
Colocada: Qua Fev 27, 2008 5:29 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 20 Dec 2006 Mensagens: 149 Local/Origem: Lisboa
e o que achas que os outras fazem? achas que ficam a espera de que o site lance as imagens todas á mesma escala, mais um bocado e ate ja disponibilizam um ficheiro max com o setup feito e tudo...

Um artista é um artista, e adapta a informação disponivel ás necessidades. e para o que queres, penso eu de que...é que as imagens te sirvam de referencia para as proporções certas do corpo humano, seja homem ou mulher, e nao para fazer uma copia exacta do modelo, ate ao "pintelho" Smile

Certo?
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Colocada: Qui Fev 28, 2008 10:00 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Ok.. brunolopes!
Peço desculpas pela minha ignorância!!

Acho que referi que iniciei isto como sendo um estudo.. logo, não estou propriamente à vontade com este tipo de modelação e respectivos métodos de trabalho! É engraçado que quando inseri as imagens elas realmente até batiam certo no limite superior.. logo considerei que haveria correspondencia!
Certo é que estas fotos são fotos de estúdio por isso considerava que o fotografo utilizasse um tripé e fotografasse a modelo a uma distância mais ou menos idêntica! Desde o momento que a modelo não aumentasse de estatura instantaneamente, não deveria haver problemas!!

Desculpa a minha ironia.. e antes de mais agradeço a tua preocupação em responder e tentar ajudar!
Tens toda a razão em referir que cada "artista" deve adaptar a informação ás necessidades!! Mas o problema é que não sou artista.. estou apenas a tentar evoluir pessoalmente nesta área!

E já agora.. a minha intenção com o estudo era mesmo levar as coisas ao "pintelho".. sou um pouco perfeccionista por natureza! Very Happy

Espero que entendas a minha resposta.. Não foi nem é minha intenção "atacar" alguém que se disponibilizou para ajudar..
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brunolopes
Colocada: Qui Fev 28, 2008 11:35 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 20 Dec 2006 Mensagens: 149 Local/Origem: Lisboa
Desculpa, também nao que me interpretes mal...

Na realidade o que quero dizer, é que deves sempre por ter preocupar em conseguir boas proporções, porque uma vez assegurado esse trabalho, o resto é fazer cuts, welds, manter a mesh o mais clean possivel, os edge loops o mais fluidos possivel, e com o tempo vais prever o que esta acção ou aquela vao resultar.

Eu que tenho experiencia na visualização de arquitectura, digo-te que nao é por ter um bom modelo que vais conseguir uma imagem WOW, alias um bom modelo nem sempre é necessario, boas texturas, e acima de tudo um bom light rig, fazem milagres.

No teu caso, ao modelares ja deves ter em mente como vais mapear o personagem, se vai ser animado ou nao, o metodo de modelção de personagens depende muito deste factor.

just my two cents...
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Colocada: Sex Fev 29, 2008 8:28 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Boas.. depois de te responder fiquei "preocupado" e com a sensação de que iria ser mal interpretado.. ainda bem que não aconteceu!

Percebo perfeitamente o que pretendes dizer.. e acredita que os teus "two cents" são bem agradecidos da minha parte!
Quanto ao modelo ainda não sei bem o objectivo final dele.. se vou tentar animar ou não! Pelo menos até à parte de texturas pretendo ir!

Já vi alguns dos teus trabalhos e é mesmo como dizes.. não basta um bom modelo! Nem todas as imagens podem resultar nesse factor WOW.. mas tenho a certeza que quando fazes um trabalho é sempre esse o teu objectivo! Eu tento fazer o mesmo (embora ainda esteja a uns anos luz).

Mas tal como tudo.. vamos trabalhando, percebendo e evoluindo!
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brunolopes
Colocada: Sex Fev 29, 2008 10:09 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 20 Dec 2006 Mensagens: 149 Local/Origem: Lisboa
Concordo plenamente, não há outra maneira de fazer as coisas...é mesmo por tentativa/erro.

As vezes um empurraozinho ajuda, mas nem sempre temos essa hipotese.

Bom trabalho
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Colocada: Sex Fev 29, 2008 10:12 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Já agora...

http://www.artnatomia.net/uk/artnatomy.html

Descobri este site.. e está-me a dar uma ajuda para perceber as tais questões de modelação/animação!

Espero que seja útil para mais alguém!
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