Autor |
Mensagem |
|
visualize |
Colocada: Ter Fev 26, 2008 9:06 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
|
Boas.. na sequência deste estuo (ainda não finalizado)
http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=3143
decidi começar também com a modelação de um corpo humano inteiro.
Mas como devem imaginar as duvidas são imensas.. O objectivo de tudo isto era no no final poder fazer um bom exercício de texturização e animação. Para isso sei (pelo que vou lendo) que devo ter em especial atenção os "Edge loops" da mesh criada.. Por isso gostaria que me ajudassem nesse sentido.. estou no bom caminho com esta mesh?
Já reparei que tenho alguns problemas na parte superior da coxa, onde faz a ligação com a zona da genitália, daí não postar isto como WIP (vou iniciar um novo modelo.. talvez com novas imagens de referência já que estas não são de todo do meu agrado). |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Ter Fev 26, 2008 9:08 am |
|
|
Primeiros passos
|
Alguns detalhes.. com um shader meio manhoso..
Já agora... perdi cerca de três horas com esta mesh..
Os modeladores de serviço cá do fórum que acham? Exagerado? |
|
|
|
Voltar acima |
|
brunolopes |
Colocada: Ter Fev 26, 2008 10:32 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 20 Dec 2006
Local/Origem: Lisboa
|
Não é com base nesses screenshots que te vamos poder dizer se os edges loops foram conseguidos, tens de postar screenshots das basemesh, aquela antes de aplicares o tubosmooth, ou meshsmooth. |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Ter Fev 26, 2008 10:55 am |
|
|
Primeiros passos
|
Infelizmente só tenho esta aqui comigo.. e já agora as minhas desculpas por não ter postado logo!! É a falta de hábito nestas coisas..
EDIT: Já agora.. alguém me pode indicar links de onde encontrar boas "photo references"? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Fev 26, 2008 1:19 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Ter Fev 26, 2008 2:09 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Obrigado Nightwalker... mas as free samples lá existentes... humm.. não são bem do meu agrado!!!
Nada de FREE mas interessante?? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Fev 26, 2008 4:52 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Ter Fev 26, 2008 5:15 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Obrigadão!!! |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Qua Fev 27, 2008 2:38 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Relativamente ao site http://www.spectralogue.com tem realmente algumas imagens de referência muito boas..
Mas acho que é necessário ter cuidado pois algumas não estão com escalas certas comparando a vista frontal com a lateral!
Fica o aviso.. para quem precisar!
(Eu só depois de muito bater com a cabeça é que me decidi a ir ajustá-las + ou - no Photoshop) |
|
|
|
Voltar acima |
|
brunolopes |
Colocada: Qua Fev 27, 2008 5:29 pm |
|
|
Primeiros passos
|
e o que achas que os outras fazem? achas que ficam a espera de que o site lance as imagens todas á mesma escala, mais um bocado e ate ja disponibilizam um ficheiro max com o setup feito e tudo...
Um artista é um artista, e adapta a informação disponivel ás necessidades. e para o que queres, penso eu de que...é que as imagens te sirvam de referencia para as proporções certas do corpo humano, seja homem ou mulher, e nao para fazer uma copia exacta do modelo, ate ao "pintelho"
Certo? |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Qui Fev 28, 2008 10:00 am |
|
|
Primeiros passos
|
Ok.. brunolopes!
Peço desculpas pela minha ignorância!!
Acho que referi que iniciei isto como sendo um estudo.. logo, não estou propriamente à vontade com este tipo de modelação e respectivos métodos de trabalho! É engraçado que quando inseri as imagens elas realmente até batiam certo no limite superior.. logo considerei que haveria correspondencia!
Certo é que estas fotos são fotos de estúdio por isso considerava que o fotografo utilizasse um tripé e fotografasse a modelo a uma distância mais ou menos idêntica! Desde o momento que a modelo não aumentasse de estatura instantaneamente, não deveria haver problemas!!
Desculpa a minha ironia.. e antes de mais agradeço a tua preocupação em responder e tentar ajudar!
Tens toda a razão em referir que cada "artista" deve adaptar a informação ás necessidades!! Mas o problema é que não sou artista.. estou apenas a tentar evoluir pessoalmente nesta área!
E já agora.. a minha intenção com o estudo era mesmo levar as coisas ao "pintelho".. sou um pouco perfeccionista por natureza!
Espero que entendas a minha resposta.. Não foi nem é minha intenção "atacar" alguém que se disponibilizou para ajudar.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
brunolopes |
Colocada: Qui Fev 28, 2008 11:35 am |
|
|
Primeiros passos
|
Desculpa, também nao que me interpretes mal...
Na realidade o que quero dizer, é que deves sempre por ter preocupar em conseguir boas proporções, porque uma vez assegurado esse trabalho, o resto é fazer cuts, welds, manter a mesh o mais clean possivel, os edge loops o mais fluidos possivel, e com o tempo vais prever o que esta acção ou aquela vao resultar.
Eu que tenho experiencia na visualização de arquitectura, digo-te que nao é por ter um bom modelo que vais conseguir uma imagem WOW, alias um bom modelo nem sempre é necessario, boas texturas, e acima de tudo um bom light rig, fazem milagres.
No teu caso, ao modelares ja deves ter em mente como vais mapear o personagem, se vai ser animado ou nao, o metodo de modelção de personagens depende muito deste factor.
just my two cents... |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Sex Fev 29, 2008 8:28 am |
|
|
Primeiros passos
|
Boas.. depois de te responder fiquei "preocupado" e com a sensação de que iria ser mal interpretado.. ainda bem que não aconteceu!
Percebo perfeitamente o que pretendes dizer.. e acredita que os teus "two cents" são bem agradecidos da minha parte!
Quanto ao modelo ainda não sei bem o objectivo final dele.. se vou tentar animar ou não! Pelo menos até à parte de texturas pretendo ir!
Já vi alguns dos teus trabalhos e é mesmo como dizes.. não basta um bom modelo! Nem todas as imagens podem resultar nesse factor WOW.. mas tenho a certeza que quando fazes um trabalho é sempre esse o teu objectivo! Eu tento fazer o mesmo (embora ainda esteja a uns anos luz).
Mas tal como tudo.. vamos trabalhando, percebendo e evoluindo! |
|
|
|
Voltar acima |
|
brunolopes |
Colocada: Sex Fev 29, 2008 10:09 am |
|
|
Primeiros passos
|
Concordo plenamente, não há outra maneira de fazer as coisas...é mesmo por tentativa/erro.
As vezes um empurraozinho ajuda, mas nem sempre temos essa hipotese.
Bom trabalho |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Sex Fev 29, 2008 10:12 am |
|
|
Primeiros passos