Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  problema

kaliga
Colocada: Sáb Jan 05, 2008 5:18 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 03 Ago 2005 Mensagens: 98 Local/Origem: Aldeia
Olá,
estou a fazer uns renders de um bairro, a 800x600, o bairro é bem grande, mas tenho optimizado bastante a geometria. O pc desliga automaticamente o max quando está a meio de um render. O ficheiro tem cerca de 45Mb, e ainda falta muita coisa ( edificios e arvores, carros, etc). o problema é do pc? ou do max? tenho um core2 duo 7500 com 2GbRAM e 512 grafica.
...e ainda precisava de renderizar com uma qualidade melhor e com mais elementos.
ajudem-me por favor..

obrigado
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Sáb Jan 05, 2008 9:10 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Isso é facil.... se o pc se desliga a meio do render quer dizer que o processador ou algo do genero está a aquecer demais e a motherboard deve estar configurada de forma a desligar o pc quando atinge determinada temperatura.... por isso ou rendes isso noutra maquina ou então fazes o que eu fiz na altura em que me acontecia exactamente o mesmo... comprei um cooler todo xpto Razz Mas de qualquer das formas convem verificares se é mesmo isso com algum software que te mostre as temperaturas. Cyas

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
cc
Colocada: Dom Jan 06, 2008 2:30 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
o max a que se desliga não o pc...
memória e mais memória....
precisas de optimizar mais... não há nada como mostrares a cena e certamente muita gente de pode dizer como.

_________________
-- www.puraimagem.pt --
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Sil3
Colocada: Seg Jan 07, 2008 11:58 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Tens PC mais que suficiente para files desse genero, logo nao me cheira que seja RAM...até pode ser RAM defeituosa, mas se isso não te acontece com outras aplicações (testa um game Exigente) então não é da RAM.

Hoje me dia files de 45 megas é o mesmo que files de 3 megas aqui há 10 anos atras... são coisas mais que comuns, o MAX deveria estar a aguentar com isso, o que me leva a crer que pode ser um Bug ou uma Mesh qq que está fuckalhada e está-te a mandar o Max abaixo em certas operações (exemplo um Render).

Faz testes com Renders só com algumas Meshs até descobrires o que possa ser, até pode ser um Shader ou uma qq operação de Historico.

Não sou Max user mas por uma questão de lógica seria o que eu faria até pelo menos tentar perceber o que está a dar Gralha.


Boa Sorte

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ene.xis
Colocada: Seg Jan 07, 2008 8:24 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
[quote="Sil3"]
Não sou Max user mas por uma questão de lógica seria o que eu faria até pelo menos tentar perceber o que está a dar Gralha.
[/quote]
n fosse a autodesk mestre em desafiar todas as regras da lógica! Laughing
tb voto na falta de memória...e isso pode ser devido a uma serie de coisas...desde o tamanho dos bitmaps carregados, ate as proprias def do motor de render! Wink

_________________
"fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Ter Jan 08, 2008 2:53 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Falta de ram não é de certeza pois isso não faria o pc reiniciar... Qnd o max fica sem ram ele costuma dar o berro pois qnd o windows está tentar aumentar o tamanho do swap ele recusa ceder mais recursos qnd pedidos pelas apps. Mas lá está, o max termina mas o windows deveria continuar a funcionar.

Poderá ser um dos seguintes problemas:

-Tal como o kameleon disse o teu pc pode estar a atingir temperaturas demasiado elevadas por estar a realizar uma tarefa pesada durante mt tempo... Usa um programa para monitorizar a temperatura (speedfan por exemplo) e ve se algum dos cores atinge 75ºC ou mais pois essa é a temperatura limite recomendada para esse processador que tens.

-Tal como o Sil3 sugeriu, pode ser RAM defeituosa e só qnd usas a posição danificada é que dá o berro! Experimenta o memtest ou assim para verificar as condições da RAM.

-Se o render estiver a usar muito o disco rígido (por motivos de memória virtual) pode ser que este esteja a falhar. Verifica o estado do disco através do status do SMART com o speedfan ou assim.

-Problemas com fonte de alimentação: Caso tenhas uma rede eléctrica menos estável ou uma fonte de alimentação não adequada para o consumo total do pc ele pode reiniciar de forma inesperada. Se for esse o caso ele deve reiniciar noutras situações tais como jogos pesados ou tarefas de multimédia intensas como edição de vídeo e afins.

-Drivers da placa gráfica. Há uns tempos tive exactamente o mesmo problema que tu e ficou resolvido quando mudei os drivers da placa gráfica... É estúpido pois o render é feito pelo processador e não a gráfica mas suspeito que devido à utilização intensa do processador e a app ter smp pelo menos um buffer OGL activo tenha no meu caso causado o problema.

-há tbm a questão dos vírus... o pc não reinicia em mais nenhuma ocasião?

Podem haver mt mais causas mas estas são as mais plausíveis que me vêem agora à cabeça...

[]

ps-Vai às propriedades do meu computador->separador avançadas->definições de arranque e recuperação e desactiva o reiniciar automatico. Desta forma deves ver um BSOD com os detalhes do erro ao invés de simplesmente reiniciar (se mesmo assim ele reiniciar na mesma então o problema não é do max mas sim do hardware ou drivers).

_________________
http://www.blender.org/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
ene.xis
Colocada: Ter Jan 08, 2008 8:45 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
[quote="kaliga"]O pc desliga automaticamente o max quando está a meio de um render.o[/quote]
Wink

_________________
"fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Ter Jan 08, 2008 11:29 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
ene.xis escreveu:
kaliga escreveu:
O pc desliga automaticamente o max quando está a meio de um render.o

Wink


é o que dá ler threads quase às 3 da manha Laughing

_________________
http://www.blender.org/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
sergioduque
Colocada: Qui Mai 29, 2008 12:14 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
muddymind escreveu:

-Problemas com fonte de alimentação: Caso tenhas uma rede eléctrica menos estável ou uma fonte de alimentação não adequada para o consumo total do pc ele pode reiniciar de forma inesperada. Se for esse o caso ele deve reiniciar noutras situações tais como jogos pesados ou tarefas de multimédia intensas como edição de vídeo e afins.


A mim anda-me a acontecer exactamente o que descreveste, um quicktimezito em full screen é suficiente (trabalhar em 3D é desesperante...), então a solução será eu trocar de fonte de alimentação?
sei muito pouco do que se passa no meio daquele caos de fios e peças.

obrigado

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Qui Mai 29, 2008 5:21 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
ehla! já cá não vinha há algum tempo Laughing

bem, poderá ser também devido a mau arrefecimento... experimenta o speedfan e vê a temperatura que o processador atinge antes de reiniciar... Se não atingir grandes temperaturas então poderá ser disso.

Descreve aqui o teu sistema para ter mais info: diz o processador, placa gráfica, fonte (vê no autocolante dela a marca e a potência) e quantos discos rígidos tens...

A fonte é uma caixa individualizada no topo da torre e tem cabos molex a sair dela (aqueles cabos com 4 fios com uma cabeças de plástico) e é das coisas mais fáceis de mudar caso seja necessário. É só desligar os cabos, tirar os parafusos da parte de fora que seguram a fonte e já está... Para por é fazer o processo inverso. No entanto diz aí o que tens no pc para ver se poderá ser mesmo disso...

[]

_________________
http://www.blender.org/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
sergioduque
Colocada: Qui Mai 29, 2008 7:13 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
muddymind obrigado pela ajuda, e Kaliga espero que não te importes que junte aqui o meu problema

então:
duas radeon x1300/x1550 series 256MB

dois intel(R) pentium(R)D CPU 3.40ghz

2GB RAM

discos
1 disco interno 232gb
2 discos externos 232GB/465GB
2 portateis 80GB/ 120GB
(normalmente só tenho 2 discos ligados de cada vez mais o interno claro)

fonte de alimentação (será isto?)
peak 350W
rated 300W
frequency 50Hz/ 80Hz

quando abri o computador para ver da fonte, senti um bafozito de calor, nunca senti isso com nenhum dos computadores que já tive.

Entretanto vou ver do speedfan e já comunico

thanks

EDIT: resultados dos speedfan

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Qui Mai 29, 2008 11:16 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Os valores das tensões estão todos normais (mas isso também foi tirado com o sistema em idle...) o que me faz pensar que a fonte não é problema...

É pena é o speedfan não tar a ler a temperatura do processador correctamente (presumo que seja só um processador com 2 cores Razz ) pois 127ºC era com ele a deitar fumo Laughing Experimenta ver com o everest (tem uma versão trial)

_________________
http://www.blender.org/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
sergioduque
Colocada: Sex Mai 30, 2008 2:33 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
ok com o everest dá o seguinte

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Sex Mai 30, 2008 3:28 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Afinal parece que a temperatura que não tava a ler correctamente era a da motherboard e continuo a achar que continua a ser disparatada pois é absurdamente elevada... qual é motherboard?

Se não souberes qual é abre a caixa e vê +\- na zona do northbridge que deve tar por aí impresso a marca e o modelo (às vezes tá mesmo impresso no dissipador do northbridge)

Se não souberes onde fica o northbridge deixo-te esta imagem que deve tirar as dúvidas Razz



EDIT:Neste caso o modelo tá por cima dos slots de RAM...

_________________
http://www.blender.org/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
sergioduque
Colocada: Sex Mai 30, 2008 6:06 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
ok encontrei
é uma biostar P4M890-M7
PCI-E

será boa ideia eu apontar uma ventoinha (das que usamos no verão) para a caixa?

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum