|
Autor |
Mensagem |
< Noticias ~ Comparação entre as falhas dos Windows e do OSX |
zardoz |
Colocada: Sex Dec 28, 2007 10:24 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 19 Fev 2005
|
http://blogs.zdnet.com/security/?p=758
malta isto não é para levantar guerra...são apenas dados, mas são interessantes. O pessoal dos macs anda sempre a cantar de galo que aquilo não tem erros, blá blá (aposto que quem usa windows já está farto de ouvir isso). Deixo isto aqui apenas para confirmar aquilo que eu já imaginava.
O windows por ter uma base de utilizadores muito superior à dos macs encontra e resolve erros mais fácilmente e em maior quantidade.
Não estou a dizer que o mac não presta. Apenas que estamos todos no mesmo barco. |
_________________ ..::O meu site::.. |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Dec 28, 2007 5:00 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Ehehe... acho que há uma pessoa cujo o nome não digo, mas começa por Rui e acaba em Mac, que não vai gostar muito... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sex Dec 28, 2007 6:19 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Mas ele, felizmente (já não suporto as atitudes de fanboy dele), já não para cá pelo fórum. |
|
|
|
Voltar acima |
|
rui_mac |
Colocada: Sáb Dec 29, 2007 7:34 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 02 Mar 2005
|
flash escreveu: Mas ele, felizmente (já não suporto as atitudes de fanboy dele), já não para cá pelo fórum.
Eu até paro por aqui.
Mas é precisamente por não suportar atitudes de pessoas que não sabem o que dizem (por não experimentarem ambos os lados da questão, como eu faço) e que defendem uma coisa apenas porque é a que usam, que me tenho coibido de fazer comentários.
Não sou fanboy (apesar de não me importar muito que usem o epíteto, mesmo que falso). Apenas não uso palas nos olhos como os cavalitos e consigo ver os podres e as vantagens de ambos os sistemas. E, como pessoa informada que sou, e como profissional que tem de usar as melhores ferramentas para poder fazer o seu trabalho do modo mais eficiente e agradável, tirei as minhas conclusões sobre qual o melhor sistema.
É melhor para tudo? Claro que não.
É perfeito? Nem perto disso.
As vantagens sobrepõem-se às desvantagens face ao OS concorrente? De longe, sem dúvida.
Querem continuar a apelidar-me de fanboy? Estão à vontade. Eu sei que estou melhor servido que a maioria. E continuo a ter de, ocasionalmente, trabalhar em Windows.
Rui Batista |
_________________ http://www.ruimac.com
http://www.ruimac.com/movies/demoreel.mov
http://www.ruimac.com/plugins.htm |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Dom Dec 30, 2007 1:58 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
depois de muitas discussoes contigo (ha bastante tempo atras), tive recentemente a oportunidade de experimentar um "mac". Melhor dito, instalei o osx 10.4 tanto no desktop como no portatil (no desktop funciona tudo bem, no portatil nem tanto hehe).
Usei o OSX durante bastante tempo e continuo a usar ocasionalmente (para usar o final cut e shake)
Cheguei as mesmas conclusoes que tinha previsto, acredite-se ou nao:
- o mac eh giro? eh.
- o mac eh facil de usar? sim.
- o mac eh estavel? bastante.
- se alguem detesta o windows e a maneira como funciona, vale a pena trocar? sim.
- se alguem nao tem problemas de maior com o windows e esta habituado ao mesmo apos anos e anos de uso, vale a pena trocar? nao.
Na minha experiencia, o osx nao eh mais nem menos rapido/estavel que o windows xp, pessoalmente consigo perceber que sera intuitivo e facilimo para novos users, para alguem que como eu trabalha no windows ah 10 ou 11 anos, nao ha nada que seja particularmente mais facil de fazer no osx. E nao tenho paciencia de aprender truques novos outra vez so porque os icones sao bonitos..
Nao leiam isto de forma errada, acho que tanto um como outro tem os seus meritos - felizmente hoje em dia podemos escolher o que melhor se adapta a nos, e para mim, eh mesmo o windows. -- isto para uso caseiro, porque para trabalhar, tanto me faz.
|
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Dom Dec 30, 2007 8:31 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
rui_mac escreveu: flash escreveu: Mas ele, felizmente (já não suporto as atitudes de fanboy dele), já não para cá pelo fórum.
Eu até paro por aqui.
Mas é precisamente por não suportar atitudes de pessoas que não sabem o que dizem (por não experimentarem ambos os lados da questão, como eu faço) e que defendem uma coisa apenas porque é a que usam, que me tenho coibido de fazer comentários.
Não sou fanboy (apesar de não me importar muito que usem o epíteto, mesmo que falso). Apenas não uso palas nos olhos como os cavalitos e consigo ver os podres e as vantagens de ambos os sistemas. E, como pessoa informada que sou, e como profissional que tem de usar as melhores ferramentas para poder fazer o seu trabalho do modo mais eficiente e agradável, tirei as minhas conclusões sobre qual o melhor sistema.
É melhor para tudo? Claro que não.
É perfeito? Nem perto disso.
As vantagens sobrepõem-se às desvantagens face ao OS concorrente? De longe, sem dúvida.
Querem continuar a apelidar-me de fanboy? Estão à vontade. Eu sei que estou melhor servido que a maioria. E continuo a ter de, ocasionalmente, trabalhar em Windows.
Rui Batista
Por mim até podias usar poser. O que nunca suportei foi a clássica resposta do "eu com o cinema4d faço cenas (que nunca especificaste) mais rápido que os meus amigos que usam programas topo de gama". O que até pode ser verdade mas duvido muito que tenha a mesma qualidade. Sim, porque basta ver aqueles dvds de musica de putos para ver a qualidade que consegues com o c4d
Não tenho problemas com opiniões, agora pessoal que pensa que é o maior só porque tem o novo mac e usa o cinema4d para fazer imagens que se fazem em qualquer outro software, considero-os fanboys puros, os tais que dizes que tem as vendas nos olhos |
|
|
|
Voltar acima |
|
rui_mac |
Colocada: Dom Dec 30, 2007 10:01 pm |
|
|
Primeiros passos
|
flash escreveu: Por mim até podias usar poser. O que nunca suportei foi a clássica resposta do "eu com o cinema4d faço cenas (que nunca especificaste) mais rápido que os meus amigos que usam programas topo de gama". O que até pode ser verdade mas duvido muito que tenha a mesma qualidade. Sim, porque basta ver aqueles dvds de musica de putos para ver a qualidade que consegues com o c4d
Não tenho problemas com opiniões, agora pessoal que pensa que é o maior só porque tem o novo mac e usa o cinema4d para fazer imagens que se fazem em qualquer outro software, considero-os fanboys puros, os tais que dizes que tem as vendas nos olhos
Uma vez que accionaste o modo "off topic" (ninguém aqui falou de 3D ou de Cinema4D), creio que posso responder, também ao abrigo do modo "off topic".
Quanto ao DVD de música, desafio-te a fazes melhor nas mesmas condições que tive.
-Foi totalmente um "one man show", sem ajudas externas nenhumas.
-Apenas tinha um par de horas por dia para o fazer (pois tenho o meu emprego diário e uma família para tratar).
- Fiz a conceptualização, modelação, texturização, rigging, iluminação, animação, montagem e sonorização. Isto porque o "briefing" era: "Aqui estão 10 músicas, faça os videos".
Tendo em conta que foi um sucesso de vendas e que abarcou muito mais que a faixa etária proposta (dos 3 aos 5 anos), creio que não se pode pedir muito mais.
Todos os outros DVDs de música que vi que considero melhores foram feitos por uma equipa muito maior e em condições muito melhores.
Continuando em "off topic", quando digo que faço mais no Cinema4D (não digo que faço melhor, mas sim que faço mais e mais depressa) é porque é simplesmente verdade. Não me refiro a trabalhinhos "por fora" como foi o DVD. Refiro-me a trabalhos reais, profissionais, nas agências onde já trabalhei. Conheci pessoas que trabalhavam em Lightwave, Maya e 3D Studio Max. Quando tinhamos de fazer o mesmo tipo de coisas, despachava-me sempre em cerca de metade do tempo, com o mesmo nível de qualidade. Trata-se de uma questão de filosofia de funcionamento das aplicações. O Cinema4D não consegue fazer tanto quanto um Maya ou talvez não tenha tantas opções como um 3D Studio Max. Mas para fazer o mesmo que se consegue fazer nas outras aplicações, fá-lo com muito menos passos e com menos complexidade.
Não penso que sou o maior só porque tenho um Mac ou porque uso o Cinema4D. Quando digo o que digo, é porque posso provar cada afirmação que faço. Já são muitos anos "a virar frangos" e já vi e fiz muita coisinha, Flash. Se actualmente uso as ferramentas que uso é porque já experimentei muita coisa e actualmente uso o que é melhor para aquilo que faço.
Voltando um bocadinho ao tema, se a função de uma pessoa é contabilidade, gestão de base de dados (ou jogar), um PC a correr Windows é mais que bom. Agora para funções que requerem criatividade ou quando uma pessoa não queira ter de se preocupar com malware, vírus, dll's, organização de disco, etc... esqueçam... o Mac OS não dá as chatices que o Windows dá. Podem dizer que quem já está habituado ao Windows não precisa mudar para o Mac OS. Concordo.
Mas isso não faz do Windows um OS mais intuitivo (mais uma vez posso provar tudo o que afirmo).
Provavelmente, Flash, não conheces o suficiente do mundo profissional (refiro-me apenas à área que domino, o design gráfico e temáticas afins). Um bom profissional experimenta várias ferramentas em busca da melhor. Se não o faz, é porque não é assim tão bom profissional.
Rui Batista |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Seg Dec 31, 2007 4:08 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Rui... por falar em "virar frangos"..quando é que vamos almoçar outra vez??? |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Seg Dec 31, 2007 4:57 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
Citação:
O windows por ter uma base de utilizadores muito superior à dos macs encontra e resolve erros mais fácilmente e em maior quantidade.
na minha opinião é um pau de dois bicos, por ter um número muito mais elevado de users resolve erros mais facilmente, mas também existe muito mais gente a tentar destruir (crackers, hackers).
um ferrari até pode ter mais falhas de construção que um clio, mas como o clio é usado por muito mais gente são descobertas as falhas primeiro, e até podem crucificar o clio demasiado(eu não acho:twisted: ), mas é assim que as coisas funcionam.
offtopic on: sou novo, mas em 10 anos que usei windows(e as vezes continuo a usar, o minimo possivel), e não foi a abrir e ir ao word, e encerrar, foi mesmo a sério, profissionalmente. Agora que comprei o macbook pro, para além de achar mais rápido, mas isso pode ser sempre refutado por computadores mais potentes, etc, a grande mais valia é organização de ficheiros, instalação de programas, e acima de tudo estabilidade. Até agora o maya nunca crashou, coisa que no meu pc aconteceu varias vezes.
Quem usa windows e quer tirar as dúvidas de uma vez, é experimentar, mas nada de usar só 1 dia ou 2, usar seguidamente uma semaninha ou duas e tirar as suas próprias conclusões. eu achei que valia a pena mudar, hà quem não ache!
offtopic off. |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
rui_mac |
Colocada: Seg Dec 31, 2007 5:34 pm |
|
|
Primeiros passos
|
comanight escreveu:
na minha opinião é um pau de dois bicos, por ter um número muito mais elevado de users resolve erros mais facilmente, mas também existe muito mais gente a tentar destruir (crackers, hackers).
um ferrari até pode ter mais falhas de construção que um clio, mas como o clio é usado por muito mais gente são descobertas as falhas primeiro, e até podem crucificar o clio demasiado(eu não acho:twisted: ), mas é assim que as coisas funcionam.
offtopic on: sou novo, mas em 10 anos que usei windows(e as vezes continuo a usar, o minimo possivel), e não foi a abrir e ir ao word, e encerrar, foi mesmo a sério, profissionalmente. Agora que comprei o macbook pro, para além de achar mais rápido, mas isso pode ser sempre refutado por computadores mais potentes, etc, a grande mais valia é organização de ficheiros, instalação de programas, e acima de tudo estabilidade. Até agora o maya nunca crashou, coisa que no meu pc aconteceu varias vezes.
Quem usa windows e quer tirar as dúvidas de uma vez, é experimentar, mas nada de usar só 1 dia ou 2, usar seguidamente uma semaninha ou duas e tirar as suas próprias conclusões. eu achei que valia a pena mudar, hà quem não ache!
offtopic off.
Faço minhas as tuas palavras, principalmente estas últimas. Só quem usa (durante algum tempo, não apenas a experimentar) é que percebe a diferença.
Rui Batista |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Ter Jan 01, 2008 3:14 am |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Concordo totalmente, tenho um Mac Pro a correr Maya. A experiência ( e usei Windows 8 anos ) é incomparável.
Por mim podem por-lhe os defeitos e falhas de segurança todos que quiserem, é-me indiferente.
E no final de contas, cada qual sabe de si... e esta conclusão costuma ser a única que se pode extrair de todos estes tópicos Mac vs Pc.... |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
zardoz |
Colocada: Ter Jan 01, 2008 11:26 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 19 Fev 2005
|
Bem eu usei macs durante 2 anos, continuamente. Também usei linux, e outro SOs...e até agora o mais 'usável' em todos os aspectos (sublinho todos os aspectos) e na minha opinião (sublinho na minha opinião...não estou a questionar a opinião dos outros, atenção) é o windows xp.
(Sim Rui, é possível que alguém que tenha usado macs tenha deixado de os usar).
Instalei o XP desde o inicio e nunca vi um ecran azul. Quantos aos crashes, tenho apanhado alguns principalmente no Lightwave que é o que uso mais, e que não têm nada a ver com o windows (acompanho os forums da newtek inclusive o de mac e sofrem dos mesmos crashes).
Por isso pessoal acho idiota as guerras do costume e sempre pelas mesmas pessoas. Deixei este link aqui apenas a titulo informativo, mais nada.
Desejo a todos um grande 2008! |
_________________ ..::O meu site::.. |
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qua Jan 02, 2008 2:26 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
a eterna guerra dos SO's
Eu já usei bastante windows, linux e macOS (estes dois últimos são mt parecidos pois são ambos baseados em UNIX) e digo garantidamente que todos têm as suas vantagens e desvantagens em termos de segurança, usabilidade e estabilidade:
Segurança: Neste campo após o vista as coisas ficaram mt mais equilibradas e passo a explicar o porquê:
Todos os SO's baseados em UNIX usam uma estrutura hierárquica de pelo menos 3 níveis: o nivel de guest, o de admin e o root.
A vantagem da diferenciação entre admin e root é que foi sempre o calcanhar de Aquiles do windows. A plataforma NT é realmente mt mais segura em relação à win9X mas o problema é q TODA a gente tem a mania de usar o windows smp com uma conta de administrador... resultado? passam a vida a apanhar porcarias q se auto-instalam e qnd dão por eles estão apinhados de spywares e tretas do género. Eu sem qualquer antivirus, sem antispyware e a trabalhar numa conta de guest com os direitos de utilizador bastante castrados nunca apanhei fosse o que fosse. Sempre que precisava de correr qualquer coisa em modo de admin carregava com o botão direito no atalho/executável e abria com o utilizador administrador.
Com o aparecimento do vista ele começou a fazer isto nativamente pois o UAC permite fazer a mudança de nível de permissão de forma automática e assim tem-se semp a certeza que qualquer coisa está a pedir permissões de admin e se foi algo não lançado por nós é só bloquear... Isto resolveu uma das maiores falhas da firewall do windows que consistia em que qualquer programa que corre-se num utilizador admin podia sem mais nem menos alterar as definições dela... Como vêem o microsoft não anda só a dormir à sombra da bananeira...
Finalmente, no que diz respeito à segurança de rede realmente o windows ainda deixa muito a desejar mas ao menos no vista já pergunta aos utilizadores se quer ou não activar as partilhas sempre que se liga a uma rede nova.
usabilidade: Eu sinceramente acho que o grande perdedor neste campo é o macOS pois simplesmente não dá para fazer tudo com ele. As ferramentas de programação são miseráveis e nada estáveis (nunca vi tantos craches na vida... depois venham-me falar do windows...). Jogos? é para esquecer... (agora indo mais um pouco para o hardware) akela treta de touchpad só com 1 botão e para fazer o botão deito com uma tecla ou pondo 2 dedos no touchpad é simplesmente atrofiante... há teclas com 4-5 funções cada dependendo a combinação usada. Que coisa mais primitiva?!?!? quem programa imenso como eu akilo é simplesmente estúpido. Para quem não sabe do que falo vejam como se fazem os [] e os {} no macOS... [ironia]Tantas portas USB [/ironia] O suporte para ntfs é hilariante e lento como o raio. Ou seja... o macOS só brilha mesmo com o que foi destinado para fazer e não tentem fazer mais pois ele simplesmente está longe de ser perfeito.
O linux tem também a lacuna dos jogos mas ao menos consegue-se correr mta coisa com wine e cedega (dos jogos que costumo jogar, quando jogo, correm todos à excepção do LOTR:battle for middle earth e mts deles tem clientes nativos). Para programação é simplesmente lindo... IDE's perfeitos e super estáveis. Tem realmente um pequeno défice no que diz respeito a suporte de codecs e afins mas tem melhorado a olhos vistos... A grande lacuna continua mesmo a ser o suporte de hardware e pela sua instalação devido à sua estrutura hierárquica.
O windows pronto... é o verdadeiro polivalente... É verdade que tem uma shell que ja pede reforma mas simplesmente IT WORKS! para programar existe o maravilhoso visual studio, corre tudo o que seja programas e jogos... Drivers? tirando certos dispositivos legacy ou com suporte descontinuado corre tudo.
estabilidade:O macOS é estável até certo ponto. Já vi várias vezes mac's a cracharem por se ligar um disco externo o que não é lá mt agradável. Office? a ms deve tar mesmo a cagar-se para akilo pois tá constantemente a crachar... A culpa é da ms mas lá está, não tnh uma ferramenta de office plenamente funcional em macOS que me prejudica imenso. Não me venham com a treta do open office pork graças a isso já tive de rectificar posições de objectos e alinhamentos de documentos de mais de 200 páginas...
O linux acaba por ser um pouco parecido ao macOS mas um pouco melhor (pelo menos segundo a minha experiência). Os craches que tive até hj foram 2 ou 3 e 1 deles foi por minha culpa...
O windows é que tem a sua piada... com o vista já me aconteceu ter o SO todo marado... atalhos no menu iniciar que deixaram de funcionar misteriosamente, o explorer a ir abaixo de 5 em 5 min, enfim, tava um caos. Formatei e ate hj nem um crash... Pode-se dizer que é caprichoso mas a partir do momento em que o têm em condiçoes ele porta-se 5*. Em 4 meses nem 1 ecrã azul ou crash.
Qual o meu veredicto?
O macOS para programadores é definitivamente o pior dos 3...
Para um utilizador comum que só usa net, ve filmes e pouco mais o linux acaba por ser um pouco mais chato (embora com distros como ubunto ou mint(versão com tudo ja instalado do ubuntu) as coisas estejam bem melhores).
Para jogos o windows não dá hipótese. Em 2º fica o linux e em ultimo o macOS.
Para uso em rede o windows fica em primeiro lugar pela facilidade de configuração (configurar ADs e afins em macOS e em linux é um inferno). Em segurança ponho o macOS pois akilo é tão seguro mas tão seguro que deixa de ser funcional... A configuração de partilhas é simplesmente ridícula... mesmo com tudo bem configurado aquilo simplesmente não funciona (nem mesmo o leopard).
Para edição gráfica e afins não me posso prenunciar mt pois não tnh experiência suficiente nessa área...
[] |
_________________ http://www.blender.org/ |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qui Jan 03, 2008 6:26 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
|
Voltar acima |
|
3n1g |
Colocada: Qua Fev 20, 2008 7:17 am |
|
|
Registo: 20 Fev 2008
Local/Origem: Pinhal Novo
|
Bem apenas posso falar de Windows e Linux. O que eu "sei" de computadores (leia-se hardware e windows) aprendi por mim desde miudo. a minha primeira diversao era ver cm as coisas funcionavam porque e experimentar td o k pudesse com isso. windows falha muito mas isso deve-se ao comum "erro" dos utilizadores, que já foi referido aqui, todos têm a mania que são administradores, e depois lá vai spyware e afins automaticamente instalados no pc, problema esse que eu acho que piorou no Windows ME e no Xp.
Mas pronto o bom que a Mircrosoft tem e a compatibilidade, and that's all.
Pois já experimentei (rapidamente e continuadamente) várias versões do Linux e as que vi todas elas batem o Windows em termos de estabilidade, velocidade, e funcionalidade. Um dos poucos problemas do Linux é a falta de compatibilidade (que riá mudar num futuro não muito longe) tanto de hardware como de software (leia-se drivers e codecs), pois com o wine funciona muita coisa mais do que iremos necessitar durante a vida inteira.
Mas o Linux tem aquele pro óptimo chamado open-source. A comunidade e maior e mais fiel do que a qualquer outro "produto" na área da informática, dando-nos a oportunidade de ter programas bons e de facil e rápida resolução de erros, pois se tiveres um erro no Windows o que é que acontece...? A maioria já nem liga ao report dos erros pois isso é praticamente inútil, pois continuamos a ter o mesmo erro durante muito e muito tempo, ou até decidir-mos formatar o pc. O Linux tem a comunidade pronta a ajudar a reparares aquele erro.
Claro que, o Linux não é para iniciantes, pois várias vezes é necessário um digamos básico conhecimento em programação e linhas de código, para sequer o por a funcionar, mas nesse aspecto melhora de dia para dia.
Posso concluir que, só não utilizo Linux pois so tenho um computador (sim não vou comprar um portátil Acer, nunca!) e devido a Escola/Hobbies necessito da compatibilidade do Windows.
Quanto ao MacOs não posso falar porque so experimentei uma vez numa Fnac, pareceu-me muito intuitivo e fácil de utilizar, mas conseguindo conter ferramentas poderosas mesmo assim. Parece-me perfeito para quem adquire um computador pela primeira ou segunda vez, e para quem apenas o utiliza uma vez por semana para ver o mail e ir a net. Mas mais não posso dizer pois nao o "utilizei".
Cumps |
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved