Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  LigthWave alguém?

animatics
Colocada: Sáb Dec 15, 2007 2:41 pm Responder com Citação
Registo: 15 Dec 2007 Mensagens: 6
Olá
Juntei-me a este fórum com um intuito. Ando a aprender LightWave já à algum tempo e é raro conhecer que também ande no mesmo.

Gostava de saber quem anda na mesma onda.
Acusem-se os seus utilizadores legais ou ilegais (eu pra já tou ilegal hihi Razz)Assim já sei com quem posso compartilhar as minhas cenas e chatear quando tiver dúvidas.

Algumas coisas que tenho andado a testar:

http://pedroamarosantos.sheezyart.com/gallery/0/80/

http://pedroamarosantos.sheezyart.com/gallery/0/80/

Cumps.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Sáb Dec 15, 2007 3:06 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Imagino que nao deve haver muito pessoal por aqui que use lightwave...penso que o Zardoz deve ser um dos poucos.

Quanto ao uso ilegal do software, da proxima vez mantem essa informacao para ti proprio, e' um bocado infantil e irrelevante vir para um forum publico e partilhar esse tipo de informacao.

flash
Colocada: Sáb Dec 15, 2007 4:39 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
O lightwave parece me estar um pouco morto. Se o começaste a usar porque ouviste falar que era o mais usado em modelação devias experimentar o modo
animatics
Colocada: Sáb Dec 15, 2007 4:51 pm Responder com Citação
Tudo bem senhor Grury senhor.

Tive a ver screens do Modo, flash, e akilo está tipo entre o Zbruh e o Bodypaint C4D não?
zardoz
Colocada: Sáb Dec 15, 2007 11:46 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Fev 2005 Mensagens: 174
bem é verdade que uso o lightwave há já alguns anos (prái uns 15 ou parecido...desde 91 ainda num amiga).

Quanto ao facto de estar morto...bem não sei se deva dizer algo sobre isto visto que acaba sempre em guerra de software. Em termos profissionais aconselho-te a aprenderes max pois estamos em portugal e é o software mais usado o que te poderá abrir mais portas.

Obviamente não acho que o LW esteja morto...recentemente nos ultimos upgrades teve alterações de peso. Desde sempre que acho que é o mais poderoso do mercado no que diz respeito à texturização e desde que tem os nodes distanciou-se ainda mais dos outros todos. O motor de render é bastante bom e fiável. Se usares o Fprime melhor ainda. Acho que é fraco no que diz respeito ao Character Animation, mas como não faço muito disso não posso comentar...estou a basear-me apenas no que leio nos foruns.
Trabalho com pessoal que usa essencialmente max e muitas vezes acabo a desenrascar a malta com algumas das ferramentas que tenho no LW. E mais...aquilo que no max lhe dava vantagem como o modifier stack e objectos paramétricos, vejo o pessoal a usar cada vez menos e a modelarem como se estivessem no Lw mas só que com ferramentas muito mais fracas.
Mais...a maneira como o Lw usa os UVmaps ou os morphs é muito superior a alguns dos outros softs como o max. Para se fazer dois ou três UVs para a mesma malha no max pelo que tenho percebido é uma grande trapalhada enquanto no Lw é incrivelmente simples. Mas enfim, se hoje pudesse voltar atrás provavelmente escolheria o max, não pq ache que é melhor, mas porque é o mais procurado em portugal devido à sua ligação previligiada com o mercado da vizualisação de arquitectura.

Editado pela última vez por zardoz em Seg Dec 17, 2007 9:52 am, num total de 1 vez

Colocada: Dom Dec 16, 2007 3:48 am Responder com Citação
Isso é o que me tem passado pela cabeça zardoz.
Realmete um gajo quer fazer qualquer coisa em 3D por ai e o que pedem é... 3ds. E um gajo fica-se com o seu 'ah tal mas LW é que é bom' e vai pra casa Very Happy
Já que levantaste essa questão, eu ando a pensar em investir na formação em outro software para além do LW, precisamente por causa do nosso meio português, eu pensei no 3DS, mas a minha pergunta é... se eu aprender Maya, não me safo no 3DS?

Cumps
sergioduque
Colocada: Dom Dec 16, 2007 5:20 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
animatics escreveu:
mas a minha pergunta é... se eu aprender Maya, não me safo no 3DS?

eu acho que não. os softwares são diferentes. acredito que um extrude faces por exemplo seja igual ou parecido em qq app, mas para uma utilização mais profunda, se te queres safar no Max aprender Max man.

zardoz
Colocada: Seg Dec 17, 2007 10:00 am Responder com Citação
sabes eu acho que o mais complicado não é a ferramenta em si (aqui estou a falar mesmo do extrude, do bevel, etc) porque acaba por dar no mesmo de soft para soft...o que é realmente diferente e que por vezes leva a erros são as pequenas coisas que só sabes qdo usas um soft há já algum tempo. Por exemplo, no Lw sempre que fazes uma booleana tens de fazer um merge aos pontos...caso contrário a mesh não fica unida. No max por vezes não podes aplicar isto ou aquilo pq não é um editable poly, ou se é uma vray mesh não dá para fazer isto ou aquilo (agora já estou a inventar à grande)...tens mesmo de praticar e deparar-te com problemas que se resolvem descobrindo estas pequenas coisas que por vezes não vêm nos manuais.

Mas o conselho que dou é mesmo aprender max, não que ache que é melhor ou pior mas apenas pq o mercado em portugal é melhor para o max. Se pensas em sair do país então maya ou xsi parecem-me as melhores opções. Pelo menos para animar e render, pq para modelar, hoje em dia julgo que o soft não é importante. Sempre se criticou o Lw por ter duas aplicações...uma para modelar e outra para render, animar, etc. e o que se passa neste momento é exactamente isso, usa-se um soft para animar, o mesmo (ou não) para render, e a modelação...não importa de onde vem.

Colocada: Seg Dec 17, 2007 2:30 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Concordo nalguns pontos ali com o Zardoz, se queres trabalho em PT aprende ou MAX ou MAYA tudo o resto é quase para esquecer... infelizmente.

Mas se queres mesmo aprender LW o que não faltam são tutorials e videos e revistas cheias de informação por ai ao dispor de qq um, grátis e a pagantes há de tudo.

Para Training de LW eu pessoalmente recomendo uma pessoa: Dan Ablan

Tudo o que vires dele para LW vai-te ensinar por certo a orientares-te no programa, podera dizer-se que ele e os livros dele foram o Manual que o LW nunca teve, muita gente aprendeu LW com os Tuts do Dan Ablan.

De qq dos modos tens ainda users do LW neste forum, como o Zardoz, o VirtualFM e o Tiago Carita e o Luis Santos que não aparece aqui há já uns largos meses :S

QQ dúvida ask away que por certo não te vão deixar agarrados Very Happy

O Modo é um Modelador/Render com algumas funções de Sculpting e ferramentas um pouco básicas para pintar (não faz frente a um BodyPaint e nem a um Photoshop), não tem animação completa só o mais básico para já. Eu pessoalmente acho o sistema de Texturing do Modo (parece os layers do Photoshop) uma bosta... mas eu nao sou de fiar pq Renders/Texturing e Eu não se misturam lá muito bem Embarassed

Zardoz:

O LW sempre foi criticado nesse ponto que referiste não só pq é são 2 modulos diferentes e em separado, mas pq realmente muitas operaçoes do Modeler tem de estar incluidas no Layout... poderá ter sido boa ideia nos tempos do Amiga, mas desde há largos anos que não é. Neste momento é até vergonhoso IMO andar ajustar WeighMaps de Envelopes no Modeler quando a animação é feita no Layout... sorry... não faz sentido para ninguém.

Há rumores que a nova versão do LW está a ser toda NODAL no seu Core (ala Houdini e next XSi)...mas são rumores e não se sabe quando estará disponivel, que pelo andar da carruagem poderá muito bem não ser nos próximos 2 anos ou mais.

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
zardoz
Colocada: Seg Dec 17, 2007 3:03 pm Responder com Citação
Sil3, nesse ponto (e noutras situações) concordo plenamente contigo. Quando falo que gosto do modeler e do layout separados tou a falar só de modelar (e isto é a minha opinião pessoal...muita gente discorda disto mesmo neste ponto). Situações como a que mencionaste e outras relacionadas com animação, etc, não tem cabimento fazer isso no modeler e esperar que o hub faça o update...realmente concordo que isso e muitas outras coisas devem ser alteradas. Vamos esperar para ver.

Colocada: Seg Dec 17, 2007 3:16 pm Responder com Citação
Mesmo só para Modelar hehehe, dá sempre jeito ter tudo disponivel... eu sei que muitos (Wavers) tem medo que o UI fique todo clutered com excesso de funções que não vão usar na Modelação... IMO medo infundado a olhar para um XSi em que basta carregar num Butão para o UI mudar entre Modeling/Animation/Render/Simulations etc

Muitas vezes o meu colega aqui modela na Camera Viewport, pq temos de fazer objectos baterem certos com as imagens/videos dados, ou pq a única referencia está em perspectiva e dá mais jeito modelar e tentar acertar logo as coisas... sério... ao inicio parece estranho mas dá BUERERE da jeito poder modelar na Cam Viewport com imagens por detrás... coisa que não podes fazer no LW... aliás nem me lembro se podes meter imagens de fundo na Viewport Perspective do LW, mas acho que não.

Verificar texturas etc no LW obriga-nos a andar para trás e para a frente Modeler/Layout quando se poderia fácilmente fazer tudo no mesmo sitio...ok poderiam meter certas funções do Layout no Modeler... mas isso não seria o mesmo e MELHOR estar tudo juntinho como pela lógica deveria ser?

Eu inicialmente quando vim para XSi nem queiras saber a confusão que foi nesta pobre cabecinha.... ai tantas coisa nova e uma timeline enquanto Modelo??? hummmm.. acabei por fazer um UI para Modelar... o qual rápidamente deixei de usar pois para ser sincero, nao era por mais 15-20 pixels que a Timeline ocupava que me iam fazer muita diferença.

É tudo uma questão de hábito, mas assim que nos habituamos é dificil voltar atras.

A ver vamos onde o LW vai parar.

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
animatics
Colocada: Seg Dec 17, 2007 10:24 pm Responder com Citação
Eu já me oriento bem no LW, ainda não consegui foi fazer coisas com muita qualidade. Ainda não tenho um método para modelar. Cada vez que faço uma cabeça ou um corpo, é sempre de uma froma diferente, não é que as coisa não vão ficando melhores, mas ainda não descobri a 'boa maneira' Razz

Pergunta: a maior parte dos modeladores funciona à lá caixa certo?
Tipo eu no lightwave vou largando pontos e fazendo polígonos conectados mas nãos sei como fazer isso noutros softs...
Sil3 como fazes no XSI, começas com uma caixa, ou como é?
Eu tenho aqui instalado por agora o XSI, o MAYA e o Cinema 4D para ver como são. Tá praqui um nó... Very Happy
zardoz
Colocada: Ter Dec 18, 2007 9:21 am Responder com Citação
eu normalmente faço as coisas poligono a poligono....mas é uma questão de gosto, ou de velocidade Wink
e do que tenho visto nos foruns acho que é 50-50 entre box e poly modelling.
experimenta os dois para ver com qual te dás melhor.

Colocada: Ter Dec 18, 2007 10:19 am Responder com Citação
Depende não tenho um metodo que uso sempre, mas poderia dizer que é tipo Box modeling para a maioria das coisas, mas eu não sou muito de modelar, só se for obrigado Very Happy

VirtualFM
Colocada: Qua Dec 19, 2007 7:43 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Viva!

Coisa rara começar a aprender Lightwave nos tempos que correm, para mais em Portugal.

Tal como o Zardoz, uso o Lightwave desde os tempos do Amiga, no meu caso desde 1994. Na altura escolhi-o porque era o programa mais intuitivo de usar pois o seu interface era feito por artistas e destinado a artistas. Muita coisa mudou desde então e agora não se pode dzer o mesmo, já que o LW se trasnformou numa salada de botões que precisam de um rearranjo sério antes de se poder usar.

Quanto ao facto de estar morto, enfim está morto para quem não o usa!
Poder-se-ia dizer que o Notepad está morto... mas para mim não está, pois quando quero ver um pequeno documento de texto ou fazer um texto rápido apenas com uma anotação num directório qualquer, não vou arrancar com o Word para escrever 2 frases e depois ter de escolher "Save as .TXT"!

Os programas só estão mortos depoos de não terem utilidade nenhuma para ninguém. Portanto, tudo depende do que se pretende fazer e se bem que o Lightwave peque (e muito) em ferramentas de animação de personagens, é um programa super rápido para se fazer outras coisas. O facto de não ser tão complexo como outros e de, consequentemente, nalgumas situações não ter tanta versatilidade e opções, o certo é que em muitas outras situações se torna mais fácil chegar onde se quer, desde setups de partículas super rápidos, sistema de Morphs e ferramentas de modelação simples e eficazes (pena a seca de andar sempre a seleccionar e desseleccionar coisas), bons resultados com Hypervoxels, etc

E se bem que a radiosidade do LW apesar dos avanços das últimas ainda não ter a velociade de renderização do vRay, o que é certo é que um dos pontos fortes do LW é conseguir-se um render realista (ou pelo menos com bom aspecto!) com muito menos esforço que noutros programas. Para a judar o motor de render há 2 factores insuperáveis:

a) procedural textures. Sim, os outros packages tb os têm, mas sinceramente, são inutilizáveis e parecem-me um lixo. O sistema de texturização do LW por layers é muito poderoso e o manancial de procedural textures produz resultados excelentes sem ter de ir andar a pintar coisas no Photoshop (ou paint, como quiserem). Agora com nodes as possibilidades multiplicam-se e os resultaos com os novos materiais são sensacionais quando bem utilizados.

b) FPrime. Já usei todos os outros, desde o Render Region do XSI até ao novo Interactive Render do Cinema4D, mas não há nada, MESMO NADA que bata o FPrime quando se está a texturizar/iluminar uma cena. A produtividade neste aspecto fica a anos-luz de distância de qualquer outro programa. O que mais se aproxima é o render preview do Modo, mas mesmo assim não chega. Ter trabalhado com o FPrime e ter de voltar a usar os métodos dos outros programas é como ter experimentado um leitor iPod de MP3 e ter de voltar a usar um velhinho Walkman, em que é preciso "andar pra frente" à procura da música que se quer e demora 3 minutos a chegar lá, e para poupar pilha usa-se uma esferográfica BIC para fazer rodar a cassette! É essa a dimensão da diferença de utilização do FPrime!

Finalmente temos a questão da renderfarm... poder ter centenas de computadores a trabalhar na renderização de um projecto e ter apenas uma única liccença de LW, ainda é coisa de se gabar, especialemtne quando os resultados são realistas, se usam definições de câmaras reais, se podem fazer renders directos para formatos de projecção em Dome sem ter de andar a fazer setups de câmaras e colar as imagens posteriormente, etc

Sim, isto já não é o princiapl factor, mas juntando com os dois anteriores, torna o Lightwave ainda a solução ideal para finalização de trabalhos. Animem onde quiserem, façam as partículas no Maya/whatever, mas exportar tudo para LW e fazer o render lá é ainda uma solução sensata.

Mas como já outros disseram, se queres seguir uma carreira em PT, LW não encontras em praticamente lado nenhum. Podes aprender Max (boa sorte, que o interface mete nojo) Maya (repleto de worarounds e bugs aos quais os utilizadores estão habituados e vivem com eles como se vive com os ratos no campo), XSI (grande prograa que faz quase tudo e daqui a unstempos fará quase tudo, qdo aparecer o módulo novo de partículas), Cinema 4D (se quiseres ir para o ramo de arquitectura tem umas quantas ferramentas porreiras e é um programa divertido para se trabalhar) e finalmente Houdini (absolutamente fabuloso em termos de versatilidade e um must se pretendes seguir uma carreira em Efeitos Especiais lá fora).

Se no entanto pretenderes fazer a tua própria empresa e lidares directamente com clientes para quem o único propósito é receber renders finais, sinceramente, podes usar o que quiseres, desde o Maya/Houdini/XSI/Modo/Cinema4D/Max/LW até pintar as coisas pixel a pixel no Paint... o resultado final é que conta, por isso usa o que melhor se adaptar às tuas necessidades.

Além disso, qdo se pensa em 3D pensam logo em filmes e projectos grandiosos, menosprezando o mercado infindo de pequenas produções, video institucional, produção Web, etc... Nem toda a gente precisa da última feature XPTO do Maya que custa $1500 de upgrade (apenas uma por nova versão, que a Autodesk não anda por aí a distribuir features às mãos-cheias!)!

Tb podes aprender uma coisa oficialmente para trabalhar em empresas, e depois usar a ferramenta que quiseres em casa.

Qto ao dom]inio do programa, de que o Zardoz fala, realmente ]e lixado, que s]o mesmo usando um programa durante anos se conseguem aprender os seus truques e dinamismo entre ferramentas. Muitas vezes decobrem/se usos para ferramentas que nem os seus criadores tinham pensado!

Por falar nisso, o William Vaughan tem lançado uma série de pequenos videos (totalizando já para cima de 10 horas de video-tutorials) com pequenos truques no LW (e confesso que alguns dos quais nem eu sabia!).

O William juntou tudo aqui num thread, mas isto continua a crescer de dia para dia (ele tem andado a mostrar 2 ou 3 por dia desde há 2 semanas)

http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=5&t=572437

Em relação às críticas da separação entre Modeler e Layout, epá, tirando um caso ou outro particular (coisas qu eprecisei de fazer menos de 2 vezes por ano, em média) não faz diferença alguma. E continua a ter apenas de se carregar num botão. Se se estão no Layout, selecciona-se o objecto, carrega-se em "Modeler" em cima, e pumba, está-se no Modeler com o objecto pronto a editar. Muda-se para o Layout, e pumba, está alterado. Não percebo qual a difrença entre isso e caregar num botão para mudar de interface.. pois é mesmo isso que se faz: muda de interface, do Layout para o Modeler! Quanto às texturas, ninguém faz texturização no Modeler. A mim nºao me faz diferença alguma. É certo que em algumas situações daria jeito ter tudo integrado, mas como disse, é uma situação ou duas por ano em que penso "Oh, como seria bom se isto estivesse integrado!" Aqui tem de se carregar em ALT-Tab (ou no tal botão) nos outros além de carregar no botão ainda é preciso andar a escolher grupos de visibilidade e layers etc para isolar o objecto.. sinceramente, venha o Diabo e escolha!

Seja como for, boa sorte na aprendizagem! Nos tempos que correm acho que é lixado começar a aprender uma aplicação 3D, seja ela qual for. Sim, que agora as aplicações 3D são tão complexas que ja não dá para fazer como antigamente, em que se ia a cada menu e opção e "deixa cá ver o que isto faz"... já para não falar nas combinações de ferramentas e técnicas possíveis! Mas no fundo no fundo, depois de se aprender os princípios, acho que uma pessoa se desenrrasca nas outras... Com certeza que precisa de uma semana ou duas para conseguir fazer o que fazia antes em 2 dias, mas com o tempo consegue-se atingir a produtividade necessária.

No fear! Smile

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Sil3
Colocada: Qui Dec 20, 2007 12:10 pm Responder com Citação
Citação:

Se se estão no Layout, selecciona-se o objecto, carrega-se em "Modeler" em cima, e pumba, está-se no Modeler com o objecto pronto a editar. Muda-se para o Layout, e pumba, está alterado. Não percebo qual a difrença entre isso e caregar num botão para mudar de interface.. pois é mesmo isso que se faz: muda de interface, do Layout para o Modeler!

Eu discordo disto completamente hehehe...

A diferença é muito maior do que aquela que fazes crer com as tuas palavras , embora esse tenha sido o meu workflow durante anos quando usava o LW, depois de ter saido dele e ter começado a trabalhar numa tool que está tudo integrado, é-me impossivel voltar atrás... pelo menos de livre vontade não o faço.

Esqueceste-te de referir que por exemplo num XSi ao carregar numa tecla o que muda é o UI mas nao é o UI todo, básicamente o que muda são as tools referentes ao modo em que estás (Modeling, Animation, Render, Simulation) mas a Scene continua na Viewport tal e qual como estava e como deve estar... ou seja não mudo de Ui e fico só feito parvo a olhar para os Objectos... continuo com tudo com estava antes... não quebra o workflow, posso estar a ajustar Morphs em enquanto faço Scrub na Timeline e vejo LOGO como está a ficar... essa coisa do :

- Faz ai uns Morphs e depois logo de ve como fica...

Got FUCKING tired of it... detesto trabalhar às cegas e no LW neste momento no caso de Morphs é isso que acontece e Morphs Correctivos nem vale a pena falar...

Ter uma scene em que se necessita de algum objecto adicionado, não é preferivel adicionar o Objecto a VER-SE logo onde vai ficar em vez de perdermos o Norte e muda de Programa (pq é o que acontece no LW), cria o objecto, Muda de Programa posiciona o Objecto ahh e se por acaso o Objecto não ficou modelado logo como se queria ou houve um erro e mexemos points que nao queriamos, volta a mudar de Programa ajeita, volta a mudar de Programa zzzzzzzzzzzzzzzz

Percebo que quando só se anima coisas a subir ou descer ou roda para aqui e roda para ali (tipo Logos, Naves Espaciais etc) que não faça muita mossa, mas a nivel de Character Animation neste momento a não União do LW é um calcanhar de Aquiles...

Depois temos ainda a belissima situação de no Layout não podes selecionar Geometria para definir Surfaces... back to Modeler AGAIN para selecionar uns Polys para lhe dizer que aquilo é uma nova Surface...then BACK to Layout again para afinar os settings...e ups... esqueci-me de um Polygono.... back to Modeler mais uma vez... ehhh pá.... se alguem acha que isto não incomoda ok... devo ser MUITO mais picuinhas que pensava ser hehehehe....

Querem mais? Ok

Devido ao LW serem 2 programas NUNCA nos podemos esquecer de SALVAR os nossos objectos dentro do Layout... senão toda e qq alteração que fizemos às Surfaces não ficam guardadas... isto para quem está a começar em 3D nos dias de hoje é muito giro sim senhora...faz TODO o sentido :p

Outra coisa que vejo a NT a gabar-se e os Wavers é das 999 render nodes com cada Licensa de LW...uauuuuu alguém tem 999 máquinas para render? Ok ok se tivermos 10 máquinas (algo mais real) uma só licensa de LW dá na boa é certo enquanto que MRay licenses são uma CHULICE....

Embora com isto tudo não queira dizer que o LW não seja capaz, é sim senhora, nalguns casos muito fácil mas noutros o workflow está completamente desadequado às nossas necessidades nos dias que correm... eu pessoalmente já não faço uma coisa que fazia antes... sempre que me vinham perguntar qual o Soft que me devo iniciar eu dizia sempre: LW pq tem o Modeler mais Artistic e é mais Simples com muito bom render engine, mas há muito tempo que deixei de dizer isso e não aconselho nada o LW para um iniciante, um Pro mesmo que nunca o tenha visto ainda se vai orientar nele, pq tem o Know How só não sabe onde estáo as coisas, mas para um Iniciante vai-se tornar confuso pq depois tudo o resto à volta já não funciona assim, e os tempos de se usar um só pacote já acabaram há muitos anos.

O Principal nisto tudo é... Usa o que mais te agrada e te dá jeito aprender, incialmente é tudo frustrante pq não sabemos fazer nada logo é lógico que devemos ao menos estar divertidos a descobrir, aprender por frete não dá em nada e a experiencia pode ser traumatizante.

animatics
Colocada: Qui Dec 20, 2007 10:40 pm Responder com Citação
Obrigado pelas respostas

Eu estou a aprender LW mas já tenho dois anos disto Razz O meu prof que me influenciou (detesta Max) usa o LW desde o amiga tb.

Pessoalmente a cena de serem dois programas não acho assim algo extremamente chato mas devo que confessar que há problemas sim senhor, o hub (programa que liga os dois) às vezes tb se atrofia e lá se vai a ligação. E compreendo aquilo que dizes sil3 de se poder mudar os objectos na cena sem ter que ir ao "oficina" afinar. Mas numa coisa estás errado: podes salvar os objectos no Layout (só carregar j). Agora nas versóes recentes antes de saires do layout até tens uma lista com checkbox para escolheres qual keres salvar se nao quiseres simplesmente salvar todos.

Eu pessoalmente não estou minimamente interessado em aquitecturas.

Queria explorar as áreas de animação e animação integrada (aplicativos).
Julgo que os programadores gostam do Maya e 3DS.

FM quanto ao FPrime. Na muche. Apesar de nao fazer causticas e outras coisas (image e pixel filters, plugins. etc) é vê-lo a fazer ali passagens que parece um framerate counter e pra ver a radiosidade e mais as coisas chatas de se render nao há melhor. Que se lixe o Viper Very Happy

Obrigado pela dica do Proton, mas já saquei os videos dele todos Razz Realmente são muito bons para descobrir formas de fazer as coisas. Não sei se as outras comunidades têm um William Vaughn, mas ele é sem dúvida uma mais valia para a New Tek.

Bem eu ainda estou a estudar, embora a minha vontade era já estar a fazer qualquer coisa na área. Eu já conheço suficiente de LW para fazer pequenas coisas, embora não tenha feito ainda nada, só testing. A Faculdade não me tem proporcianado muitas oportunidades para aplicar coisas, e quando o faço nem sempre são bem recebidas. Comecei a preocupar-me com o facto de só saber LW pq me tenho apercebido que aqui ninguém utiliza, mas continuo entusiasta do programa porque me parece que tem uma modelação sem igual.

FM quando dizes que é chato está sempre a selecionar tudo, conheces outra solução noutros softs?

Eu conheço mal o layout, nunca fiz uma animção de personagem que se possa chamar assim. Tive estes dois anos praticamente no modeler e só gor tou a aprender Texturização e mapas. É possivel que haja melhor programas de cena que o LW como já foi referido. mas realmente ele tem features muito apelativas e rápidas que foram referidas: particulas e dynamics system, render. Não sei como é nos outros mas gosto muito memso do Graph Editor quando tenho de animar algo. Suponho que os outros também tenham algo parecido.

Sil3 eu não me vou agora por a aprender a modelar em XSI. Faço as cenas em LW e mais nada.
Mas despertaste-me a curiosidade.
conheces bons tutotiais para animar coisas em XSI?

[quote="VirtualFM"]

Sim, isto já não é o princiapl factor, mas juntando com os dois anteriores, torna o Lightwave ainda a solução ideal para finalização de trabalhos. Animem onde quiserem, façam as partículas no Maya/whatever, mas exportar tudo para LW e fazer o render lá é ainda uma solução sensata.
[/quote]

Como podes animar uma coisa num softwere de depois render no LW?

Obrigado mais uma vez pelas respostas, bom trabalho!

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens