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Autor |
Mensagem |
< Geral ~ mais uns robots e tal mas fuck! UPDATE |
sergioduque |
Colocada: Ter Nov 27, 2007 3:46 pm |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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spray1979 |
Colocada: Ter Nov 27, 2007 4:46 pm |
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Primeiros passos
Registo: 23 Abr 2007
Mensagens: 140
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Eh lé! até os gajos e a velhota pareciam em 3D, agora uma equipa de 7 pessoas! isso é bom não? |
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Jaime |
Colocada: Ter Nov 27, 2007 4:50 pm |
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Novo membro
Registo: 28 Jun 2007
Mensagens: 33
Local/Origem: Lisboa
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7 pessoas / um mês e meio
brutal....
ainda não tinha visto,
obrigado |
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romanus |
Colocada: Ter Nov 27, 2007 6:31 pm |
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Veterano
Registo: 11 Mar 2005
Mensagens: 875
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Mais um que faz doer só de ver
Domínio absoluto de camera mapping com matte painting para conseguir fazer estes spots neste tempo.
Thanks for the link |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
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Sil3 |
Colocada: Qua Nov 28, 2007 12:53 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Pois... pq se calhar...mas só mesmo se calhar... eles tiveram alguém que é especialista em Tracking, outro que é especialista em Mate Paints, e não um Tó Zé que lhe dá no Modeling mas depois só se desenrasca na Iluminação e Animar até Anima, mas fica tudo com Keys de 20 em 20 Frames.
Isto nao se consegues fazer só com Generalistas IMO. Ou se tem pessoal dedicado que é BOM numa àrea e depois pode ir dar uma ajuda noutras cenas, ou então estar à espera que alguém saiba fazer de tudo e bem para fazer aquilo... não é impossivel, mas é muito pouco provável... até pq BONS Generalistas que saibam fazer de TUDO não são freelancers |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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sergioduque |
Colocada: Qua Nov 28, 2007 4:12 pm |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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sil3, eu não te conheço por isso muito provavelmente nem me devia estar a meter (se for esse o caso desculpa desde já), mas tu estás bem?
Pareces-me um pouco irado com toda esta conversa de generalista "versus" especialista, freelance, non freelance.... às vezes basta apreciar as coisas e aplaudir no fim! |
_________________ www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/ |
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Sil3 |
Colocada: Qua Nov 28, 2007 4:24 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Eu tou òptimo
Sim claro que apreciei, senão o tivesse feito nem teria postado nada hehehe.
Esta conversa do especialista tem a ver com uma thread que houve aqui há uns largos tempos neste mesmo forum.
Nessa thread alguns defendiam uma especialização e outros a generalização (mais pelo nosso mercado em PT que outra coisa).
Eu só queria dizer que acho que um trabalho com aquela qualidade se faz com pessoas com skills especificas e não com "generalistas" (posso estar completamente errado of course), logo.. quando nós nos "babamos" a ver coisas daquelas, temos de pensar que se as queremos fazer então temos de ter pessoas especializadas em certas àreas e não um User para todo o serviço, como acontece por cá em PT... talvez isto seja também uma razão pq este tipo de trabalhos nunca aparecem por cá para serem feitos
Em relação aos Freelancers etc... mais uma vez eu tinha o raciocinio todo interligado hehehe... visto que em PT um especialista numa determinada àrea que não seja Renders e Materiais tem forçosamente de ser um Freelancer.
Logo, nunca as empresas em PT terão pessoal especifico para certas coisas pq esses Users ou são Generalistas e estão empregados em A, B ou C ou são Freelancers e como por cá não há mercado para eles (tiveram de ir para fora) deixando assim o País com menos mão de obra qualificada e especializada.
Era isto que queria dizer com o meu post prévio |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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sergioduque |
Colocada: Qua Nov 28, 2007 4:41 pm |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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eu lembro-me dessa thread. ok percebo onde estás a ir... mas achei o teu comentario bastante generalista, tens tantos gajos bons por ai generalistas freelancers, a contractos, especialistas freelancers ou a contracto....
acho que não fazemos este tipo de trabalho por cá, não por falta de talento (embora não se tenha feito nada do genero cá, há ai uns quantos gajos que com as condições certas, estou certo que conseguiriam sacar uma cena assim) mas por falta de condições em geral, os suspeitos do costume, dinheiro, tempo, organização/ gestão...
mas pronto já todos tivemos esta conversa antes..
let's settle this over a pint? |
_________________ www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/ |
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Sil3 |
Colocada: Qua Nov 28, 2007 4:51 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Lets setle this over a LOT of Pints hehehe... desde que não seja as cervejolas que os Bifes bebem... que para beber agua abro a torneira |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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VirtualFM |
Colocada: Ter Dec 04, 2007 9:59 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Sil3 escreveu: Pois... pq se calhar...mas só mesmo se calhar... eles tiveram alguém que é especialista em Tracking, outro que é especialista em Mate Paints, e não um Tó Zé que lhe dá no Modeling mas depois só se desenrasca na Iluminação e Animar até Anima, mas fica tudo com Keys de 20 em 20 Frames.
Isto nao se consegues fazer só com Generalistas IMO. Ou se tem pessoal dedicado que é BOM numa àrea ...
(ôda-se, qué chato!)
Esse teu "bater na mesma tecla" em relação ao tema "generalistas vs especialistas" já nem é um "bater na tecla" mas sim um "martelar na bigorna".
Eu, como freelancer, estava bem lixado se me dedicasse apenas a uma tarefa exclusiva, uma tarefa da qual gostasse mesmo e fosse mesmo bom nela! Seria provavelmente o melhor técnico de simulação de partículas do país, mas andaria a comer literalmente partículas (que é como quem diz, migalhas!) ou já tinha morrido de fome!
Os generalistas adaptam-se ao trabalho em questão, não ficam à espera que apareça o "técnico especializado", metem mãos à obra e desenrascam-se. Demoram mais tempo?! Sim, claro, de início sim. Mas a recuperação é exponencial, digo eu!
Nota: Já agora, o meu último trabalho foi a modelação/texturização/iluminação/animação dos telemóveis que passam no final dos anúncios da Vodafone. Nunca na vida tinha modelado um telemóvel a sério nem sequer tenho gosto ou inclinação para tal. No entanto entreguei 6 (seis) telemóveis mais 3 (três) Connect Cards no prazo especificado. De início cada telemóvel demorava-me uns 4 ou 5 dias a fazer, no final demorava 1 dia ou 2, dependendo da complexidade e do cansaço. Isto para modelação e texturização realista, nada de telemóveis "low-poly". E nada de modelação "a despachar", tudo pensado para SubDivs (o que às vezes dava uma dor de cabeça para definir os loops de forma a encaixar botões, buracos e todas as linhas que os telemóveis têm). Ainda por cima havia a luta para renders em prazos que me permitissem entregar o trabalho a tempo... Comecei em 20 minutos por frame, o que era incomportável, e acabei numa média de 3 minutos por frame, o que a 210 frames cada modelo ainda deu um total de 94 horas de rendering.
Podem ver uns testes de rendering de alguns telemóveis aqui:
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteSamJ750.rar
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteVodafone226.rar
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteNokia6288Branco+Branco.rar
(as imagens dos ecrãs não são da minha responsabilidade)
E aqui uma animação que não foi aprovada porque roubava espaço ao lettering
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteE220.rar
Acho que ara um não-especialista-que-modela-telemóveis-há-6-anos-8-horas-por-dia não está mal de todo. |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
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romanus |
Colocada: Ter Dec 04, 2007 10:33 pm |
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Veterano
Registo: 11 Mar 2005
Mensagens: 875
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VirtualFM escreveu: Sil3 escreveu: Pois... pq se calhar...mas só mesmo se calhar... eles tiveram alguém que é especialista em Tracking, outro que é especialista em Mate Paints, e não um Tó Zé que lhe dá no Modeling mas depois só se desenrasca na Iluminação e Animar até Anima, mas fica tudo com Keys de 20 em 20 Frames.
Isto nao se consegues fazer só com Generalistas IMO. Ou se tem pessoal dedicado que é BOM numa àrea ...
(ôda-se, qué chato!)
Esse teu "bater na mesma tecla" em relação ao tema "generalistas vs especialistas" já nem é um "bater na tecla" mas sim um "martelar na bigorna".
Eu, como freelancer, estava bem lixado se me dedicasse apenas a uma tarefa exclusiva, uma tarefa da qual gostasse mesmo e fosse mesmo bom nela! Seria provavelmente o melhor técnico de simulação de partículas do país, mas andaria a comer literalmente partículas (que é como quem diz, migalhas!) ou já tinha morrido de fome!
Os generalistas adaptam-se ao trabalho em questão, não ficam à espera que apareça o "técnico especializado", metem mãos à obra e desenrascam-se. Demoram mais tempo?! Sim, claro, de início sim. Mas a recuperação é exponencial, digo eu!
Nota: Já agora, o meu último trabalho foi a modelação/texturização/iluminação/animação dos telemóveis que passam no final dos anúncios da Vodafone. Nunca na vida tinha modelado um telemóvel a sério nem sequer tenho gosto ou inclinação para tal. No entanto entreguei 6 (seis) telemóveis mais 3 (três) Connect Cards no prazo especificado. De início cada telemóvel demorava-me uns 4 ou 5 dias a fazer, no final demorava 1 dia ou 2, dependendo da complexidade e do cansaço. Isto para modelação e texturização realista, nada de telemóveis "low-poly". E nada de modelação "a despachar", tudo pensado para SubDivs (o que às vezes dava uma dor de cabeça para definir os loops de forma a encaixar botões, buracos e todas as linhas que os telemóveis têm). Ainda por cima havia a luta para renders em prazos que me permitissem entregar o trabalho a tempo... Comecei em 20 minutos por frame, o que era incomportável, e acabei numa média de 3 minutos por frame, o que a 210 frames cada modelo ainda deu um total de 94 horas de rendering.
Podem ver uns testes de rendering de alguns telemóveis aqui:
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteSamJ750.rar
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteVodafone226.rar
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteNokia6288Branco+Branco.rar
(as imagens dos ecrãs não são da minha responsabilidade)
E aqui uma animação que não foi aprovada porque roubava espaço ao lettering
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteE220.rar
Acho que ara um não-especialista-que-modela-telemóveis-há-6-anos-8-horas-por-dia não está mal de todo.
Parabéns pelos lélés... acho que fizeste um bom trabalho.
Eu também me considero um generalista e ainda há pouco tempo conversei acerca deste tema com alguém que tem muito mais experiência nesta área do generalista vs especialista. A conclusão é que há espaço para os dois e, na mesma empresa, muitas vezes... na minha opinião, um especialista, faz sempre melhor um trabalho na sua área específica do que um generalista (ou não fosse ele um especialista!). Mas um bom generalista, faz um trabalho final com uma qualidade aceitável (na maioria dos casos e no mercado que conheço, no país onde vivo, etc e tal).
Resumindo e concluindo, na nossa realidade, acho que ainda se vive muito o generalismo, mas lentamente, iremos mudar para a especialização (não necessariamente de apenas uma tarefa). De qualquer das formas, eu gosto muito de ser generalista... todos os dias tenho desafios diferentes... não me veria a fazer uma só tarefa para toda a vida...
cheers e vivam os generalistas e especialistas! |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
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VirtualFM |
Colocada: Qua Dec 05, 2007 12:14 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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romanus escreveu:
Parabéns pelos lélés... acho que fizeste um bom trabalho.
Obrigado!
romanus escreveu: A conclusão é que há espaço para os dois e, na mesma empresa, muitas vezes... na minha opinião, um especialista, faz sempre melhor um trabalho na sua área específica do que um generalista (ou não fosse ele um especialista!). Mas um bom generalista, faz um trabalho final com uma qualidade aceitável (na maioria dos casos e no mercado que conheço, no país onde vivo, etc e tal).
Resumindo e concluindo, na nossa realidade, acho que ainda se vive muito o generalismo, mas lentamente, iremos mudar para a especialização (não necessariamente de apenas uma tarefa). De qualquer das formas, eu gosto muito de ser generalista... todos os dias tenho desafios diferentes... não me veria a fazer uma só tarefa para toda a vida...
Ora nem mais!
Já agora, nalgumas casas de efeitos "lá fora" tentam incutir esse espírito de generalista, dando um shot para cada pessoa para fazer do início ao fim, tendo eles a responsabilidade de acabar a cena (claro que o aspecto final será supervisionado por um Art Director para manter um look coerente no episódio/série/short/filme todo ). Os objectivos disto são vários, desde fazer com que cada pessoa possa dizer "eu fiz esta parte" em vez de "eu fiz um parafuso nesta parte", fazer com que cada pessoa evolua nas suas competências (pois faz um pouco de modelação, texturização, iluminação, animação e às vezes até composição, melhorando as suas capacidades e conhecimentos em todos os aspectos) e no fundo fazer com que não fiquem exaustos por fazer sempre a mesma coisa, provocando menor rotatividade de pessoas e ter de andar à procura de novos elementos para a equipa a meio da produção porque um dos elementos (ou vários, que normalmente quando sai um saem logo uns quantos amigos que tb estão fartos) teve um colapso.
O facto de se trabalhar em vários aspectos da produção liberta o stress e o espírito, permitnodo um fluxo de trabalho contínuo. Qdo se está sempre a fazer o mesmo muitas das vezes as pessoas cedem, vergam e às vezes quebram mesmo, ficando depois 3 meses paradas só porque não querem mais ver rebites à frente, ou peles, ou morph targets, ou explosões, ou barcos... ou telemóveis!
Uma vez falei com uma colega que andava há 2 semanas a fazer morph targets para expessões faciais/lip-sync e quando entrou na terceira semana já estava tão farta que qdo se levantava de manhã se sentia fisicamente doente só de pensar no que tinha de fazer durante o dia, e durante o dia só pensava que assim que acabasse aquilo ia tirar 15 dias de férias.
Tal como as especialização nas fábricas no início do século passado deixava as pessoas com dores musculares e uma série de doenças de trabalho (além de parecerem robots apáticos a trabalhar), tb a especialização neste ramo causa as suas mazelas... nem que seja um dor do caraças no pulso e no dedo indicador por estar repetidamente a fazer o mesmo durante todo o dia (sim, euqe apesar de tudo mexxer co o rato, é mt diferente fazer a mesma tarefa o dia todo de andar a mudar de tarefa).
Eu só falo nestas coisas porque às vezes dá-se aqui a ideia de que "as coisas estão mal em Portugal porque não há especialistas e não há especialistas porque não há trabalho qu eo justifique", como se a especialização fosse a solução para todos os males, quando não é, tb tem os seus inconvenientes e há vantagens em ter uma equipa de generalistas.
romanus escreveu: cheers e vivam os generalistas e especialistas!
Vivam eles! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
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sergioduque |
Colocada: Sáb Dec 08, 2007 2:55 am |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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[HP] |
Colocada: Sáb Dec 08, 2007 12:43 pm |
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Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
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_Gr9yFox_ |
Colocada: Sáb Dec 08, 2007 7:27 pm |
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Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Mensagens: 292
Local/Origem: lisboa
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Estou a precisar de um Snickers. |
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