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<  Geral  ~  mais uns robots e tal mas fuck! UPDATE

sergioduque
Colocada: Ter Nov 27, 2007 3:46 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
acredito que quase toda a gente já tenha visto isto, mas temos que guardar isto aqui!
mais uns robots e tal mas fuck!

http://forums.cgsociety.org/showthread.php?threadid=565447&utm_medium=plugblock&utm_source=cgtalk

UPDATE
pois é parece que os tipos não conseguem estar quietos.

http://studio.adbeast.com/files/00000022/2211724_Snickers-Russian-Smaller-H264.mov


Editado pela última vez por sergioduque em Sáb Dec 08, 2007 2:52 am, num total de 1 vez

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spray1979
Colocada: Ter Nov 27, 2007 4:46 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 23 Abr 2007 Mensagens: 140
Eh lé! até os gajos e a velhota pareciam em 3D, agora uma equipa de 7 pessoas! isso é bom não?
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Jaime
Colocada: Ter Nov 27, 2007 4:50 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 28 Jun 2007 Mensagens: 33 Local/Origem: Lisboa
7 pessoas / um mês e meio
brutal....

ainda não tinha visto,
obrigado
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romanus
Colocada: Ter Nov 27, 2007 6:31 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Mais um que faz doer só de ver Wink
Domínio absoluto de camera mapping com matte painting para conseguir fazer estes spots neste tempo.

Thanks for the link Very Happy

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Rui Romano
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Sil3
Colocada: Qua Nov 28, 2007 12:53 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Pois... pq se calhar...mas só mesmo se calhar... eles tiveram alguém que é especialista em Tracking, outro que é especialista em Mate Paints, e não um Tó Zé que lhe dá no Modeling mas depois só se desenrasca na Iluminação e Animar até Anima, mas fica tudo com Keys de 20 em 20 Frames.

Isto nao se consegues fazer só com Generalistas IMO. Ou se tem pessoal dedicado que é BOM numa àrea e depois pode ir dar uma ajuda noutras cenas, ou então estar à espera que alguém saiba fazer de tudo e bem para fazer aquilo... não é impossivel, mas é muito pouco provável... até pq BONS Generalistas que saibam fazer de TUDO não são freelancers Wink

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sergioduque
Colocada: Qua Nov 28, 2007 4:12 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
sil3, eu não te conheço por isso muito provavelmente nem me devia estar a meter (se for esse o caso desculpa desde já), mas tu estás bem?

Pareces-me um pouco irado com toda esta conversa de generalista "versus" especialista, freelance, non freelance.... às vezes basta apreciar as coisas e aplaudir no fim!

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Sil3
Colocada: Qua Nov 28, 2007 4:24 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Eu tou òptimo Smile

Sim claro que apreciei, senão o tivesse feito nem teria postado nada hehehe.

Esta conversa do especialista tem a ver com uma thread que houve aqui há uns largos tempos neste mesmo forum.

Nessa thread alguns defendiam uma especialização e outros a generalização (mais pelo nosso mercado em PT que outra coisa).

Eu só queria dizer que acho que um trabalho com aquela qualidade se faz com pessoas com skills especificas e não com "generalistas" (posso estar completamente errado of course), logo.. quando nós nos "babamos" a ver coisas daquelas, temos de pensar que se as queremos fazer então temos de ter pessoas especializadas em certas àreas e não um User para todo o serviço, como acontece por cá em PT... talvez isto seja também uma razão pq este tipo de trabalhos nunca aparecem por cá para serem feitos Wink

Em relação aos Freelancers etc... mais uma vez eu tinha o raciocinio todo interligado hehehe... visto que em PT um especialista numa determinada àrea que não seja Renders e Materiais tem forçosamente de ser um Freelancer.

Logo, nunca as empresas em PT terão pessoal especifico para certas coisas pq esses Users ou são Generalistas e estão empregados em A, B ou C ou são Freelancers e como por cá não há mercado para eles (tiveram de ir para fora) deixando assim o País com menos mão de obra qualificada e especializada.

Era isto que queria dizer com o meu post prévio Very Happy

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sergioduque
Colocada: Qua Nov 28, 2007 4:41 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
eu lembro-me dessa thread. ok percebo onde estás a ir... mas achei o teu comentario bastante generalista, tens tantos gajos bons por ai generalistas freelancers, a contractos, especialistas freelancers ou a contracto....

acho que não fazemos este tipo de trabalho por cá, não por falta de talento (embora não se tenha feito nada do genero cá, há ai uns quantos gajos que com as condições certas, estou certo que conseguiriam sacar uma cena assim) mas por falta de condições em geral, os suspeitos do costume, dinheiro, tempo, organização/ gestão...

mas pronto já todos tivemos esta conversa antes..
let's settle this over a pint? Wink

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Sil3
Colocada: Qua Nov 28, 2007 4:51 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Lets setle this over a LOT of Pints hehehe... desde que não seja as cervejolas que os Bifes bebem... que para beber agua abro a torneira Wink

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VirtualFM
Colocada: Ter Dec 04, 2007 9:59 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Sil3 escreveu:
Pois... pq se calhar...mas só mesmo se calhar... eles tiveram alguém que é especialista em Tracking, outro que é especialista em Mate Paints, e não um Tó Zé que lhe dá no Modeling mas depois só se desenrasca na Iluminação e Animar até Anima, mas fica tudo com Keys de 20 em 20 Frames.

Isto nao se consegues fazer só com Generalistas IMO. Ou se tem pessoal dedicado que é BOM numa àrea ...


(ôda-se, qué chato!)

Esse teu "bater na mesma tecla" em relação ao tema "generalistas vs especialistas" já nem é um "bater na tecla" mas sim um "martelar na bigorna".

Eu, como freelancer, estava bem lixado se me dedicasse apenas a uma tarefa exclusiva, uma tarefa da qual gostasse mesmo e fosse mesmo bom nela! Seria provavelmente o melhor técnico de simulação de partículas do país, mas andaria a comer literalmente partículas (que é como quem diz, migalhas!) ou já tinha morrido de fome!

Os generalistas adaptam-se ao trabalho em questão, não ficam à espera que apareça o "técnico especializado", metem mãos à obra e desenrascam-se. Demoram mais tempo?! Sim, claro, de início sim. Mas a recuperação é exponencial, digo eu!

Nota: Já agora, o meu último trabalho foi a modelação/texturização/iluminação/animação dos telemóveis que passam no final dos anúncios da Vodafone. Nunca na vida tinha modelado um telemóvel a sério nem sequer tenho gosto ou inclinação para tal. No entanto entreguei 6 (seis) telemóveis mais 3 (três) Connect Cards no prazo especificado. De início cada telemóvel demorava-me uns 4 ou 5 dias a fazer, no final demorava 1 dia ou 2, dependendo da complexidade e do cansaço. Isto para modelação e texturização realista, nada de telemóveis "low-poly". E nada de modelação "a despachar", tudo pensado para SubDivs (o que às vezes dava uma dor de cabeça para definir os loops de forma a encaixar botões, buracos e todas as linhas que os telemóveis têm). Ainda por cima havia a luta para renders em prazos que me permitissem entregar o trabalho a tempo... Comecei em 20 minutos por frame, o que era incomportável, e acabei numa média de 3 minutos por frame, o que a 210 frames cada modelo ainda deu um total de 94 horas de rendering.

Podem ver uns testes de rendering de alguns telemóveis aqui:
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteSamJ750.rar
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteVodafone226.rar
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteNokia6288Branco+Branco.rar
(as imagens dos ecrãs não são da minha responsabilidade)

E aqui uma animação que não foi aprovada porque roubava espaço ao lettering
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteE220.rar

Acho que ara um não-especialista-que-modela-telemóveis-há-6-anos-8-horas-por-dia não está mal de todo.

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Fernando Martins
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romanus
Colocada: Ter Dec 04, 2007 10:33 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
VirtualFM escreveu:
Sil3 escreveu:
Pois... pq se calhar...mas só mesmo se calhar... eles tiveram alguém que é especialista em Tracking, outro que é especialista em Mate Paints, e não um Tó Zé que lhe dá no Modeling mas depois só se desenrasca na Iluminação e Animar até Anima, mas fica tudo com Keys de 20 em 20 Frames.

Isto nao se consegues fazer só com Generalistas IMO. Ou se tem pessoal dedicado que é BOM numa àrea ...


(ôda-se, qué chato!)

Esse teu "bater na mesma tecla" em relação ao tema "generalistas vs especialistas" já nem é um "bater na tecla" mas sim um "martelar na bigorna".

Eu, como freelancer, estava bem lixado se me dedicasse apenas a uma tarefa exclusiva, uma tarefa da qual gostasse mesmo e fosse mesmo bom nela! Seria provavelmente o melhor técnico de simulação de partículas do país, mas andaria a comer literalmente partículas (que é como quem diz, migalhas!) ou já tinha morrido de fome!

Os generalistas adaptam-se ao trabalho em questão, não ficam à espera que apareça o "técnico especializado", metem mãos à obra e desenrascam-se. Demoram mais tempo?! Sim, claro, de início sim. Mas a recuperação é exponencial, digo eu!

Nota: Já agora, o meu último trabalho foi a modelação/texturização/iluminação/animação dos telemóveis que passam no final dos anúncios da Vodafone. Nunca na vida tinha modelado um telemóvel a sério nem sequer tenho gosto ou inclinação para tal. No entanto entreguei 6 (seis) telemóveis mais 3 (três) Connect Cards no prazo especificado. De início cada telemóvel demorava-me uns 4 ou 5 dias a fazer, no final demorava 1 dia ou 2, dependendo da complexidade e do cansaço. Isto para modelação e texturização realista, nada de telemóveis "low-poly". E nada de modelação "a despachar", tudo pensado para SubDivs (o que às vezes dava uma dor de cabeça para definir os loops de forma a encaixar botões, buracos e todas as linhas que os telemóveis têm). Ainda por cima havia a luta para renders em prazos que me permitissem entregar o trabalho a tempo... Comecei em 20 minutos por frame, o que era incomportável, e acabei numa média de 3 minutos por frame, o que a 210 frames cada modelo ainda deu um total de 94 horas de rendering.

Podem ver uns testes de rendering de alguns telemóveis aqui:
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteSamJ750.rar
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteVodafone226.rar
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteNokia6288Branco+Branco.rar
(as imagens dos ecrãs não são da minha responsabilidade)

E aqui uma animação que não foi aprovada porque roubava espaço ao lettering
http://www.virtualfm.eu/temp/TesteE220.rar

Acho que ara um não-especialista-que-modela-telemóveis-há-6-anos-8-horas-por-dia não está mal de todo.


Parabéns pelos lélés... acho que fizeste um bom trabalho.
Eu também me considero um generalista e ainda há pouco tempo conversei acerca deste tema com alguém que tem muito mais experiência nesta área do generalista vs especialista. A conclusão é que há espaço para os dois e, na mesma empresa, muitas vezes... na minha opinião, um especialista, faz sempre melhor um trabalho na sua área específica do que um generalista (ou não fosse ele um especialista!). Mas um bom generalista, faz um trabalho final com uma qualidade aceitável (na maioria dos casos e no mercado que conheço, no país onde vivo, etc e tal).
Resumindo e concluindo, na nossa realidade, acho que ainda se vive muito o generalismo, mas lentamente, iremos mudar para a especialização (não necessariamente de apenas uma tarefa). De qualquer das formas, eu gosto muito de ser generalista... todos os dias tenho desafios diferentes... não me veria a fazer uma só tarefa para toda a vida...

cheers e vivam os generalistas e especialistas! Laughing

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VirtualFM
Colocada: Qua Dec 05, 2007 12:14 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
romanus escreveu:

Parabéns pelos lélés... acho que fizeste um bom trabalho.


Obrigado!

romanus escreveu:
A conclusão é que há espaço para os dois e, na mesma empresa, muitas vezes... na minha opinião, um especialista, faz sempre melhor um trabalho na sua área específica do que um generalista (ou não fosse ele um especialista!). Mas um bom generalista, faz um trabalho final com uma qualidade aceitável (na maioria dos casos e no mercado que conheço, no país onde vivo, etc e tal).
Resumindo e concluindo, na nossa realidade, acho que ainda se vive muito o generalismo, mas lentamente, iremos mudar para a especialização (não necessariamente de apenas uma tarefa). De qualquer das formas, eu gosto muito de ser generalista... todos os dias tenho desafios diferentes... não me veria a fazer uma só tarefa para toda a vida...


Ora nem mais!

Já agora, nalgumas casas de efeitos "lá fora" tentam incutir esse espírito de generalista, dando um shot para cada pessoa para fazer do início ao fim, tendo eles a responsabilidade de acabar a cena (claro que o aspecto final será supervisionado por um Art Director para manter um look coerente no episódio/série/short/filme todo ). Os objectivos disto são vários, desde fazer com que cada pessoa possa dizer "eu fiz esta parte" em vez de "eu fiz um parafuso nesta parte", fazer com que cada pessoa evolua nas suas competências (pois faz um pouco de modelação, texturização, iluminação, animação e às vezes até composição, melhorando as suas capacidades e conhecimentos em todos os aspectos) e no fundo fazer com que não fiquem exaustos por fazer sempre a mesma coisa, provocando menor rotatividade de pessoas e ter de andar à procura de novos elementos para a equipa a meio da produção porque um dos elementos (ou vários, que normalmente quando sai um saem logo uns quantos amigos que tb estão fartos) teve um colapso.

O facto de se trabalhar em vários aspectos da produção liberta o stress e o espírito, permitnodo um fluxo de trabalho contínuo. Qdo se está sempre a fazer o mesmo muitas das vezes as pessoas cedem, vergam e às vezes quebram mesmo, ficando depois 3 meses paradas só porque não querem mais ver rebites à frente, ou peles, ou morph targets, ou explosões, ou barcos... ou telemóveis! Smile

Uma vez falei com uma colega que andava há 2 semanas a fazer morph targets para expessões faciais/lip-sync e quando entrou na terceira semana já estava tão farta que qdo se levantava de manhã se sentia fisicamente doente só de pensar no que tinha de fazer durante o dia, e durante o dia só pensava que assim que acabasse aquilo ia tirar 15 dias de férias.

Tal como as especialização nas fábricas no início do século passado deixava as pessoas com dores musculares e uma série de doenças de trabalho (além de parecerem robots apáticos a trabalhar), tb a especialização neste ramo causa as suas mazelas... nem que seja um dor do caraças no pulso e no dedo indicador por estar repetidamente a fazer o mesmo durante todo o dia (sim, euqe apesar de tudo mexxer co o rato, é mt diferente fazer a mesma tarefa o dia todo de andar a mudar de tarefa).

Eu só falo nestas coisas porque às vezes dá-se aqui a ideia de que "as coisas estão mal em Portugal porque não há especialistas e não há especialistas porque não há trabalho qu eo justifique", como se a especialização fosse a solução para todos os males, quando não é, tb tem os seus inconvenientes e há vantagens em ter uma equipa de generalistas.

romanus escreveu:
cheers e vivam os generalistas e especialistas! Laughing


Vivam eles! Very Happy

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sergioduque
Colocada: Sáb Dec 08, 2007 2:55 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
UPDATE
pois é parece que os tipos não conseguem estar quietos.

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[HP]
Colocada: Sáb Dec 08, 2007 12:43 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
sergioduque escreveu:
UPDATE
pois é parece que os tipos não conseguem estar quietos.

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uiii... Shocked

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Helder "hP" Pinto

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_Gr9yFox_
Colocada: Sáb Dec 08, 2007 7:27 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 19 Jul 2007 Mensagens: 292 Local/Origem: lisboa
Very Happy Estou a precisar de um Snickers.
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