Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  Final Cut Studio 2 + Shake ou Adobe CS3 Production Premium ?

rcas
Colocada: Qua Out 17, 2007 6:32 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Queria saber a opinião do pessoal quanto a estes dois pacotes, qual aconselham.

O output final é para fazer uns Training DVDs e com suporte para um dos formatos HD, Bluray ou HD-DVD.
A ideia é que o software me permita depois tambem fazer edição de video para umas animações e por aí. Que me dê algum suporte para efeitos.

Já usei o Shake e gostei, o Final Cut Pro achei um pouco estranho, mas o DVD Studio Pro pareceu-me porreiro, já da Adobe não experimentei nada.
Mas queria saber umas opiniões dos entendidos aqui do fórum.


-- Rui --


Editado pela última vez por rcas em Sex Out 19, 2007 2:08 pm, num total de 1 vez

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
AngelStudio
Colocada: Qui Out 18, 2007 10:49 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 08 Abr 2005 Mensagens: 409 Local/Origem: Porto
Pessoalmente escolheria o AE, mas se já experimentas-te o Shake e te sentes a vontade para trabalhar com ele...porque não!!

_________________
" EU QUERO SER ILUMINADO...Sad...."


BIBA , BIBA OS ILUMINADOS...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
romanus
Colocada: Qui Out 18, 2007 11:56 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
long time rcas,

Como apenas operei nos softwares da adobe, acho que o premiere é excelente para edição. Com um interface bastante intuitivo e sem grandes mariquices...
Já para composição, after fx foreva. Montes de tutoriais na net, um interface muito simples, 5 estrelas Very Happy
Mas isto é uma opinião bastante condicionada pelo facto de nunca ter experimentado os outros softwares em questão...

cheerz

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Qui Out 18, 2007 1:16 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Bem, se calhar vou dar uma olhada no Premier + After Effects...

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Sil3
Colocada: Qui Out 18, 2007 5:29 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Boas Rcas

Desculpa eu perguntar isto... mas sabendo eu que tu és todo PRO Opensource software, pq a procura por pacotes comerciais de software?

O Blender nao tem um compositor?

Já li qq coisa de haver outros free softwares de edição de video.

Curiosidade mesmo a minha pergunta, só isso Very Happy

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Qui Out 18, 2007 10:03 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Boas, Sil3,

Vou usar o Blender sempre que possível, claro Smile .

Mas preciso de software que me permita fazer o authoring dos DVDs e que me permita fazer efeitos rapidamente.

O Compositor do Blender está a crescer bastante, mas comparado com por exemplo o Shake, ainda é um bébé. Gosto muito do Shake porque é quase igual ao do Blender, ambos usam nodes.

Quanto a edição de Video, tens o Sequencer do Blender, mas é mesmo muito básico. Depois ou usas o Cinelerra que eu honestamente não gosto, o Jahshaka que ainda está muito instável ou o KDENLive, que embora comece a se tornar numa aplicação muito boa, ainda tem muito que percorrer.

Sou muito a favor do Open Source, mas tenho sempre o bom senso de admitir quando não existem boas soluções Open Source para determinados objectivos.

Por exemplo, para authoring the DVDs não existe mesmo nada Open Source, existe uma ou duas aplicações para os videos caseiros, mas nada que se possa usar para fins profissionais.

Acho o Blender uma ferramenta excelente, o Gimp tembem é excelente, o Inkscape (se bem que ainda necessite de mais ferramentas), o Ardour para som, o OpenOffice, o Firefox e por aí.

Mas para determinadas coisas já comprei licenças, como o Zend Studio para desenvolvimento em PHP, o IonCube PHP encoder, o Bibble Pro para fotografia.

Não tenho problemas em comprar software, só digo que o Open Source é uma excelente alternativa em várias vertentes, não sou é nenhum cromo que diz que se não for Open Source não presta.

Vou até mudar para Mac em breve, não quer dizer que não goste de Linux, mas tem coisas que requerem certas aplicações que em Linux não existem ou ainda estão no seu inicio.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
unxetas
Colocada: Qui Out 18, 2007 11:06 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
se usaste o shake e gostaste, e principalmente se estas habituado a funcionar com nodes, da-lhe..

Eu uso o shake 9 horas por dia e nao trocava por nada layer-based, MAS - os nodes sao fantasticos para fazer coisas relativamente complexas.. Se dizes que o output final sera maioritariamente training DVDs, nao consigo imaginar nada que nao fosse mais simples com layers.


A verdade eh que tudo o que seja motion graphics ou manipulacao de texto, animacao de coisinhas e transicoes a torto e a direito, eh DOLOROSO no Shake.. Por outro lado, se estas a pensar comprar um mac, o shake eh baratissimo.

O shake eh o software mais simples que conheco. Nao ha truques (na utilizacao do programa..) - todos os butoes fazem exactamente o que esta na "caixa" e eh tudo relativamente obvio. Por outro lado, tem muito poucos automatismos, eh um programa destinado a quem quer criar esses automatismos dentro da sua forma de trabalhar. Nada de presets de animacao de caracteres, ao contrario das dezenas que vem com o After FX. Para te dar mais um exemplo, quando andava a aprender estas coisas, fazia keys melhores de alguns green screens no Premiere, com os keyers genericos, do que no Shake com o primatte ou keylight. Obviamente que com algum tempo e paciencia, os resultados sao outros, mas sera que para fazer DVDs com tutoriais precisas de usar essa paciencia toda?

Quanto ah edicao, usava os dois (FCP e Premiere) quando estava em portugal e nao considero nenhum melhor que o outro - talvez o preco seja decisivo?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Sex Out 19, 2007 9:35 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Gracias pelo feedback.

Na minha opinião o Shake é mais simples que os outros, pelo facto de já me ter habituado aos nodes e sentir uma enorme liberdade a utilizar esta abordagem.

De qualquer das formas, o Shake é o complemento ao Final Cut, para ficar com um pipeline completo e que me permita fazer agora os DVDs e posteriormente outras coisas mais interessantes.

Se bem que os requisitos para os DVDs não são os comuns, cada DVD irá ter apresentações com live footage em Green Screen, umas pequenas animações e alguns efeitos de transição mais complexos/chatos.
O resultado final pretende-se que seja melhor que os Training DVDs actuais, a ideia é de inovar um pouco e melhorar a abordagem de ensino.

Só queria mesmo ficar com uma ideia do que o pessoal aqui do Fórum pensa destes dois pacotes. O que interessa no final não é exactamente a ferramenta, eu sei que com mais ou menos trabalho se conseguem resultados idênticos com as várias ferramentas, mas já que tenho de gastar o dinheiro, que seja na melhor ferramenta para o budget que tenho.

Já agora, alguem já experimentou HD no After Effects e Premier ?
Eu no Shake posso confirmar que é realtime, mesmo num pc normal.

-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Sex Out 19, 2007 9:39 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Node based tens ainda o Fusion http://www.eyeonline.com e o Nuke http://www.thefoundry.co.uk/promo/nuke.html

mas os preços são diferentes... cheers

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
rcas
Colocada: Sex Out 19, 2007 10:41 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Pois ... eu até curti o Fusion, bastante mesmo, mas pronto, não dá para chegar a esses ...


-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Sex Out 19, 2007 10:44 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
O Nuke não conhecia, mas parece fixe.

-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Sil3
Colocada: Sex Out 19, 2007 11:55 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Obrigado por me satisfazeres a curiosidade Rcas Smile

Embora não seja user de Shake ou qq outra tool de compositing concordo um pouco com Unxetas que possivelmente um Shake ou DFusion ou Nuke para fazer DVDs de tuts é capaz de ser overkill.

Às vezes não precisamo de tanto "poder" só para fazer uma coisitas simples e por incrivel que pareça os softs pa pessoal Noob/Não tão exigente até tem uns presets e umas funcionalidades muito giras, sem contar que o workflow para coisas simples é facilimo comparado com os Big Boys Wink

Já agora não sei se conheces isto:

http://www.sonycreativesoftware.com/products/vegasfamily.asp

O Movie Studio é capaz de te servir e não é assim tão caro, 80 e 120 dolars que deve ser qq coisa tipo 55 e 83 euros.

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Sex Out 19, 2007 12:37 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Boas,

Já vi o Vegas, é porreiro, mas é Windows e eu para mudar é para Mac, por isso é que não falei desse.
Outra coisa é que para Authoring achei a ferramenta pobre e sem grande controlo sobre o output para Bluray.

Pretendo uma ferramenta onde não tenha de reinventar a roda para fazer alguma coisa, para isso fico com o Blender, é simples e já conheço bem, só que perco imenso tempo a criar certas coisas que tanto no Premier / Final Cut Studio são imediatas.

Quero perder o tempo para aprender a ferramenta e ter uma ferramenta que não me limite muito, mas tambem não pretendo ir para o supra-sumo do que existe no mercado. Acho que tanto o Final Cut Studio + Shake e o Premier + After Effects têm um preço razoavel para o que permitem fazer.


-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Sex Out 19, 2007 1:17 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
ah, não tinha lido que era para dvd autoring, realmente para isso node based pode até complicar mais do que ajudar imho...

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
VirtualFM
Colocada: Sex Out 19, 2007 1:46 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Já tudo foi dito aqui, ou quase, mas acho que ainda venho a tempo para chegar a minha brasa à sardinha!

Ora bem, tanto o Shake como o Fusion como Nuke dão voltas ao AfterFX em termos de poder e possibilidades. É que o funcionamento por nodes permite uma forma de pensar não linear que liberta o pensamento: enquanto no AfterFX me sinto constantemente limitado pelos layers e pelas restrições de utilização, ao usar o Fusion até sinto a minha capacidade craniana a expandir!

Por outro lado, como muito boa gente já disse, para fazer o que pretendes é overkill! Pior, o Fusion (e calculo que os outros tb) é pavoroso para fazer algo que implique mais de 2 ou 3 sequências seguidas. Aqulo é exptremamente potente mas é para se trabalhar "plano-a-plano", sequência a sequência, mas péssimo para qualquer coisa que implique linearidade. Ainda recentemente fiz uma apresentação que implicava uma carrada de elementos uns à frente dos outros no tempo, e fazer aquilo no Fusion seria impensável, enquanto que no AfterFX foi "trigo limpo, farinha Amparo".

E se por um lado detesto os produtos da Adobe, desde o abominável Premiere até ao AfterFX passando pelo execrável e omnipresente Photoshop*, se pensas em Motion Graphics então aconselho sem dúvida o AfterFX+Premiere. Isto porque apesar das coisas serem muito mais intuitivas e poderosas noutros programas, a facilidade em encontrar plugins, tutoriais, add-ons e mais montes de coisas para AfterFX é absolutamente assombrosa neste campo de Motion Graphics.

Por outro lado, O Final Cut Pro é fenomenal e se não estou enganado, o FCP agora vem com o Motion, que e brilhante precisamente para Motion Graphics... Por isso, é uma decisão difícil!

Sinceramente, havendo hipóteses disso, eu fugiria do Premiere como os vampiros do alho!

----------
* A minha questão com a Adobe tem a ver com a intuitividade dos programas: NÃO EXISTE! São os programas mais user-unfriendly que já encontrei. Sim, toda as gente os usa, sim, toda a gente usa o $#"%&T"# Photoshop... Porquê?! Porque é o mais espalhado e o que mais se encontra por todo o lado, por isso, por uma questão de obrigação, toda a gente aprendeu e tem de usar esse pedaço de bosta. E se muitos julgam que é intuitivo, só o é porque já o usaram o suficiente para terem o cérebro lavadinho e terem incorporado a revessa forma de pensar da Adobe, pois tal como diz um colega meu, "todos os programas são intuitivos depois de bem estudados e usados". E o problema é que devido ao mercado monopolista, temos a mesmíssima coisa desde há 17 anos! E se era realmente bom em 1990, detesto-o porque em vez de se adaptar e seguir a evolução e as tendências do resto das aplicações, obrigou os utilizadores a estagnarem com o seu interface medíocre. Não havendo concorrência, não há evolução!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Sex Out 19, 2007 1:48 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Bem, tive a ver na net e muita gente gosta mais do Final Cut Pro, mas pelo que percebi a diferença tambem não é assim tão grande.

Agora em termos de preços:
Final Cut Studio 2
- Final Cut Pro 6
- Motion 3
- Soundtrack Pro 2
- Color
- Compressor 3
- DVD Studio Pro 4
Shake 4.1

Preço 1789 euros.

Do outro lado do ringue:
Adobe CS3 Production Premium
- Adobe After Effects® CS3 Professional
- Adobe Premiere® Pro CS3
- Photoshop® CS3 Extended
- Flash® CS3 Professional
- Illustrator® CS3
- Soundbooth™ CS3
- Encore® CS3

Preço 2414 euros.

O da Adobe é mais caro, mas trás o Photoshop, Flash e Illustrator.
A favor do FCS está o Compressor que é excelente.

Hum, dá que pensar. A suite da Adobe parece mais completa...

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Sex Out 19, 2007 1:58 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Concordo com todos quando dizem que usar o Shake será overkill, faz todo o sentido.

Só iria utilizar o Shake para composições que me fosse mais simples trabalhar por Nodes, não é para fazer tudo Smile . Para isso tenho depois o Motion e o FCP.

Por outro lado, a Adobe realmente tem mais tutoriais e assim na Web, se bem que pelo que eu vi até agora, embora tenha mais, os do Final Cut Studio pareceram-me melhor e mais profissionais nas abordagens.

Se calhar vai pela questão do Preço, tenho o GIMP que me substitui o Photoshop no que eu preciso.

Tenho de pensar bem nisto, é que tambem estou um bocadinho contigo VirtualFM no que dizes sobre o software da Adobe, embora eles tenham melhorado nos últimos anos.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum