Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  XSI  ~  Qual é a coisa qual é ela...

Sil3
Colocada: Ter Out 16, 2007 4:44 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
... que tem:


- 1 Bone Chain de 2 Bones que Esticam

- 2 Bone Chains de 1 Bone em que ambos Esticam e Encolhem

- 2 Control Splines

- Muitos Null Objects

... é a minha tentativa de fazer um Strechy Toon Arm Rig Very Happy Very Happy Very Happy




(GIF com 1 mb tem de esperar um pouco que carregue todo)



Ainda está muito mázinha... (sem contar que o Envelope foi feito a pontapé Razz )... há ali umas palhaçadas que ainda não consegui resolver a 100% além de não conseguir fazer Mirror disto sem os Constraints irem à vida em certos elementos...


Básicamente o que pretendo fazer é:

- Strechy Arm em conjunto ou só um dos Bones

- Elastic Arm para poder dar-lhe forma

- IK/FK ainda é uma coisa a ver Cool

Depois vou postando assim que avançar mais Very Happy

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Qua Out 17, 2007 9:22 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Small update...

Retirei as Control Splines e usei uma Spline com Clusters with Center nos points da mesma, por certo não se nota à superficie, mas foi o que fiz Smile

(GIF com 1.4 mb tem de esperar um pouco que carregue todo)



Entretanto vou descobrindo outras maneiras de fazer o mesmo, mas de modo até mais simples... possivelmente até vou eliminar os Extra Strechy bones que tem pq practicamente pode-se fazer o mesmo a mexer nos CTRLS tipo "Elastico".

Para a próxima a ver se mostro isto a funcionar com um Braço mais Toon, pq um braço semi-realista torna isto meio estranho hehehe, mas para testes este dá na boa Smile

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Qua Out 17, 2007 9:42 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Excelente!

Também vou tentar fazer o mesmo no max (quando tiver um tempinho). O que pergunto é como fazer voltar para o tamanho original? Será simples quando estiver rigado e já com animação de posição, rotação etc do pelvis, ombros, etc?

cheers

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Qua Out 17, 2007 9:54 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Citação:


O que pergunto é como fazer voltar para o tamanho original? Será simples quando estiver rigado e já com animação de posição, rotação etc do pelvis, ombros, etc?

cheers


Eu no XSi uso o Set Neutral Pose que me faz um offset interno e me mete os valores dos CTRLS/Bones etc tudo a Zeros (internamente o XSi guarda os valores reais), ou seja sempre que quero voltar a ter tudo como era em Default, basta selecionar e escrever 0,0,0,0,0,0 nos campos de Translação e Rotação.

Para já estou a escrever valores, mas mais tarde e durante outras Produções faço um script que me mete logo os valores Default nos CTRLS.

O Maya tem a mesma coisa, não sei se no MAX dá para fazer... se não der... tens de apontar os valores Default dos teus CTRLS e mete-los à pata.

Quando tiver isto pronto... nao sei quando, visto que isto é mais pa curte que outra coisa, eu depois faço um mini walkthrough.

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MacGio
Colocada: Qua Out 17, 2007 7:36 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 17 Mar 2006 Mensagens: 85 Local/Origem: Londres | Gaia
Deve dar, se não der há sempre a opção de criar um null(ou outro node sem shape) parentar o null ao parent do controlo, aplicar os mesmos valores de translação e rotação do controlo ao null e parentar o controlo ao null, se tudo correr bem os valores do controlo devem passar a 0 nos atributos de translação e rotação.
Desta forma a nova origem deste objecto passa a ser o null.

É uma solução que uso quando não sei onde é o freeze de aplicação X Y ou Z, ou quando se trata de joints, no Maya não se faz freeze a joints Confused


parent
>ctrl1_null
>>ctrl1
>ctrl2_null
>>ctrl2
...
..
.


Se não funcar P#$$ Q%& P&#%& o max.

Provavelmente esta já é velha para vocês, de qualquer forma aqui fica pra quem está a dar os primeiros passos.

Cheers,
MacGio

_________________
John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”

http://dtcreatures.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Qua Out 17, 2007 8:20 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Deve dar, o Rui é que já nao se recorda, num facial rig que fizemos, os controlos estavam linkados a um dummy estatico e todas as transformaçoes feitas nos child nodes eram referenciadas através do parent, ou seja, depois de alterar alguma coisa nos controlos, para fazer um reset bastava por os valores a 0,0,0 que eles voltavam a posição original relativamente ao parent. Em teoria é isso Razz

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
_Gr9yFox_
Colocada: Qua Out 17, 2007 9:52 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 19 Jul 2007 Mensagens: 292 Local/Origem: lisboa
Que fixe! Very Happy

/////begin offtopic/////
Por falar em fixe, no outro dia vi o anúncio da Danoninho com o boneco a comer um com uma colher. Desatei a apontar para a televisão e a dizer "viram? viram?". Gostei de ver que já tinha o movimento do pescoço. Que fixe. Smile
/////end offtopic/////
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Qua Out 17, 2007 11:43 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
/// continue offtopic ///

Alguém sabe quem é que fez aquilo?

/// close offtopic ///

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Qui Out 18, 2007 8:57 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Ora Boas Very Happy


MacGio e Kameleon:


Foi no Maya a primeira vez que vi uma coisa dessas de meter os valores a ZERO para ajudar a ir directamente para a Default Pose em vez de se ter de decorar dezenas de valores para cada item e seus respectivos canais ala Lightwave e Messiah...zzzzzzzzzzzz no entanto não uso Maya e posso estar equivocado.


Sim o "truque" dos Nulls Parent para Posicionar e Child a ZEROS é o que se fazia no Messiah e LW, mas sendo sincero...que seca descomunal pq acabas por ter dezenas de elementos extra, se bem que há old XSi users que vem do Softimage que usam esse método ainda, e tem as suas vantagens especialmente para Exports, mas como isto são testes meus e não vou exportar para lado nenhum uso o belissimo Set Neutral Pose Razz


_Gr9yFox_:

Lol m8 Wink


romanus:

Por acaso até sei, o trabalho foi feito na PixMix pelo seu departamento de 3D( a Objectivo 49 onde eu trabalho), eu animei o gajo a dar a colherada assim como o Yoco a saltar e cair de cu na outra embalagem Cool Tá assim tão mau? Embarassed Embarassed Embarassed

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qui Out 18, 2007 9:27 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Pois, mas é assim, se for para fazer um rig a sério, tb te consigo fazer um botaozinho ke te poe os controlers todos na posiçao inicial. Depois do rig estar feito, isso é facil. No entanto, acho ke o metodo de linkar é mais straightforward.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Qui Out 18, 2007 9:46 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Eu no XSi seleciono os objectos que quero e clico em Set Neutral Pose e pimbas... tudo zerado em Local mode (em Global mode claro que ele mostra em que posições estao as coisas), mais simples que isto na xeiii...


Podem ver eu a usar isto a torto e a direito no meu Basic Leg Rig tut que tá aqui neste forum Wink

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
yen3D
Colocada: Qui Out 18, 2007 1:03 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Duuudddeee ta fixe... so vi assim por alto.
Depois em casa tenho de dar uma olhadela melhor nisto.
Back to work.

later

_________________
www.yen3d.animationblogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qui Out 18, 2007 3:18 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Só para ilustrar a ideia... Smile



E aqui um screenshoot que vale a pena ver! Hehehe.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Qui Out 18, 2007 4:36 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Sim é isso Kameleon Smile


Isso que tu fizeste é uma Strechy Chain em conjunto que podes quebrar em qq joint place? Não é pois não?

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qui Out 18, 2007 4:57 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Lol para te ser sincero nao sei bem, mas sim, isto dá para quebrar a chain que ali está.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Qui Out 18, 2007 5:08 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
É que quando mexes tipo no Bone superior o de baixo mexe encolhe e estica também... por isso te perguntei se dava pa quebrar a cena, que pelo que vejo não tá lá ainda Wink

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qui Out 18, 2007 5:15 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Ahhh isso, dá dá, alias tava assim, eu é que alterei pq pareceu-me mais munito assim, eu na realidade nao percebo nada de rigging, isso é mais a area do Rui, ele as vezes é que se lembra que isto ou aquilo podia fazer acoloutro e eu implemento Razz Very Happy

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum