Autor |
Mensagem |
< Noticias ~ Autodesk processada... |
Sil3 |
Colocada: Sex Set 14, 2007 9:31 am |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Set 14, 2007 12:19 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Na verdade é uma questão de linguagem legal... e como nos EUA as leis podem mudar de estado para estado...
No EULA (contrato) diz que o que se paga é o uso do software e que a licença é intransmissível e não a pode vender ou passar para outro sem a autorização da Autodek... agora também é verdade que a EULA vêm dentro do pacote e que quando abres o pacote tens que concordar com o que vêm lá escrito... não têm muita lógica, mas é assim ( também podes podes devolver depois e pedir o dinheiro...) e não é só a Autodesk... são todos assim...
Eu já tive um caso em fiquei com uma licença de Max (basicamente por me terem ficado a dever $$$$... ) e essa licença tinha sido vendida por uma empresa dos EUA, que estava a vender para todo o mundo pela net... aquilo deu bronca e como em parte a Autodesk tinha culpa, pois era a Autodesk que lhes fornecia o produto, acabou por localizar todas as licenças vendidas por esse empresa... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Set 14, 2007 1:53 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: e não é só a Autodesk... são todos assim...
A Newtek não funciona assim , nem a Pmg nem a Avid...e mesmo a Luxology já deixou de stressar quem pretende vender a sua licensa... a Pixologic deixa transferir licensas e até a Adobe o faz...pq é que a Autodesk não deixa?
Pq raio é que eu não tenho o direito de vender a minha licensa quando já não preciso dela??
Além de que essa coisa do EULA é ilegal perante a lei nos USA... ou está BEM descrito antes de se comprar o que se tem de acordar ou torna-se ilegal, afinal não é depois de comprares uma coisa que tens acesso aos documentos do que podes ou não podes fazer com ela... por incrivel que pareça as pessoas é que deixaram isto andar e nunca ligaram, pq no nosso meio isso é normal.... basta vir alguém de fora para ver a estupidez que isso é.
Espero muito sinceramente que ele ganhe a cena nos tribunais, é da maneira que as coisas começam a mudar no futuro. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Set 14, 2007 2:10 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
É claro que a Autodesk funciona assim devido à sua dimensão e posição que têm no mercado... e também quem levanta esse problemas normalmente é um tipo isolado... não vês as pequenas, médias ou grandes empresas a levantar esses problemas... pois têm um pensamento comercial, o software têm que ficar pago em x tempo e foi utilizado para ganhar dinheiro.. todos ganham..
Além disso, pelo que me parece do texto, ele era um power saler do eBay.. ou seja, provavelmente, não estava a tentar vender uma coisa dele, mas sim, a fazer negócio com software de outros...
Basicamente, o que eles querem, é o que se passa com os direitos de autor de musica ou filmes... estás a pagar direitos.. agora se é correcto ou não... o mercado musical está a levar um grande abanão, mas não é por causa disso que os músicos estão a ganhar mais dinheiro.. e por as grandes editoras estarem a levar porrada.. bem por o contrário.. dantes ias a uma editora e tentavas vender o teu projecto.. se eles fossem nisso, pagavam a promoção, video promo, etc... agora, pagas tudo do teu bolso e é se queres.. ao fazes auto-promoção e tens sorte e conhecimentos... é a globalização... tem as suas vantagens e desvantagens.. um tipo na India ou China também pode fazer o meu trabalho por um décimo do meu custo ou menos... eu posso não gostar, mas ele está-se bem borrifando nisso... nunca ganhou tanto dinheiro na vida.. |
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Set 14, 2007 2:56 pm |
|
|
Veterano
|
O negocio da musica é outro...
Segundo os entendidos nós não compramos Musicas...nós pura e simplesmente compramos os direitos de as poder ouvir em nossas casa etc etc...ora muito bem... entao se eu fod*r o CD pq raio é que tenho de ir pagar outros 20 euros por um novo?
Já não paguei os direitos da primeira vez?
O material usado para imprimir um CD e as suas materias primas justificam os 20 euros outra vez?
O mesmo acontece com Filmes... e o mais giro é comprar as coisas e sermos bombardeados com aquela palhaçada dos downloads ilegais blablabla..eh pa acabei de comprar o ca****** do filme porra, mas tao-me a chamar ladrao? A vontade que dá é devolver a cena à loja e ir sacar da net... pronto assunto resolvido, já que se tem a fama passa-se a ter o proveito... o mesmo se passa ter de levar com isso qaundo vou ao Cinema...
As empresas não se queixam a nivel de software...mas experimenta fazer o mesmo nos veiculos... gostaria de ver uma Renault ou Toyota vir pa ca dizer:
Compraste o carrito, agora nunca o poderas vender... eh pa LOL...
Gostaria de ver entao se as empresas não refilariam |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Set 14, 2007 6:54 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Sil3.. eu não os estou a defender... mas também não é uma coisa que me chateia muito...
Em relação à musica e filmes, é claro que os 20 euros não justificam as matérias primas... mas é um negócio e que têm que dar lucro... agora o lucro que cada um tira, já é outra coisa... tu também tiras do teu trabalho o lucro que tu achas justo.. outros podem não achar.. mas se tiveres quem te compre o teu produto ao preço que tu queres... ninguém tem nada a ver com isso.. o problema é só o o teu cliente encontrar o mesmo serviço mais barato... e isso é o que se chama concorrência... na musica os músicos não têm que se agarrar a uma major.. mas se lá vão é porque sabem que também têm a ganhar...
Quanto à história dos carros... não é bem assim.. tudo depende como "compras" o carro.. eu por exemplo tenho o meu em "renting", que no fundo é um aluguer... não posso chegar ao fim e vender o carro.. não é meu.. no fundo pago uma mensalidade para o usar... um pouco como as licenças de software... tudo depende do sistema de "aquisição"... tal como no software... não és obrigado a comprar à Autodesk... nem à Ferrari.. podes usar o Blender e ter um 2 CV's...
Nota: uso produtos Autodesk e chateia-me muito mais eles muitas vezes não funcionarem ou estoirar tudo do que isso das licenças...e não tenho nenhum Ferrari, nem nada que se pareça... |
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Dom Set 16, 2007 12:00 am |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
Boas ppl, assunto intressante
Relativamente a poder vender o software em questão,tem que ver com o modo de trabalhar da empresa,creio que ela deve ter explicito no seu producto as leis e quem comprou tem que ler as mesmas,quanto a mudarem estas pois se o grande parte de Empresas do mesmo tipo de software permitem a sua venda em ( 2ª mão ou +) ,não deveria existir problema algum em se poder vender um programa dentro das legalidades com o acompanhamento da Empresa em questão tanto no caso do Software ter Suporte como não "apenas por registo do mesmo",o que referiu e bem o Sil3 relativo aos mp3,tens razão acontece que se o sistema interno funcionar assim funcionaria bem o problema é que existe pessoas que se aproveitam das supostas cópias de segurança para fazer venda e ( distribuir ), o que talvez faça com que quem vende o producto pense em se proteger,só que eles tem que ter em conta que ao consumidor final vai lhe sair muito caro o comprar um mp3 "uma musica e não um album" através da internet e se tiver um problema qualquer voltar a ter esse mp3,se for em formato CD ,DVD ,BlueRay ,qualquer outro suporte de informação ainda fica mais dificil e supostamente dispendioso,deveria exister um registo de consumidores e as suas comprar,apartir dai em existindo esse documento podera facilitar um pouco a situação.
Embora hoje em dia tenhamos esta facilidade em comprar através da Internet o que torna possivel fazer compras sem sair de casa,é a grande vantagem que tem.
fkm numa boa |
_________________ Marco Palma |
|
|
Voltar acima |
|
|