Autor |
Mensagem |
< XSI ~ Dúvidas de noob, vol1 |
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 11:54 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Mensagens: 292
Local/Origem: lisboa
|
Olá pessoal. Comecei a juntar tutoriais e a aprender XSI. Para já estou a dar-me muito bem com isto, gosto muito mais desta interface. Escolhi o modo de atalhos que pôe a câmera a funcionar com os atalhos semelhantes ao Maya, mas isso trouxe-me uns inconvenientes, como trocar grande parte dos outros atalhos.
A minha dúvida é: O que é que tenho de fazer para seleccionar apenas um polígono quando estou a modelar? Eu selecciono Polygon e clico, mas ele escolhe sempre esse polígono e o que está do outro lado do modelo.
Por favor respondam, devem imaginar o tempo que se perde a seleccionar e a apagar selecção antes de se ter o que se quer. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 12:15 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
|
Boas e bem vindo ao XSi
Eu não aconselho ninguém as usar os atalhos do Maya ou Max no incio exactamente por se perderem muitos atalhos ligados à maneira XSi de funcionar, a única coisa que mudo é para Alternate Orbit para navegar com os mesmos butoes do rato ala Maya, mas usando a tecla S e nao o ALT.
Aprendam primeiro o minimo do programa e daqui a uns meses mudem entao os shortcuts para o que quiserem, é o meu conselho
Isso que falas nao me acontece, mas procura por backface Culling nos manuais
ps: Já agora no metodo normal do XSi pa selecionares polys by pick é a tecla U que só seleciona o que tá de frente para ti, o Y é para fazeres Selection e ai selecionas tudo. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 1:07 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Mensagens: 292
Local/Origem: lisboa
|
Obrigado pela rapidez da resposta!
Era mesmo isso, backface culling. Agora o tempo vai dar para muito mais. Para já isso dos atalhos não me chateia muito e consegui achar as funções necessárias. Esta do backface culling era a que me roubava mais tempo. |
|
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 2:05 pm |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
|
E se carregares no I, acontece o mesmo, mas para edges ou vertices.
Eu tb faz um mesito k tou a workar com o XSI, e tou a gostar bastante, sinto falta de algumas cenas do Max, mas consigo viver sem elas, o XSI é mto versatil.
Eu ao principio tb tava a usar a cena do Maya, mas o Sil3 deu-me a volta!
E ele tem toda a razão, num instante te habituas ao S, para navegares a camera.
Tb te aconselho ires a File -> Keyboar Mapping, e mudares o k axares melhor para as tuas proprias hotkeys.
Por exemplo, euconfigurai para ser igual ao 3dsmax, QWER.
Q -> Select
W -> Move
R -> Rotate
T -> Scale
|
_________________
Helder "hP" Pinto
www.helderpinto.com |
|
|
Voltar acima |
|
MALicivs |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 2:13 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 23 Mar 2005
Mensagens: 397
Local/Origem: Estoril
|
[HP] escreveu:
Por exemplo, euconfigurai para ser igual ao 3dsmax, QWER.
Q -> Select
W -> Move
E -> Rotate
R -> Scale
|
_________________ http://www.ididitforthepoly.com/ |
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 2:49 pm |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
|
What? lol
é assim mesmo, E para a rotate tool, e R para o scale. |
_________________
Helder "hP" Pinto
www.helderpinto.com |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 2:56 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
|
Então e agora onde carregas para aumentares/diminuires o pincel de pintar Weights? Que é o R por default se tiveres qq tool que pinte Weights selecionada...senao o R serve para fazer RESET à viewport
O "Q" é para chamar a Render Region....
Habituem-se ao X (Scale) C (Rotate) e V (Translate) |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 3:52 pm |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
|
Eu nunca uso isso man, nos aki so fazemos low poly, e mesmo que quisese pintar Weights, em 5seg fazia uma hotkey kalker.
A render region raramente uso, mas tenho o f12.
Eu gosto mto de usar o qwer, mas lá está, é a minha opiniao pessoal!
Provavelmente as hotkeys originais foram pensadas para um melhor uso com o XSI, mas eu cá nao me consegui habituar ao, X (Scale) C (Rotate) e V (Translate), foram mtos anos de Max! |
_________________
Helder "hP" Pinto
www.helderpinto.com |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 3:57 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
|
Em Low Poly não se pintam Weights?? Como pintas os Weight Envelopes? :p
Não é que eu seja fan dos shortcuts originais do XSi, especialmente do antigo Softimage em que se andava a tocar piano pelo teclado.... , mas é uma questão de se aprender a ferramenta tal como ela é, só por isso
Senão estou em erro o F12 é o default para Maximizar as janelas, coisa que eu mudei primeiro para o 0 no NumPad e mais recentemente para Alt + S, visto ter sempre o dedito em cima do S... soa estranho não soa..dedo em cima do "ése" |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qua Ago 22, 2007 11:37 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Mensagens: 292
Local/Origem: lisboa
|
Bem, de atalhos ainda só uso o ALT, Q, W, E, R e Space. Ah, e Ctrl+Z 4 life! |
|
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Qui Ago 23, 2007 12:05 am |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Ago 23, 2007 9:28 am |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
|
O Space Bar é pa deselecionar :p |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Qui Ago 23, 2007 10:05 am |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
|
Ya eu sei, mas para deselecionar, carrego num espaço em branco no viewport, á lá 3dsmax! |
_________________
Helder "hP" Pinto
www.helderpinto.com |
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qui Ago 23, 2007 11:21 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Mensagens: 292
Local/Origem: lisboa
|
Também descelecciono clicando fora da àrea seleccionada. Para mim o Space é para escolher qual viewport maximizar e sinceramente, dá-me imenso jeito. |
|
|
|
Voltar acima |
|
toiga |
Colocada: Qui Set 13, 2007 6:50 pm |
|
|
Registo: 15 Fev 2006
Mensagens: 13
|
Boas,
A configuração base do XSI é a melhor. Já tentei trabalhar em QWER já que agora sou obrigado a trabalhar em simultâneo com XSI e MAYA(para mal dos meu pecados) e não compensa. O trabalho é mais lento. Não é por estar mais habituado ao XSI mas depois de trabalhar e animar em MAYA 6 meses, já posso afirmar ter termo de comparação e XSI é melhor. A cena do space é a unica coisa que admito ser bem esgalhada mas mesmo assim...
Greyfox, depois tens de me mostrar as cenas que tás a fazer, lá na escola. |
|
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qui Set 13, 2007 9:53 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Mensagens: 292
Local/Origem: lisboa
|
Neste momento estou a seguir um video tut de um avião da WWII e a fazer o que eles vão dizendo, ainda não há nada a que eu possa chamar "meu". A seguir, mais video tuts. Até estar à vontade e fazer algo de impressionante, ainda falta um bocadinho.
...mas isto sózinho em casa, nada a ver com escola. |
|
|
|
Voltar acima |
|
|