Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  W.I.P. 3D  ~  Raptor_Walkcicle

Nightwalker
Colocada: Sex Ago 03, 2007 10:00 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Ok, todos temos os nossos momentos Jurassic Park Laughing este é o meu:

O rig e o modelo não são meus:

http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=2690

Turntable no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=oi9uBD_0PYA

Um rar com front, side, perspective:

http://rapidshare.com/files/46808401/Raptor.rar.html

Agradecia coments em como finaliza-lo e melhorar, o sacana deu mais trabalho do que eu pensava Laughing e quero voltar aos meus outros wips Smile

Cheers

Colocada: Sáb Ago 04, 2007 10:09 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
É pá, sim senhor! Estás a ir lá. A cauda está um mimo.
Vou tentar criticar do mais geral até aos detalhes.

O primeiro problema é o timing. Está demasiado lento e tudo ao mesmo ritmo.
A root/hips num walk, seja do que for, não sobe e desce á mesma velocidade. Normalmente é como uma bola aos saltos; desce rápidamente, faz um rebounce no chão, sobe e perde energia e volta para baixo com a gravidade.
Tenta meter isso nos teus walks.

Os pés também não deve ter um movimento uniforme constante.
É mais tipo pendulo. Quando o pé sai de trás, acelera, passa rapidamente pela "passing position" e desacelera para pose de contacto.

O joelho é que leva a perna para a frente, não é o pé.
Isto é uma cena lixada e conseguir fazer bem em cg por causa de se usar IK nos pés.
Embora estajas a controlar a perna atraves dos pés tens de te lembra que fisicamente o que leva a perna para a frente é o joelho.

Quando o pés está atras e inicia o movimento para afrente é de forma progressiva. Na verdade o movimento de passagem do pé começa na pose UP quando o calcanhar começa a sair do chão.

Bem se alterares isto depois vais ver que o resto ja não funciona correctamente ( braços, causa, cabeça) pois está tudo ligado e tens de ajustar tudo.
Não sei qual é o teu processo para animar walks. Eu faço pose-to-pose porque posso ver como está a ficar e fazer alterações rapidamente sem muito esforço. Alterar um walk despois de "acabado" é muito dificil, até porque, na maior parte das vezes, é praticamente frame-by-frame.

Tenta fazer um pose -to-pose e mostra aqui antes de ir polir a cena. Vais ver que é mais facil criticar e ajustar.

inté

Colocada: Sáb Ago 04, 2007 1:08 pm Responder com Citação
Citação:
O primeiro problema é o timing. Está demasiado lento e tudo ao mesmo ritmo.

Sim... Como é uma criatura pesada fiz o cicle de 1 a 49 (24 fps), posso tentar arranja um valor entre os "normais 32 e 48 frames, vamos ver é se o consigo fazer agora sem recomeçar tudo de novo Confused . Quando dizes ao mesmo ritmo queres dizer que devia ter mais ofset entre as vária partes? Por exemplo a cabeça tem 3 frames de ofset em relação ao cog.

Citação:
A root/hips num walk, seja do que for, não sobe e desce á mesma velocidade. Normalmente é como uma bola aos saltos; desce rápidamente, faz um rebounce no chão, sobe e perde energia e volta para baixo com a gravidade.
Tenta meter isso nos teus walks.

Alterei o up/down, esta area sempre foi das que achei mais complicadas até para transmitir a noção de peso. Esta é a minha curva agora:

Citação:
Os pés também não deve ter um movimento uniforme constante.
É mais tipo pendulo. Quando o pé sai de trás, acelera, passa rapidamente pela "passing position" e desacelera para pose de contacto.

Alterei um pc, é algo mais assim?

Citação:
O joelho é que leva a perna para a frente, não é o pé.
Isto é uma cena lixada e conseguir fazer bem em cg por causa de se usar IK nos pés.
Embora estajas a controlar a perna atraves dos pés tens de te lembra que fisicamente o que leva a perna para a frente é o joelho.

Ui.. that's tricky... mas tens razão, tem toda a lógica... neste rig não dá, mas num rig com pernas ik/fk será boa ideia animar em fk quando o pé está no ar e pasar para ik na contact pose ou estou a complicar ?

tentei ajustar sem ter de voltar ao inicio...

http://www.youtube.com/watch?v=X7-Me9qGmqI

O timing total posso facilmente ajusta-lo no mixer no final, agora essa dos joelhos...
Confused

Obrigado pela ajuda, eu posto ainda hoje

Colocada: Sáb Ago 04, 2007 4:34 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Podes andar a mexer nas curvas todas mas se não alterares o timing todo não te vais conseguir livrar do feeling de falta de peso que tens nesse walk.
Por isso é que eu disse que seria lixado alterar e fazer correçoes agora.
Quando se está a tentar polir algo que na sua base não está a funcionar bem a unica coisa que vais conseguir ter é uma dor de cabeça.

Não tenhas medo de puxar mais pelo timing e de meter mais keys para trabalhar os ease-in and out.
Um ciclo de 49 é muito lento... Ok, o bicho é grande e pesado mas tb tem altas musculos. É como o hulk...

As curvas é mais nessa onda mas podes tentar puxar mais por elas tipo assim:

foot.jpg
 Description:
 Filesize:  40.35 KB
 Viewed:  259 Time(s)

foot.jpg

root.jpg
 Description:
 Filesize:  41.8 KB
 Viewed:  277 Time(s)

root.jpg

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
yen3D
Colocada: Sáb Ago 04, 2007 5:35 pm Responder com Citação
Aqui fica uma sugestão do timing. (são as tuas poses. Apenas fiz print screen e editei num programa de pencil test).

o timing é:

1 --- 5 --- 9 - 11 -- 14 --- 18 --- 22 -24 --27(=1)

raptor_yen3d.mov
 Description:

Download
 Filename:  raptor_yen3d.mov
 Filesize:  51.29 KB
 Downloaded:  462 Time(s)

Nightwalker
Colocada: Sáb Ago 04, 2007 7:07 pm Responder com Citação
Thanks Cool Ui estava a rondar o cicle do 40 e tal frames realmente baixando muda bastnte as coisas.

No entando achei 1 a 27 um pouco frenético acho que vou optar por 1 a 31, que achas ?

right030_v2.mov
 Description:

Download
 Filename:  right030_v2.mov
 Filesize:  244.96 KB
 Downloaded:  427 Time(s)

right027.mov
 Description:

Download
 Filename:  right027.mov
 Filesize:  217.46 KB
 Downloaded:  466 Time(s)

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Nightwalker
Colocada: Sáb Ago 04, 2007 7:27 pm Responder com Citação
Pera lá, so agora é que reparei nos espaçamentos entre os frames... Rolling Eyes deixa-me estudar isso melhor...

Colocada: Sáb Ago 04, 2007 8:40 pm Responder com Citação
Bem, vou dar este como "final" por enquanto...

http://www.youtube.com/watch?v=_gCOqNO3f24

Colocada: Seg Ago 06, 2007 9:35 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Nao ta nada mau nao senhor Smile

Eu só daria mais enfase ao cima--abaixo do pelvis e retiraria um pouco do efeito pendulo na cabeça, acho que tá um pouco exagerado... visto que os avanços cientificos nos dizem hoje em dia que estes bichinhos sao os antepassados das aves, olha para as galinhas a andar e vais ver que elas puxam a cabeça pa frente (atraves do movimento do pescoço) mas a cabeça nao anda acima--abaixo como tu animaste.

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Nightwalker
Colocada: Seg Ago 06, 2007 11:10 am Responder com Citação
Thanks, vou tentar fazer mais alguns ajustes hoje. Os ficheiros vão chamar-se "final, finalísimo, finalísimo_fix_01" e por aí fora Laughing

Colocada: Seg Ago 06, 2007 11:45 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Finalissimo_Acabado_FinalMESMO_05

I Know what you mean Laughing

Cool

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Pixelwelder
Colocada: Ter Ago 21, 2007 3:39 am Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
mpalma
Colocada: Sex Ago 31, 2007 1:21 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Não queria estar a criticar ,fiquei foi a pensar que vi um ultimo update da anim o qual creio que não ficou muito bem, curto mais ver a primeira animação do que a ultima,juntar as duas seria o ideal.

Teria que estar novamente a avaliar técnicamente os movimentos todos do corpo do bixo,e em que condições de ambiente este se encontra,recordo que pareceu me que ele está um pouco rápido a caminhar....

fkm bm

Colocada: Sex Ago 31, 2007 1:41 pm Responder com Citação
Se eu posto aqui é p ser criticado Wink ao dizeres juntar as duas queres dizer mais rápida que a primeira e mais lenta que a ultima?

Colocada: Sex Ago 31, 2007 3:56 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Hi, é assim estive a ver os videos todos e devias meter o que está no youtube noutro link!, o Animal que é ,tem determinadas características as quais não se sabe ao certo ,faz se uma ideia dos seu movimentos determinados pela sua estrutura ossea, ora com isto tens os principios básicos para animar esse suposto " dinossauro", a personalidade que este poderia ter para poder criar movimentos próprios dele,creio ser um pouco dificil embora se saiba que algumas espécies tinham caracteristicas próprias,o que nos diz como devemos e podemos animar a criatura.

Este que fizeste tem aspecto de ser carnívoro e algo parecido com um T-Rex ,sabe-se nos dias de que hoje existiu vários derivados do famoso T-Rex,o que pouco ou nada pode influenciar seus movimentos.

Agora a crítica à última animação,cometi um erro por nao ter visto o video do youtube Confused pois nele está o que eu queria ver,embora as pernas quando chegam a trás tem uma paragem brusca e depois segue o movimento para a frente,deve estar ali uma frame ou duas a limitar o movimento natural do andar,a cauda dá o aspecto de ele andar descontraido e claro que ajuda-o a balancear o movimento do corpo todo embora a extremidade da mesma talvez esteja um pouco exagerada,e a falta de animação dos músculos prejudica a visualização dos movimentos que estão feitos.

fk numa boa

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens