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< XSI ~ Velharias |
VirtualFM |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 5:01 am |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Aproveitando o facto de haver uma nova área com uma pequena limpeza que ando aqui a fazer em casa, aqui ficam umas preciosidades:
O Softimage já dava umas cartas jeitosas em 1995 (a revista data de Jan de 96).
E é favor agradecer à MS o facto de podermos usufruir deste programa, pois foi um dos percursores da migração de SGI/Unix para PC/Windows.
PS: Não digitalizo o resto do artigo do Jumanji porque são uma carrada de páginas que dão uma trabalheira a digitalizar e pouco adiantam... coisas como "Ah e tal, cada animal demorou em média 7 semanas a fazer..." e "Os macacos demoraram um ano a completar, sendo os primeiros 2 meses apenas para definir o look...". Outros tempos! |
_________________ Fernando Martins
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Sil3 |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 11:53 am |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
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A Microsoft comprou o Softimage com o único intuito de o portar para Windows NT e assim dizer que trabalhar em 3d em ambientes Windows era possivel.
Assim que foi feito o port...o Softimage foi vendido à Avid. |
_________________ Sil3
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Nightwalker |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 1:00 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
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VirtualFM |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 3:32 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Sil3 escreveu: A Microsoft comprou o Softimage com o único intuito de o portar para Windows NT e assim dizer que trabalhar em 3d em ambientes Windows era possivel.
Certo, e por isso mesmo lhes devemos agradecer. Foi isso que eu disse.
Senão andávamos por aí a comprar estações de trabalho que custam o mesmo que um carro! Lembro-me de ter chegado a pensar em pedir um empréstimo ao banco para, em vez de comprar um carro, comprar um SGI Indigo qlqr-coisa. Se o tivesse feito, provavelmente teria andado a pagar (e usar!) aquilo durante o tempo de vida de 2 ou 3 PCs "normais". |
_________________ Fernando Martins
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Sil3 |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 3:37 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Pois custavam...mas...não nos podemos esquecer que eram maquinas feitas para empresas e grande volume de trabalho...e nao para gajos em casa vestidos de pijama o dia todo a brincar ao 3D e volta e meia a dar tiros no HalLife 1 |
_________________ Sil3
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Nightwalker |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 3:41 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Acho que o boom dos jogos para pc, a concorência entre fabricantes de placas gráficas e o Quake e suas infindáveis imitações tiveram bem mais importância do que o soft 3d em windows.... que muito pouca gente chegou sequer a usar. Por exemplo os grandes estúdios saltaram de Sgi Irix para x86 linux sem parar no windows pelo caminho... |
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Sil3 |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 3:53 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Sim tambem partilho da opinião que foram os Gamers que fizeram com que as coisas baixassem para preços que quase qq um pode suportar.
Depois em inicios de 2000 a NT foi a primeira companhia dos 4 Grandes a baixar o preço do seu pacote de 3D para 1500 dolars, seguindo-se a Alias baixando o preço do Maya para 2k...sim a NT foi a primeira por 1 semana.. se a NT sabia da decisao da Alias ou não continua em especulação... era bem provavel que soubesse, mas de qq das maneiras foi a primeira a baixar o valor do seu software de 2500 para 1500, tendo vindo sucessivamente a baixar ate os 800 dolars que esta hoje em dia.
Claro que com a redução do Maya Complete para 2K realmente houve uma revolução no 3D, o "grande" Maya só acessivel a algumas empresas estava acessivel a qq pessoa e especialmente aos novos estudios que se estavam a formar e que passaram a contar com o Maya como seu principal software na pipeline. |
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VirtualFM |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 4:20 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Sil3 escreveu: Pois custavam...mas...não nos podemos esquecer que eram maquinas feitas para empresas e grande volume de trabalho...e nao para gajos em casa vestidos de pijama o dia todo a brincar ao 3D e volta e meia a dar tiros no HalLife 1
Pois, pois...
Segundo esta relíquia: http://www.futuretech.blinkenlights.nl/pcw5-93i2.html esta maquineta com uns espantosos 96Mb de RAM e 240 de disco, custava £34000, ou seja, uns 50K€ ou, na altura, 10 mil contos. Se eu pensava em investir o equivalente a um apartamento T1 (na altura) num computador, de certeza que não seria para jogar ao HL1 (que só sairia dali a 5 anos).
Quanto ao "grande volume de trabalho" das empresas, quando em 1996 (3 anos depois disto!) andei por essas produtoras fora a mostrar a minha primeira demo reel, o que mais vi, quando me mostravam as instalações, era estações de trabalho SGI numa das seguintes condições:
-numa sala fechada e sem ninguém lá a trabalhar. Não diria "às moscas" porque as moscas não gostam muito de ambienbtes com ar condicionado. Chegaram a ligar o computador para mim, para eu "ver a máquina a trabalhar". Basicamente era um produto de show-off tipo "viram? viram? Nós tb temos uma SGI!" independentemente de terem ou não trabalho para ela.
-numa sala normal, mas com o equipamento coberto com uma lona. Sim que era equipamento caro (obviamente!) e não era para ser usado por qlqr um. Além de que ganharia pó por falta de uso caso estivesse a descoberto. Parece que numa média de dois em dois meses vinha um gajo de Inglaterra para fazer uns quantos spots (para fazer render a viagem) e dar utilização ao material.
Quanto à evolução, Nightwalker, é claro que o avanço das placas gráficas deu um grande impulso, mas foi graças aos portes de programas como o Softimage que levou à consideração dos PCs com Windows como uma alternativa aos sistemas Unix. É que foi depois desse arrojado golpe da Microsoft, que depois surgiu o Max, em 1996, e, salvo erro, o Maya em 1997. |
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Sil3 |
Colocada: Qui Jul 26, 2007 4:35 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
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FM acho que te estás a esquecer que nas Produtoras quem tem essas maquinas e ja as tinham em 96 e fins de 80s é que nessa altura nao havia After Effects nem Combustions ... os Pcs eram um nojo para mais alguma coisa que nao fosse bater texto num programeco qq de contabilidade...
Consegues imaginar o que é teres o cliente atras de ti horas fio a ver-te trabalhar numa estaçao dessas e teres de mostrar em REAL TIME 2-3 ou mais videos em streaming com FX em realtime?
Hoje possivelmente ate consegues com discos SATA e Raids etc...e em 96?
Sim as máquinas eram carissimas, mas os budgets de 1-2 trabalhos pagavam isso, se hoje em dia ainda existe razão dessas máquinas existirem? Sim existe...não ves grandes produções cinematograficas a usarem AE como Compositor principal..será que eles nao se preocupam com os gastos? Ou será pq sabem que aquelas maquinas e software vão fazer o que eles querem sem terem de andar depois a adquirir toneladas de plugins?
Quanto ao nao teres visto as estações de trabalho a serem usadas...isso não quer dizer nada...tambem vejo muitas vezes aqui de dia as suites de Flame, Smoke, Eq e Combustion sem ninguem la...mas de um momento para o outro ficam ocupadas semanas a fio com fins de semana à mistura... podes ter ido nos tempos "mortos"..ate pq se fosses nos tempos de muito trabalho por certo nem te mostrariam no que estariam a trabalhar
Anyway...o que eu quero dizer é...se existe mercado para vender um producto a X preço...ha alguma coisa que me diga que tenho de o vender muito mais barato para ser um "porreiraço"?? Claro que não... se te pedirem logotipos a rodar e conseguires viver disso a 15000 euros (por exp) por trabalho irias baixar só pq querias ser "amigalhaço" do teu cliente?? sim sim.... baixarias quando aparecesse concorrencia a fazer o mesmo ou melhor que tu por preços mais baixos...até la mantinhas ou aumentarias o teu preço... |
_________________ Sil3
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