|
Autor |
Mensagem |
< XSI ~ XSI vs Other 3D apps |
[HP] |
Colocada: Qui Jul 19, 2007 8:57 pm |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Local/Origem: inbicta
|
Hey people...
Bem, um certo individuo aqui do forum, disse-me numa conversa do MSN, que aprender XSI nesta altura é uma boa aposta para o futuro, eu fiquei intrigrado... Nada melhor do que abrir uma thread relativa a isto.
Ja se sabe, que neste assuntos, cada um puxa a brasa pa sua sardinha, mas sinceramente, gostava mesmo de saber as vantagens e as desvantagens do XSI comparado a todas as outras aplicações 3D que andam por aí... |
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sex Jul 20, 2007 1:11 am |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
A única coisa que geralmente muda a sério são os botões. Porque a tecnologia raramente vem dos developers, mas sim de R&D feita no meio por outras pessoas e depois todos os developers mais tarde ou mais cedo as adaptam.
Não vale a pena usarem argumentos sobre o Jos Stam pq esse é um caso à parte. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Jul 20, 2007 9:10 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
?
Se interesa a alguem posso contar a minha experiência...
Comecei nisto do 3d no Max 4.0 (se tirarmos o Povray e uns modeladores marados freeware...), quando fui estagiar tive de aprender Maya (4.0), fiquei... ena ena.. isto é outra coisa... quem já fez a transição de max para maya sabe do que estou a falar....
Mais tarde decidi aprender XSI e fiz aquelas coisas do Pacman e do Capuchinho, adorei o programa, foi fácil de aprender, tudo tinha lógica, a interface é consistente, leve e bem pensada, tudo fuciona com tudo, etc...
Depois vim para a Pura e voltei ao Max... Ui... Que choque lol, parece um dinosauro, um milhão de peças coladas com fita adesiva, interface pesada, janelas a saltarem por todo o lado Se alguem teve a experiência de voltar ao max de outra app qualquer vai entender-me :
Fazem todas o mesmo, o modo como o fazem é que faz a diferenca...
cheers |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sex Jul 20, 2007 9:47 am |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Jos Stam é o gajo do n cloth e do maya fluids. Faz R&D na alias (agora parte da autodesk) |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Jul 20, 2007 11:15 am |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Acho o titulo da thread demasiado forte...vai originar certamente algumas flamewars de um ou outro user
Eu entrei no Xsi depois de ter usado o LW por alguns tempos, e claro está as diferenças são demasiadas para estar a entrar em pormenores.
Se o Xsi será um programa de "futuro"...não sei, até pq isso é muito discutivel, poderia se calhar apostar mais em dizer que um programa de futuro seria o Houdini por exemplo, pq tem uma maneira completamente diferente de trabalhar, e para a qual todos os programas estão a convergir: Nodal
Guiando-me pelo AGORA, que é o que interessa mais... o pq de se usar XSi ou de o integrar numa pipeline:
- Animação e Character Animation 5 estrelas:
Sendo já um legado do antigo Softimage, o Xsi apresenta-se como a tool para Character Animation por excelencia, todo o processo de Rigging e Animation em si é deveras excelente.
O Motion Mixer é simplesmente genial, coisa mais parecida com editar clips de video, só que sao clips de animação, em que altere eu o que alterar, nunca estrago nada
- Non Destructive Workflow:
Posso alterar uma mesh (adicionar/remover/mover geometria) ou retirar adicionar Bones, re-pintar Weights a qq altura que nao vou estragar ligação nenhuma nem perder animação.
- 500 euros a versão mais basica
Só não trás as Rigid Bodie Dynamics, Hair, Composer e o Syflex, de resto tem tudo o que é necessário para trabalhar em 3D.
- Excelentes Modeling Tools
Polygons e Subds é tudo o mesmo ala LW e Modo...nada de Editable Polymeshs e Subds diferentes de polygons... ou la como querem chamar a workflows do seculo passado que em nada são intuitivos....
- Render Managment
- Export para todas as Main Applications com Crosswalk (em formatos Collada ou FBX) e com o Point Oven ( incluido no Xsi mas tem de ser comprado por 99 dolars para outros progs, uma licensa serve para todos os programas.)
Os pontos fracos, pelo que me apercebo serão neste momento as Dynamics de particulas, falta de fluidos e o preço das licensas de render de Mental Ray...que a Mental Images realmente bem F****** a Softimage com aquela coisa dos unlimited render nodes no MAX... pode ser que alguém aprenda que um ponto crucial de um software 3d nao pode estar tão dependente assim de terceiros...isto até agora tem prejudicado mais a Softimage do que ajudado, pelo menos a nivel de Big Studios em que precisam de usar Renderman ou querem usar o que lhes apetece sem ser o Mray... o renderman for XSi deve estar a sair e de certeza que nesta Sigg irá haver novidades sobre isso e sobre o novo sistema de particulas do XSi
Em relação a R&D... a Softimage não é das companhias que só vai ver Sigg papers e depois adapta os estudos para meter no XSi, o Softimage foi o primeiro software senão estou em erro a ter IK, a Softimage desenvolveu em conjunto com grandes estudios um software de Facial Animation, certo que não é barato, mas aquilo não foi feito a pensar em lojecas de 4-5 pessoas, mas sim em grandes empresas, mais directamente as empresas que ditam as regras de special FX
Aliando as novidades das ultimas 2-3 versões, como o GATOR para transferir atributos e animação entre objectos que ate podem nem ser nada similares, um MOTOR um Crosswalk que pode ser sacado livremente do site da Softimage... analisando tudo isto acho que neste momento a Softimage em conjunto com a Pixologic são das empresas do ramo que mais inovam em vez de andar só a adaptar estudos previamente feitos. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Jul 20, 2007 12:09 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: renderman for XSi
Estás a falar de um plug da Pixar tipo o renderman for maya ou de um link feito por terceiros? |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Jul 20, 2007 12:32 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Falo disto mas para XSi:
https://renderman.pixar.com/products/tools/rfm_webinfopage.htm
Há quase 1 ano atrás um Business Director da Pixar veio ao XSi Base perguntar se havia interesse da parte dos XSi users num Renderman for Xsi... a resposta foi mais que positiva, ou seja, ha pelo menos 1 ano que eles sabem que era coisa que muita gente compraria varias licensas, por isso acredito que esteja a ser desenvolvido. Podem ler mais sobre isso aqui:
http://www.xsibase.com/forum/index.php?board=1;action=display;threadid=26886
Existem já pelo menos 2 programas que transcrevem a render tree do XSi para Renderman compliant renders (renders que usam as mesmas especificações do Renderman da Pixar), como o XSiMan (comercial mas free em beta que pode ser usado agora) e um outro, o Affogato (free), feito por um ex TD da Rising Sun Pictures e virado para render TDs e não para regular users, o XSiMan está mais virado para o regular user.
Links:
XSiMan:
http://www.graphicprimitives.com
Affogato:
http://sourceforge.net/projects/affogato |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Jul 20, 2007 1:18 pm |
|
|
Veterano
|
Espero que tenhas razão seria um boost importante... |
|
|
Voltar acima |
|
Blackjack |
Colocada: Sáb Jul 21, 2007 2:32 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 09 Jan 2007
|
Vim cá dar o meu bitaite, pq por acaso hoje tive a ler um artigo sobre o assunto na 3dworldmag do mes passado e concordo c td q li e resumidamente o melhor software que se pdoe ter é o q melhor satisfaz as nossas necessidades e espectativas.
Começei no max 4.0 e sempre gostei de trabalhar com ele (até ao max 6ou7), se bem q na altura tava totalmente verde, e numa fase de aprendizagem td é dificil de aprender e faz mts cabelos brancos. Entretanto a situação mudou e tive de comprar 2licenças..Antes de comprar alguma coisa, testei o lw mas sinceramente até o tutorial para tótós q arranjei foi complicado, qt mais fazer uma simples primitiva, pôr 1 preset material e fazer um simples render. tenho a certeza q eu é q fui noob, e o programa é com certeza mais facil de usar do q parece. curiosamente, este ano passado o lw foi dos programas mais usados por gente nova no meio 3d, com imensa adesao na america do sul ( lá como cá o povo é pobre!), e pelos visto este ano vai sair o 1º filme de animação 3d "á séria"feito unicamente em software open source, realizado por argentinos...
Se dá pra fazer 1 filme com qualidade ,totalmente em LW, é pq tem td q precisa, penso eu de que...
Após o lw, falaram-me mt bem do xsi,testei a demo e a curva de aprendizagem foi incomparavelmente mais rápida no xsi do que no max, mas tb ja tinha os conhecimentos basicos assentes...Tb tive a sorte de ver os tutoriais certos (da DT), tanto é q eles agora oferecem o dvd para starters na venda de qualquer versao de xsi desde a versao 6.0 . Numa semana tava a fazer as mesmas coisas q fazia no max, mais rapido e mais bem feito.
Ha montes de features espetaculares no xsi, mt lógicas e intuitivas...adoro o facto de td ser configuravel nos menus q queres ter, nos scripts a la carte,materiais por nós,subprojections nos uv's, e mts etc's,Mas principalmente o que adoro mesmo no xsi sao os 500euros por licença!! . De mau tem os crashes (nao tao raros como isso) , com alguns comandos e procedimentos, mas q sao resolvidos na versao seguinte normalmente, e ja agora justiça seja feita, o suport da softimage é do melhor q conheço..
Nunca cheguei a testar o Cinema da Maxom, pq simplesmente fiquei satisfeito c o xsi, mas diz-se q é o programa mais parecido na globalidade com o xsi, para o tipo de trabalho q faço (modeling/texturing)....e tb custa á volta dos 500euros.
Mas ha pequenas coisas q tinha no max q sinto falta,
por ex os modifiers na modelaçao poly eram mt mais completos e variados,e em geral tinha-se mais ferramentas.
Mas como disse inicialmente td depende do queremos fazer e do q exigimos do programa...Eu tou mais q satisfeito |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sáb Jul 21, 2007 10:22 am |
|
|
Veterano
|
Blackjack, não está a confundir o lw com o blender ? O filme de que falas é o "Plumiferos" http://www.plumiferos.com/ e é feito em Blender. Vamos ver no que dá... Parece um bom esforço de uma equipa motivada mas sem experiência, boa sorte para eles. |
|
|
Voltar acima |
|
Blackjack |
Colocada: Sáb Jul 21, 2007 1:13 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 09 Jan 2007
|
É o blender claro, n é o lw...obrigado pela correcçao, é o q dá escrever posts ás tantas da manha |
|
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Ter Jul 24, 2007 10:53 pm |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Local/Origem: inbicta
|
Lol, ah... tava a ver, ja me tavas a comer o caco todo! xD
Realmente este plumiferos tem literalmente asas para voar bem alto, vamos la ver... Decerteza que está a ser uma experiência mto enriquecedora para a equipa, começa-se sempre por algum lado.
As far as I can tell, XSI parece-me ser muito bom!
PS. Ja agora, oh Nightwalker, que cenas são akelas que falaste do Pacman e do Capuchinho? Alguns tuts? |
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Jul 25, 2007 9:06 am |
|
|
Veterano
|
Lol não, são umas supercurtas que eu fiz se quiseres ver tão por aqui ou no meu blog (o primeiro post). |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved