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<  Animação  ~  Rig facial

yen3D
Colocada: Dom Jul 15, 2007 7:30 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Tenho tido algumas conversas pela msn sobre rigging e como sei que há algum interesse da parte de alguns users, decidi postar aqui um rig facial em que tenho estado a trabalhar. Espero gerar algum interesse em rigging de personagem para ver se se fala mais sobre isso... só para variar Smile.

O que tenho tentado fazer é arranjar uma forma de fazer um rig facial que implique o minimo de blendshapes ( morphs) e pouco skin weighting.

Eis o resultado ainda com alguns ajustes a fazer : http://yen3d.animationblogspot.com/files/2007/07/miaufacerig.avi

O que se vê é feito com esta tecnica: http://keithlango.com/video/FaceGUI_Demo.mov

Com este sistema pode-se fazer qualquer expressão sem se estar limitado á blendshape ou morph target.
Despois o contra ponto é que cada vez que se quer fazer uma pose tem de se fazer tudo á mão ( ao contrario de ter morphs directos tipo: smile, frown...). Por isso é que tem a shelf/window que permite guardar poses.
Com poses suficientes cria-se um sistema com a rapidez dos morphs e a flexiblidade dos controls locais.

Scripts:

SoftMod tool : http://www.highend3d.com/maya/downloads/mel_scripts/modeling/misc/softMod-Manipulator-3788.html

djRivet:
http://www.highend3d.com/maya/downloads/mel_scripts/polygon/djRivet-mel-4338.html

zooTrigger
http://www.highend3d.com/maya/downloads/mel_scripts/animation/zooTriggered-2661.html

icon2shelf:
http://www.highend3d.com/maya/downloads/mel_scripts/animation/oaIcon2Shelf-3760.html

shelfwindow:
http://www.highend3d.com/maya/downloads/mel_scripts/interface_display/ShelfWindow-4281.html

Espero que isto ajude em alguma coisa. Mesmo para quem não é user de Maya podem tirar algumas ideias e tentar adaptar a outro software.

cheers

Ricardo

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Nightwalker
Colocada: Seg Jul 16, 2007 9:17 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Um sistema interessante faz-me lembrar o rig gratuito do mrsolo para xsi

http://www.mrsolo.com/mrs_edgard.html

Outra tecnica que achei interessante foi usar um rig facial só para criar as blendshapes, retirando assim a necessidade de ser facimente animavel (keyable).
Claro que assim perdes as vantagens do sistema que tu mostras Wink

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comanight
Colocada: Ter Jul 17, 2007 8:29 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
cool !! logo agora que me vou iniciar a sério em rig e animation Wink

pelo que vi do gatinho é uma forma muito mais "ao meu estilo" que o que aprendi com a digital tutors. Neste pc ainda so vi o gatinho mas tenho k ver ai os links que mandas-te.. Wink

quando começar vou mostrando. em principio vou-me mandar pra este robot modelado por um amigo meu.

cya

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Nightwalker
Colocada: Qua Jul 18, 2007 6:05 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Curto o modelo Cool Não sei é se um robot vai precisar de um rig facial mt elaborado Rolling Eyes Laughing

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comanight
Colocada: Qua Jul 18, 2007 6:46 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
mas ter luzes vermelhas a passar a dizer "kit vem mi buscar " conta? Laughing
Mas agora a falar mais a sério, vou tentar fazer um rig destes num free model qq da net a ver se percebo melhor como funciona.

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yen3D
Colocada: Qua Jul 18, 2007 9:31 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Cool...depois vai postando o processo.

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spurv3d
Colocada: Qua Jul 18, 2007 10:48 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
Mto fixe!

eu ja tinha visto esse video ha algum tempo, mas achei que era demasiado estranho, principalmente aquele softMod que cria aqueles nodes todos, e então nem experimentei, mas agora fiquei com mais pica.

Fizeste tudo igual ao que ele fez? As ligações no Hypershade? N será melhor com o connect mesmo? E em vez do softMod marado, n dá um cluster?... n sei estou só para aqui a pensar alto, vou ver se amanha experimento.
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yen3D
Colocada: Qui Jul 19, 2007 7:42 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Oi.

Basicamente segui o que o keith fez.
So em algumas ligações é que não usei o +-A porque não ha necessidade a não ser que se queira ter um control a mover outros controls por adição.
A razão por usar os nodes é que aquilo não é uma ligação directa. Em quase todos os controls o valor é multiplicado, dai usar o multiplyDivide, para que o controler tenha um feeling mais agarrado á mesh.

O softMod marado edita-se com muito mais facilidade que os clusters e não tens de andar a agarrar pontos. Aquilo parece complicado e tem mesmo bue cenas por debaixo mas não tens de usar nada daquilo. Quando aprendes a mexer nele é uma maravilha e mesmo que não uses como eu usei para fazer deformações directas podes usar so para modelar blendshapes. Dá uma olhada e dedica algum tempo, vais ver que não queres outra ferramenta!!!

inté

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comanight
Colocada: Seg Set 17, 2007 4:58 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Boas!

finalmente cheguei à covilha e com net em condicoes consegui fazer o download do video, pus maos à obra mas cheguei a um impasse.

chegando à parte de seleccionar s nurbs sphere e a face e depois accionar o dj rivet, em que de seguida é suposto criar o follicle e a sphere ficar "agregada" à face, simplesmente nao cria o follicle e e por ai adiante, ou seja, alguma burrice é.

yen como é k carregas-te o .mel para shelf? é que eu abri o djRivet.mel no script editor, select all e middle mouse para a shelf.

era suposto funcionar ou não é a forma correcta de o fazer?

cumps

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yen3D
Colocada: Seg Set 17, 2007 6:16 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Tens o maya unlimited?

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comanight
Colocada: Seg Set 17, 2007 6:59 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Sim. estranho não?

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yen3D
Colocada: Ter Set 18, 2007 8:04 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
tens de meter o ficheiro .mel na tua pasta de scripts c:/my doc/ maya/ 8.0 (ou outro)/ scripts

despois na linha de comandos escreves so djRivet e copia isso para a shelf.
se mesmo assim nao der, tenta fazer source ao script no script editor

eu so testei esse script no maya 7 nao sei se funciona no outro mas deve dar.

later

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comanight
Colocada: Qua Set 19, 2007 1:13 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
boas!

acabei mesmo agora de conseguir. não sei como consegui o que interessa é que ja consegui.

agora, tive a ver a versao do djrivet e esta é mais actual que a do keith, e esta pelo que percebi criou logo a parent constraint do controler para deixar os channels "free to animate" mas os meus tão bloqueados Evil or Very Mad
vou continuar a investigar..

obrigado yen por tudo ate agora.

video -> http://www.comanight.com/stuff/facerig.mov

(video onde mostro que quando fazemos o djrivet ele cria logo a parent constraint, e depois pra desbloquear os channels? )

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comanight
Colocada: Qua Set 19, 2007 3:29 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
mesmo nao tendo aquilo a funcionar avancei até ao softmod manipulator.. mais um problema porque os nomes nao apareciam para fazer a memship.. entao fui ver se era compativel com o maya 8.. conclusao só é ate ao 7..

http://www.highend3d.com/maya/downloads/mel_scripts/interface_display/ShelfWindow-4281.html

http://www.highend3d.com/maya/downloads/mel_scripts/modeling/misc/softMod-Manipulator-3788.html

este 2 só até ao maya 7, é que foi uma coisa que só reparei agora..

vou experimentar com o maya 7 para ver se é mesmo disso..

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