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romanus |
Colocada: Ter Jul 03, 2007 12:06 pm |
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Veterano
Registo: 11 Mar 2005
Mensagens: 875
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Fui ver este fim de semana e, apesar de não ser grande fã em relação à animação dos characters, está deslumbrante em termos de character design, ambientes, liquids simulations e, principalmente, o FUR!
http://www.cgchannel.com/news/viewfeature.jsp?newsid=6210
Depois de ler esta entrevista, fiquei muito curioso relativamente ao fur e como é feito em grandes produções. Se alguém tiver algum link interessante sobre este tema, please share. Ou mesmo conhecimento de causa
Cheers all |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
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unxetas |
Colocada: Ter Jul 03, 2007 2:29 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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nao sei grande coisa sobre o assunto, mas sei que aqui usam um conjunto de ferramentas in-house para criar o pelo e o "shave and a haircut" para o pentear.. O render eh sempre renderman..
Consoante o projecto tem varias opcoes, por exemplo em termos de dinamicas, usa-se o shave para coisas mais simples, porque parece que nao eh grande coisa mas eh simples de usar. Cenas mais complexas eram feitas com as dynamic curves do Maya, com as simulacoes aplicadas ahs guide curves do Fur. Entretanto desenvolveram um sistema novo de dinamicas para o Fur e acho que estao a usar isso a maior parte das vezes.
Pelo menos era assim ate ha pouco tempo atras. Sinceramente nao me lembro de nada que tenham feito que tenha sido extraordinario, mas tenho visto renders de um dos projectos em que estao a trabalhar agora que parecem muito, muito bons.. Nao faco ideia se continuam a usar o mesmo workflow ou se eh algo completamente novo. |
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bry |
Colocada: Ter Jul 03, 2007 4:23 pm |
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Primeiros passos
Registo: 30 Jun 2006
Mensagens: 143
Local/Origem: London, UK
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Hmmm... Shrek the Turd... tanta tecnica e tanto trabalho gastos num filme tao mauzinho...
Aqui na MPC usavam um software proprio chamaado Delilah para pelo. Ate agora nao vi grande coisa feita com ele, houve o lobisomem no Potter 3 e o o... coelhomem! no wallace and grommit, entre outros q n m lembro.
Actualmente temos outro software proprios, que estao a utilizar (e a desenvolver) em forca e com excelentes resultados, mas tambem ha que dizer que ha gente a 'pentear' criaturas ha mais de um ano no mesmo projecto, e existindo tanto tempo e tantos recursos nao tenho duvidas de que o fariam igualmente bem independentemente das ferramentas utilizadas.
bruno |
_________________ "How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?" |
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unxetas |
Colocada: Ter Jul 03, 2007 5:08 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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pois, acho que a questao passa mais por ai.. Todos dizem que desenvolveram ferramentas novas extraordinarias, mas no fim nada substitui o tempo e trabalho feito a la pate. |
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VirtualFM |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 1:44 am |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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bry escreveu: Hmmm... Shrek the Turd... tanta tecnica e tanto trabalho gastos num filme tao mauzinho...
Bom, não é assim tão mau, mas realmente é um bocado desconchavado, ou seja, achei a história uma manta de retalhos que não estavam propriamente cosidos uns aos outros.
Mas tecnicamente, valha-me Deus! É que ainda por cima tinha revisto recentemente (menos de 3 dias antes) o primeiro Shrek, e a diferença de qualidade é abissal! Desde as texturas, ambientes, pêlos, roupas, simulações etc, é impressionante!
A única coisa que me chateou é que há uma cena em que o Shreck está a desembarcar e fazem um grande plano da areia a ser lambida pelas ondas, e no preciso momento em que a água está a correr de volta ao oceano, aparece o pé do Shrek, que passa por nós. O pé pousa na areia e praticametne não faz mossa... sempre pensei que fosse suposto um ogre daquele tamanho pesar mais de 2 Kgs, mas pronot... Ainda por cima é a cena que mais aparece nos trailers e making ofs... Detesto-a!
Podem ver aqui tb:
http://www.vfxworld.com/?sa=adv&code=319b255d&atype=articles&id=3299&page=2
É ainda pior que a cena de promoção do Senhor dos Anéis (parte I) em que o Frodo está encostado a uma varanda em Rivendell, apreciando o belo matte painting... com a porcaria da armurada a dar-lhe pela cintura em vez de lhe dar pela testa (ou algo similar).
Quanto ao pêlo, pois é como o bruno diz: o tempo que se perde com as coisas é muito importante!
Em termos de soluções para Lightwave há o Sasquatch, que não é bom nem é mau, mas dentro do que há é o melhor. Podem ver aqui:
http://www.worley.com/E/Products/sasquatch/sasquatch.html
Mas para mim, sem dúvida que o pior de tudo não é obter o shading certo com o que quer que seja quese utilize, para mim o pior é ter de fazer os "penteados", as guidelines que fazem toda a diferença. Lembro-me que chegou a haver um plugin interessante que ajudava essa tarefa... deixa cá ver se encontro...
(algum tempo depois)
Sim, é isto:
http://www.hurleyworks.com/
e há uns videos de demonstração que podem ser vistos carregando em Plugins/Hairspray. |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
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/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
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Sil3 |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 9:46 am |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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As únicas "Grandes" produções que eu tenha conhecimento de terem usado Off the Shelf Hair software foram uns gajos em França no The Magic Roundabout
http://movies.monstersandcritics.com/archive/moviearchive.php/The_Magic_Roundabout_Movie/1161/images
Foi para fazerem o pelo do "Franjinhas" no XSI, mas mesmo assim tiveram técnicos da Softimage lá com eles a resolver issues e a implementar features para aquilo render não só em condições, mas para passarem de 16 horas por frame para umas meras 2-3 horas por frame
De resto, acho que os estudios usam as off the shelf tools para "pentear" e depois usam propietary stuff para render. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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Nightwalker |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 10:22 am |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Citação: De resto, acho que os estudios usam as off the shelf tools para "pentear" e depois usam propietary stuff para render
O truque não estará no renderman ? Tendo as guide Hairs animadas no shave and haircut ou similar não passarão essa info para usar com hair primitives / shaders xpto de renderman ? Ou precisam de um passo intermédio ? |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
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flash |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 11:37 am |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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yen3D |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 3:34 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Não diria que o truque está nisso... mas sim isso é uma das tecnicas que podes usar para fazer cabelo.
O truque está no departamento de simulação/programação |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
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Sil3 |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 3:37 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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yap...vejam o Making Off DVD dos Incredibles e vejam lá um dos gajos a dizer que 1 ano antes do filme estrear a cena do cabelo ainda era um hipotese pq eles não conseguiam meter aquilo a funcionar LOL...
...depois como eles dizem, descobriram uma maneira e a partir dai tornou-se tudo mais fácil. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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