Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Apenas uma pergunta interessante.

spray1979
Colocada: Seg Jul 02, 2007 2:53 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 23 Abr 2007 Mensagens: 140
Alguém me sabe dizer qual foi o primeiro spot 3d a passar em portugal produzido em portugal e o qual o primeiro a passar na tv portuguesa independentemente da produção estrangeira ou portuguesa?
não encontro nada que me consiga esclarecer.

peace.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Seg Jul 02, 2007 10:49 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Tás a fazer algum trabalho para a escola ou é apenas curiosidade mórbida?! Pergunto porque ainda há pouco tempo colocaste uma questão semelhante relacionado com curtas feitas por cá!

Quanto a spots completamente 3D feitos em Portugal, o primeiro que me lembro foi por volta de 1998 e era da Rádio Cidade. Era um bébé a dançar, e é o primeiro que me lembro porque quase ia entrando em colapso cardíaco ao ver uma coisa tão horripilantemente mal feita a ser aprovada e a ter horas de passar na TV!

Por volta da mesma altura havia outro com uns instrumentos musicais a tocar e era da Rádio Nostalgia. Esse não tava mau.

Claro que devem ter havido coisas muito mais antigas... acho que haviam coisas relacionadas com cereais em 1995/96 e se formos a ver bem já no fim dos anos 80/inícios de 90 se faziam por cá coisas a 3D. Não ficaram foi na memória, nem por serem bons nem por serem maus... Aquele do bébé da Rádio Cidade é que nunca mais me esquece a não ser que venha a ter Alzheimer!

Quanto a spots estrangeiros, é ainda mais difícil dizer...

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
spray1979
Colocada: Ter Jul 03, 2007 12:35 am Responder com Citação
Sim já tinha dito algures aqui no forum que estáva a fazer a monografia sobre o surgimento do 3D em Portugal e diferenças entre freelancers e agências produtoras de 3D. Mesmo a nível internacional não existe uma base de dados completa sobre o surgimento do 3D tanto em sites como em livros, existem sites e livros sobre animação 3D e o surgimento do 3D e apesar de terem muita informação útil não deixam de falhar em certos assuntos e temas, a informação aqui em Portugal é zero, por isso é que ás vezes faço aqui perguntas para tentar juntar o máximo de informação possível sobre 3D em Portugal, é quase como um puzzle vou ter de juntar as peças todas para construir uma história do 3D Smile
spray1979
Colocada: Qua Jul 04, 2007 12:24 am Responder com Citação
Tantas vistas e só um coment...hum..isto quer dizer que não fazem a mínima ideia ou não se lembram...bem temos sempre o bebé da Rádio Cidade de 1998 loll se bem me lembro acho que isso tem a mão do Edson Ataíde. força aí malta se lembrarem de mais algum é favor de dizer, partilham a vossa informação, eu agradeço, e malta aqui do forum também deve estar curiosa.

peace.
romanus
Colocada: Qua Jul 04, 2007 12:44 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
well, eu fiz um mais ou menos nessa altura... com uma cobra em 3D a comer uma maçã Very Happy Para uma escola de Artes e Tecnologias... mas foi censurado pela TVI... enfim, era na época da TVI cristã! heheheh

Fora de brincadeiras, esse do bébé... uiui que loucura! É complicado lembrar qual foi o primeiro, mas esse foi um deles Wink

cheers

bry
Colocada: Qua Jul 04, 2007 11:17 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Por curiosidade, ate que ponto pensas levar essa monografia?

A mim parece-me que seria interessante ter uma base de dados online (na dimensao3???) com todas as curtas e spots CG feitos em Portugal, com pelo menos um minimo de informacao acerca de cada trabalho... uma especie de IMDB do CG portugues.

bruno

Colocada: Qua Jul 04, 2007 2:54 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Eu discordo ali do VirtualFM...e regra geral sou um gajo bom em datas mas e embora nao me recorde ao certo de quando o Spot da Radio Cidade passou na TV, sei que nao foi em 98.

Eu comecei profissionalmente nestas coisas do 3D em 2000 na 3X4 (extinta acho eu) e estava lá eu a bulir quando esse Spot comecou a passar na TV e lembro-me do quão mau aquilo estava. Via-se mesmo que aquilo era MAX e Character Studio.

Character rigado a pontapé cheio de erros de Weights e os "belissimos" Foot Steps do C.S. a fazer aquilo andar pa frente..e não ...aquilo não era animação... animação não é meter coisas a mexer mas sim dar-lhes vida.

Muito antes disso, já eu me lembro de ver coisas do Fernando animadas em PowerAnimator (antecessor do MAYA) a passar na TV.

Alguém se lembra de um Spot do Biokill (insecticida) com uns Insectos a marcharem tipo exercito e depois a fugirem? Era esse.

Alguém se lembra de uns telescópios a olharem para o céu? Era um Spot se não estou em erro sobre o Planetário.

Alguém se lembra de uma Rocha (ou várias) a falarem? QQ coisa sobre Ambiente?

Todos esses Spots eram animados pelo Fernando e tudo isto é muito anterior ao nojo que foi esse da radio Cidade.

Uma das primeiras utilizações de 3D regular em coisas pa TV foi um boneco tipo Super Heroi todo vermelho (muito basico) que aparecia nao sei bem pq, mas aparecia naquelas cenas que davam depois do telejornal a avisar as crianças de que não deveriam brincar com Fosforos etc. Acho que se chamava Tinoni e Companhia.

Das primeiras cenas a passar de 3D em Portugal foi na RTP em principios de 80 e eram separadores, lembro-me muito por alto disso e eram umas formas geometricas (pq seria) Cubos, Cones etc, era o logo da RTP ou parecido. Isso tinha custado milhares de contos a fazer e acho que tinha sido feito em UK, mas isto é mesmo 85-86 +/-.

Editado pela última vez por Sil3 em Qua Jul 04, 2007 2:58 pm, num total de 1 vez

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
spray1979
Colocada: Qua Jul 04, 2007 2:58 pm Responder com Citação
Exacto informação é o que falta, nesta monografia estou tentar juntar informação acerca de vários assuntos relacionados com o 3d, desde o surgimento relacionado com o hardware e software até às primeiras animações 3d, tou a tentar ser o mais detalhado possível só que torna-se uma tarefa díficil, já que um dos livros em que me baseio "The art of 3d computer, animation and effects" que acho que é um dos melhores livros em termos de informação e história, o próprio autor refere que ainda está por ser feito um livro ou uma base de dados sobre a evolução especifica do 3D e que contenha informação detalhada sobre todas as animações 3D (filmes e curtas), eu penso que o livro tá bem conseguido e tem informação essencial da evolução do 3D a nivel global, já por exemplo em portugal 1º não existem livros e 2º não se sabe bem como começou o 3D, segundo consta uma das primeiras empresas a têr "design 3D" é uma empresa de moldes da Marinha Grande nos finais de 80, mas existe muita falta de informação.

Em relação ao que fizer na monografia sobre animações 3d e "spots 3d" e achar que é relevante aqui para o forum claro que vou fazer uns posts com a máteria, já que devo muito ao forum pela ajuda atribuida às minhas dúvidas, mais uma vez fiqua aqui o meu agradecimento, e tenham a certeza que fica guardado um lugar para o forum nos créditos da mono. Very Happy

Em relação a criar uma base de dados sobre os trabalhos e projectos produzidos em 3d em Portugal é uma boa ideia, mas isso envolve muito trabalho e muitos recursos, a melhor ideia é criarmos todos juntos, por exemplo termos um site onde depois toda a gente contruibuia com os seus ou não produções 3d, em relação às curtas metragens não deve ser muito díficil, já falado anteriormente fiquei a conhecer "a barriga do Faísca" eheh e o "cosmix" por isso devem haver muito poucas, em relação aos spots de tv é que se torna mais dificil...

peace.
romanus
Colocada: Qua Jul 04, 2007 3:00 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Aqui está um contacto que vale ouro! Paulo Cambraia - (Private Message) Very Happy . Diz que vais da minha parte - Rui Romano... e o que pretendes... ele foi um dos pioneiros nesta área do 3D e animação 2D (Optical Print e Megatoon).

cheers

Editado pela última vez por romanus em Qua Jul 04, 2007 3:28 pm, num total de 1 vez

muddymind
Colocada: Qua Jul 04, 2007 3:12 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
romanus: devias ter enviado o num por pm ao spray pois afinal postast o contacto privado de uma pessoa numa secção publica de um forum... Smile

[]

Colocada: Qua Jul 04, 2007 3:20 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Sil3 escreveu:
Eu discordo ali do VirtualFM...e regra geral sou um gajo bom em datas mas e embora nao me recorde ao certo de quando o Spot da Radio Cidade passou na TV, sei que nao foi em 98.

E tu que não discordasses! Sempre a causar discórdia! Smile

Bom, na minha mente aquilo é anterior a 2000, mas realmente não consigo afirmar com toda a certeza de que o fosse.

Qto a essas dos telescópios a ver as estrelas tb me lembro. Estava mt bem animado. A das rochas e do comboio a passar tb estava bom mas é mt posterior.

Em termos de anúcios havia um de batatas fritas Matutano em 1995/96 em que saiam uns bonecos animados aos saltos lá de dentro... Se não eram batatas froitas seriam uns cereais tipo "Estrelitas", pelo menos era o que os bonecos faziam lembrar, acho.

Sil3 escreveu:
Uma das primeiras utilizações de 3D regular em coisas pa TV foi um boneco tipo Super Heroi todo vermelho (muito basico) que aparecia nao sei bem pq, mas aparecia naquelas cenas que davam depois do telejornal a avisar as crianças de que não deveriam brincar com Fosforos etc. Acho que se chamava Tinoni e Companhia.

Certo, bem recordado! Tb estava bem mauzinho... os braços mal mexiam e andavam para ali a abanar sem expressão nennhuma.

Uma coisa melhor e que apareceu antes disso foi o Ecoman, por volta de 97/98, com uma musiquita a incentivar as crianças à reciclagem e a deitar o lixo nos locais apropriados e tz tb algo relacionado com a água... Só que acho que foi animado em Espanha, não tenho a certeza.

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
spray1979
Colocada: Qua Jul 04, 2007 3:29 pm Responder com Citação
Obrigado Romanus já anotei o contacto já podes editar e tirar dai o numero muddy tem razão, à pessoas para tudo. Wink

Sil3 ganda memória! fiquei impressionado, eheh, a noção que eu tenho dos primeiros anûncios 3d está associados aos cereais realmente, faz-me lembrar os velhos tempos nos sábados de manhã a comê-los e a ver os desenhos animados. Laughing

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens