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< Geral ~ Linear Workflow |
[HP] |
Colocada: Sex Jun 29, 2007 11:33 pm |
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Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
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Boas pessoal.
Ora benhe... vamos la ver o que vem a ser isto do LWF.
Sou leigo na materia, mas pronto, vou dar aqui os meus 50cent!
Basicamente e muuuito resumidamente, serve para tornar os renders mais claros, sem deslavar a imagem.
Mas uma coisa é certa, um gajo pode ler carradas de paginas sobre o assunto, e mesmo assim ficar confuso. Nem eu estou completamente clarificado sobre as vantagens e desvantagens de usar o LWF, daí ter aberto esta thread.
Então, até agora baseando-me na minha curta experiência, creio que é melhor para criar bons materiais e é óptimo para criar interiores. Torna-se quase impossivel terem zonas queimadas, e overall ilumination parece-me muito mais uniforme, muito mais inteligente.
Here's a few links about the topic:
http://www.gijsdezwart.nl/tutorials.php
E um video tut: http://rapidshare.com/files/16248248/LWFbyLukx.avi.html
Apesar que eu não faço como o gajo do video. Existem várias maneiras, de chegar ao mesmo fim, dependendo do workflow pretendido. Talvez seja por isso que este topico gerou tanta controversia e tanta confusão!
Então, basicamente, e sem entrar muito em cenas tecnicas, como aprendi a fazer (e na minha opinião das que vi é a melhor) é assim:
----------------------------------------------------------
Opções do Max:
Costumize -> Preferences...
Tab Gamma and LUT
Tick Enable Gamma/LUT Correction
Gamma: 2.2
Tick Affect Color Selectors
Tick Affect Material Editor
Input Gamma: 2.2
Output Gamma: 1.0
Vray:
Color Mapping
Type: Linear Multiply
Dark Multiplier: 2.2
Bright Multiplier: 1.0
Gamma 1.0
----------------------------------------------------------
Agora, aconselho-vos a fazerem os vossos renders com o VFB (Vray Frame Buffer), pq terão mais controlo.
Agora, os renders parecerão muito escuros, tem que ligar o sRGB. (Ultimo botão no canto inferior esquerdo do VFB) De maneira a visualizar os renders correctamente.
Agora, se vão usar um programa de compositing tipo fusion, é so adicionarem um gamut, é alternar para sRGB para visualizar correctamente o render. E não perderem nenhuma informação de cor.
Mas se não querem estar com o trabalho, podem tb fazer Save Image, no VFB, escolher por exemplo JPG. Ligar o override do gamma, e colocar 2.2. E voila, o render aparece com o gamma devido.
Agradecia que os veteranos da cena, tb dessem aqui os vossos comentários!
Inte for now [] |
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Helder "hP" Pinto
www.helderpinto.com |
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flash |
Colocada: Sex Jun 29, 2007 11:39 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Isso parece me que no fim vai dar ao mesmo resultado que um colorspace logarítmico (ou exponencial). Porque é isso que o gamma faz. Aplica uma "função de curva" aos valores da imagem.
Para os mais técnicos: http://en.wikipedia.org/wiki/Gamma_correction |
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[HP] |
Colocada: Sex Jun 29, 2007 11:45 pm |
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Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
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flash |
Colocada: Sex Jun 29, 2007 11:52 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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[HP] |
Colocada: Sex Jun 29, 2007 11:53 pm |
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Veterano
Registo: 31 Jan 2005
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Neps, tens que tar registado no forum do vray para poderes ler... |
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Helder "hP" Pinto
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