Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  Orientar Pivots pela Normal das faces...

Lee
Colocada: Dom Jun 03, 2007 1:23 pm Responder com Citação
Registo: 03 Jun 2007 Mensagens: 9
Boas.

Ora bem, acho que ja ha long long time ago me deu uma ideia de como resolver isto, mas ja nao me lembro... a velhice nao perdoa.. LOL

Imaginemso isto..

Tenho uma mesh ( Poly ou o que seja ) cujos poligonos vao ser explodidos para objectos separados através do explode to objects dentro do Edit Mesh..

Quando passam a objectos separados, o seu eixo local continua a ser o mesmo que vinha do objecto que lhes deu base.. ( imaginem que por exemplo estao a explodir metade duma esfera... )

A ideia é arranjar uma soluçao de apos eles serem objectos separados, o seu eixo local passar a ter a mesma orientaçao da sua normal...

Isto por exemplo, para que apos isso se os quiser mover no seu eixo local, eles se movam todos na direcçao da normal respectiva

Se fosse apenas para mover os objectos era facil, caso eles nao tivessem sido explodidos para objectos mas sim para elementos, cada poligono respeitaria a sua normal quando movido em local, mas da-me imenso jeito para outros fins, nomeadamente fazer replace mais adiante na fase de trabalho...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Dom Jun 03, 2007 1:41 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
A unica maneira que tou a ver é criares um maxscript. Que para isso tb deve ser fácil.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Lee
Colocada: Dom Jun 03, 2007 3:45 pm Responder com Citação
Registo: 03 Jun 2007 Mensagens: 9
[quote="flash"]A unica maneira que tou a ver é criares um maxscript. Que para isso tb deve ser fácil.[/quote]

Pois.. a ver se me perco um pouco pelo Max Script.. Não será nada do outro mundo decerto e as bases de programaçao de ha muito que vão ajudar, espero...

No fundo o intuito é usar essas faces para servirem de base para um Replace ou Clone and Align e substituir por objectos mais complexos e assim evitar andar a posiciona-los " á unha " com essa orientaçao..

Dá um jeitaço para arquitectura menos " tradicional " Wink

Vou ver o que se arranja... mas mesmo num objecto derivado duma face com uma orientaçao " pouco ortodoxa ", alinhar-lhe o pivot pela sua normal nao é assim tão simples... a nao ser que eu nao esteja a ver bem a coisa...

Thanks anyway...

Colocada: Seg Jun 04, 2007 10:36 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
There you go

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens