Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Noticias  ~  Fusion MasterClass

VirtualFM
Colocada: Seg Mai 28, 2007 10:30 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Foi com grande pena que perdi a conferência sobre XSI na semana passada. Vi o post tarde demais e tb com um aviso de 24h antes um gajo tem poucas hipóteses de organizar a vida!

Para não fazer propriamente o mesmo, sempre digo isto com alguns dias de antecipação:

Vai haver uma Master Class de Fusion nos dias 31 de Maio e 1 de Junho. (não me perguntem se o conteúdo da aula/demo/whatever é bom ou se não é bom, só sei que o gajo que vai fazer a demo foi meu colega num dos trabalho lá fora e esse sei que é bom, com créditos em filmes e tudo (http://www.imdb.com/name/nm1949380/))

-------------------------------------
A Eyeon e a Ibertelco vêm por este meio convidar-vos para uma Master Class em Eyeon Fusion5, que decorrerá em duas sessões conduzidas por Eric Westphal nas instalações da Ibertelco em Alfragide (ver mapa):

Dia 31 de Maio das 14.30 às 18.30
Dia 1 de Junho das 15.00 às 19.00

As sessões são em aberto e contínuo no horário indicado. Os participantes poderão trazer para análise e discussão material relativo a situações concretas em formato suportado pelo Fusion5.

Agradecemos a confirmação da vossa participação para [email protected]
------------------------------------

Como não faço ideia se há lugares limitados, é melhor mesmo escrever aos gajos a perguntar. Podem falar com o senhor Virgílio Ferreira

Editado pela última vez por VirtualFM em Seg Mai 28, 2007 11:18 pm, num total de 1 vez

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
cineguz
Colocada: Seg Mai 28, 2007 11:05 pm Responder com Citação
Registo: 02 Mai 2007 Mensagens: 23 Local/Origem: Gaia/Porto
Wink
Já trabalho com Fusion ha mais de 1 ano... só me resta dizer...faz tudo e mais alguma coisa... Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Sil3
Colocada: Ter Mai 29, 2007 10:17 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Citação:

... nas instalações da Ibertelco em Alfragide (ver mapa):

Qual mapa? Laughing Laughing Laughing Laughing

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
rcas
Colocada: Ter Mai 29, 2007 10:25 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Aconselho vivamente, o Fusion é das coisinhas mais fixes que experimentei para Compositing e Tracking.

Só é pena não poder ir, calha no horário do patrão ...

-- Rui --

VirtualFM
Colocada: Ter Mai 29, 2007 10:47 am Responder com Citação
Sil3 escreveu:
Citação:

... nas instalações da Ibertelco em Alfragide (ver mapa):

Qual mapa? Laughing Laughing Laughing Laughing

Pois, sorry. Mas era suposto contactarem o email apresentado e perguntar se dava para ir, depois pediriam o mapa ao Virgílio. De qlqr forma fica ao pé do Continente da Amadora/Alfragide.

VirtualFM
Colocada: Sex Jun 01, 2007 9:07 am Responder com Citação
Olá a todos!

Só para dizer que fui à apresentação ontem. O apresentador pretendia essencialmente ajudar a resolver problemas que pudessem surgir, por isso perguntava frequentemente se havia alguma questão que gostassem de resolver, ou exemplos em que tivessem havido dificuldades, etc... Como se levantaram poucas questões, o Eric passou a maioria do tempo a mostrar as capacidades do programa através de exemplos práticos. Em suma: Foi uma demo que durou 3H30M e que passaram a correr!

Acho que só o feito em si foi de louvar, pois mais rapidamente assistiria novamente a uma demo destas durante este tempo do que reveria alguns filmes de 1H20M!

Os exemplos foram espectaculares (desde Motion Graphics até 3D Tracking em real-world situations e um espectacular desmistificar de um anúncio da Gatorade espectacular) e revelaram as potencialidades do programa a a níveis bem esclarecedores. O poder do Fusion fica sem dúvida num patamar muito superior a AfterFX e Combustions, por isso quem se importar um mínimo por composição deveria ir ver isto sem falta.

Ainda o podem fazer hoje, às 15:00.

Kameleon
Colocada: Sex Jun 01, 2007 10:20 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Eu apoio sempre e sou a favor das workshops e afins... mas isso do desmistificar do anuncio da Gatorade... http://www.cmivfx.com/ ... e é isso que me chateia... se calhar para quem nao pesca nada de Fusion fica impressionado com isso, mas comparando com o 3DSMax parece-me a mesma coisa que ir ver um gajo a falar sobre os tutoriais do Max ou que andam no CGTalk... Mas tá certo, é de louvar na mesma.

P.S. - No pun intended, nem conheço o senhor e concerteza é um bom artista, alguem que lhe pergunte se ele para no forum do flying pigs ranch ou algo assim Razz

VirtualFM
Colocada: Sex Jun 01, 2007 10:58 am Responder com Citação
Kameleon escreveu:
Eu apoio sempre e sou a favor das workshops e afins... mas isso do desmistificar do anuncio da Gatorade... http://www.cmivfx.com/ ... e é isso que me chateia... se calhar para quem nao pesca nada de Fusion fica impressionado com isso, mas comparando com o 3DSMax parece-me a mesma coisa que ir ver um gajo a falar sobre os tutoriais do Max ou que andam no CGTalk... Mas tá certo, é de louvar na mesma.

P.S. - No pun intended, nem conheço o senhor e concerteza é um bom artista, alguem que lhe pergunte se ele para no forum do flying pigs ranch ou algo assim Razz

Acho que não te conheço pessoalmente por isso não sei se estiveste na apresentação. Estiveste? É que a Gatorade tem com certeza centenas de anúncios. O meu Português não foi o mais correcto, confesso, e em vez de ter dito "o anúncio da Gatorade" se calhar deveria ter dito "um anúncio da Gatorade".

Não tem nda a ver com as coisas (algumas básicas) que aparecem no CMIVFX. Foi o desmontar, por nodes, das partes de um anúncio em que, num campo de basquetebol, de noite, a chover torrencialmente, uma bola de basket se começa a deformar e sai lá de dentro um gajo que bebe Gatorade (eu nem tenho a certeza de que seja mesmo esta marca, é uma marca de uma bebida energética e este é o nome de que me lembro) e fica super poderoso.

O Eric começa a mostrar com o anúncio foi contruído, começando pelas fotos em background colocadas em planos 3D, importação de objectos 3D básicos (que o Fusion importa e rende objectos 3D), junção de vários layers de chuva misturados com chuva gerada pelas partículas no próprio Fusion para dar looks diferentes, adição de pormenores como zonas de luz no chão e mais bocados de chuva (de outras filmagesm) compostos para fazer as gotas a salpicar, e a escorrer de partes da imagem, chroma-key (vários passos) rotoscoping, color correction dos vários elementos em separado e ainda alguns truques utilizados, por exemplo fazer a aura que envolve o gajo depois de beber a bebida (poderosíssima, com certeza!).

Durante o processo, que demora uns 20 minutos a explicar (20 minutos bem passados!), percebe-se o funcionamento do Fusion por nodes, agrupamento e divisão dos grupos (por uma questão de organização), macros/scripts, junção de 3D com 2D, diversas utilizações de partículas e as infinitas variações de ligação entre os variados elementos.

Eu percebo um bocado de composição e estou fartinho de ver making ofs, mesmo assim gostei mesmo de ter visto este "decompor" de um anúncio que parece espectacular no seu resultado final e que no entanto é feito de elementos básicos, que só funciona qdo se misturam e remisturam mt bem.

Quanto à qualidade do senhor, sim, ele costuma andar pela mailing list do Fusion, dá apoio técnico há pelo menos 6 anos, anda pelo PigsFly e no VFXPedia (com muitas entradas em termos de composições e acho que macros tb). O Nick dele é SirEdric.

Kameleon
Colocada: Sex Jun 01, 2007 11:57 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Se calhar tambem nao me exprimi da melhor forma... Eu acho muito bem que se façam estas workshops cá em Portugal. Agora há que distinguir entre uma apresentaçao/demo/workshop e uma workshop para profissionais/Masterclass wareva you name it. É obvio que é preciso começar por algum lado e estas demos são boas para o país e para a evolução da àrea focada. MAS....não se deixem iludir quando ouvem falar de uma workshop, pq o mais provavel é ser uma apresentaçao do programa, etc. FIXE, fixe eram workshops a sério, de preferencia que durassem mais de duas horas e meia, um diazinho com intervalo para almoço, tal como um dia de trabalho, eu não me importava de certeza. Por acaso eu até tinha ai umas ideias a maneira e pessoal portugues para o fazer nao falta, mas é naquela, falta o tempo e tal (o motivo pelo qual nao fui a essa demo, falta de tempo, vá se lá imaginar Razz). Se calhar uns dvd's era o suficiente, mas é bom promover o convivio e a cerveja Twisted Evil Bem, espero que esse senhor volte cá mais vezes, ele e outros! Smile Cya.

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens