Autor |
Mensagem |
|
flash |
Colocada: Ter Mai 22, 2007 3:37 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Sabem o que fiz aqui?
Esta é a versao sem truque:
Não vou dizer por enquanto o que é. Prefiro que digam o que acham e já vejo se o truque vale a pena ou não.[/img] |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Ter Mai 22, 2007 3:58 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 12:58 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:03 pm |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Local/Origem: inbicta
|
Eu sei, eu sei... ahah..
mas nao vou dizer! |
|
Voltar acima |
|
MALicivs |
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:14 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 23 Mar 2005
Local/Origem: Estoril
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:22 pm |
|
|
Site Admin
|
Heeh. Sempre que olho para um render com skylight, noto que se perde bastante detalhe no bump map, nas zonas que nao tem iluminação directa. Entao pensei usar uma tecnica que aprendi com o Marco Vale, para aldrabar Ambient oclusion maps para terrenos a partir de height maps, que consiste em pegar no height map, aplicar um high pass filter e aplicar o resultado em modo multiply ao diffuse. Podem experimentar que resulta. ehe. Tal como funciona para terrenos, tb funciona para qualquer height/bump map. Mas isto fazia-se quando se está a texturar o terreno. Eu resolvi fazer isto em post production. E resulta (mais ao menos hehe). Se perceberam o que eu disse até agora, para o aplicar em post é fácil.
Para tal precisam de:
1 pass do diffuse (cor)
1 pass do AO (skylight)
1 pass da luz directa (omnis, spotlights, point lights, area lights, ou seja, qq luz menos a skylight)
1 pass do bump map (podem fazer isto no max pondo o mapa em bump na slot de cor)
qb de sal e pimenta.
Pegam no pass do bump, aplicam o high pass filter. Juntam o AO pass com blending em MULTIPLY (aqui nao costumo usar a opacity do bump a 100%), adicionam a pass da luz directa em modo ADD (SCREEN tb serve). Pegam no resultado disto e misturam com a pass de cor com o blending mode multiply.
E é isto.
Quem quiser dar uma olhadela no .psd é só sacar o attachment. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:28 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:34 pm |
|
|
Site Admin
|
Claro que tb podes usar isso. Mas esta tecnica é mais para realçar o detalhe. Assim tens mais controlo em post. Foi mais com essa ideia que experimentei isto. Espero que seja util |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Ter Mai 22, 2007 11:48 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 12:57 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Qua Jun 27, 2007 1:23 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
bem pensado,a sombra é que esta a ser afectada,é uma questão de organização dos layeres. |
_________________ Marco Palma |
|
|
Voltar acima |
|
|