Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Lightwave  ~  Pintar em Lightwave

psico
Colocada: Seg Mai 14, 2007 4:44 pm Responder com Citação
Registo: 14 Mai 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Setúbal
Bom, primeiro de tudo boa tarde.

Tenho uma duvida, e sou novo nisto do Lightwave. Bem, andava a pesquisar no google para esclarecer a minha duvida, e encontrei este forum, e fiquei feliz por terem uma secção dedicada ao Lightwave (visto que portugueses apenas encontrei poucos) Very Happy

A minha duvida refere-se em como pintar no lightwave. Eu tenho um logotipo em vectores, e consegui importa-lo para dentro do lightwave, criei volume, mas o problema é que não consigo pintá-lo Confused Já tentei o vertex paint, mas parece que não sei usar aquilo, pois parece que só pinta quando lhe apetece e pinta nos sitios errados Twisted Evil

Se alguem me poder ajudar agradeço Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Seg Mai 14, 2007 5:07 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Boas

Pintar em que sentido? Tipo Bodypaint ou Zbrush ou Modo?

Se é esse o caso entao esquece que o LW n faz isso, e o Vertex Paint é para pintar nos vertices (pontos), mas acho que a funcao era só pintar Weightmaps para Bones...mas posso estar completamente errado...ja n uso o LW ha muitoooo muito tempo.

Se só quiseres atribuir cores aos polygonos, tens de selecionar os polygonos que queres e atribuir Surfaces aos mesmo, depois ou deixas ficar de uma cor ou se quiseres coisas mais complexas usas imagens.

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
psico
Colocada: Seg Mai 14, 2007 6:05 pm Responder com Citação
Registo: 14 Mai 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Setúbal
Boas Sil3

A minha ideia era somente pintar em duas cores. Azul de fundo e branco das letras.

Se o Vertex Paint não resulta como tu dizes, uso essa ideia de atribuir cores aos polygonos?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Ter Mai 15, 2007 9:10 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Bem vindo Psico, parece-e que és mesmo mesmo novo nisto hehe...

Recomendava-te LER os manuais que vêm com o lightwave, fazer os tutorias todos e depois pedir ajuda naquilo que não conseguires perceber.

Tem em conta que se bem que estejamos aqui todos para nos ajudarmos mutuamente, se não demonstrares iniciativa e algum esforço da tua parte, não me pareceçe que niguem te possa levar o caminho todo pela mão...

Todos demos cabeçadas e queimamos muita pestana para aprender...

http://www.newtek.com/lightwave/tutorials/index.php
http://www.newtek.com/lightwave/tutorials/videos/index.php
http://members.shaw.ca/lightwavetutorials%20/Main_Menu.htm
http://www.simplylightwave.com/
http://www.3dlinks.com/links.cfm?categoryid=13&subcategoryid=112

e claro

www.google.com

Cheers Wink

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
psico
Colocada: Ter Mai 15, 2007 9:57 am Responder com Citação
Registo: 14 Mai 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Setúbal
Hey Nightwalker

Obrigado pelas sugestões, vou seguir os links que me deu Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Sáb Mai 26, 2007 3:49 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
psico escreveu:
Boas Sil3

A minha ideia era somente pintar em duas cores. Azul de fundo e branco das letras.


Como já foi aqui dito, esse tipo de questões são das que vêm no início dos manuais ou nos tutoriais de iniciação. Espero que entretanto já tenhas encontrado a solução para o que quers fazer, no entanto aqui fica a forma mais rápida de fazer que queres:

-No Modeler, selecionas os polígonos das letras (o mais rápido é fazer um lasso à volta das letras com o RMB)
-Carregas em "q" e dás o nome à superfície. Sê original e chama-lhe, sei lá... "letras"!
-se tiveres no mesmo layer um outro polígono a fazer de fundo, deseleccionas tudo (sei que é um termo que não existe, mas vai ter de ser usado) e seleccionas o polígono de fundo.
-carregas novamente em "q" e dás outro nome. Podes continuar a ser original e chamar-lhe "fundo"!

Nota: se esse fundo estivesse noutro layer não precisavas de andar a seleccionar e deseleccionar nada, bastava carregar logo em "q".

Depois no Layout, lês o objecto, ajustas a câmara e para dar cor Às superfícies vais ao painel das superfícies, escolhes a superfície correspondente ("letras" ou "fundo") e alteras a cor, luminância, difusão, transparência, nível de reflexão e refracção, etc Se te quiseres aventurar um pouco mais podes usar o Node Editor e adicionar um material, como os novos materiais de SSS, e alterar os parâmetros correspondentes.

PS: Se a única coisa que precisavas era das letras num ecrã azul, nem precisavas do polígono para o fundo. Bastava ter as letras e depois alterar a cor do background no painel "Backdrop Options".

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Seg Mai 28, 2007 11:24 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Mais vale tarde que nunca, certo FM hehehe Laughing

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
psico
Colocada: Seg Mai 28, 2007 1:44 pm Responder com Citação
Registo: 14 Mai 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Setúbal
Hey!
Gostaria de agradeçer aos 3 por me terem ajudado, finalmente consegui fazer o que queria.Razz

Só me preocupo com um aspecto, é que isto vai ter uma animação e ao mover-se, o fundo das letras ficam esqueçitas.

Exemplo: http://img129.imageshack.us/img129/4905/wtfmc4.png

Será do quê? Confused
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Seg Mai 28, 2007 2:25 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Ficam esquiSitas pq tens os polygons em cima uns dos outros a ocupar o mesmo espaço ou pode ser erro de OpenGL

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zardoz
Colocada: Ter Mai 29, 2007 8:51 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Fev 2005 Mensagens: 174
o que tens a fazer é mover as letras um pouco mais para a frente do plano azul.

outra coisa...por vezes quando tens um único poligono com muitos pontos e uma forma relativamente complicada como por exemplo uma letra, deves fazer cortes na letra para não aparecerem esses erros. Na maior parte das vezes apenas aparecem no OpenGl e não no render final.

_________________
..::O meu site::..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
psico
Colocada: Qui Jun 14, 2007 4:02 pm Responder com Citação
Registo: 14 Mai 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Setúbal
Desculpem a demora, mas sempre consegui o que queria fazer.

Agradeço-vos a todos por me terem ajudado. Razz

Cumprimentos
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum