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< Geral ~ camera tracking |
sergioduque |
Colocada: Seg Mai 14, 2007 2:58 pm |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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estive a ver uns tuts sobre tracking, seguindo os tuts fiz uns trackings com o boujou exportei para maya 4 e queria importar essa camera para o maya e aftereffects tb. mas mesmo seguindo os tuts e tal não há meio da coisa bater certo.
No aftereffects tenho mutio mais informação de camera do que shot.
no maya apenas não bate certo.
o shot é muito simples, uma sala onde pus uns pontos para o track (vejam a imagem de ref pff).
o processo no boujou, foi:
fiz as mascaras, acertei as mascaras durante o shot todo, depois feature tracking e por fim Camera tracking, exportei a info para maya 4 e com a opção moving camera e static scene.
alguem me pode dar umas dicas sobre isto?
vou continuar a fussar aqui a ver se precebo o que está errado.
thanks
EDIT: btw eu tinha o shot com fields (upper field first) e por isso importei para o boujou da mesma maneira. |
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flash |
Colocada: Seg Mai 14, 2007 5:08 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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O que é que não tá a bater certo?
A geometria não tá direita? ou a animação da camera não coincide com o video?
De qq maneira se fosse a ti usava os tracking markers que vem com o tutorial de boujou. (Pus em attachment) |
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sergioduque |
Colocada: Seg Mai 14, 2007 6:18 pm |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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flash |
Colocada: Seg Mai 14, 2007 8:11 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Hum.. será que ele te está a criar bem os pontos 3d? Podes ajuda-lo, definindo +/- onde estão conjuntos de pontos, se fazem linhas ou planos e assim melhoras a solução.
Se puderes dá uma olhadela neste dvd:
http://www.thegnomonworkshop.com/dvds/smc02.html |
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sergioduque |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 12:11 pm |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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fixe não conhecia este DVD. não sei se vou conseguir para este trabalho mas vou ve-lo assim que puder.
mas sim acho que deve estar a haver algum problema na criação dos pontos 3D porque segundo o tut quando vejo os pontos em 3D deveria ve-los na "forma/shape" dos objectos que usei para o track e isso não acontece.
bem, é mais uma disciplina para aprender, vou chateando com as minhas dúvidas balle? |
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unxetas |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 1:47 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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da ideia que nao ha movimento suficiente no shot para o boujou calcular as distancias como deve ser.. Ele normalmente calcula os dados da camera (ou da lente, principalmente..) e depois cruza dados em termos de distancias, etc para calcular em que posicao no espaco os objectos devem ficar.
Tambem nao ha muito mais para o boujou fazer o track e ajudar nesse calculo.. Quando dizes que tas a fazer as mascaras, o que exactamente tas a tapar? A ideia eh por mascaras em tudo o que se mexa e deixar o maximo possivel de area estatica visivel..
Outra coisa que pode ajudar eh remover a distorcao da lente no shot antes de fazeres o tracking.. Isto porque o boujou ate pode calcular as coisas decentemente mas tanto quanto sei o maya nao aplica lens distortion, portanto vai haver discrepancias por causa disso.
O que estas a fazer precisa mesmo de 3D tracking? |
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unxetas |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 1:49 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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sergioduque escreveu: quando vejo os pontos em 3D deveria ve-los na "forma/shape" dos objectos que usei para o track e isso não acontece.
hum.. a ideia eh k se tiveres uma sala com arcos por exemplo, vais ver uma nuvem de pontos que define mais ou menos a area da sala.. E o problema no teu shot, pelo menos nesse frame que puseste, eh k nao ha grandes detalhes, nao para o tracking em si que eh suficiente, mas para a medicao das distancias. Da ideia que eh uma parede + ou - plana, e a nuvem de pontos que obtens deve ser plana tambem.. |
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sergioduque |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 3:36 pm |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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isto é para um videoclip e ainda estamos a estudar a ideia.
nós vamos filmar um apartamento (camera à mão) vazio e depois a ideia é preenche-lo com mobiliario (3D toon shader), janelas e paisagens ilustração.
O meu plano B, que estou a testar ao mesmo tempo, é filmarmos tudo com tripé e depois simular a camera à mão em pós com uma camera real tb "trackada" e talvez uns wigglers aqui e ali.
Mas de preferência diria ao camera para filmar sem tripé, sei que isto me levantará mais problemas em relação aos mattes (porque não vamos poder ter green screens) neste momento estou a sacar os mattes através de luma keys. A ideia ainda está a ser cozinhada. |
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Malanjo |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 5:14 pm |
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Visitante
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Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:01 pm, num total de 1 vez |
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flash |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 5:17 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Tb ajuda fazeres medições da posição dos tracking markers e do cenário e dares essa informação ao boujou. |
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Kameleon |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 5:50 pm |
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Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Mensagens: 1108
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
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Malanjo |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 7:33 pm |
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Visitante
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Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:01 pm, num total de 1 vez |
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sergioduque |
Colocada: Ter Mai 15, 2007 8:18 pm |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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obrigado malanjo pelas dicas ainda não sei bem do que estás a falar mas vou procurar por isso! Eu estava com esse feeling em relação aos fields por isso é que mencionei boa.
Flash - estás a falar a serio? faz sentido claro mas geez até levantamentos temos que fazer nesta area!
Kameleon - fui ver o que é o SynthEyes parece-me bem e mais barato!
EDIT - ah ok malanjo gotta ya! meto uns pontos manualmente em locais estratégicos. |
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AngelStudio |
Colocada: Ter Mai 29, 2007 10:07 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Mensagens: 409
Local/Origem: Porto
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sergioduque escreveu: o que acontece neste momento é que a animação da camera não bate com a do video nos movimentos do eixo Z. Vou experimentar e ler sobre isso.
obrigado pela dica
ainda a pouco tive um prob semelhante e o que estava mal era mesmo a exportar pois para max é Z up se nao estou em erro no maya é Y up... ja agora dá uma vista de olhos pelo Matchmover tb é muito bom |
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BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
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