Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Hardware  ~  Upgrade - Maya

MiguelS
Colocada: Seg Mar 28, 2005 11:06 am Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Tenciono fazer um upgrade ao fosssil que lá tenho em casa, acontece q não percebo nada de hardware.

Meu pc actual é um:
Athlon 2400+
1024 @ 333
GF4 4600
Board Epox 8k9A

Que sugerem? O pc será basicamente para trabalhar em Maya.

Budget - €800 - €1000

Desde já um muito obrigado.


Editado pela última vez por MiguelS em Seg Mar 28, 2005 8:04 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
[HP]
Colocada: Seg Mar 28, 2005 8:04 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
Tens um bom PC man, mas se queres mesmo um PC pa bombar, compra uma mother board com suporte para AMD64, SATA, e PCI Express.
Compra também uma boa gráfica PCI Express, com esse €€ compras bem isto

_________________

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
MiguelS
Colocada: Seg Mar 28, 2005 8:07 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Pensei nos AMD64, mas ja me disseram para juntar mais uns trocos para meter isto em dual.
Infelizmente se comprar uma board dual fico logo a zeros.

Questão:
Dual ou um unico cpu?
Em 3d qual rende mais?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
[HP]
Colocada: Seg Mar 28, 2005 8:09 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
Actualmente um dual rende mais, mas quando sair o Maya com suporte 64bits, vai valer a pena se tiveres um 64bits, acredita.
64bits é o futuro

_________________

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
MiguelS
Colocada: Seg Mar 28, 2005 8:11 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Ainda agora foi lançado o 6.5, até sair com esse suporte... Very Happy
Por falar em placa, q achas das Quadro?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
[HP]
Colocada: Seg Mar 28, 2005 8:19 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
é uma placa fantástica, mas como todas as novidades no mercado, são caríssimas!
vale a pena pa kem é rico, mas obviamente ñ é a melhor relação qualidade preço.
checka o link:
http://www.nvidia.com/page/quadrofx_family.html

_________________

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
Guybrush
Colocada: Seg Mar 28, 2005 8:23 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 137
com o budget k tens nao vais evoluir mt a maquina por isso aconselho-t a aguardar 1 pouco antes d fazer upgrade, mas se kiseres mesmo... dual provavelmente sera a melhor opção, e entao ias para os opterons, e sao 64bits tbem, por isso se um dia Smile, sair o maya 64bits, tiras ainda mais partido, nao faço é ideia d quanto custara uma board pra duplo opteron com pcie, e talvez o ideial ja seria com 2 slots pcie para um eventual sistema sli, sobre as quadro... eu gastaria melhor o dinheiro em cpu e ram... graficas só tens mesmo necessidade para coisas especificas como teres mts texturas no viewport, modelos estupidamente pesados, ou particulas...ou entao talvez pra usar o gelato, mas ainda nao sei se isso bule mesmo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MiguelS
Colocada: Seg Mar 28, 2005 8:29 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Esclarecido.
Talvez o melhor seja esperar mais uns tempos, quem sabe...daqui a uns meses não esta tudo bem mais barato. (ou talvez nao).

Muito obrigado a ambos
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
hadao
Colocada: Qua Mar 30, 2005 7:46 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 213 Local/Origem: Santa Maria da Feira
ya, AMD64 sem duvida!! e de preferencia opteron! mas espera mais um pouco pk o opteron ainda só suporta memoria com ECC (acho eu), muito mais cara e nao te esqueças k maya tb rula em linux, e ja tens [email protected] bits, por isso nao deve faltar muito para teres [email protected], isto se ja nao haver por ai... ( mas tb nao sei).
Conselho, espera mais um bocado e vai poupando Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
MiguelS
Colocada: Qui Mar 31, 2005 12:50 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Não encontro uma unica loja com opterons, sabem me dizer o preço deles?
Fiz essa procura pq um amigo esta a vender um AMD Athlon 64 - 3500 skt 939 + CAA2C, por €220.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Kameleon
Colocada: Qui Mar 31, 2005 12:56 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Vê aqui workstations ja prontinhas a usar... http://www.vantec.pt

E depois tenta nos sites do costume.... http://www.chip7.pt http://www.aquapc.com

Se me lembrar posto mais alguns, abraços.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MiguelS
Colocada: Qui Mar 31, 2005 1:04 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
O mais certo é acabar por comprar esse athlon. Dual só mesmo xeons ou opterons e nao ha budget para isso. Confused

Que board aconselham para este animal?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
hadao
Colocada: Qui Mar 31, 2005 1:43 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 213 Local/Origem: Santa Maria da Feira
MAU MAU, o google é nosso amigo Wink se fores ao google e meteres "opteron venda" mas só em paginas de portugal encontras lá muitos sitios onde se vendem...

Olha para opteron dual tem que ser os da "versao" 2.xx (senao estou em erro) preços cá em Pt (pode haver mais baratos ou mais caros, nao estive a fazer a procura, é tarefa que te cabe a ti Wink

A titulo de exemplo tens:

http://www.tba.pt:8080/index.php?manufacturers_id=30&osCsid=9ed5078492e1d12ec4e5e02182ff7735 tens opterons na casa dos €250

Relativamente as boards, tens boards para DUAL a começar nos €310 ate la cima €570

http://www.tba.pt:8080/index.php?cPath=23_44

Tens aqui tb um comparativo entre dual opteron VS dual xeon! parece ter sido mais virado para a net, mas sempre é um comparativo Wink

http://www.tomshardware.com/cpu/20030422/

Se for só board e processador o teu budget é bem capaz de chegar, e penso que podes comprar agora um processador e mais tarde comprar o segundo! Tambem se esperarres mais mes menos mes, nao te vai fazer mal Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Portugal
Colocada: Qui Mar 31, 2005 5:12 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Boas.
A máquina que tens actualmente é bastante boa para Maya, a única coisa que vejo que não está bem nessa configuração é a placa gráfica.
Quanto a mim optava por comprar só uma placa gráfica, o facto de ser PCI-E não é de todo relevante, pois a diferença de performance e o que vais ter de pagar a mais pode até nem justificar, também podes coneguir apanhar escoamentos de stock, o que faz os preços baixarem muito, por vezes na ordem dos 40%.

Eu como muitos uso uma placa de jogos para trabalhar em Maya, e como muitos de vocês quando uma cena é muito pesada ou é muito entensiva a nível de cálculo vejo-me à rasca, outro exemplo clássico são os imagePlanes (mas para isto há solução que é duplicar as câmaras ortográfiocas e comocar os image oplanes nessas por exemplo side1 fica com o imagePlane e trabalhas com a câmara side).
Se estás a pensar em fazer animação e modelação investe numa placa gráfica potente, se queres trabalhar com dinamics investe num processador mais forte e numa placa de gama média.
A quetão de ser aprovada pela Alias é importante, na lista deles só estão placas que funcionam bem com Maya, e se queres evitar horas a testar drivers ou bugs chatos mais vale ficares por uma que seja aprovada, consegues placas Quadro a começar nos 250€ o que é muito bom, não sendo aviões tb não te deixam ficar mal.
Se estás a pensar em render, bem com a máquina que tens deve dar para quase tudo que seja em resolução PAL ou mesmo 1280*1024 dentro de tempos aceitáveis, mas se quere renderizar muitas coisas podes comprar uma máquina barata para renderizar em rede, ou até mesmo montar uma com as peças que te sobram do sistema actual.

Quanto à questão dos 64 bits é de facto interessante, mas até tirares o proveito do sistema este já vai ter sido ultrapassado. Primeiro tens de ter um sistema operativo que tire o total proveito do sistema, logo de seguida são os drivers, e só por fim o Maya, sem contar com bugs, protocolos concorrentes que vão provocar imcompatibilidades e ainda mais bugs e afins, por isso ninguém conte em ter um sistema a 64 bits com a mesma taxa de aproveitamento dos actuais 32 bits.

Agora fazendo sugestões objectivas de placas que deves querer dar uma olhada:
Nvidia Quadro.
Ati FireGL (não sei se têm representação em Portugal)
3DLabs Wildcat (quer a VP quer a Realizm têm opções para AGP)

Todas estas placas conseguem andar pelos 500€ mas se vais trabalhar profissionalmente em Maya achop que são as únicas escolhas, vão poupar dores de cabeça, horas a lidar com bugs e até mesmo coisas que aimplesmente não iriam funcionar nas outras, por exmplo OpenGL no segundo monitor causando que a hotbox seja inutilizável.

Espero que te tenha ajudado.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Guybrush
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 1:43 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 137
Portugal -> focaste alguns topicos interessantes, mas nao estas totalmente correcto em algumas coisas k disseste, por exemplo em relação ao cpus 64 ou 32bits... obviamente k neste momento nao existe nada para 64bits, nem o maya mesmo k uses linux, mas nao ker dizer k esses cpus nao corram mais depressa as aplicações 32bits, e bugs... nao creio k nada d assinalar nisso, trabalho com makinas de 32 e 64 bits, duplos e singles, e posso-t garantir que um duplo opteron é um excelente plataforma para maya, e apesar de agora nao tirares partido dos 64bits, é um investimento, k na realidade nao é grande investimento, pq nao vais poupar mt se fores para os 32bits.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Portugal
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 10:31 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Tens razão Guybrush, mas quanto aos bugs basta dares tempo ao tempo e vão surgir diversos protocolos concorrecntes que vão deixar as pessoas à deriva sem saber para que lado se virar, olha o caso dos DVD+ e DVD-, a solução foram os gravadores +/- o que é de todo escandaloso.
Quanto ao investimento, cada um sabe do seu dinheiro, mas pelas características da máquina quer-me parecer que ela até não é nada má para quem quer aprender. Pessoalmente acho mais benéfico aprender numa máquina mais fraca em que temos de ter a certeza do que fazemos e ganhamos a prática de optimizar tudo o que se possa, o que apenas nos beneficia no futuro.
Posso dizer que a máquina dele é mais potente que a minha e não estou anda triste com o meu sistema a não ser com a placa gráfica, deixei-me ficar com uma 9600XT que até se porta bem em Maya, mas está longe dos padrões pretendidos e alguns bugs que tem em OpenGL são chatos, para além de nem sequer poder pensar em actualizar os drivers, senão tenho de passar mais umas horas a reconfigurar tudo de novo.

Para mim parece-me que o investimento numa placa gráfica de alto nível é a melhor opção quando temos mais de 2ghz de processador e 1 giga de ram, até porque nada invalida que a placa não venha a ser utilizada noutros sistemas futuros, e esses sim a 64 bits.
Só para dar um exemplo costumo ustilizar um computador para Premiere que tem uma placa gráfica com 5 anos e simplesmente seria uma loucura trocar, porque ela é fabulosa para Premiere na altura foi cara mas era recomendada pela Adobe, a apesar de ter só 8 megas de memória é impressionante não ter de esperar para carregar os BMP´s da timeline, enquanto GeForce e Radeons com 128 megas e processadores com mais do dobro de clock ficam sempre uns 15 a 20 segundos a processar a informação.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Guybrush
Colocada: Dom Abr 03, 2005 2:38 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 137
Eu estou completamente de acordo contigo, quando falas que ele nao tem necessidade nenhuma d trocar d sistema... mas da mesma maneira k nao precisa d investir numa placa grafica, pq como qq outra peça d hardware elas desactualizam, por exemplo comprar uma placa grafica AGP, daki a um ano torna-s obsoleto porque vao deixar d existirem boards com agp e passa tudo pra pcie. Mas de qualquer maneira, fazer upgrade ao comp por meia duzia d MHZ é só para quem anda cheio d dinheiro Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum