Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Aulas de 3D no Porto |
carloscidrais |
Colocada: Qui Mar 24, 2005 11:33 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Olá a todos, sou novato por aqui, mas interessado no 3D há algum tempo.
Tive e tenho o privilégio de estudar o 3D na minha faculdade e gostava de divulgar por aqui as iniciativas da minha escola, já que pode haver por aqui quem esteja interessado em estudar ou aprender um pouco mais.
Então, é indispensável começar por visitarem o site do meu professor João Seabra. Escusado será dizer que admiro bastante o trabalho dele, e que sigo há alguns anos o seu interesse e dedicação ao 3D. Verdadeiramente alguém que vestiu a camisola e que procura cultivar e passar aos alunos o mesmo entusiasmo que ele tem por este meio tão livre.
O site é o http://www.unidadedigital.com.
Depois de uma vista de olhos por lá, o passo seguinte é visitarem o site das cadeiras, tanto para verem os programas, como os tutoriais de Maya que ele lá colocou, os links ou ainda os trabalhos dos alunos que passarm por lá, eu incluído Isto em:
http://www.unidadedigital.com/aulas
Finalmente, akilo que penso interessar mais aos frequentadores do fórum. As formações avançadas em Modelação e Animação 3D que a minha escola promove.Estes são cursos abertos ao público, de 30 horas e consistem numa iniciação a estes tópicos, utilizando o Maya.
Tive a sorte de poder frequentar a primeira formação em modelação e posso dizer que foi um grande investimento. não quero exagerar nos elogios, porque passo o risco de passar por graxista, mas a verdade é que o João consegue colocar as pessoas bem á vontade, consegue abordar os tópicos essenciais e quem estiver disposto a aprender e a investir algum tempo nesta formação tem tudo a ganhar.
Sobre as formações em animação ainda não posso dizer nada, porque a primeira ainda está para ser. akilo q posso dizer é q a cadeira em q ele ensina os mesmos tópicos está a correr muito bem, ele consegue ensinar mesmo as questões mais técnicas de uma forma interessante e clara, e além disto, se tudo correr bem para a próxima semana ele vai ser um instrutor certificado pela Alias, pois está lá a fazer o curso de certificação em Character Rigging and animation.
Mais informações em http://www.unidadedigital.com/aulas/form/index.html |
|
|
|
Voltar acima |
|
ultra |
Colocada: Sáb Mar 26, 2005 6:48 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jan 2005
|
UAU! Tentador, dei uma vista de olhos por alto...500euros é q corta um bocado a pica!
ultra. |
_________________ TETRA CAMPEÃO! |
|
|
Voltar acima |
|
Jae686 |
Colocada: Sáb Mar 26, 2005 6:58 pm |
|
|
Registo: 07 Fev 2005
Local/Origem: Braga
|
para quando novas aulas de modelação 3d ? |
|
|
|
Voltar acima |
|
jseabra |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 12:44 am |
|
|
Registo: 01 Abr 2005
|
Olá a todos deste forum.
Chamo-me João Seabra, sou professor de 3D na licenciatura do curso de Som e Imagem da UCP do porto, e sou tambéns Instrutor Internacional da Alias, empresa que cria o conhecido Maya.
Como aqui foi referido, existe um curso livre de animação e modelação 3D (brevemente haverá de iniciação também) que consta em 30h divididas por 4 sábados normalmente.
Sei que o preço pode assutar, mas se pensarem que usamos versões do Maya Unlimited (temos 20 licenças), podem verificar que 500 euros por alunos não é nada...
Muito muito brevmente no curso de Animação e Setup de Personagens, os alunos serão directamente certificados pela Alias através de mim. Este certificado é um dos mais reconhecidos certificados mundialmente nos mais variados estúdios de 3D.
Qualquer dúvida sobre o curso podem-me contactar em [email protected] ou através do site dos cursos livres www.artes.ucp.pt/form3d |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 9:38 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Olá João e benvindo a este fórum, eu prometo nao apagar o teu post como fizeste com o meu no teu forum Abraços e espero ver-te aqui a contribuir para a comunidade pois há 3D que chegue para todos em Portugal |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 9:51 am |
|
|
Veterano
Local/Origem: Lisboa
|
Bem vindo ao forum João.
jseabra escreveu:
... Sei que o preço pode assutar, mas se pensarem que usamos versões do Maya Unlimited...
De que nos serve a versão Unlimited (cloth, fur, fluids, live, hair) se não consta no vosso programa?
Para isso bastava a versão Complete.
Para mais informações:
http://www.alias.com/eng/products-services/maya/maya_unlimited/index.shtml
jseabra escreveu: podem verificar que 500 euros por alunos não é nada...
30 horas = 500 euros....?
Dá uma olhadela nesta escola em Lisboa (42 horas = 105 euros)
http://www.citeforma.pt/site/docs/cursos_detalhe_print.asp?idCurso=93
Citação: Sei que o preço pode assutar, mas se pensarem que usamos versões do Maya Unlimited (temos 20 licenças), podem verificar que 500 euros por alunos não é nada...
Frase com duplo significado? (just kidding)
Só tenho uma questão, voces passam um certificado Alias no final do curso? |
|
|
|
Voltar acima |
|
jseabra |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 2:19 pm |
|
|
|
Respondendo às úlltimas questões...
Usamos o Maya Unlimited para dar a hípotese aos alunos de em projectos fora da formação explorarem novas barreiras. E acontece frequentemente, quando as formações acabam algo mais cedo, mostrar algumas das técnicas avançadas, como cloth, e fluids.
Quanto ao preço, concerteza que arranjas mais barato, a escolha no fundo é vossa. Se quizeres tirar um curso certificado pela Alias como o nosso, na própria Alias, além das viagens para Toronto mais hotel, pagas 2000 euros por ainda menos horas http://www.alias.com/eng/education/training/course_schedule/index.shtml. Mas além de irmos certificar os alunos através da Alias no curso de Animação de Personagens, é na Universidade Católica Portuguesa (Acredita que no currículo te faz a diferença, em especial no estraneiro... pois basta ser uma universidade para te abrir portas) e depois lembra-te que sou também instrutor certificado da própria Alias.
Mas como disse, a escolha é vossa, não estou aqui a vender nada, pois infelizmente temos apenas 8 vagas por curso, o que tem sido muito pouco para a grande procura.
No futuro esperamos ter mais.
Temos mais licenças do Maya na faculdade, mas para a formação são apenas estas 8.
Abraços. |
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 2:32 pm |
|
|
Veterano
|
jseabra escreveu: Mas além de irmos certificar os alunos através da Alias no curso de Animação de Personagens
Na modelação não há certificado?
Quantas horas são esse curso? Pergunto isto pois no teu site não tem a info. |
Editado pela última vez por MiguelS em Sex Abr 01, 2005 2:39 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
jseabra |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 2:38 pm |
|
|
|
Essa informação ainda está em desenvolvimento, mas deverá ser de duração igual ao de Modelação. Quando estará disponível no site não sei, pois o site não é meu, mas sim gerido e controlado pelo departamento informático da UCP. |
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 2:41 pm |
|
|
Veterano
|
Mas ha certificado ALIAS para quem tirar o curso de modelação? |
|
|
|
Voltar acima |
|
jseabra |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 2:45 pm |
|
|
|
Nop, apenas certificado na UCP. |
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 4:11 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
hey joao,
a proxima vez q fores a londres da uma espreitadela aos Escape Studios. tao a fazer um trabalho altamente e d certeza q t podem servir de inspiracao para alguma coisa
www.escape-studios.co.uk
a. |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
jseabra |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 4:18 pm |
|
|
|
Olá Afonso!
Conheço a escola, tem gente muito boa a ensinar, é um grande curso que recomendo!
E parabéns pelo novo emprego.
Depois falamos melhor.
Abraço. |
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Sex Abr 01, 2005 6:13 pm |
|
|
Veterano
|
A Alias autoriza que seja entregue um certificado com apenas 4 aulas dadas? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Portugal |
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 10:19 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 19 Mar 2005
Local/Origem: Londres
|
Boas.
Corrijam-me se estiver errado mas acho que este curso serve mais para quem tem pouco tempo para ver DVD´s lêr livros e o manual do Maya do que para quem quer aprofundar as suas técnicas, pois em 4 aulas é difícil conseguir ensinar um método de trabalho de uma forma consistente.
Quanto à questão do curso numa universidade ser importante, sinceramente um curso de 4 aulas pode até ser dado numa escola primária que qualquer entidade empregadora vai pedir para ver mais alguma coisa, uma rig completa, uma demoreel e até mesmo as duas semanas à experiência. Claro que o curso de 30 horas pode ajudar a que fiques no topo da pilha dos iniciantes, mas pouco mais que isso.
Se para a escolha do conteúdo é tido em conta o nível de conhecimento dos participantes e procura-se ensinar algo mais do que está no manual do Maya acho que vale os 500€ mas se o conteúdo fica-se pelo "Melvin" já fico mais apreensivo quanto ao valor, é que apesar de tuido em 30 horas não se pode ensianar assim tanta coisa se já não se começa um pouco à frente.
Existem pré-requesitos/ nivel mínimo para se tirar um desses cursos?
Obrigado e fiquem bem. |
|
|
|
Voltar acima |
|
jseabra |
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 2:18 pm |
|
|
|
A Alias não só autoriza, como para se obter a certificação, o curso tem de seguir uma extrutura proposta por eles, e isto incluí que seja de 4 dias, tal como o deles. (podem ver no site da Alias)
Para qualquer dúvida mais aprofundada acerca da certificação e que queiram uma resposta "official", contactem a Rachael Jackson da Alias, que é a representante educativa na sede em Toronto. O seu mail está também disponível no site da Alias.
E sim, o cuso de Animação tem precedência com Modelação.
Fiquem bem, e bom fim de semana.
/JS |
|
|
|
Voltar acima |
|
|