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< W.I.P. 3D ~ Max+Vray - Sala - Problemas com iluminação |
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Colocada: Qua Mar 14, 2007 2:19 pm |
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Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
Mensagens: 85
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Mestres.. estou agora a tentar fazer um interior de uma sala a 3d..
A sala tem a configuração que está abaixo.. no canto superior esquerdo, aquele quadrado é um jardim interior.. Estou a usar para iluminar um direct com valor de 1,6/1,8 tons amarelos mt fracos e ainda uma vraylight em cada janela e ainda uma de topo no jardim interior..
Todas as vraylights estão com valor de 1 excepto a dajanela maior que está em 1,5.. e todas estão apenas a iluminar, ou seja retirei as sombras!
Tenho os valores mais ou menos default do vray, em termos de contraste e saturação.. tenho o color mapping em exponential e dark mult 1 e bright mult a 3..
O irradiance map está em low.. Light cache com 1000
queria ter postado a imagem que me sai.. mas esqueci-me dela em casa.. vou tentar trazer.. mas entretanto se algume me souber dar alguma indicação agradeço desde já!!
EDIT...
Bem...pelo que fui vendo se calhar deveria ter metido logo aqui na secção WIP.. e com uma imagem claro!! Por isso cá fica... O material aplicado foi um "branco"?? RGB-240.. Aquela zona do jardim interior está com um vraydisplacement apenas pq me esqueci de o tirar... Noob!!
Para começar quando coloco as vraylights auxiliares, as superficies ficam com aquele "ponteado".. ja aumentei suvbdivs e afins a ainda n percebi pq.. e depois.. acho que as zonas mais escuras, continuam muito escuras.. não posso aumentar mais ás intensidades senão estoura nas partes mais claras...
Que acham que deveria fazer?? |
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Raphael Rema |
Colocada: Qua Mar 14, 2007 3:25 pm |
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Registo: 04 Mar 2007
Mensagens: 14
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Bom, quanto ao "ponteado", que vc mencionou, não entendo porque mesmo aumentando as subdivs do vraylight ele não corrige. Quanto à luminosidade, dá uma olhada em "Color mapping" nos parâmetros do Vray, ele corrige problemas de estouros de luz e coisas do gênero. Tente valores diferentes e veja qual se adequa melhor. Boa sorte.
Ps.: Qual versão do V-Ray vc usa? |
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Colocada: Qua Mar 14, 2007 3:33 pm |
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Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
Mensagens: 85
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O ponteado já corrigi.. tinha a ver com "affect diffuse" e "affect specular" das vraylights auxiliares..
Em relação ao "color mapping", segundo vi até agora nos interiores dever-se-ia utilizar o método "exponential" ou o "hsv exponential". já testei os dois e com valores de todas as maneiras no bright e no dark multiplier..
Parece-me que terá a ver com a intensidade das vraylights auxiliares..
Lá vou ter que fazer mais 20 render tests a ver se percebo a diferença...
Por um lado é bom para mim que me estou a iniciar e aprendo as várias diferenças.. por outro é uma SECA!!
Obrigado pela ajuda..
Estou a usar o vray 1.50.. |
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Raphael Rema |
Colocada: Qua Mar 14, 2007 3:43 pm |
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Registo: 04 Mar 2007
Mensagens: 14
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Bom, vc pode diminuir a intensidade das vraylights e, usando a vrayphysical camera, aumentar a exposição da mesma. Além de ter um controle maior, ela apresenta dirtorç~es de lentes mais realistas. |
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Colocada: Qua Mar 14, 2007 4:31 pm |
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Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
Mensagens: 85
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Thanks Raphael.. estive a testar mas é muita fruta ao mesmo tempo...
Vou ler a parte do manual que refere a camera para saber quais os parametros de optimização mais importantes, senão não percebo o que estou a fazer!! Logo, com mais tempo testo isso.. |
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Nico |
Colocada: Qua Mar 14, 2007 4:38 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Mensagens: 401
Local/Origem: Lisboa
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Nada como exprimentar e testar... chego a fazer centenas de renders para afinar as luzes.. e é sempre complicado ter um bom equilibrio entre a luz exterior e a luz interior... camara... VraySun.. VraySky.. os teste podes sempre fazer com resolução e valores baixos e são relativamente rápidos..
Já tive renders de interiores com 20 de Darkmulti... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
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Colocada: Qua Mar 14, 2007 4:44 pm |
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Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
Mensagens: 85
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20 de darkmultiplier???
Bem.. vou ter que testar mesmo muitas mais vezes!!
O máximo que testei foi 3,2.. e pensei já ser demais...
Obrigadão Nico!! |
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Colocada: Qui Mar 15, 2007 9:37 am |
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Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
Mensagens: 85
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Aqui fica um update.. ainda está um pouco escuro, pelo menos na parte do tecto..mas ja estou a tratar disso!!
Em relação a constrastes e saturação.. que acham?
Algumas manchas e artefactos devem-se aos low settings..
E em relação aos vidros.. estou a colocar tudo mt básico.. alguém tem conhecimento de uns tutoriais ou algo do género a explicar os vários tipos e como se poderão "recriar"?? (Já encontrei referências no site ALZHEM)
Outra dúvida... é se o facto de alterar tanto, ou melhor dizendo, acrescentando luzes e alterar os valores de "dark" e "bright" multiplier não me irá distorcer as cores e visualização dos restantes objectos a colocar posteriormente?? Não me darei a grandes trabalhos de modelação.. vou tentar meter muita coisa free, visto isto ser um exercicio de iluminação para mim...
Mais uma versão da iluminação.. mais clara!
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brunolopes |
Colocada: Qui Mar 15, 2007 4:11 pm |
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Primeiros passos
Registo: 20 Dec 2006
Mensagens: 149
Local/Origem: Lisboa
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Ja experimentaste ligar a GI?
Experimenta a combinação "Irradiance Map + LightCache", um medium preset no irradiance map, e no lightcache ao ser activado por defeito começa com 1000 subdivisions, mas para testes, podes começar com 100/150.
Depois so tens de voltar a rever os multipliers das vraylights.
É que sem GI, nada feito... |
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Colocada: Qui Mar 15, 2007 4:31 pm |
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Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
Mensagens: 85
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Bem...
Sim já liguei a GI...
..e estou mesmo a utilizar Irradiance Map + light Cache...
Embora no Light Cache tenha 500 subdivs para testes...
Sei que ainda não está grande coisa.. mas pensava que não estava assim tão mal!!
Mas vai melhorar.. (espero eu ) |
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ene.xis |
Colocada: Qui Mar 15, 2007 4:41 pm |
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Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Mensagens: 316
Local/Origem: Puorto
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bemm....n sei q settings estas a usar...mas as tuas areas escuras sao mm muito escuras....a 1ª imagem parece-me bem melhor q a ultima!
secalhar é melhor voltares atras...
e ires passo a passo....o colormapping seria das ultimas coisas a tocares (digo eu! ) |
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Gerbilho |
Colocada: Qui Mar 15, 2007 10:00 pm |
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Escravo do rato
Registo: 23 Jan 2006
Mensagens: 270
Local/Origem: Portugal
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Para esta fase devias esconder os vidros dos vãos (se é que não o fizeste já) porque aumentam um pouco o tempo de render... e depois fazer 50 renders de teste (um de cada vez... )...
O dark multiplier é bom mas se abusares a imagem perde contraste... tenta recorrer a isso só em último recurso.
Para essa imagem parece-me que o tempo de render está exagerado, a não ser que o teu computador seja velhinho... se o que queres é ver a iluminação e não precisas de ver detalhes diminui os valores de antialiasing: põe fixed rate ou adaptive -2,0 por exemplo. E no irradiance map podes pôr ambas as subdivisions a 10...
Manda uma imagem com GI....só pra ver como está. |
_________________ Arrive without travelling... |
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Raphael Rema |
Colocada: Sex Mar 16, 2007 12:22 am |
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Registo: 04 Mar 2007
Mensagens: 14
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Yo!
Também achei a sala um bocado escura na parte de cima, e demasiado clara e sem sombras na parte de baixo. Se olharmos para a parte do chão, nem parece que o GI tá ligado... Não seria uma boa hora pra rever essa configuração do V-Ray? O tempo de render também preocupa.
O evermotion tem ótimos tutoriais de iluminação interna, vale a pena procurar.
Boa sorte! |
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visualize |
Colocada: Sex Mar 16, 2007 8:36 am |
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Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
Mensagens: 85
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Pessoal.. nem imaginam como agradeço as vossas críticas!!
Realmente para quem se está a iniciar no max e em vray isto tem mtuito parametro e as coisas não saem bem à 1ª (nem a 2ª, nem a 3ª....)
Em relação aos tempos de render - isso foi numa máquina PIV a 3Ghz com 1Gb Ram.. não é grande coisa mas é o que há.. mas como estou sempre a correr outros softwares por trás acredito que acrescente um pouco ao tempo final..
Aqui fica mais um teste..
A meu ver já está bem definido, talvez aumente apenas um pouco ao contraste e saturação.. Que me dizem?? E talvez um "sol" mais amarelo/laranja..
Nesta tinha os vidros "ligados", mas realmente costumo escondê-los!
(esse é outro problema.. ainda não consegui acertar com o material do vidro.. mas vai lá)
Em relação às imagens anteriores.. nem sequer vou dizer o que estava a fazer mal... ... |
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foxymophandlemama |
Colocada: Sex Mar 16, 2007 10:39 am |
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Já faz sozinho
Registo: 06 Jul 2005
Mensagens: 405
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visualize escreveu:
Em relação às imagens anteriores.. nem sequer vou dizer o que estava a fazer mal... ...
Mas devias porque há sempre mais gente na mesma situação que tu. |
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visualize |
Colocada: Sex Mar 16, 2007 10:49 am |
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Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
Mensagens: 85
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[quote="foxymophandlemama"]
Mas devias porque há sempre mais gente na mesma situação que tu.[/quote]
Mas com isso queres dizer que esta já está melhor??
Já testei agora com uma cor mais amarela/laranja na target direct e aumentei realmente à saturação e fica muito melhor.. depois mostro!
Cá vai a burrada..
Nas imagens anteriores e como se devem ter apercebido.. é a primeira vez que faço isto.. de interiores.. e tantos testes fiz que acabei por adicionar umas luzes adicionais para ajudar a iluminar a cena.. ou seja.. tinha a target direct (a simular o sol), uma vray light em cada janela (estas tinha-lhes desabilitado erradamente o "affect alpha") e depois para compôr (ou não..) acrescentei mais uns pontos de luz espalhados por toda a área (nestes desabilitei o "shadow casting").
Pelos erros que cometi, entendo que ao aumentar a luz com tantos pontos de luz fiz com que a imagem ficasse mais "lavada" tirando a noção de iluminação (GI)..
Concordam? |
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Raphael Rema |
Colocada: Sex Mar 16, 2007 1:40 pm |
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Registo: 04 Mar 2007
Mensagens: 14
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De certeza, concordo com o foxymophandlemama, é com os erros que se aprende...
Posta pra gente o último render, com a luz corrigida. |
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