Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Noticias  ~  Workshop - CG/Multimedia usando Open Source (quase) gratix

rcas
Colocada: Seg Fev 26, 2007 8:14 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Irá ocorrer na Bulgária, durante 7 dias, mais precisamente em Sofia, e é necessário pagar a viagem e jantares. Inglês é necessário, pelo menos leitura e boa interpretação.

As ferramentas em uso serão o Blender, Cinelerra, Audacity, Ardour, entre outras.

Mas para informações mais detalhadas ler este post que meti no site de notícias oficiais do Blender ou dirigirem-se ao site oficial.

Como irei dar parte da formação podem meter aqui qualquer questão que tenham.

-- Rui --

Bcool
Colocada: Ter Fev 27, 2007 2:10 am Responder com Citação
Registo: 17 Abr 2006 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
Parece excelente, parabéns pela organização. Realmente só com iniciativas destas é que o open-source há-de ir derrubando alguns mitos e desconfianças que fazem tanta gente torcer o nariz a aplicações perfeitamente capazes...

rcas
Colocada: Ter Fev 27, 2007 10:30 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Gracias pelo incentivo.

E para o ano que vem vai haver novamente, e em principio um pouco mais prolongada.

-- Rui --

Sil3
Colocada: Ter Fev 27, 2007 1:45 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Embora seja de louvar um free workshop e com a duração de 7 dias, está-se mesmo a ver que quem o irá frequentar serão os hobbiests ou estudantes.

Não estou a comentar isto de forma depreciativa, mas não estou a ver Pro users (leia-se: empregados) a poderem ter 7 dias livres para ir assistir a um workshop de Blender. As empresas torcem muitas vezes o nariz a esse tipo de coisas e sendo para se ir mexer em software que o mais certo é nem usarem, então por certo que não "libertam" os empregados para lá ir.

De qq das maneiras, parabéns e que tudo corra bem, e para quando uma coisa dessas em Portugal? De preferência em lugares mais centrais do que própriamente o Minho ou assim, é que senão voltamos ao mesmo, visto que a maioria dos profissionais se encontram nas grandes cidades, muito dificilmente se iriam deslocar a outros sitios.

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Ter Fev 27, 2007 2:38 pm Responder com Citação
Citação:
De qq das maneiras, parabéns e que tudo corra bem, e para quando uma coisa dessas em Portugal? De preferência em lugares mais centrais do que própriamente o Minho ou assim, é que senão voltamos ao mesmo, visto que a maioria dos profissionais se encontram nas grandes cidades, muito dificilmente se iriam deslocar a outros sitios.

Deixa ver, pode ser que para o ano se consiga alguma coisa.

E sim, tambem concordo que seja perto das grandes cidades.

-- Rui --

Sil3
Colocada: Ter Fev 27, 2007 5:16 pm Responder com Citação
Força nisso então, se for realizado em Lisboa e em horários "aceitáveis" prometo ir nem que seja pela curiosidade.

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
ene.xis
Colocada: Ter Fev 27, 2007 5:43 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
[quote="Sil3"]Força nisso então, se for realizado em Lisboa e em horários "aceitáveis" prometo ir nem que seja pela curiosidade.[/quote]

e na porta ao lado!? Laughing
sim uma iniciativa dessas so para o território nacional era de louvar!
mais pequena à nossa escala!eu alinhava nem q fosse em Vila nova de rabelaqioao!
Laughing

ou inserida numa das feiras relacionadas c informatica na exponor, fil e afins... Rolling Eyes
Nightwalker
Colocada: Ter Fev 27, 2007 5:43 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Quem disse que o Minho não é central Evil or Very Mad ?

Laughing Laughing

Colocada: Ter Fev 27, 2007 6:03 pm Responder com Citação
Não é o comodismo que me faz dizer em Lisboa e em horários aceitáveis, mas sim outros factores tais como:

- Maior aglomerado de profissionais da Área.

- Disponibilidade por parte dos profissionais em se deslocar a outras cidades. A não ser que seja uma coisa dedicada só a estudantes, ou estes eventos vão ter com as pessoas ou as pessoas raramente se deslocam a eles. Por alguma razão a Sigg é sempre em cidades grandes.

- Disponibilidade de tempo por parte destes mesmo profissionais, todos nós sabemos que estamos numa profissão que exige demasiado do nosso tempo, sendo muito pouco o tempo livre, e nem todos estão dispostos a largar o seu tempo livre para se irem meter em mais coisas relacionadas com trabalho. A familia e o lazer são factores importantes para um bem estar no dia a dia.

- Custos de viagens e alojamento. Por muito interessante que algo seja o factor custo está sempre presente, alguém tem consciência de quanto custa um simples fim de semana fora? Isto só a contar com alojamento e comida sem grandes mordomias.

Claro que quem está fora de Lisboa sente a mesma coisa, mas quer queiramos quer não, a grande maioria dos interessados e o publico alvo de um evento destes são para os profissionais do ramo, não descurando como é óbvio os estudantes, mas quem usa o software a sério serão os profissionais e não quem ainda só estuda.

Se o Open Source que aumentar a sua user base tem que começar a aliciar os profissionais, pois é a partir destes, do seu know how e as suas exigências que uma empresa/organização consegue desenvolver ferramentas que realmente funcionem nas mais variadas condições que um dia a dia de produção implica, é que em papel é tudo muito bonito, depois no decorrer de um projecto é que se vê se as coisas valem ou não valem. Neste campo os profissionais tem vantagem, pois são eles que testam até aos limites os softwares, por muito que um estudante faça por si, nunca vai ter o mesmo uso pq não tem à partida o mesmo grau de exigência por detrás ou o factor Deadline a bater à porta.

ene.xis
Colocada: Ter Fev 27, 2007 6:09 pm Responder com Citação
Laughing Laughing Laughing
rcas
Colocada: Ter Fev 27, 2007 7:30 pm Responder com Citação
Isto cá em Portugal só para 2009, era necessário encontrar um parceiro até ao fim da semana, por isso é para esquecer.

Mas para 2009 tenho já quase garantia.

Quanto ao Open Source em Portugal, só vão ver as empresas a mudar quando empresas novas começarem a singrar no mercado com Open Source ou quando empresas estrangeiras mostrarem que gastam menos e produzem o mesmo com Open Source.

Em Portugal é mesmo assim, na Holanda, França, Espanha, Alemanha ... eles apostam na inovação e em reduzir custos. Aqui aposta-se em pirataria em muitos casos, noutros casos é o medo de inovar ou investir em outra "filosofia" diferente da que se conhece. E as empresas que o fazem são as que normalmente acabam por produzir para fora ...

Bem, mas pode ser que isto mude Smile .

-- Rui --

ene.xis
Colocada: Qua Fev 28, 2007 10:18 am Responder com Citação
Rui:
que tipo de parceiros?

e uma coisa bem mais pequena 2 ou 3 dias so pa tugas?

eu entendo perfeitamenta a dificuldade q parece a primeira vista encontrar empresas com um espirito inovador e empreendedor, mas da minha experencia pessoal noutras areas q nao o CG deixaram-me com uma idea bem diferente...
mais, este momento parece-me um momento importante para ser feito um forcing na introdução do open source em PT, isto pq (parece me a mim) há muita gente a aparecer agora, a cingrar profissionalmente e a estabelecer-se no ramo, e portanto se num primeiro momento enquanto o pipeline ainda é "verde" a mudança é mais facil que....em 2009!!

estou super interessado em mergulhar de cabeça no blender, mas é dificil arranjar algum tempo vago para matutar naquilo (ja sao muitos anos fidelizado na autodesk!) e é facil desistir quando perdemos meia hora pa fazer uma coisa q demorava 1 min no max Laughing !
Para alem de estar pessoalmente interessado no blender tb estou disponivel para colaborara ou ajudar se necessario em coisas tipo "parceiros", "promotoras de eventos", etc
Wink

my 2cents Cool
yen3D
Colocada: Qua Fev 28, 2007 1:02 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Eu tenho o feeling que muitos empresas não adirem ao Blender e outros por pura questão de marketing. Por vezes um estudio so tem crediblidade quando diz que usa maya/max/xsi e tem uma renderfarm xpto...
Até porque quando surge um estudio novo o que se pergunta é: "que soft usam eles?"
Veja-se a Keytoon que ganhou fama e publicidade por usar as ferramentas da NEWTEK, principalmente o maxwell render.
Como disse, tenho o feeling... qué que voces acham?

||yen3d||

Colocada: Qua Fev 28, 2007 1:39 pm Responder com Citação
Citação:
Eu tenho o feeling que muitos empresas não adirem ao Blender e outros por pura questão de marketing. Por vezes um estudio so tem crediblidade quando diz que usa maya/max/xsi e tem uma renderfarm xpto...
Até porque quando surge um estudio novo o que se pergunta é: "que soft usam eles?"
Veja-se a Keytoon que ganhou fama e publicidade por usar as ferramentas da NEWTEK, principalmente o maxwell render.

||yen3d||

Tambem concordo que algumas empresas o fazem dessa forma.
Mas como o próprio Ton costuma dizer "Its your own in-house software", pela possibilidade de cada um em modificar o código-fonte.

Se apresentares bons resultados e disseres que é uma ferramenta interna penso que não ficas a perder.

São abordagens diferentes, mas isso vai de cada empresa e onde pretendem gastar o seu dinheiro, eu preferia gastar o dinheiro das licenças em formação e dotar os meus empregados de uma maior especialização. E se virmos bem, mesmo a formação em Blender costuma ser mais barata, não digo que seja uma grande diferença, mas é substancial.

Eu gostava de ver um estúdio português a apostar um pouco no Open Source, mais que não fosse que experimentassem (mas a sério, não é tentar 30 minutos a entrar numa coisa e desistir) e que validassem se não poderia ser uma boa adição ao set de ferramentas que usarem.

Conheço no estrangeiro estúdios que eram baseados em Maya e Max, depois adicionaram o Blender ao pipeline, a dada altura largaram o Maya, de acordo com eles não fazia sentido continuar o upgrade do Maya quando o que efectivamente usavam existia no Blender.
Agora com a 2.43 largaram o Max tambem, dizem que produzem mais rápido com o Blender e mesmo algumas coisas que possam demorar mais tempo com o Blender vs Max, o tempo total não compensa manter uma licença nova e os custos de manutenção.

A grande queixa relativamente ao Max são os crashes constantes.

Mas isso é só para dar uma ideia do que se passa lá fora, em pequenos / médios estúdios. Fica a ideia.

-- Rui --

unxetas
Colocada: Qua Fev 28, 2007 2:29 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
sinceramente.. acho que tem todos razao, mas quanto aos grandes estudios, os problemas sao outros. Os precos das licencas sao irrisorios, completamente insignificantes, dada a escala e os orcamentos dos trabalhos.. Mas quando uma empresa precisa de contratar 200 pessoas para fazer um trabalho num prazo de 2 ou 3 meses, obviamente nao pode perder tempo a ensina-los.. talvez seja uma coisa a longo prazo, mas a historia do CG nunca se fez a longo prazo...

edit: o preco do software tambem tem sido usado ao longo dos tempos como ferramenta de proteccao dos estudios e dos proprios profissionais em termos de ordenados e orcamentos.. A partir do momento em que se aceitam ferramentas gratuitas como ferramentas validas e competitivas (nao digo que nao sejam, mas nao sao aceites como tal no momento), os precos vao comecar a descer.. tambem com o aumento de utilizadores que dai vem.

O CG era tradicionalmente uma boa carreira para se ganhar uns bons trocos, mas cada vez mais isso deixa de ser verdade.. O preco do software tem uma relacao muito directa com isso..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Sil3
Colocada: Qua Fev 28, 2007 2:48 pm Responder com Citação
Citação:

||yen3d||

As coisas não passam só por aí, sim isso existe como é óbvio especialmente nas TOP companies.

Agora uma empresa média (5-10 empregados) com pelo menos 3-4 anos de existência já tem por certo dezenas de Scripts e In House tools para os ajudar, já têm todo um Pipeline montado à volta de vários Softwares e mudar isso implica gastar não só tempo como $$$, afinal tempo é $$$.

Claro que podem poupar a longo prazo, mas no imediato é muito mais moroso fazer as coisas além de não se ter a certeza se vai tudo funcionar como deve ser durante uma produção.

Uma coisa é já se ter um plano estructurado e saber-se o software usado quase de ponta a ponta, mesmo que dê problemas em algum dos elementos durante uma produção, as pessoas já sabem por onde ir e que workarounds usar, ou visto conhecerem bem o software, sabem por onde começar a procurar esses mesmo workarounds.

By the way, o Maxwell não é da Newtek Wink

Citação:

São abordagens diferentes, mas isso vai de cada empresa e onde pretendem gastar o seu dinheiro, eu preferia gastar o dinheiro das licenças em formação e dotar os meus empregados de uma maior especialização. E se virmos bem, mesmo a formação em Blender costuma ser mais barata, não digo que seja uma grande diferença, mas é substancial.
-- Rui --

Certo, e tu achas que um curso de 6 semanas (ou menos) é o suficiente para alguém ficar à vontade num software? Regra geral é necessário o minimo de 1 ano a trabalhar todos os dias em produções para se ficar fluente em XSI/MAX/May/LW etc etc (varia de pessoa para pessoa obviamente)

Certo também que alguém já com boa experiência de outros softwares é-lhe mais fácil aprender outros, mas digo-te que custa bastante pq tens a tua mente hardwired a uma maneira de trabalhar e de repente todo o workflow muda, e isso reflecte-se depois, como é óbvio de inicio não és tão productivo pois andas a "apalpar" terreno.

Depois temos o factor HELP e Experience, quantos Blender users podem ser considerados Senior 3D Artists? Quantos têm anos de experiência em niveis bem exigentes de produção?

Regra geral as pessoas aprendem umas com as outras em ambiente de trabalho, dai o tal dizer de que 1 ano de trabalho é igual a 5 anos de Faculdade, pq o salto que se dá a nivel de conhecimento é astronómico comparado com 5 anos de quase só formação teorica em que a componente práctica por muito puxada que seja, nunca se compara a um dia a dia de stress de produção.

Ora sendo quase muitos poucos os Blender users que realmenrte sejam considerados TOP professionals, torna-se ainda mais dificil arranjar alguém competente para não só ir trabalhando a todo o vapor, como também ir ajudando os colegas nas suas dúvidas e ajuda-los a ultrapassar a barreira de aprendizagem.

A solução como tu bem disseste é adicionar o Blender à pipeline e aos poucos ir-se aprendendo, mas mesmo isso de inicio não é assim tão simples, às vezes sai mais barato comprar um Plugin que esteja integrado no software que se usa regularmente, do que andar a perder horas a aprender novas ferramentas, cada hora de trabalho custa muito caro não só ao Cliente como também à Empresa. Se os prazos não esticam e se perdeu demasiado tempo em por algo a funcionar, alguém vai ter de ficar a fazer noitadas até o trabalho estar pronto.

Já agora fiquei curioso nas empresas de que falaste, podes dar exemplos, é pura curiosidade mesmo, acho uma decisão bem arriscada e gostava de conhecer um pouco melhor quem teve os "ditos cujos" para fazer uma tal transição Smile

De qq das maneiras, continuo a dizer, força a maior das sortes com isso, pq pessoas como vocês que se empenham de tal forma para que o Open Source aconteça e funcione sao sempre necessárias.

rcas
Colocada: Qua Fev 28, 2007 3:33 pm Responder com Citação
Aqui fica o link de uma delas, onde conheço a equipa pessoalmente.
Hand Turkey Studios

E uma outra que usa o Blender no Pipeline e até estão a fazer um jogo usando apenas o Blender, incluíndo o Game Engine:
Luma

Depois posso-te arranjar uma lista, que não sei os sites de cabeça, mas se pesquisares basta um pouco em BlenderNation encontras algumas delas.

Quanto a experiência, o que posso dizer é que embora possas não ter uma base de utilizadores tão "PRO", normalmente tens N pessoas a responder para te ajudar e com várias abordagens que possas tomar. E tens já uma base de profissionais disponíveis tambem.

Uma coisa que noto é que para os softwares comerciais quem responde normalmente às perguntas são os novatos na matéria e não os profissionais da àrea, e não digas que não é bem assim que em 90% dos casos é isto que acontece. Vejo muito mais utilizadores profissionais do Blender a responder nos foruns que utilizadores profissionais de aplicações comerciais.

As novas adições no Blender 2.43 são mais que muitas e acredito que um estúdio pequeno / médio já poderá usar o Blender em 90% do seu trabalho senão mais. A base de apoio continua para mim muito à frente do que qualquer base comercial, tanto ao nível de desenvolvimento como ao nível de utilizadores e mesmo em Documentação online.

O que realmente falta é mais livros, DVDs e treino, sejam workshops ou mesmo treino intensivo.

E claro que a utilização diária do software num estúdio lhe dá mais conhecimento prático que um treino ou workshop, mas isso é para qualquer software.

Continuo é a dizer, preferia gastar o dinheiro das licenças em treino.
E não tou a falar de ensinar o software, isso há-de ser uma vez, estou a falar dos posteriores upgrades e por aí. Preferia ver esse dinheiro gasto em formações mais avançadas.

Mas pronto, não vou entrar em discussões filosóficas e já batidas, que nunca dão em nada.

-- Rui --

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens