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<  3D Studio Max  ~  Tudo.. ou apenas o que se vê na viewport??

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Colocada: Qua Fev 14, 2007 9:20 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Bons dias, mestres do 3D..

Ando nisto há muito pouco tempo e uma das minhas dúvidas (agora que estou prestes a finalizar o meu 1º 3d..) é se o cálculo de render é feito por tudo o que está no ficheiro, ou seja todos os poligonos e afins ou apenas por aquilo que se vê na viewport em que se vai fazer o render??

Será conveniente para uma imagem frontal "apagar", ainda que temporariamente (claro) os detalhes na parte traseira??
Trará benefícios em tempos de render??

Obrigadão desde já!!
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flash
Colocada: Qua Fev 14, 2007 1:53 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Não terás problemas com isso, pelo menos a nivel de velocidade, já que pelo que sei os renderers tem optimização de cenas. Tb duvido que tão cedo venhas a ter problemas com isso já que tás a começar e por norma os principiantes não fazem cenas com muito detalhe. Por isso preocupa te com a modelação/texturação e deixa as optimizações para quando o programa te crashar Very Happy
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muddymind
Colocada: Qua Fev 14, 2007 2:34 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
A única coisa q pode acontecer é a tua placa grafica atrofiar quando andas a passear pela scene ou teres pouca ram... nesses casos podes esconder os objectos que não te interessam... axo q isso é no 3 separador na barra de ferramentas no lado direito (nao sei ao certo pois ja nao uso o max ha mt... ve no help)...

@flash
Isso dos pricipiantes usarem poucos polys não é bem assim... basta dar um salto a alguns wip's de newbies e vais ver como que coisas q podiam ser feitas com meia-duzia de poligonos tao feitas com milhares e com um meshsmooth abusado Razz

[]

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Colocada: Qua Fev 14, 2007 2:59 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Obrigadissimo pela ajuda..

Provavelmente deveria ter dito que o 3d em causa é de arquitectura..
São duas casitas ..
Em termos de poligonos, já vi algures uma cena para contar os poligonos.. mas já nem sei onde anda isso.. Laughing

E não posso ver nem procurar agora.. estou a trabalhar e o meu chefe não me deixa baldar para fazer cenas particulares.. Very Happy

Mas vou testar.. com as duas situações!! Se for rápido pode ser que amanhã coloque aqui as diferenças de tempos e claro a imagem também!
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muddymind
Colocada: Qua Fev 14, 2007 3:56 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Para veres o polycount vai ao separador da direita (na barra de ferramentas da direita) e nos plug-ins escolhe ver mais plug-ins(ou algo do genero) e deve aparecer uma cena onde ta o polycounter Smile

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Colocada: Qua Fev 14, 2007 4:09 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Hint: carrega no 7.

muddymind: mesmo que tenham demasiados poligonos eles aprendem rapido que nao os devem ter.. heh
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muddymind
Colocada: Qua Fev 14, 2007 4:18 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
flash escreveu:
Hint: carrega no 7.

muddymind: mesmo que tenham demasiados poligonos eles aprendem rapido que nao os devem ter.. heh


Laughing Laughing Laughing

ps- esse hide apenas serve quando trabalhas na scene... nos renders axo que não interfere...

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flash
Colocada: Qui Fev 15, 2007 2:35 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
1º O 7 é para mostrar o nº de poligonos..

2º Se esconderes apenas faces de objectos eles aparecem no render, se esconderes os objectos inteiros eles nao aparecem..
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Colocada: Qui Fev 15, 2007 9:50 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Obrigadão mais uma vez...

Não consegui tirar nenhuma imagem.. Shocked
Parece que tenho mesmo poligonos a mais... Ainda não está finalizado em termos de modelação e já vai em 1.786.000 poligonos...

É muito????

Engatei-lhe umas verduras da evermotion e só isso aumentou logo á brava! e ainda não fiz o merge do ficheiro das telhas (ainda não estou satisfeito com o resultado)!!

Alguém tem alguma dica de qual a melhor maneira para fazer as telhas??
Já tentei com o vraydisplace mas não aprecio os resultados.. agora ando a modelar a telha e aplico um array.. depois de composto um plano determino varias telhas com mat id diferentes para poder aplicar um multi material com nuances um pouco diferentes para criar contraste.. será esta a melhor maneira?


Os mapas de "Irradiance map" e "light cache map" depois de calculados servem apenas para aquela vista ou é um mapa geral e serve para qualquer umas das cameras que eu tiver na cena??

Desculpem as noob questions.. mas já tenho o tico e o teco à porrada aqui na tola!! Very Happy
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muddymind
Colocada: Qui Fev 15, 2007 1:40 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Em relação aos polys tens realmente um polycount um pouco abusado para uma scene de arquitectura... Se não conseguires reduzir isso ao menos tenta usar instâncias ao máximo (quando fazes clone (arrastar com shift axo...) escolhe instance...) que consiste em ter apenas uma referencia do modelo replicada... isto ajuda MT em termos de ram e de tempo de processamento...

No que diz respeito às telhas acho q usar arrays é realmente o metodo melhor... Em relação ao material não me posso pronunciar pois não sei exactamente como é q funciona o array no max...

É melhor perguntar e ficar esclarecido do que calado e com duvidas Very Happy

[]

@flash: qnd disse akilo do esconder objectos não me tava a referir ao 7 Razz E realmente não me lembrava se os objectos escondidos apareciam no render ou nao... mas agora tnh a impressao de que existe na janela de render a opção de renderizar tbm objectos escondidos...

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Colocada: Qui Fev 15, 2007 2:41 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Realmente tens ai muitos poligonos. Se tiveres a trabalhar na casa, acaba primeiro a casa e depois adiciona as plantas pois isso consome muitos recursos do pc. Em relação às telhas é capaz de nao ser uma má solução...
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Colocada: Sex Fev 16, 2007 11:01 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Obrigado uma vez mais pela vossa ajuda!!

Vou continuar o assunto na secção WIP 3D, agora que começo a poder mostrar algumas imagens!!

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