Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Duvidas..duvidas..indecisoes.. |
Chelas |
Colocada: Ter Nov 07, 2006 7:36 pm |
|
|
Registo: 21 Jul 2006
|
Ola a todos.
Neste ano lectivo de 06/07 entrei na faculdade de ciencias da universidade nova de lisboa, no curso de engenharia informatica...a intençao com que fui para o curso..era possivelmente realizar uma especificaçao durante o mestrado na area de animaçao/modelação 3d e multimedia...agr ke ja ca estou no curso..vejo ke isso dificilmente sera possivel...e estou portanto disposto a sair ja este ano do curso.
O meu problema..é pois "para onde vou?"
Como ja disse tinha como objectivo um curso de animaçao/modelaçao 3d/2d e multimedia(sei ke isto nao é muito especifico...mas axo ke me faço entender..é algo assim em geral, animaçoes digitais, modelaçao e afins).
Agradecia imenso a vossa ajuda para me indicarem algumas escolhas possiveis, pois conheço muito pouca escola/instituiçao onde possa tirar cursos destes que me elevem a um nivel desde principiante a profissional.
Quero dizer com isto que gostava que me indicassem algumas escolas ou instituiçoes com cursos a este nivel..podem ser cursos universitarios, profissionais..qualquer coisa, desde que se possa partir de principiante, e que ao acabar o curso tenha,claro esta, reconhecimento professional..que ir para o desemprego nao ta com nada.
Já que errei em grande na escolha de curso..mais vale remediar agora..do que ir deixando andar :\
Conheço duas instituiçoes em portugal que têm cursos semelhante ao que procuro, a restart e a etic, mas gostava de saber a vossa opiniao e gostava ainda mais que sugerissem mais locais. |
|
|
|
Voltar acima |
|
ds |
Colocada: Ter Nov 07, 2006 8:20 pm |
|
|
Registo: 29 Set 2006
Local/Origem: Lisboa
|
Eu não sei onde moras, mas esta universidade (http://istec.pt/) tem um curso de engenharia multimedia ,que é para onde eu possivelmente me vou candidatar para o ano, não sei é se o curso é bom ou não...Espero ter ajudado. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Chelas |
Colocada: Ter Nov 07, 2006 8:26 pm |
|
|
|
Qualquer ajuda é bemvinda.
Esse curso que falas não o encotro no site, podes por um link directo para a info do curso? nao o vejo na parte das licenciaturas |
|
|
|
Voltar acima |
|
ds |
Colocada: Ter Nov 07, 2006 8:58 pm |
|
|
Registo: 29 Set 2006
Local/Origem: Lisboa
|
Na página principal, do lado esquerdo , está lá engenharia multimédia. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 10:21 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Se o teu interesse é a parte técnica (sripts, software development, programação de jogos etc) estás no bom caminho. Se quiseres ser animador ou modelador ou qualquer das partes mais artísticas, estuda artes, não engenharia....
Podes sempre continuar na engenharias, ser um autodidacta em artes/3d e completar com uns workshops, assim não corres o risco de ser mais um dos milhares de Designers, Pintores etc, no desemprego.
Pelo que eu sei, nesta área um portfolio/demo reel, valem mais que 500 canudos. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Chelas |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 3:29 pm |
|
|
|
Pois..o meu medo ta ai...
É que em modelaçao e animaçao 3d, sou muito iniciante ainda..e sei ke o mercado em portugal não ajuda..e tenho medo de depois se so tiver isso nao arranjar trabalho..
Mas tou a apanhar uma seca enorme aqui em informatica..já não posso com tanto numero e codigo..não é uma coisa que queira seguir como trabalho pro resto da vida...
o que fazer..o que fazer..é so duvidas :\ |
|
|
|
Voltar acima |
|
Mvespa |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 4:03 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 14 Fev 2005
Local/Origem: Famões
|
Boas!
Ora então aqui vai uma opinião de um ex-aluno do ISTEC (eu), onde tirei o bacharelato de Engª Multimédia e depois fiz mais um ano e fiquei com a Licenciatura em Informática.
Vou tentar, descrever como é o ISTEC e o que se aprende por lá. Antes de mais não é nenhuma faculdade referência no panorama nacional, possui algumas dificuldades a nível de equipamento e instalações, alguns professores são maus, outros são bons, mas no geral se tivesse que classificar de 0 a 10 daria um 6,5
As cadeiras em Multimédia são muito variadas, desde cadeiras de grafismo a cadeiras de programação. Passo a destacar o que dei por lá: Photoshop, Flash + ActionScript, Visual Basic .Net, C# .Net, ASP .Net, SQL Server, 3d Studio Max (apenas um semestre), Comunicação (teorias da cor, etc...
Acho que eles tocam vários assuntos importantes, mas não penses que sais de lá um cromo, e se aprenderes alguma coisa mais aprofundada é sem dúvida de linguagens Microsoft (que hoje em dia têem um bom retorono €€€ no mercado para quem percebe) Eu próprio tenho muita pena de não gostar de programação, senão tinha a vida feita!
O Curso não têm uma dificuldade muito elevado, faz-se relativamente com alguma facilidade (eu andei em pós-laboral). Obviamente que é como tudo. Existem cadeiras fáceis e cadeiras difíceis (para mim as cadeiras mais complicadas são as Financeiras) Sim, tive cadeiras de finanças como: Cálculo Financeiro, Gestão Empresarial, etc...
Mas como podes ver no sitem o programa foi incluenciado pelo Processo de Bolonha e pode já não exactamente como digo. O melhor é ires lá pessoalmente e falares com pessoal (alunos).
Aqui ficam os meus 50cents e votos de uma boa escolha.
E sem dúvida que mais vale andar na faculdade para aprender o que se gosta do que andar só por andar. |
|
|
|
Voltar acima |
|
ricardo_sousa11 |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 6:06 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 19 Jul 2006
|
pelo ke sei o kurso de artes e bom para o 3d e 2d...eu tou nesse curso...mas kero futuramente tirar 1 kurso especifico 3d..numa escola ai kk..mas onde moro nao da..tlz tenha k ir pa lisboa ou assim..mas o curso de artes..ao - aki acho (nao tenho a certeza) ke tem saida de animaçoes 3d... |
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 6:55 pm |
|
|
Veterano
|
Penso que a Católica tem algo do género, procura no site (não deve ser é barato..) |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 7:40 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:41 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 7:57 pm |
|
|
Veterano
|
Concordo completamente. salvaguardando os casos em que a opção seja claramente pela parte da programação / criação e gestão de pipelines etc.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 8:19 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:40 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
Chelas |
Colocada: Qua Nov 08, 2006 9:53 pm |
|
|
|
Malanjo, podes dizerme em ke faculdade de design andaste?
Epa, eu tenho muito medo de se sair deste curso que tou agr, e me dedicar a design 3d não tenha depois emprego..principalmente pk sou mt principiante na area..mas ainda sou novo..e as coisas aprendem.se..
ja fiz varios logos, alguns sites, wallpapers, ediçoes de imagens..sigs..mt coisa, mas em photoshop..e aprendi a mexer bem com isto sozinho..so que 3d é mt mais complicado..e para modelar pessoas por exemplo é preciso saber bem a anatomia do corpo e isso..mas isso tb se deve aprender co a pratica.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 9:48 am |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:40 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 10:11 am |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Chelas escreveu:
Epa, eu tenho muito medo de se sair deste curso que tou agr, e me dedicar a design 3d não tenha depois emprego..principalmente pk sou mt principiante na area..mas ainda sou novo..e as coisas aprendem.se..
Eu mudei de carreira 3 vezes, a ultima ja a entrar nos 30, como se costuma dizer, o saber nao ocupa lugar. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 10:25 am |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Local/Origem: inbicta
|
|
Voltar acima |
|
Chelas |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 3:21 pm |
|
|
|
Grury aprendeste design3d apenas por experiencia propria, ou tiraste alguns cursos/workshops?
Malanjo, o grande problema em cursos desses, é ke a maioria pedem provas de ingresso da area de artes..e eu vim de cientifico-natural :\ se n altura soube-se..=P mas n se pode voltar atras no tempo
Continuo a agradecer a ajuda de todos, que vai ter um grande peso na minha decisao |
|
|
|
Voltar acima |
|
|