Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Quanto ignorante sou! :) |
romanus |
Colocada: Dom Out 22, 2006 11:47 am |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Na ingreme e com um constante aumento de trabalho, estivémos à procura de soluções para pc's um pouco mais profissionais do que estamos habituados.
Investimos no win xp 64 e dual dual cores...
Pensei eu que estávamos super bem equipados... preparados para todo e qualquer trabalho. De repente, num projecto com alguns biliões de poligonos, eis que vimos rendertimes perto das duas horas por frame...
Vimos então em foruns que nos states é NATURAL termos máquinas com oito processadores dual core com 16gb de ram!!!!
O_o fiquei perplexo, pois pensava que essa tecnologia era demasiado cara... mas não é! Cerca de 1800 contos chegam para uma máquina dessas...
Bom... mas pior que isso foi o que li hoje num livro de Richard P. Feynman (O Prazer da Descoberta) em que numa conferência (dada lá para os anos 1985's), em que referia 64000 processadores no MIT a calcular em paralelo, problemas ciêntificos, como a propagação de ondas num determinado material...
Bom, realmente sinto-me super ignorante na matéria e, fiquei ainda mais curioso acerca do equipamento utlizado pela industry (actualmente) e gostava que o ppl que trabalha por aí fora nos dissesse que computadores usam para render, trabalhar, etc (specs)
Thanks for any info |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Dom Out 22, 2006 12:39 pm |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Local/Origem: inbicta
|
2 horas por frame com maquinas dessas? Mesmo usando a render farm?
Não sei quantos frames é que cada anim tem no total, mas isso dá dias e dias de render... nao? Voces tb tem aí o all-mighty Kameleon, e ele com meia duzia de truques da sempre a volta aos render times...
Ja agora, a que resoluções renderizam as anims para spots como o do chipicao por ex?
Kind of off topic post, sorry for that. |
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Dom Out 22, 2006 1:16 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
hm... sinceramente acho meio exagero 1800 contos em computadores
Na dneg a maior parte do pessoal (incluindo 3D) usa dual xeon's com 4Gb de ram.. A ultima fornada (que tive sorte de me calhar ) sao 2x dual cores AMD qualquer coisa, com 8Gb de ram.
Mas uma coisa que eh mais ou menos importante eh que qualquer computador la pode a qualquer momento pertencer ah render farm. Alem da farm propriamente dita (que nao faco a menor ideia quantos nodes tem, mas sao muitos, a semana passada compraram mais 100 nodes - nao sei as specs, so sei que eram Dell's e que as caixas ocupavam o corredor inteiro grrr) qualquer computador que nao esteja a ser usado ou que esteja com o screen saver activo passa a estar disponivel para fazer render do que for preciso.
Tambem nao sou nenhum mestre na arte dos renders, mas tenho ideia que sai mais barato comprar 2 cpu's 2x dual core com 8gb de ram do que 1 cpu 4x dual core com 16gb.. E acho que se tira mais partido de 2 nodes do que uma maquina com 8 cores.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Dom Out 22, 2006 1:22 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
quanto ao home so MIT.. Isso sao outras contas E eram outros tempos tambem.. mas ainda hoje se usam clusters de maquinas para fazer calculos muito intensivos. Lembro-me que ha 5 ou 6 anos atras fui ao tecnico fazer uma visita de estudo e eles tinham um cluster de 10 maquinas a correr linux a fazer renderizacao em tempo real de uma cena de xadrex.. Nada que agora nao se faca com um PC normal, mas na altura era de facto extraordinario..
O problema destes clusters para as nossas aplicacoes eh que nao me parece que o software que usamos seja capaz de aproveitar o proposito desses clusters.. O objectivo dakilo eh que todos os processadores sejam utilizados como um so para processar um conjunto de dados, ao contrario das render farms que dividem conjuntos de frames para cada processador. |
|
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Dom Out 22, 2006 1:35 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
1800 hmm "barato" nao será 18000!? tendo em conta que a Boxxtech tem os Apexx que funcionam com 4 Opteron...Por cá apenas conheço a Consom que usam cerca de 20 maquinas equipadas com PIV HT e 2 GB cada, agora na RealTimeUK é uma realidade diferente tem 5 bastidores com cerca de 10 maquinas cada neste caso usam Render Nodes com 2/4 Gb cada dual Xeon e Xeon dual core nas mais recentes....Nesta empresa ao que fizeram foi optar por conprar o menos de plugins adicionais poupando muito dinheiro como exemplo usam o Mental ray em vez de outro motor de render...Vray custa 700€ em cada 10 maquinas dá para poupar 7000€...etc é dinheiro .
Quanto ao vosso equipamento nada mau, actualmente tambem tou a trabalhar com um DualCore com 4Gb a correr Xp 64bit e estou muito Feliz com o equipamento.......esperemos pelos QuadCore que será para breve.
Já agora uma questao, existe alguém na Ingreme responsavel pela manutençao de Hardware e Redes?? Isto porque, para que ir á loja da "esquina" comprar uma maquina toda xpto e pagar por isso os olhinhos da cara e mais algum...quando se fizermos uma pesquiza pela Net podemos encontrar Boards (Tyan) para 2/4 CPU's com preços entre os 200/600€ CPU's a preços bem convidativos (em quantidade ainda melhor) etc..etc..podendo assim montar uma maquina superior a menor custo.. |
_________________ " EU QUERO SER ILUMINADO......."
BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Dom Out 22, 2006 1:47 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
18000 contos dava para comprar uma casa para por os computadores acho que era mesmo 1800 contos..
edit: tive a dar umas voltas pela net e continuo a achar que um computador com 16 'cores' eh um desperdicio.. e os precos.. xiiica hehe Acho que eh sempre melhor ter workstations potentes mas sem exagerar, dual cores ou dual processor com 4 ou 8gb de ram e gastar o resto do dinheiro no maximo possivel de cpus para a render farm.. Eh a melhor maneira de nunca deixar de trabalhar e nunca precisar de ocupar a workstation com renders!
Por outro lado, isto tudo que eu estou praki a dizer eh num ambiente de producoes longas.. Nunca trabalhei em publicidade e nao faco grande ideia dos tempos das coisas e da pressao. Em cinema eh importante nunca parar de trabalhar e os renders sao quase secundarios, tem de se fazer, mas ha maistempo |
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Seg Out 23, 2006 4:52 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
well. at pixar, no cars a average render time eh de 17 horas per frame.
como deves imaginar, isto eh tendo em conta q temos milhares de cpus 64 bit e com mtes d memoria a fazer os calculos todos.
os meus dois computadores q uso para trabalhar (ie. nao uso para renders locais) tem cada um 8gb d ram... por isso imagina a renderfarm.
.: a |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Seg Out 23, 2006 8:46 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
sim de facto de vez em quando levamos umas peras valentes quando somos confrontados com a realidade la fora!
de resto ja foi tudo dito...
1800!!!fu$k!
...mas nao nos podemos esquecer q para qune faz contas de multiplicar meter 8 cpu numa maquina vai poupar em licencas ...bai dai... |
|
|
|
Voltar acima |
|
Guybrush |
Colocada: Seg Out 23, 2006 9:43 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jan 2005
|
existem grandes diferencas entre workstation e um render node, por norma uma workstation precisa de mais memoria por ter mais processos a correr, e tbem precisa de mais processamento se os fores de testes forem feitos localmente, num render node o que interessa é o preço/perfomance, nao interessam mt cores, se o preço for excessivo, dificelmente alguma vez seram usados maquinas com 8cpus em render nodes, pq o preço de um onde dava para comprar uma rack de dual´s , a memoria só depende das necessidades, memoria por mais memoria nao torna a maquina mais rapida, apenas se os processos tiverem necessidade de mais ram |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Seg Out 23, 2006 11:26 am |
|
|
Já faz sozinho