Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Compositing  ~  Z Depth

mpalma
Colocada: Sex Out 06, 2006 7:21 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Boas,


Term: Z-depth image

Definition:

A specialized image that uses the brightness of each pixel to specify the relative depth for each pixel in the corresponding RGB image. This depth may be measured relative to some arbitrary fixed point in space or relative to the virtual camera that is being used to capture the scene.


a minha questão é que andei as voltas com os motores de render que tenho disponiveis,e de preferencia o MentalRay3.3 em Maya 6 ,e encontro me com o problema que as imagens que renderizo estas tendo aplicado antialising,o mesmo não se apresenta no Z depht da imagem,alguma solução e´que quando vou compor tenho alguns problemas com os contornos dos objectos,que não ficam defenidos como deve ser,suponho que isto seja algo acrescentar ao Z depth,pois pelo que li ele não me o faz pelo menos o que sei até a data sobre os motores de renders que disponho,toda a ajuda é bem vinda.

cya later all


Editado pela última vez por mpalma em Ter Out 10, 2006 9:15 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
unxetas
Colocada: Sex Out 06, 2006 8:20 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
podes acrescentar mais alguma coisa sobre a composicao? Exactamente de que forma eh que estas a usar o zdepth?

O zdepth normalmente nao deve ter antialiasing. Um pixel ou faz parte do objecto e esta a uma certa distancia ou nao.. Com o antialiasing certos pixeis ah volta do objecto iriam ter valores intermedios de distancia ah camera que na realidade nao existem..

Que soft estas a usar? E ja agora posta um screenshot do problema se possivel Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
mpalma
Colocada: Ter Out 10, 2006 9:20 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Hi,não me é possivel meter aqui uma imagem,tens toda a razão em relação as cores disponiveis para cada objecto,o objectivo é esse mesmo.

vou ter que rever o software pois podera ser algum erro humano ,e não de software.

não me vou meter a comentar de sofware a que apenas tenho uma demo,e que pode ser algo que não fiz bem.

rever depois lg dou uma resposta,obrigado.


cya later
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
unxetas
Colocada: Ter Out 10, 2006 10:25 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
outra coisa que tambem vale a pena verificar eh a pre-multiplicacao das imagens.. Essa eh normalmente a primeira causa de edge artifacts ou a maior parte dos problemas com as edges.. Certifica-te que as imagens que estas a renderizar no maya tem os color channels pre-multiplicados pelo alpha e que durante o compositing nao estas a pre-multiplicar novamente..

Ou melhor, que a pre-multiplicacao, ocorra durante o render ou nao, aconteca so uma vez Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
mpalma
Colocada: Ter Out 10, 2006 10:46 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Problema do Compositor não é,vou ter que verificar novamente devido ao factor de premultiplicação,relativo as edges dos canais,existe difrenças entre elas,o que resumo ser problema de API,solução seria o z depth ser calulado segundo o resultado do alpha,e tendo em conta a distancia dos objectos.

vou verificar as premultiplicações,tjá.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
mpalma
Colocada: Ter Out 10, 2006 11:34 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Problema resolvido,tinha o canal de alpha apanhar com o efeito aplicado ao zdepth e o merge tinha que dar erro,em relação ao z depth os artifacts existem,ray trace = Question Idea ,julgo que uma das opções seria,essa do render ,só que estou em Maya 6,e tenho meios para solucionar este contratempo,as facilidades do RenderLayers das novas versões,podem ter estas cenas resolvidas.

A questão das premultiplicções tase bem,é util a opcão dependendo da composição.

Obrigado ! Very Happy

cya later []
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum