Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  Esta é para o pessoal do blender.

grid
Colocada: Qui Out 05, 2006 3:48 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 44 Local/Origem: Porto
Aqui há uns meses atrás decidi começar a usar esta aplicação gratuita.
Por diversas vezes reparei que se criou um mito de que o blender é complicado, que assusta a malta, é mais vocacionado para a produtividade, blablabla e cenas assim (depois lá dizem que quando nos habituarmos não vamos querer outra coisa hehehe).
Não sei se é verdade ou não, mas o certo é que é complicado para uma pessoa (como eu) que já vai fazendo umas coisas noutro(s) programa(s) (Max e Rhino no meu caso) ter de aprender de novo sem que daí tenha grande vantagem nisso... ou pelo menos uma vantagem imediata...
Ter de perder horas (bem... perder é uma maneira de falar, obviamente) a aprender a fazer no blender quando no max faço em minutos não é, definitivamente, estimulante.

No entanto, e não me perguntem porquê, há algo que me atrai no blender... talvez seja pelo facto de ser gratuito, não sei (gratuito, de graça, de borla, oferta, leve 3 pague 2 são palavras muito fortes hehe)... e o mais certo é mais tarde ou mais cedo voltar ao programa.

No entanto, já reparei que há por aqui algum pessoal que usa o blender. E alguns até parecem já dominar muito bem aquilo, pelo que vi.

A minha sugestão é: porque não criar aqui no fórum uma secção dedicada ao blender?
Ou ir até mais longe e fazer um site do Blender em português (os brasileiros têm, porque é que hão-de ser eles a representar a lingua portuguesa?)
Podiam-se fazer uns tutoriais daqueles mesmo básicos e específicos para que o pessoal novo comece a ambientar-se com o programa ou então traduzir outros para português. Lembro-me de um dos primeiros tutoriais que li para o max consistia em fazer um ovo a partir de uma esfera usando FDD's. Muito básico mas muito útil para mim na altura.

Eu sei que para o pessoal que já domina o blender é uma seca hehehe mas pronto, digam o que acham, o que pensam, se vos parece bem ou mandem-me dar uma curva heheheheh.

Se todos fizermos alguma coisa, mesmo que pouco, ao fim de algum tempo teremos algo que se veja e que, quem sabe, nos possamos orgulhar. Very Happy

Um abraço
</grid>

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
unxetas
Colocada: Qui Out 05, 2006 4:08 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
acho que sim.. nao que eu va participar ou contribuir, porque nao eh nem a minha area nem do meu interesse.. mas tudo o que ajude a desenvolver as capacidades do pessoal eh uma boa iniciativa!

um aparte.. o blender eh bom, mas ahs vezes o pessoal entusiasma-se um bocado Smile Tinha um prof na faculdade que adorava aquilo. Ao ponto de dizer que era fantasticamente superior a tudo o resto que existia.. O que eh facto eh que nao houve nada que ele mostrasse no blender que o maya nao tivesse tambem e nao fosse mais rapido/intuitivo.. Mas havia muita coisa que ele desconhecia sobre o Maya Smile

Resumindo: na minha opiniao o blender eh uma aplicacao valida, com cada vez mais qualidade, mas que tem as suas limitacoes. A vantagem de ser gratuito eh uma grande mais valia e permite que muita gente tenha acesso a um software de qualidade, etc etc..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
grid
Colocada: Qui Out 05, 2006 4:35 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 44 Local/Origem: Porto
Pois... colocar o blender no mesmo patamar de um max ou maya... hehe... realmente parece-me um bocado forçado...

De qualquer maneira e pelas imagens que vi uma coisa é certa, o programa já tem qualidade mais que suficiente para ser levado a sério.

E para quem não quiser ou não precisar de fazer coisas muito complicadas sempre é uma boa alternativa.

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
rcas
Colocada: Qui Out 05, 2006 11:49 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Epá, não vou entrar em discursos, mas acho que o numero de utilizadores de Blender Tugas ainda não justifica um site ou area própria.

Talvez daqui a mais uns mesitos.


-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
grid
Colocada: Sex Out 06, 2006 1:00 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 44 Local/Origem: Porto
rcas escreveu:
...mas acho que o numero de utilizadores de Blender Tugas ainda não justifica um site ou area própria.


Também concordo contigo... realmente não devem ser muitos, não... mas acho que é precisamente por isso que se deve dinamizar e fomentar a utilização do programa.

Suponho que deva ser muito mais fácil aprender a trabalhar no max ou no maya do que no blender.

Eu comecei no max pk nem sabia sequer da existencia do maya e só quando li por acaso no suplemento informatico do jornal noticias da existencia de um programa gratuito com muita qualidade é que fiquei curioso e fui ao site ver ao certo do que se tratava.

Por outro lado, se acham que daqui a uns meses vai valer a pena, então pode-se começar já que sempre se adianta trabalho hehehehehe

A não ser que não acreditem muito nisso então mais vale apostar noutras coisas.

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
rcas
Colocada: Sex Out 06, 2006 2:07 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Para quem nunca mexeu em 3D, o Blender até se revela mais fácil de aprender, agora para quem já usou outro pacote vira complicação.

Já tivemos várias experiências de professores que deram Max e Blender a turmas distintas, dando o mesmo conteúdo. E as turmas que aprenderam com Blender conseguiram dominar a ferramenta bem mais depressa.

Não é tanto de ser complicado, é mais de se estar habituado a outra forma de trabalho.

Quanto a daqui a uns meses, em Novembro estou no Festival Animatu a representar o Blender, talvez aí faça mais sentido e se veja mais pessoas a mudar ou a querer experimentar o programa, em especial pelo facto de ser grátis.

Só para dar uma ideia, prevê-se já um aumento dos utilizadores com a nova versão que vai sair, só pelo facto de ter um modo de modelação ala Mudbox (ou tambem ZBrush), uma vez que é gratis. É uma excelente adição na lista de aplicações de cada um.

Ninguem precisa de mudar completamente para o Blender, mas funciona muito bem como uma opção no pipeline de cada um.


-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum