Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Esta é para o pessoal do blender. |
grid |
Colocada: Qui Out 05, 2006 3:48 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 05 Mai 2005
Local/Origem: Porto
|
Aqui há uns meses atrás decidi começar a usar esta aplicação gratuita.
Por diversas vezes reparei que se criou um mito de que o blender é complicado, que assusta a malta, é mais vocacionado para a produtividade, blablabla e cenas assim (depois lá dizem que quando nos habituarmos não vamos querer outra coisa hehehe).
Não sei se é verdade ou não, mas o certo é que é complicado para uma pessoa (como eu) que já vai fazendo umas coisas noutro(s) programa(s) (Max e Rhino no meu caso) ter de aprender de novo sem que daí tenha grande vantagem nisso... ou pelo menos uma vantagem imediata...
Ter de perder horas (bem... perder é uma maneira de falar, obviamente) a aprender a fazer no blender quando no max faço em minutos não é, definitivamente, estimulante.
No entanto, e não me perguntem porquê, há algo que me atrai no blender... talvez seja pelo facto de ser gratuito, não sei (gratuito, de graça, de borla, oferta, leve 3 pague 2 são palavras muito fortes hehe)... e o mais certo é mais tarde ou mais cedo voltar ao programa.
No entanto, já reparei que há por aqui algum pessoal que usa o blender. E alguns até parecem já dominar muito bem aquilo, pelo que vi.
A minha sugestão é: porque não criar aqui no fórum uma secção dedicada ao blender?
Ou ir até mais longe e fazer um site do Blender em português (os brasileiros têm, porque é que hão-de ser eles a representar a lingua portuguesa?)
Podiam-se fazer uns tutoriais daqueles mesmo básicos e específicos para que o pessoal novo comece a ambientar-se com o programa ou então traduzir outros para português. Lembro-me de um dos primeiros tutoriais que li para o max consistia em fazer um ovo a partir de uma esfera usando FDD's. Muito básico mas muito útil para mim na altura.
Eu sei que para o pessoal que já domina o blender é uma seca hehehe mas pronto, digam o que acham, o que pensam, se vos parece bem ou mandem-me dar uma curva heheheheh.
Se todos fizermos alguma coisa, mesmo que pouco, ao fim de algum tempo teremos algo que se veja e que, quem sabe, nos possamos orgulhar.
Um abraço
</grid> |
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Qui Out 05, 2006 4:08 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
acho que sim.. nao que eu va participar ou contribuir, porque nao eh nem a minha area nem do meu interesse.. mas tudo o que ajude a desenvolver as capacidades do pessoal eh uma boa iniciativa!
um aparte.. o blender eh bom, mas ahs vezes o pessoal entusiasma-se um bocado Tinha um prof na faculdade que adorava aquilo. Ao ponto de dizer que era fantasticamente superior a tudo o resto que existia.. O que eh facto eh que nao houve nada que ele mostrasse no blender que o maya nao tivesse tambem e nao fosse mais rapido/intuitivo.. Mas havia muita coisa que ele desconhecia sobre o Maya
Resumindo: na minha opiniao o blender eh uma aplicacao valida, com cada vez mais qualidade, mas que tem as suas limitacoes. A vantagem de ser gratuito eh uma grande mais valia e permite que muita gente tenha acesso a um software de qualidade, etc etc.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
grid |
Colocada: Qui Out 05, 2006 4:35 pm |
|
|
Novo membro
|
Pois... colocar o blender no mesmo patamar de um max ou maya... hehe... realmente parece-me um bocado forçado...
De qualquer maneira e pelas imagens que vi uma coisa é certa, o programa já tem qualidade mais que suficiente para ser levado a sério.
E para quem não quiser ou não precisar de fazer coisas muito complicadas sempre é uma boa alternativa. |
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qui Out 05, 2006 11:49 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Epá, não vou entrar em discursos, mas acho que o numero de utilizadores de Blender Tugas ainda não justifica um site ou area própria.
Talvez daqui a mais uns mesitos.
-- Rui -- |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
grid |
Colocada: Sex Out 06, 2006 1:00 am |
|
|
Novo membro
|
rcas escreveu: ...mas acho que o numero de utilizadores de Blender Tugas ainda não justifica um site ou area própria.
Também concordo contigo... realmente não devem ser muitos, não... mas acho que é precisamente por isso que se deve dinamizar e fomentar a utilização do programa.
Suponho que deva ser muito mais fácil aprender a trabalhar no max ou no maya do que no blender.
Eu comecei no max pk nem sabia sequer da existencia do maya e só quando li por acaso no suplemento informatico do jornal noticias da existencia de um programa gratuito com muita qualidade é que fiquei curioso e fui ao site ver ao certo do que se tratava.
Por outro lado, se acham que daqui a uns meses vai valer a pena, então pode-se começar já que sempre se adianta trabalho hehehehehe
A não ser que não acreditem muito nisso então mais vale apostar noutras coisas. |
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Sex Out 06, 2006 2:07 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Para quem nunca mexeu em 3D, o Blender até se revela mais fácil de aprender, agora para quem já usou outro pacote vira complicação.
Já tivemos várias experiências de professores que deram Max e Blender a turmas distintas, dando o mesmo conteúdo. E as turmas que aprenderam com Blender conseguiram dominar a ferramenta bem mais depressa.
Não é tanto de ser complicado, é mais de se estar habituado a outra forma de trabalho.
Quanto a daqui a uns meses, em Novembro estou no Festival Animatu a representar o Blender, talvez aí faça mais sentido e se veja mais pessoas a mudar ou a querer experimentar o programa, em especial pelo facto de ser grátis.
Só para dar uma ideia, prevê-se já um aumento dos utilizadores com a nova versão que vai sair, só pelo facto de ter um modo de modelação ala Mudbox (ou tambem ZBrush), uma vez que é gratis. É uma excelente adição na lista de aplicações de cada um.
Ninguem precisa de mudar completamente para o Blender, mas funciona muito bem como uma opção no pipeline de cada um.
-- Rui -- |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
|