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< Geral ~ Displacements map VS normals map |
jmachete |
Colocada: Sáb Set 02, 2006 7:35 pm |
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Primeiros passos
Registo: 03 Dec 2005
Mensagens: 68
Local/Origem: Setubal
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Alguem k me ajude a entender a diferenças entre Displacements map e normals map??
Estou a começar a mexer em zbrush e no mudbox mas tenho algumas duvidas nas diferenças de cada uma destas funcionalidades.
Fazer um displacement a um lowres de um model nao irá dar no mesmo resultado que fazer um normal a um lowres?
Pelo k entendi no forum da zbrush é k os normals definem melhor os BUMPS em quanto os displacements apenas alteram a forma do model.
gostava de saber as vossas explicaçoes.. |
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muddymind |
Colocada: Sáb Set 02, 2006 9:41 pm |
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Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Mensagens: 776
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
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aki tens uma boa explicaçao:
http://en.wikipedia.org/wiki/Normal_map
vs
http://en.wikipedia.org/wiki/Displacement_mapping
Uma normal é um vector perpendicular à face a partir do qual é calculada a itensidade de luz/sombra (shading)... com normal mapping (ou bump mapping) fazes com q a mesma face tenha varias normais dadas por uma textura... isto da um aspecto "3d" quando é visto de frente da face... mas se tu rodas a face para a ver de perfil esse efeito desaparece...
No disp map é a propria geometria q é alterada o q para ter o mesmo feito q o bump map tem de ser mt hires mas tem a vantagem q o efeito 3d é real
espero q tenha sido explicito
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ps-se alguem tiver alguma coisa contra q corrija |
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jmachete |
Colocada: Dom Set 03, 2006 6:45 pm |
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Primeiros passos
Registo: 03 Dec 2005
Mensagens: 68
Local/Origem: Setubal
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hum...optima explicaçao, obrigado pela ajuda...deste cerca de 1 ano de avanço na minha aprendizagem 3d...
Mas qual o mais eficaz? por experiencia propria, sei k os displacements podem deformar a geometria muito bem mas nao tem efeito de BUMP, será melhor usar normal map apenas num modelo para simplificar o processo de displacement+bump?
qual a melhor opçao? |
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muddymind |
Colocada: Seg Set 04, 2006 7:34 am |
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Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Mensagens: 776
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
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Penso q em geral o bump é preferível pois o disp map ocupa mt ram e é mt mais lento a renderizar devido ao num elevado de faces...
Mas há situações em q tmos mesmo de usar displacement como, por exemplo, se faz relva através de displacements....
por ultimo, o supra sumo é mesmo usar disp+bump
ps-penso q normal map=bump map... axo q sao sinonimos pois a tech é a mesma... |
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MALicivs |
Colocada: Seg Set 04, 2006 9:57 am |
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Já faz sozinho
Registo: 23 Mar 2005
Mensagens: 397
Local/Origem: Estoril
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flash |
Colocada: Qua Set 06, 2006 3:48 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Está-se a confundir duas coisas..
1º: Ou tens um normal map ou um height map
O normal map é o que utiliza os canais RGB para indicar a normal afectada.
O height map tem a altura da distorção.
2º Tem-se duas maneiras de usar estes mapas:
a) Usa-se o height no displacement mapping (Que vai distorcer a geometria), ou como bump map, que só vai afectar a iluminação no objecto, ficando a geometria na mesma..
b) O normal map que só pode ser usado para afectar a iluminação no objecto. |
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