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<  Geral  ~  Displacements map VS normals map

jmachete
Colocada: Sáb Set 02, 2006 7:35 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 03 Dec 2005 Mensagens: 68 Local/Origem: Setubal
Alguem k me ajude a entender a diferenças entre Displacements map e normals map??

Estou a começar a mexer em zbrush e no mudbox mas tenho algumas duvidas nas diferenças de cada uma destas funcionalidades.

Fazer um displacement a um lowres de um model nao irá dar no mesmo resultado que fazer um normal a um lowres?

Pelo k entendi no forum da zbrush é k os normals definem melhor os BUMPS em quanto os displacements apenas alteram a forma do model.

gostava de saber as vossas explicaçoes..

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muddymind
Colocada: Sáb Set 02, 2006 9:41 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
aki tens uma boa explicaçao:

http://en.wikipedia.org/wiki/Normal_map
vs
http://en.wikipedia.org/wiki/Displacement_mapping

Uma normal é um vector perpendicular à face a partir do qual é calculada a itensidade de luz/sombra (shading)... com normal mapping (ou bump mapping) fazes com q a mesma face tenha varias normais dadas por uma textura... isto da um aspecto "3d" quando é visto de frente da face... mas se tu rodas a face para a ver de perfil esse efeito desaparece...

No disp map é a propria geometria q é alterada o q para ter o mesmo feito q o bump map tem de ser mt hires mas tem a vantagem q o efeito 3d é real Smile

espero q tenha sido explicito Smile

[]

ps-se alguem tiver alguma coisa contra q corrija Smile

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jmachete
Colocada: Dom Set 03, 2006 6:45 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 03 Dec 2005 Mensagens: 68 Local/Origem: Setubal
hum...optima explicaçao, obrigado pela ajuda...deste cerca de 1 ano de avanço na minha aprendizagem 3d... Very Happy

Mas qual o mais eficaz? por experiencia propria, sei k os displacements podem deformar a geometria muito bem mas nao tem efeito de BUMP, será melhor usar normal map apenas num modelo para simplificar o processo de displacement+bump?

qual a melhor opçao?

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muddymind
Colocada: Seg Set 04, 2006 7:34 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Penso q em geral o bump é preferível pois o disp map ocupa mt ram e é mt mais lento a renderizar devido ao num elevado de faces...

Mas há situações em q tmos mesmo de usar displacement como, por exemplo, se faz relva através de displacements....

por ultimo, o supra sumo é mesmo usar disp+bump Wink

ps-penso q normal map=bump map... axo q sao sinonimos pois a tech é a mesma...

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MALicivs
Colocada: Seg Set 04, 2006 9:57 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 23 Mar 2005 Mensagens: 397 Local/Origem: Estoril
height maps e normal maps sao bump maps.

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flash
Colocada: Qua Set 06, 2006 3:48 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Está-se a confundir duas coisas..
1º: Ou tens um normal map ou um height map
O normal map é o que utiliza os canais RGB para indicar a normal afectada.
O height map tem a altura da distorção.

2º Tem-se duas maneiras de usar estes mapas:
a) Usa-se o height no displacement mapping (Que vai distorcer a geometria), ou como bump map, que só vai afectar a iluminação no objecto, ficando a geometria na mesma..
b) O normal map que só pode ser usado para afectar a iluminação no objecto.
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