Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Um curso e uma escola a serio...

Nightwalker
Colocada: Qua Jun 14, 2006 1:13 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
http://forums.cgsociety.org/showthread.php?threadid=369092

Estes são trabalhos de fim de curso de uma escola de animação francesa...
Agora digam-me lá que nós em Portugal somos bons blah blah blah blah,
Digam lá onde encontro uma qualidade comparável em profissionais, quanto mais em estudantes.
Que raio andam a fazer na ETIC, na THE EDGE, na RESTART e afins , que sabem bem cobrar milhares de euros ao pessoal, e das duas Três, ou os professores são incompetentes, ou os alunos são bacocos, ou os Franceses são inatos...
Digam lá, o que se passa com a formação em Portugal ?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
yen3D
Colocada: Qua Jun 14, 2006 1:45 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
yo

Estes trabalhos estão muito bons.

O ensino em Portugal tem muito que andar e não so na nossa área mas em quase todas e por diferentes razões.

No entanto não me parece bem comparar a ETIC, The Edge e afins com a Gobelins.
A "Etic e companhia" são escolas de cursos de formação profissional.
Estes trabalhos apresentados aqui pelos alunos da Gobelins são trabalhos de alunos licenciados com um curso de 4 anos.
Acho que nem vale a pena comparar isto com a ETIC e outras.

O melhor seria comparar a Gobelins com a CalArts ou com a Academy of Art em S. Francisco.

Nesse caso acho que a Gobelins dá um "coça" a todas Smile

Colocada: Qua Jun 14, 2006 2:54 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Oh yeah man! a Gobelins eh provavelmente a escola de animacao mais abrir que anda por ai. Puramente artistica, se bem que a parte tecnica nao fica nada atraz.

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Sáb Jun 17, 2006 8:51 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
NightWalker,

Simplesmente brutal... acho que todos estes trabalhos estão ao melhor nível que tenho visto nos últimos tempos. Animação, texturas, render, argumento... enfim!
Continuo a achar que temos profissionais que consigam fazer algo com esta qualidade. Acho é que estão todos separados e cada um a fazer trabalhos muito diferenciados em diversas áreas. Jogos, pós-produção, curtas metragens, longas metragens, etc...
De qualquer das formas, em termos de formação, penso que estamos ainda a anos luz, mas temos tido progressos, ainda que lentos.
Acho que mais uma vez, estamos atrasados em relação ao mundo cerca de ?5? anos... around it. Daqui a ?5? anos, talvez se comece a perceber que até temos potencial nesta área e as escolas comecem a ter outro tipo de formadores, programas curriculares, investimento, etc...

De qualquer das formas, thanks for the link! É sempre inspirador ver trabalhos destes Smile

cheerz

Nico
Colocada: Sáb Jun 17, 2006 4:32 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Muito bom...

E é preciso ver a a tradição que a França (Bélgica, etc) têm no campo da animação... estão muitos anos á frente... e estes trabalhos, quase todos com 1:30, com uma equipe de 3, 4 ou 5 pessoas, demoraram 6 a 8 meses...

É claro que não se pode comparar as "escolas" portuguesas, que não há nesta área, nem coisas como a THE EDGE... são centros de formação, não escolas...

www.idesign.pt
zepstrip
Colocada: Seg Jun 26, 2006 11:00 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
Temos centros de formação aos magotes, até enjoa,
todos eles cobram formação e nem todos eles a dão...
e escolas, onde andam as escolas???

para quem não sabe:
ETIC - Escola Técnica de Imagem e Comunicação

p*** q*** p**** ,
queriam-me chular 1100€ e nem alunos tinham para abrir o curso.
É só manias e modas, vaidades é o que vos digo!!!

hasta
Nightwalker
Colocada: Ter Jun 27, 2006 11:01 am Responder com Citação
Citação:
E é preciso ver a a tradição que a França (Bélgica, etc) têm no campo da animação... estão muitos anos á frente... e estes trabalhos, quase todos com 1:30, com uma equipe de 3, 4 ou 5 pessoas, demoraram 6 a 8 meses...

Concordo, o que podemos fazer para mudar o nosso "handicap"? E fazer perceber certas pessoas que querem embarcar em aventuras de 15 ou mais minutos com meia dúzia de amadores, que é aconselhavel ser mais realista?

Citação:
ETIC - Escola Técnica de Imagem e Comunicação

p*** q*** p**** ,
É só manias e modas, vaidades é o que vos digo!!!

Finalmente alguêm que fala!
unxetas
Colocada: Ter Jun 27, 2006 8:09 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
ponham-se todos a andar dai pra fora! Quando nao houver pessoal para pagar os impostos o governo logo se ha-de preocupar com criar condicoes aos jovens..

Fora isso.. Ja tirei 3 cursos na area, um em Portugal e dois no estrangeiro. Pela minha experiencia, nao ha nada que nao se aprenda sozinho, com forca de vontade suficiente. Sei que eh complicado convencer os pais e outros interessados que ficar 6 meses ou 1 ano sem "estudar" para aprender alguma coisa eh dificil, mas se tiverem realmente disciplina para fazer isso sem ir a festas todas as noites e gastar dinheiro em parvoices, talvez funcione Smile

Comprem livros e LEIAM-NOS, na estante servem de pouco, facam exercicios, ponham prazos (realistas) a voces mesmos e comecem a fazer showreels, etc.

Na pratica eh isso que se faz numa escola, pagar a alguem para nos por prazos e obrigar a estudar..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
VirtualFM
Colocada: Qua Jun 28, 2006 12:11 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
zepstrip escreveu:
p*** q*** p**** ,

Barato! Não sei que curso é, mas é barato! É que há uns anos os cursos custavam 800 contos (como vêem, foi realmente há uns anos! Shocked ), ou seja, 4K€. E conheço pessoas que os pagaram e ficaram muito mal impressionados com a relação teoria/prática e outras coisas (pelo menos foi o que me contaram).

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
VirtualFM
Colocada: Qua Jun 28, 2006 12:18 pm Responder com Citação
unxetas escreveu:
Comprem livros e LEIAM-NOS, na estante servem de pouco, facam exercicios, ponham prazos (realistas) a voces mesmos e comecem a fazer showreels, etc.

Na pratica eh isso que se faz numa escola, pagar a alguem para nos por prazos e obrigar a estudar..

Bem dito! Com dedicação e força de vontade aprende-se bem sozinho e poupam-se uns cobres. Não quero com isto dizer que não se gaste dinheiro, é só que o dinheiro de um bom curso (não falo desses de €1000) dá para comprar o material de estudo, um programa 3D/composição e ainda o computador para se trabalhar, sobrando ainda um bom dinheiro para comida durante uns meses!

Antigamente ainda havia o argumento daqueles que não conseguem estudar por livros, que detestam ler manuais e tal, esses realmente precisavam de alguéma explicar, de acompanhamento... bom, agora, com milhares de tutoriais em video, não me parece que hajam grandes desculpas! E com os tutoriais pagos, há acompanhamento (online por chat, ou tel) por parte dos mentores.

Depois é isso mesmo que dizes: na escola obrigam a cumprir prazos *e* a estudar. Por isso é uma questão de auto-disciplina... Se realmente não se tiver, então também não é a escola que vai ajudar muito (quantas pessoas vocÊs não vêem a falhar na escola?!) (claro que o facto de desembolsar uma fortuna é um forte incentivo para se aplicar!)

zepstrip
Colocada: Qua Jun 28, 2006 12:49 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
Citação:
Barato! Não sei que curso é, mas é barato! É que há uns anos os cursos custavam 800 contos...

Pois, este era iniciação a maya, 80 ou 90horas, com um "mestre"
que teve umas notas para tirar o curso na scape studios
e voltou pra cá para dar aulas... vejam só.
Nightwalker
Colocada: Qua Jun 28, 2006 1:45 pm Responder com Citação
Concordo VirtualFM, e era mesmo para esse lado que eu queria levar conversa Wink .
Dito por ti e pelo unxetas tem mais peso do que dito por mim que estou sempre a refilar Rolling Eyes Laughing .
E 1000 euros para alguêm te ler o "mastering maya" é um abuso...
VirtualFM
Colocada: Qua Jun 28, 2006 3:08 pm Responder com Citação
Nightwalker escreveu:
E 1000 euros para alguêm te ler o "mastering maya" é um abuso...

Pois! Lembro-mde de uma vez ter assistido a um workshop em que me puz a pensar "porra, que perca de tempo!" Isto porque o monitor passou o tempo a seguir os menus e a explicar o que faziam. Por mim tudo bem! Desde que demorem no máximo uma hora ou duas nisso e depois se passe a utilizações práticas! Porque ver o que os menus fazem e ir ao Help, também eu faço, e durante o workshop eu já ia bem mais adiantado que o monitor nas minhas pesquisas e experimentações.

Mas OK, não posso generalizar, não sei como são os outros Workshops/cursos.

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens