Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Direitos de promoção do nosso trabalho

joana
Colocada: Qui Jun 08, 2006 4:11 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 18 Jul 2005 Mensagens: 76 Local/Origem: Lisboa + Singapura
Venho expôr aqui um assunto um bocado bicudo, e gostaria de saber como tem sido a vossa experiência neste campo.

Alguns clientes recusam-se a que os autores (neste caso nós, ou eu...) utilizem as imagens para eles criados como auto-promoção (portfolio, site...).

É legalmente possível? Como nos podemos proteger?: pedindo um valor acrescico pelo "sigilo"?

Eu já para evitar mal-entendidos coloco sempre em cada orçamento o direito de usar as imagens.

Digam coisas.

O meu Photoblog.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Qui Jun 08, 2006 4:52 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Hum isso eh bastante estranho. Eu nunca tive problemas em usar qualquer trabalho no meu reel, obviamente se sao trabalhos que ainda estao debaixo de NDA, ou que nunca chegaram a ver a luz do dia, ai sim nao utilizei. Imagino que nao deve haver lei que force a empresa a deixar utilizar os trabalhos para promocao propria do artista, no entanto penso que tudo tem a ver com senso comum, como por exemplo mencionar o nome da empresa no teu portfolio, kinda works both ways, tu promoves os a eles e em troca eles deixam-te usar o material, nao vejo razao para nao te deixarem utilizar os trabalhos.

joana
Colocada: Qui Jun 08, 2006 5:37 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 18 Jul 2005 Mensagens: 76 Local/Origem: Lisboa + Singapura
Grury escreveu:
no entanto penso que tudo tem a ver com senso comum, como por exemplo mencionar o nome da empresa no teu portfolio, kinda works both ways, tu promoves os a eles e em troca eles deixam-te usar o material, nao vejo razao para nao te deixarem utilizar os trabalhos.

Também não percebo bem. Aliás eu é que posso não estar interessada em pôr alguns trabalhos online Laughing

Houve um cliente final (não meu directamente, portanto) que até pediu alguns dados meus, incluindo o site (suponho que para avaliar as suas vantagens promocionais) Rolling Eyes

Eu ponho sempre os créditos do meu cliente e do cliente final.

NDA é confidencialidade temporária?

O meu Photoblog.
Nico
Colocada: Qui Jun 08, 2006 6:46 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Tb acho... eu nunca tive problemas... tb tenho essa ressalva nas minhas condições gerais...

No caso de ser um concurso, só mostro as imagens depois de ser público (aberto), como é natural....

www.idesign.pt
Grury
Colocada: Qui Jun 08, 2006 8:16 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
joana escreveu:

NDA é confidencialidade temporária?

NDA, non disclosure agreement.
Pode ser temporaria, no entanto no caso de nunca ser publicada, transmitida, etc..continuas a ter que respeitar o contracto, a nao ser que o contracto especifique algo em contrario.

Como o Nico disse, penso que eh muinto boa idea incluir no teu contracto uma clausula (??) a especificar que possas usar o trabalho para promocao pessoal.

sianto
Colocada: Qui Jun 08, 2006 9:06 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 30 Dec 2005 Mensagens: 34 Local/Origem: Portugal
Acredito que vale o que está escrito. Se não há nada escrito, ou seja, nenhuma cláusula no contrato que diga que não possa, não há como impedir.
Claro que é ético creditar o trabalho, contextualizá-lo. E, dependendo do cliente, pode até ser interessante.
Agora, auto-promoção, marketing pessoal, é absolutamente normal e usual em qualquer lugar do mundo. Você está apenas dizendo a verdade e recebendo o crédito por um trabalho que realizou.
Se o cliente não deseja que isso aconteça, ele deve dizer isso previamente. Deve fazer constar do contrato, ou até acertar verbalmente, que seja. Mas deve expressar esta vontade previamente.
E acredito que se possa cobrar a mais por essa confidencialidade sim. Afinal, se você é freelance, divulgar o trabalho que realizou é sua melhor forma de conquistar novos trabalhos. Impedi-la de por o trabalho no portfolio, portanto, tem o potencial de prejudica-la economicamente. Então é justo que o cliente pague por isso.
É compreensível, entretanto, que um ou outro cliente queira esta confidencialidade, especialmente em publicidade. Pode ser uma forma de proteger o seu esforço de comunicação do ataque da concorrência. Especialmente quando o trabalho é inovador esteticamente ou tecnicamente. Não divulgar seus autores é uma forma de ao menos atrasar a concorrência em seus esforços de superar a sua comunicação. É também uma forma de impedir a concorrência de adivinhar facilmente os valores investidos na campanha. Há ainda outras razões, de ordem de direcção criativa, e até questionáveis eticamente, mas que acontecem. Por vezes agência prefere levar o crédito sozinha, pelo cliente ser particularmente importante, ou por querer valorizar seu departamento criativo.
Mas, de uma forma geral, acredito que deva ser algo excepcional, explicitado e remunerado.

Abraços!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Sex Jun 09, 2006 6:45 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
joana,

depende do contracto que assinaste com o cliente principalmente. se trabalhas como freelance parte da tua responsabilidade teres expressamente escrito no contrato que pretendes usar imagens que criaste no teu portfolio/reel, depois de estas terem sido tornadas publicas pelo teu cliente.

contratos nda, normalmente sao validos sem excepcoes ate o cliente decidir tornar publico o trabalho.

----------

claro q eh diferente, mas por exemplo, eu q trabalho para uma empresa mto grande faz parte do meu contracto de trabalho nao poder mostrar a ninguem o q eu fiz, sem ter autorizacao previa do departamento de PR.

estas coisas sao perfeitamente naturais, ja que o mercado eh ultra competitivo e o segredo tem de ser bem guardado.

espero q isto te ajude d alguma forma.
thanks.

Colocada: Sex Jun 09, 2006 9:11 am Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Eu nunca tive esse problema....mas realmente é chato.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens