Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Direitos de promoção do nosso trabalho |
joana |
Colocada: Qui Jun 08, 2006 4:11 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 18 Jul 2005
Local/Origem: Lisboa + Singapura
|
Venho expôr aqui um assunto um bocado bicudo, e gostaria de saber como tem sido a vossa experiência neste campo.
Alguns clientes recusam-se a que os autores (neste caso nós, ou eu...) utilizem as imagens para eles criados como auto-promoção (portfolio, site...).
É legalmente possível? Como nos podemos proteger?: pedindo um valor acrescico pelo "sigilo"?
Eu já para evitar mal-entendidos coloco sempre em cada orçamento o direito de usar as imagens.
Digam coisas. |
_________________ O meu site: joanagarrido.com
O meu Photoblog. |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Qui Jun 08, 2006 4:52 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Hum isso eh bastante estranho. Eu nunca tive problemas em usar qualquer trabalho no meu reel, obviamente se sao trabalhos que ainda estao debaixo de NDA, ou que nunca chegaram a ver a luz do dia, ai sim nao utilizei. Imagino que nao deve haver lei que force a empresa a deixar utilizar os trabalhos para promocao propria do artista, no entanto penso que tudo tem a ver com senso comum, como por exemplo mencionar o nome da empresa no teu portfolio, kinda works both ways, tu promoves os a eles e em troca eles deixam-te usar o material, nao vejo razao para nao te deixarem utilizar os trabalhos. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
joana |
Colocada: Qui Jun 08, 2006 5:37 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 18 Jul 2005
Local/Origem: Lisboa + Singapura
|
Grury escreveu: no entanto penso que tudo tem a ver com senso comum, como por exemplo mencionar o nome da empresa no teu portfolio, kinda works both ways, tu promoves os a eles e em troca eles deixam-te usar o material, nao vejo razao para nao te deixarem utilizar os trabalhos.
Também não percebo bem. Aliás eu é que posso não estar interessada em pôr alguns trabalhos online
Houve um cliente final (não meu directamente, portanto) que até pediu alguns dados meus, incluindo o site (suponho que para avaliar as suas vantagens promocionais)
Eu ponho sempre os créditos do meu cliente e do cliente final.
NDA é confidencialidade temporária? |
_________________ O meu site: joanagarrido.com
O meu Photoblog. |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Qui Jun 08, 2006 6:46 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Tb acho... eu nunca tive problemas... tb tenho essa ressalva nas minhas condições gerais...
No caso de ser um concurso, só mostro as imagens depois de ser público (aberto), como é natural.... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Qui Jun 08, 2006 8:16 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
joana escreveu:
NDA é confidencialidade temporária?
NDA, non disclosure agreement.
Pode ser temporaria, no entanto no caso de nunca ser publicada, transmitida, etc..continuas a ter que respeitar o contracto, a nao ser que o contracto especifique algo em contrario.
Como o Nico disse, penso que eh muinto boa idea incluir no teu contracto uma clausula (??) a especificar que possas usar o trabalho para promocao pessoal. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
sianto |
Colocada: Qui Jun 08, 2006 9:06 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 30 Dec 2005
Local/Origem: Portugal
|
Acredito que vale o que está escrito. Se não há nada escrito, ou seja, nenhuma cláusula no contrato que diga que não possa, não há como impedir.
Claro que é ético creditar o trabalho, contextualizá-lo. E, dependendo do cliente, pode até ser interessante.
Agora, auto-promoção, marketing pessoal, é absolutamente normal e usual em qualquer lugar do mundo. Você está apenas dizendo a verdade e recebendo o crédito por um trabalho que realizou.
Se o cliente não deseja que isso aconteça, ele deve dizer isso previamente. Deve fazer constar do contrato, ou até acertar verbalmente, que seja. Mas deve expressar esta vontade previamente.
E acredito que se possa cobrar a mais por essa confidencialidade sim. Afinal, se você é freelance, divulgar o trabalho que realizou é sua melhor forma de conquistar novos trabalhos. Impedi-la de por o trabalho no portfolio, portanto, tem o potencial de prejudica-la economicamente. Então é justo que o cliente pague por isso.
É compreensível, entretanto, que um ou outro cliente queira esta confidencialidade, especialmente em publicidade. Pode ser uma forma de proteger o seu esforço de comunicação do ataque da concorrência. Especialmente quando o trabalho é inovador esteticamente ou tecnicamente. Não divulgar seus autores é uma forma de ao menos atrasar a concorrência em seus esforços de superar a sua comunicação. É também uma forma de impedir a concorrência de adivinhar facilmente os valores investidos na campanha. Há ainda outras razões, de ordem de direcção criativa, e até questionáveis eticamente, mas que acontecem. Por vezes agência prefere levar o crédito sozinha, pelo cliente ser particularmente importante, ou por querer valorizar seu departamento criativo.
Mas, de uma forma geral, acredito que deva ser algo excepcional, explicitado e remunerado.
Abraços! |
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Sex Jun 09, 2006 6:45 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
joana,
depende do contracto que assinaste com o cliente principalmente. se trabalhas como freelance parte da tua responsabilidade teres expressamente escrito no contrato que pretendes usar imagens que criaste no teu portfolio/reel, depois de estas terem sido tornadas publicas pelo teu cliente.
contratos nda, normalmente sao validos sem excepcoes ate o cliente decidir tornar publico o trabalho.
----------
claro q eh diferente, mas por exemplo, eu q trabalho para uma empresa mto grande faz parte do meu contracto de trabalho nao poder mostrar a ninguem o q eu fiz, sem ter autorizacao previa do departamento de PR.
estas coisas sao perfeitamente naturais, ja que o mercado eh ultra competitivo e o segredo tem de ser bem guardado.
espero q isto te ajude d alguma forma.
thanks. |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
Pixelwelder |
Colocada: Sex Jun 09, 2006 9:11 am |
|
|
Veterano