Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Hardware  ~  Opinião+sugestão p/componentes de computador p/modelar 3D

Bcool
Colocada: Ter Abr 18, 2006 10:55 pm Responder com Citação
Registo: 17 Abr 2006 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
Oi pessoal

Antes de mais cumprimentos a todos, inscrevi-me neste fórum há pouco e foi uma agradável surpresa ver que já vamos na direcção de instalar e fomentar uma comunidade 3D em portugal.

Vinha pedir opiniões e deixar uma sugestão.

Começando pela sugestão: há sempre alguém a perguntar o que deve arranjar para fazer upgrades ao seu pc para trabalhar em 3D, se a placa tal ou tal, se amd ou intel, se dual ou não, se isto, se aquilo etc etc, e a pesquisa para tirar as dúvidas sozinho não é nada fácil, é andar dias e dias em fóruns estrangeiros, ver os "testes em grupo" nas revistas todas, etc. A minha sugestão era criar-se um tópico "Sticky" em que se apresentassem as melhores opções disponíveis no mercado português (porque nunca estamos na mesma realidade que outros países no que toca a certos componentes mais específicos, não é verdade..?) ordenadas num "top 3", ou por gama de preços (por exemplo: placas gráficas: não-profissional- GeForce 6800GS, profissional- Nvidia Quadro FX 4500), ou consoante o software em questão, ou tudo isso junto.

O que tenho em mente é um post do estilo dos do fórum Harware.pt para os vários componentes (http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=16010), mas a pensar especificamente nos utilizadores de programas de modelação 3D, o que nunca se encontra como deve ser noutros fóruns. Claro está que, como acabei de dizer, a pesquisa destes conteúdos não deve ser fácil, mas se algum dos admins tiver o tempo necessário e quiser criar este recurso, acredito que seria uma grande grande ajuda para cada vez que alguém ligado a esta área precisasse de conselhos sobre peças a adquirir...

Dita esta sugestão, vou fazer exactamente essa pergunta Razz

Tenho um Pentium III 800 de há 5 anos e meio que se tem aguentado muito bem, mas desde que comecei a mexer com modelação 3D há uns 2 anos que tenho notado como ele se esforça. Agora comecei um curso de 3DS Max para levar mais a sério o interesse e queria aproveitar a deixa para fazer um upgrade significativo à máquina, que já bem o merece.

Inicialmente tinha pensado actualizar o Processador, a Motherboard, a placa gráfica e a RAM. Depois pensei nos problemas de refrigeração que uma caixa velhinha podia acarretar e lá vinha mais despesa, de forma que acho que vou ter de investir num sistema totalmente novo, por pouco mais $ sempre fico c/mais um pc para ajudar a processar...

Configuração após muita pesquisa:

Processador: AMD Athlon X2 4200+
Moherboard: Asus A8N-Sli (Deluxe ou Premium valem a pena?)
RAM: 2 Gb DDR400 (Penso que é a memória adequada p/as motherboads de socket 939, certo?)
Gráfica: XFX Geforce 6800GS (Este é sempre o componente mais polémico, sei que entre as 6800 e as 7xxx não há grande melhoria em termos de performance 3d e como eu não jogo grande coisa não me parece compensar o gasto extra...e para comprar uma Quadro só se fosse de gama baixa e não me parece necessário porque não vou usar isto a um nível mto profissional para já para gastar tanto dinheiro a mais...Vou usar 3DS Max e parece haver uma preferência pelas NVidia p/3DS Max,por isso presumo que a 6800GS seja uma boa escolha...)

Acerca dos restantes componentes não sinto tanta necessidade de conselhos, é mais aproveitar coisas que já tenho ou comprar outras pequenas.

Se alguém pudesse comentar quer os componentes que escolhi e as dúvidas que coloquei, quer a sugestão que fiz, agradecia

[]
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qua Abr 19, 2006 8:44 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas, quanto a ideia do sticky parece-me bem, falta é o tempo, o que se pode fazer é o pessoal ir postando por ai umas revisoes a algum hardware e depois faz-se uma compilaçao ou até se torna esse topico sticky.

Quanto a tua escolha de hardware para mim parece-me optima, eu escolhia praticamente a mesma coisa. As cenas de Premiuns e Deluxes... nem te chateies com isso, nao vale a pena, eu gastei um dinheirao ah uns anos atras com uma placa toda XPTOYZ e ainda nao sei bem porque e nunca mais vou saber porque queimou completamente Razz E digo-te o mesmo para as placas graficas, acho ke fizeste uma boa escolha e nao me parece valer a pena ir para as topo de gama kuando a performance nao é consideravelmente superior. Abraços e sê bemvindo ao forum!

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
AngelStudio
Colocada: Qua Abr 19, 2006 10:43 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 08 Abr 2005 Mensagens: 409 Local/Origem: Porto
como disse o Kameleon em relação á Board concordo ja me aconteceu o mesmo tinha um Asus A7V***Premium k na altura custou uns 80€ a mais e para ke, de um momento p o outro começou a fazer fuminho e foi.se.

tens ai uma config muito agradavel identica á k tenho de momento:

Processador: AMD Athlon X2 4200+
Moherboard: Asus A8N-Sli
RAM: 2 Gb DDR400 Kingston
HD : Maxtor 250Gb SATAII 18Mb cache
Grafica : ATI X800 GTO 256Mb DDR3

isto com uma boa fonte de alimentação e caixa á medida..tá mt bom...

_________________
" EU QUERO SER ILUMINADO...Sad...."


BIBA , BIBA OS ILUMINADOS...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Bcool
Colocada: Qui Abr 20, 2006 1:16 pm Responder com Citação
Registo: 17 Abr 2006 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
Porreiro, orbigado pelas respostas, pelos vistos vale a pena investir nesta configuração.

De caixas e fontes de alimentação confesso que não percebo muito, mas acho que aí vou ter d confiar na opinião de alguém no sítio onde comprar os componentes...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
AngelStudio
Colocada: Qui Abr 20, 2006 2:06 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 08 Abr 2005 Mensagens: 409 Local/Origem: Porto
fonte pessoalmente tenho esta: uma Levicom 450W, quanto a caixa tens muito por onde escolher uma Termaltake,Antec, Cheiftec sao caixas com muito bons acabamentos.


Levicom 450W

Output: 450W
+3,3 V: 26A
+5,0 V: 28A
+12,0 V: 30A ( 30 Amperes é mt bom)
-5 V: 0.3A
-12 V: 0.8A
+5Vsb: 2.0A

_________________
" EU QUERO SER ILUMINADO...Sad...."


BIBA , BIBA OS ILUMINADOS...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Bcool
Colocada: Sex Abr 21, 2006 11:32 pm Responder com Citação
Registo: 17 Abr 2006 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
ok, então confio na tua escolha para fonte de alimentação, já tinha lido várias pessoas a aconsehar fontes de 450W, se essa é boa então força.

quanto às caixas, tenho reparado que os modelos têm sempre no nome "410W" ou "500W", etc, a escolha da caixa condiciona de alguma forma a fonte de alimentação (ou vice-versa)? Pensava que seriam coisas independentes..

Brigado pela ajuda
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Gerbilho
Colocada: Dom Jul 23, 2006 4:20 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
Eu ando pra fazer um upgrade tb! Vou deixar descansar o meu velho P4 1.8Ghz com 256 Mb de ram e uma riva TNT de 32Mb!!!!....
A configuração que tinha em mente á mais o menos essa que vocês já indicaram, mas devido ao orçamento apertado estava a pensar num AMD x2 3800+... a diferênça de performance é mt grande? E já agora aconselham alguma loja de informática? Não tenho referência nenhuma.
Xau obrigado
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
flash
Colocada: Dom Jul 23, 2006 8:09 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Gerbilho: aconselho te a esperar que saiam os novos Intel com dual core... prometem... e a relação qualidade preço.. upa upa
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ricardo_sousa11
Colocada: Dom Jul 23, 2006 8:14 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 19 Jul 2006 Mensagens: 455
as vossas configs. sao mt a frent..eu tenho o meu ex-topo de gama (ja foi em tempos) lol k ainda m satisfaz e nao m deixou em baixo..k e

Pentium IV 2.8Mhz
768 ram (preciso d + )
ASrock p4v88
placa grafica ATI radeon 9600xt 256mb
120Gbs

n e mt..mas e bonzinho =) e relaçao performance/preço e mt bom..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Gerbilho
Colocada: Dom Jul 23, 2006 8:16 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
Novos intel com dual core?... Intel Dual Core Itanium 2?E quando é que saem? Penso que é para o mês que vem... o meu budget é muito baixo..se calhar são demais pra minha carteira vazia.....pelo que já vi na net, o mais "fraquinho" custa mais de 600€ ... assim não dá... socorro! Agora estou perdido! E vai sair algum novo AMD?...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
flash
Colocada: Dom Jul 23, 2006 11:45 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Nada de Itaniums... tou a falar dos pentium D
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Guybrush
Colocada: Seg Jul 24, 2006 10:36 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 137
os novos processadores intel chamam-s core 2 duo ( um pouco redundante o nome) saiem dentro de um mes, e para já as perspectiva de preço e perfomance sao mt boas, eu sempre preferi AMD e agora k estou a pensar em fazer upgrade, o mais certo é ir para os intel, um modelo accesivel é o 6600 k já é superior a qq AMD e custa 350dolares, por outro lado a AMD pra competir com os novos processadores intel vai baixar os seus precos drasticamente, por isso acima de tudo o k te recomendo agora é esperar 1 mes ou 2, depois podes manter-te com um AMD, mas um cpu melhor, ou entao optar pelos novos intel, os antigos pentium D nao sao grande coisa. Em relacao á grafica, é obvio k existem diferencas entre a serie 6 e 7, principalmente em features k so irias vê-las em jogos, mas mesmo assim sao mais rapidas, mas so irias notar se trabalhasses em projectos mt pesados. Outra coisa, precisas de discos novos e rapidos para acompanhar o resto do comp, SATA obviamente.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Gerbilho
Colocada: Seg Jul 24, 2006 10:56 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
Ok, parece mesmo que o melhor é aguardar até setembro e ver como estão as coisas na altura. O meu comp actual vai ter que se aguentar mais um pouco (ou eu é que o vou ter que aguentar!! clique no rato...espero 5 segundos... reagiu!!! mexeu!!! YEEEE!!!).. Confused
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Gerbilho
Colocada: Qua Jul 26, 2006 10:21 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
Ainda estou a aguardar... mas o tempo demora a passar!!!

_________________
Arrive without travelling...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Gerbilho
Colocada: Seg Set 11, 2006 6:04 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
È agora!Está na hora! Vou comprar um comp novo!!! AGora ou nunca!

_________________
Arrive without travelling...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Gerbilho
Colocada: Sáb Set 16, 2006 5:00 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
Comprei! IAUUUUUUUUUUU!!! Finalmente!! E funciona e tudo!!!! YEEEEEEESSS!
Agora já posso fazer renders e ver o resultado, sem ter que ir dormir e esperar pelo dia seguinte!

Resumindo o que tenho é o seguinte:

Core2Duo E6400 a funcionar em overclock (2,6Ghz)
2 Gb a 667
motherboard Asus P5B
Saphire X1600XT 256Mb
Disco 320 Gb SataII

Estou muito satisfeito, superou as minhas expectativas. Laughing

_________________
Arrive without travelling...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum