Autor |
Mensagem |
< Hardware ~ Opinião+sugestão p/componentes de computador p/modelar 3D |
Bcool |
Colocada: Ter Abr 18, 2006 10:55 pm |
|
|
Registo: 17 Abr 2006
Local/Origem: Lisboa
|
Oi pessoal
Antes de mais cumprimentos a todos, inscrevi-me neste fórum há pouco e foi uma agradável surpresa ver que já vamos na direcção de instalar e fomentar uma comunidade 3D em portugal.
Vinha pedir opiniões e deixar uma sugestão.
Começando pela sugestão: há sempre alguém a perguntar o que deve arranjar para fazer upgrades ao seu pc para trabalhar em 3D, se a placa tal ou tal, se amd ou intel, se dual ou não, se isto, se aquilo etc etc, e a pesquisa para tirar as dúvidas sozinho não é nada fácil, é andar dias e dias em fóruns estrangeiros, ver os "testes em grupo" nas revistas todas, etc. A minha sugestão era criar-se um tópico "Sticky" em que se apresentassem as melhores opções disponíveis no mercado português (porque nunca estamos na mesma realidade que outros países no que toca a certos componentes mais específicos, não é verdade..?) ordenadas num "top 3", ou por gama de preços (por exemplo: placas gráficas: não-profissional- GeForce 6800GS, profissional- Nvidia Quadro FX 4500), ou consoante o software em questão, ou tudo isso junto.
O que tenho em mente é um post do estilo dos do fórum Harware.pt para os vários componentes (http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=16010), mas a pensar especificamente nos utilizadores de programas de modelação 3D, o que nunca se encontra como deve ser noutros fóruns. Claro está que, como acabei de dizer, a pesquisa destes conteúdos não deve ser fácil, mas se algum dos admins tiver o tempo necessário e quiser criar este recurso, acredito que seria uma grande grande ajuda para cada vez que alguém ligado a esta área precisasse de conselhos sobre peças a adquirir...
Dita esta sugestão, vou fazer exactamente essa pergunta
Tenho um Pentium III 800 de há 5 anos e meio que se tem aguentado muito bem, mas desde que comecei a mexer com modelação 3D há uns 2 anos que tenho notado como ele se esforça. Agora comecei um curso de 3DS Max para levar mais a sério o interesse e queria aproveitar a deixa para fazer um upgrade significativo à máquina, que já bem o merece.
Inicialmente tinha pensado actualizar o Processador, a Motherboard, a placa gráfica e a RAM. Depois pensei nos problemas de refrigeração que uma caixa velhinha podia acarretar e lá vinha mais despesa, de forma que acho que vou ter de investir num sistema totalmente novo, por pouco mais $ sempre fico c/mais um pc para ajudar a processar...
Configuração após muita pesquisa:
Processador: AMD Athlon X2 4200+
Moherboard: Asus A8N-Sli (Deluxe ou Premium valem a pena?)
RAM: 2 Gb DDR400 (Penso que é a memória adequada p/as motherboads de socket 939, certo?)
Gráfica: XFX Geforce 6800GS (Este é sempre o componente mais polémico, sei que entre as 6800 e as 7xxx não há grande melhoria em termos de performance 3d e como eu não jogo grande coisa não me parece compensar o gasto extra...e para comprar uma Quadro só se fosse de gama baixa e não me parece necessário porque não vou usar isto a um nível mto profissional para já para gastar tanto dinheiro a mais...Vou usar 3DS Max e parece haver uma preferência pelas NVidia p/3DS Max,por isso presumo que a 6800GS seja uma boa escolha...)
Acerca dos restantes componentes não sinto tanta necessidade de conselhos, é mais aproveitar coisas que já tenho ou comprar outras pequenas.
Se alguém pudesse comentar quer os componentes que escolhi e as dúvidas que coloquei, quer a sugestão que fiz, agradecia
[] |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qua Abr 19, 2006 8:44 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Boas, quanto a ideia do sticky parece-me bem, falta é o tempo, o que se pode fazer é o pessoal ir postando por ai umas revisoes a algum hardware e depois faz-se uma compilaçao ou até se torna esse topico sticky.
Quanto a tua escolha de hardware para mim parece-me optima, eu escolhia praticamente a mesma coisa. As cenas de Premiuns e Deluxes... nem te chateies com isso, nao vale a pena, eu gastei um dinheirao ah uns anos atras com uma placa toda XPTOYZ e ainda nao sei bem porque e nunca mais vou saber porque queimou completamente E digo-te o mesmo para as placas graficas, acho ke fizeste uma boa escolha e nao me parece valer a pena ir para as topo de gama kuando a performance nao é consideravelmente superior. Abraços e sê bemvindo ao forum! |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Qua Abr 19, 2006 10:43 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
como disse o Kameleon em relação á Board concordo ja me aconteceu o mesmo tinha um Asus A7V***Premium k na altura custou uns 80€ a mais e para ke, de um momento p o outro começou a fazer fuminho e foi.se.
tens ai uma config muito agradavel identica á k tenho de momento:
Processador: AMD Athlon X2 4200+
Moherboard: Asus A8N-Sli
RAM: 2 Gb DDR400 Kingston
HD : Maxtor 250Gb SATAII 18Mb cache
Grafica : ATI X800 GTO 256Mb DDR3
isto com uma boa fonte de alimentação e caixa á medida..tá mt bom... |
_________________ " EU QUERO SER ILUMINADO......."
BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
|
|
Voltar acima |
|
Bcool |
Colocada: Qui Abr 20, 2006 1:16 pm |
|
|
|
Porreiro, orbigado pelas respostas, pelos vistos vale a pena investir nesta configuração.
De caixas e fontes de alimentação confesso que não percebo muito, mas acho que aí vou ter d confiar na opinião de alguém no sítio onde comprar os componentes... |
|
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Qui Abr 20, 2006 2:06 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
fonte pessoalmente tenho esta: uma Levicom 450W, quanto a caixa tens muito por onde escolher uma Termaltake,Antec, Cheiftec sao caixas com muito bons acabamentos.
Levicom 450W
Output: 450W
+3,3 V: 26A
+5,0 V: 28A
+12,0 V: 30A ( 30 Amperes é mt bom)
-5 V: 0.3A
-12 V: 0.8A
+5Vsb: 2.0A |
_________________ " EU QUERO SER ILUMINADO......."
BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
|
|
Voltar acima |
|
Bcool |
Colocada: Sex Abr 21, 2006 11:32 pm |
|
|
|
ok, então confio na tua escolha para fonte de alimentação, já tinha lido várias pessoas a aconsehar fontes de 450W, se essa é boa então força.
quanto às caixas, tenho reparado que os modelos têm sempre no nome "410W" ou "500W", etc, a escolha da caixa condiciona de alguma forma a fonte de alimentação (ou vice-versa)? Pensava que seriam coisas independentes..
Brigado pela ajuda |
|
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Dom Jul 23, 2006 4:20 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 23 Jan 2006
Local/Origem: Portugal
|
Eu ando pra fazer um upgrade tb! Vou deixar descansar o meu velho P4 1.8Ghz com 256 Mb de ram e uma riva TNT de 32Mb!!!!....
A configuração que tinha em mente á mais o menos essa que vocês já indicaram, mas devido ao orçamento apertado estava a pensar num AMD x2 3800+... a diferênça de performance é mt grande? E já agora aconselham alguma loja de informática? Não tenho referência nenhuma.
Xau obrigado |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Dom Jul 23, 2006 8:09 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Gerbilho: aconselho te a esperar que saiam os novos Intel com dual core... prometem... e a relação qualidade preço.. upa upa |
|
|
|
Voltar acima |
|
ricardo_sousa11 |
Colocada: Dom Jul 23, 2006 8:14 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 19 Jul 2006
|
as vossas configs. sao mt a frent..eu tenho o meu ex-topo de gama (ja foi em tempos) lol k ainda m satisfaz e nao m deixou em baixo..k e
Pentium IV 2.8Mhz
768 ram (preciso d + )
ASrock p4v88
placa grafica ATI radeon 9600xt 256mb
120Gbs
n e mt..mas e bonzinho =) e relaçao performance/preço e mt bom.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Dom Jul 23, 2006 8:16 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Novos intel com dual core?... Intel Dual Core Itanium 2?E quando é que saem? Penso que é para o mês que vem... o meu budget é muito baixo..se calhar são demais pra minha carteira vazia.....pelo que já vi na net, o mais "fraquinho" custa mais de 600€ ... assim não dá... socorro! Agora estou perdido! E vai sair algum novo AMD?... |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Dom Jul 23, 2006 11:45 pm |
|
|
Site Admin
|
Nada de Itaniums... tou a falar dos pentium D |
|
|
|
Voltar acima |
|
Guybrush |
Colocada: Seg Jul 24, 2006 10:36 am |
|
|
Primeiros passos
|
os novos processadores intel chamam-s core 2 duo ( um pouco redundante o nome) saiem dentro de um mes, e para já as perspectiva de preço e perfomance sao mt boas, eu sempre preferi AMD e agora k estou a pensar em fazer upgrade, o mais certo é ir para os intel, um modelo accesivel é o 6600 k já é superior a qq AMD e custa 350dolares, por outro lado a AMD pra competir com os novos processadores intel vai baixar os seus precos drasticamente, por isso acima de tudo o k te recomendo agora é esperar 1 mes ou 2, depois podes manter-te com um AMD, mas um cpu melhor, ou entao optar pelos novos intel, os antigos pentium D nao sao grande coisa. Em relacao á grafica, é obvio k existem diferencas entre a serie 6 e 7, principalmente em features k so irias vê-las em jogos, mas mesmo assim sao mais rapidas, mas so irias notar se trabalhasses em projectos mt pesados. Outra coisa, precisas de discos novos e rapidos para acompanhar o resto do comp, SATA obviamente. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Seg Jul 24, 2006 10:56 am |
|
|
Escravo do rato
|
Ok, parece mesmo que o melhor é aguardar até setembro e ver como estão as coisas na altura. O meu comp actual vai ter que se aguentar mais um pouco (ou eu é que o vou ter que aguentar!! clique no rato...espero 5 segundos... reagiu!!! mexeu!!! YEEEE!!!).. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Qua Jul 26, 2006 10:21 am |
|
|
Escravo do rato
|
Ainda estou a aguardar... mas o tempo demora a passar!!! |
_________________ Arrive without travelling... |
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Seg Set 11, 2006 6:04 pm |
|
|
Escravo do rato
|
È agora!Está na hora! Vou comprar um comp novo!!! AGora ou nunca! |
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Sáb Set 16, 2006 5:00 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Comprei! IAUUUUUUUUUUU!!! Finalmente!! E funciona e tudo!!!! YEEEEEEESSS!
Agora já posso fazer renders e ver o resultado, sem ter que ir dormir e esperar pelo dia seguinte!
Resumindo o que tenho é o seguinte:
Core2Duo E6400 a funcionar em overclock (2,6Ghz)
2 Gb a 667
motherboard Asus P5B
Saphire X1600XT 256Mb
Disco 320 Gb SataII
Estou muito satisfeito, superou as minhas expectativas. |
|
|
Voltar acima |
|
|