Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Dissertação sobre as aeras

Kazuya Mochu
Colocada: Qua Mar 22, 2006 4:31 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
Olá,

ha algum tempo que queria colocar aqui este topico, para espicaçar um bocado as mentes Very Happy

é uma simples discussão de número de posts em 3D VS numero de posts em 2D.

A questão é a seguinte:

na area 3d há muitos mais posts. Muitos mais. Na area do 2D há bem poucos. mas em percentagem, ha muitas mais respostas aos topicos 3d do que aos 2D. quando posts 3d chegam a ter 3 paginas, posts 2d nao passam de uma pagina a nao ser que o artista insista em alimentar o post com mais desenhos. caso dos sketchbooks e ainda assim chegando-se a fazer posts seguidos com desenhos novos sem criticas.

agora o que eu me interrogo é pk o desinteresse pela area 2d da parte do pessoal que faz posts na area 3d?
em termos praticos, eu acredito, e claro que cada um acredita no que quer, mas é assim que eu vejo as coisas, é preciso bem mais dedicação e mais empenho para se conseguir atingir um nivel bom no que toca a desenho. na area do 3d, é necessario igual dedicação, pelo menos é preciso ter olho, mas facilmente se consegue seguir um tutorial para conseguir um determinado efeito.

o que eu quero dizer é que para um artista 2d, principalmente os do lapiz, é muito mais complicado progredir daí que qq critica é bem vinda e agradecida (falo por mim, mas acho que todos acham algo parecido). mesmo seguindo um tutorial, ninguem conduz a mão do artista. No caso de um artista 3d, onde eu acho que a principal ferramente é autocritica e o "olho", tudo é muito mais editavel, com alguns cliques.
se um braço fica na posição errada, simplesmente roda-se. no caso do 2d, mesmo que tenha ficado bem desenhado, tem que ser apagado e desenhado na posição correcta.

onde eu quero chegar é que: Para MIM é mais merituoso um bom trabalho 2D, pelo que exige do artista, do que um trabalho "decente" em 3d. claro que algo bom é melhor que decente, mas enquanto muitas coisas boas no forum sao ignoradas por estar na area 2d, muitas coisas decentes ou mediocres recebem muita atenção por estarem na area 3d.

ora eu tenho varias teorias para isto:

primeira: o forum chama-se dimensão 3 e nao dimensao 2, logo quem cá vem, vem ver o 3d

segunda: há mais artistas 3d cujo trabalho passa muito ao lado do artistico, logo 2d só pela arte torna-se complicado criticar

terceira: o nivel de skill 2d do forum nao permite que maior parte se sinta confortavel a criticar 2d.

bom, isto nao é para ferir susceptibilidade, nem mesmo para ofender ninguem nem eu estou amuado por haver mais posts num lado do que noutro. é apenas algo que acho curioso, que gostaria de ver o que acham.
senti isto quando coloquei muitas mais horas num desenho que num modelo 3d, e em termos de respostas a diferença foi bastante.

houve um artista da disney acho, que disse "agora é mais facil. já nao é preciso saber desenhar para se ser animador". será que começa a haver um desinteresse pelo 2d, pelo menos o desenho?

digam o que acham! Very Happy

Kaz
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Qua Mar 22, 2006 7:54 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Kazuya,

Baseado na minha experiência, começo por dizer que há cerca de 10 anos pediam-se 10 orçamentos por mês, para filmes em animação tradicional. Hoje em dia pedem 3 por ano.
Claro que isto depende da empresa, do artista, etc... por isso é que digo, baseado na minha experiência, aquilo que vejo a acontecer diariamente nesta área de publicidade.
Depois temos todos os filmes de animação que actualmente têm sempre, ou na sua maioria, animação 3D. Mesmo quando é um filme 2D, usam 3d nos backgrounds, sistemas de particulas, veículos, etc...
É uma área cada vez menos procurada... no entanto e FELIZMENTE eis que nos chega o flash e flash animation baseada em vectores! (e uma panóplia de softwares como o moho, etc...) Isto quer dizer que a animação 2d tradicional irá (na minha opinião) renascer sobre a forma de animação 2d vectorial. Infelizmente a animação 2d tradicional em papel, com as suas particularidades todas, irá desaparecer por completo em questão de anos. Passa a ser tudo digital.

Bom, ainda há muito mais para falar sobre este tema... desde a estudos feitos sobre a a receptividade do ser humano a imagens 2d vs 3d até à especialização individual de cada um que, de certa forma, fomenta mais ou menos a busca de imagens 2d ou 3d, foruns, discussões, etc...

cheerz

fonziewonzie
Colocada: Qui Mar 23, 2006 4:09 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
eu continuo a achar q para ser um bom artista 3d, arte tradicional eh essencial.

e isto aplica-se a mtes de areas... um bom compositor, sera ainda melhor se tiver experiencia de fotografia por exemplo. um bom modeler, sera ainda melhor se tiver boa experiencia em sculpting ou coisas semelhantes. etc etc...

a maior parte das pessoas q tao aqui na empresa tem um lado criativo qq q ajuda a ganharem melhor olho para a producao de 3d.

e isto torna-se essencial, pq como ja foi discutido antes, a maior parte das escolas/universities estao apenas a criar curso de 3d a ensinarem a tecnica e nao a arte.

e isso nao eh nada bom.

Colocada: Qui Mar 23, 2006 10:38 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
nao mas especificamente aqui no forum, o que acham que leva À diferença de posts?

Kaz
fonziewonzie
Colocada: Qui Mar 23, 2006 10:39 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
essa coisa mesmo. acho q a maior parte dos q aqui participam so tao a aprender a tecnica 3d e nao necessariamente arte tradicional.

Colocada: Qui Mar 23, 2006 11:16 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 23 Mar 2005 Mensagens: 397 Local/Origem: Estoril
70% dos frequentadores deste forum provavelmente nao sabem o que é um ponto de fuga. apenas tao habituados a, com meia duzia de cliques no seu software favorito terem uma casita com perspectiva realista.
grande parte deles fica deslumbrado com tal poder, que se calhar nem se lembra que sem noçoes basicas de arte tradicional nem 3d consegue fazer como deve ser. daí se calhar aquele texto sobre as reels deitadas ao lixo, e também, e desculpem-me por isto, a qualidade de alguns trabalhos que as vezes se vêm por aqui.
se calhar até o facto de tao pouca gente responder na secçao 2d é o mesmo que faz com que quase ninguem ainda tenha respondido a este topico... ou medo de responder, ou completo desinteresse por um assunto que provavelmente é de certa forma desinteressante (perdoem-me a repetiçao) para essas mesmas pessoas, à semelhança do que acontece provavelmente com a arte 2d.
provavelmente com a facilidade que se tem hoje em dia em fazer algo tudo bonitinho com iluminaçao, texturas, etc, além desse desinteresse pela arte 2d, arrisco-me a dizer que haverá até um certo desprezo, e sentimento de inferiorizaçao do 2d.
hoje em dia fazer 3d nao é tecnicamente dificil, ao invés, é cada vez mais facil, enquanto que fazer 2d continua com a mesma dificuldade de sempre.
é que hoje em dia, nem o ultimo bastiao do 2d na arte digital se safa. muitas vezes, basta sacar uns materiais, por umas texturas procedurais (muito) manhosas, e pronto, tá feito. por outro lado a menos que essa pessoatenha um minimo de sensibilidade artistica, esse modelo nunca será nada de jeito.

escrevo, escrevo escrevo, e entretanto, já me tou a perder nas minhas proprias palavras.
espero que este nao tenha sido o ultimo post deste topico.

Colocada: Sex Mar 24, 2006 9:58 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Bem... eu sei o que é um ponto de fuga.... mas isso não faz de mim um artista...

Por outro lado desenhar perfeitamente mamalhudas em trajes menores e a milionésima criatura de não sei que planeta, tambem não faz de ninguem um artista...

Tudo o relacionado com animação por exemplo tb passa completamente ao lado..

Em outros fórums tugas existe um autentico culto a personalidades que são tudo menos artistas.

Aqui tembém já vi algo do género....

Já vi neste fórum exemplos de tecnica perfeitos mas arte não me lembro de ver muita....

E quê? qual é o problema? As pessoas vem cá pelas tecnicas, a inspiração está lá fora no mundo real...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
pina
Colocada: Sex Mar 24, 2006 10:46 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 03 Mai 2005 Mensagens: 30 Local/Origem: Lisboa
Para se ser um bom artista 3d é essencial que se tenha as bases 2d.
No entanto, e como já foi referido, o software facilita e muito o salto directo para modelação e animação.
Isto gera artistas de "meia-tigela" que podem até tecnicamente ser competentes mas não fazem mais do que tentar fazer algo realista.

No entanto também há o reverso.
Malta excelente em 2d, com boas bases que quer produzir algo em 3d mas não consegue dar o salto da parte ténica e vê-se a braços com softwares complexos que lhe custam a aprender. Os resultados às vezes até são interessantes mas rapidamente postos de parte pelos "entendidos" na matéria por serem tecnicamente fracos.

O resto da discussão pode vir a cair mais uma vez sobre a velha questão de - "o que é a arte afinal?" Very Happy

Colocada: Sex Mar 24, 2006 1:38 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Bem eu acho que tambem merecia dar o meu contributo, todo o meu background artistico vem do papel, só posteriormente quando entrei para a faculdade comecei a ligar a computadores..e mesmo assm foi aos poucos até então a minha are era o papel os guaches, óleos , aerografia,.... Qunado descobri o as capacidades de um computador, realmente foi interessante porque obtinha bns resultados mais rápidamente e com mesnos trabalho (e sem custos) parei um pouco com o tradicional.

Hoje em dia muita mlta jovem começa logo nos computadores e a forma mais rápida e efecaz é o 3d pois atingem resultados rápidos e satisfatórios, fazes um tutoria e tens algo modelado, tens un trabalho técnicamente elebarodo, mesmo não tendo o don artistico basta ser um técnico e faz-se algo. No papel as cosias funcionam de forma diferente, quem nunca o fez não vai comentar algo que não sabe, ou poderá apenas falar por observação mas não técnincamente.

Muita gente hoje em dia fz 3D porque é mais rápido e eficaz, em termos de mercado de trabalho é como o Rui disse, é é sempre tudo para ontem portanto o papel já era...o digital é mais rápido e então as pessoas vao se especializando nisso relegando o tradicional eu sei é triste. Otradicionaal dá uma grande ajuda relamente eu que o diga se atingise o nivel de modelação que queria e intendo azer..tenho muitos desenhos que gostaria de passar a 3d.

Mas prnto isto é o D3 e não D2..dai o pessoal de 2d estar limitado......como foi referido andam por ai muitos técnicos...e bons...mas queria ve-los co um lápis na mão.
Poderia se lançar um desafio a muitos membros do forum, era um fartotete de rir de certeza, fazer uns desenhos. Naõ quero ferir suscetibilidades apenas estou a brincar.

Mais poderia ser dito mas o outros membros ja falaram Wink

Abraço

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Kazuya Mochu
Colocada: Sex Mar 24, 2006 7:14 pm Responder com Citação
Citação:
Por outro lado desenhar perfeitamente mamalhudas em trajes menores e a milionésima criatura de não sei que planeta, tambem não faz de ninguem um artista

nem toda a gente desenha mamalhudas em trajes menores ou a milionesima criatura.

isso até nem sequer e relacionado com a capacidade técnica em discussão. uma personagem mamalhuda ou uma criatura devem ser avaliados pela originalidade do conceito, e depois a sua concretização técnica criticada pela aparente qualidade do artista.

ser arte ou nao é outra discussão. aqui a questão e que os utilizadores do forum parecem dar muito mais merito e respeitarem muito mais alguem que sabe usar bem um programa de modelação 3d, em que a volumetria dos objectos é calculada pelo computador, a radiozidade calculada pelo computador, e a prespectiva é automaticamente calculada pelo computador. no caso de um desenho, e nao tou a falar especificamente em papel, pode perfeitamente ser a computador, todos esses fenomenos devem ser desenhados pelo artista. nao tenho um software 2d por detras a dizer como é que devo fazer o shading. tem que sair do meu calo e da minha experiencia. e o que parece acontecer é que a maioria dos utilizadores nao sabe reconhecer ou pelo menos aparenta nao valorizar o conhecimento que isso implica.

é como se o 3d é que fosse "a cena" e o 2d fosse a "cena prehistorica".

há até agora uma thread do Nuno Lourenço (nuno, nao me leves a mal, é só para exemplo) em que ele assume claramente que "inventou kualker coisa para iluminar e dar material assim ah pressão". tenho quase a certeza que nao vão faltar criticas À capacidade que o Nuno tem em configurar o renderer e por aí fora. No fundo, criticas à capacidade técnica.
creio que a diferença tá aí. grande parte nao quer ser artista, quer trabalhar em 3d. quer fazer cenas realistas, pk acreditam que esse é o grande desafio.

claro que infelizmente também há 2d muito mau, daquele que faz apenas recurso a filtros e nao sei mais o que, tipo o Dark Angel do Heavy Predator, que basicamente é uma forma com um path, e depois 2 ou 3 filtros e tadaaaaaaa!!! ficamos todos sem saber o que criticar, pk nao ha nenhum valor artistico e infelizmente muito pouco valor técnico.

bem, nao me estico mais! Very Happy

portem-se

Kaz
Malanjo
Colocada: Sex Mar 24, 2006 8:19 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 2:51 pm, num total de 1 vez
MALicivs
Colocada: Sex Mar 24, 2006 8:46 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 23 Mar 2005 Mensagens: 397 Local/Origem: Estoril
Nightwalker escreveu:
Bem... eu sei o que é um ponto de fuga.... mas isso não faz de mim um artista...

epá isso foi um exemplo, alguem disse que fazia?

Nightwalker escreveu:
Em outros fórums tugas existe um autentico culto a personalidades que são tudo menos artistas.

Se calhar porque nesses foruns essas coisas sao o expoente máximo...
o que de certa forma é normal que aconteça. agora num forum em que há trabalhos em 3d extremamente exemplares, acho um bocado estranho que muitas das vezes coisas tao estupidamente simples e muitas das vezes mal executadas tenham um grande e positivo feedback, ao contrário da secçao 2d que é quase sempre desprezada.

Nightwalker escreveu:
E quê? qual é o problema? As pessoas vem cá pelas tecnicas, a inspiração está lá fora no mundo real...

tas a confundir as coisas, ninguém tá a tentar fazer uma discussao 2d Vs 3d ou arte Vs nao-arte, apenas a tentar descobrir porquê que a secçao 2d é tao pouco frequentada.

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens