Autor |
Mensagem |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Sex Mar 17, 2006 2:11 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
Oi pessoal, cá fica a minha breve descrisão da tal tecnica da folha preta:
Introdução:
Primeiro, vieram os dinosauros. depois a humanidade evoluiu até ter melancias sem pevide e papel vejetal.
basicamente a cena fixe desta tecnica é que quando a gente faz algo em papel branco, nao tempos maneira de clarear o papel. temos apenas maneira de escurecer. ou seja, pintando tudo...
com um lapiz é um bocado chato, pk demora e blablabla.
a ideia é pegar numa folha de papel vegetal, desenhar normalmente os valores escuros, e depois com branco, acrescentar os valores acima do 50% de luz.
coisas que vao precisar:
- Papel vegetal, preferencialmente do liso. nao muito rugoso, senao apanha muito depressa o lapiz branco
- uma folha preta (tipo as capas dos cadernos do secundário)
- um lapiz normal que gostem de usar para desenho
- um lapiz branco, tipo prismacolor. eu uso bruynzeel design white 8674 (lol)
- uma superficie dura e branca (um bloco de papel numa mesa. tadaaaa!)
- de me mandar o numero de tlm e msn da vossa irmã. Da boa, nao da novinha! eek!
ok, lets get started
basicamnete coloquem a folha de papel numa superficie branca e começem a desenhar o que quizeerem com o vosso lapiz escuro. usem a tecnica que vos der mais jeito. eu gosto de usar lapiz claro e ir escurecendo. neste caso, só para ser mais rapido usei um hb ou B nao tenho a certeza e até lá fui com o dedo, coisa que nao fazia há anos!
depois de terem o desenho pronto coloquem-no sobre a folha preta e tentem colocar-se um bocado em frente da luz, pk a grafite vai reflectir a luz e sobresair do fundo escuro.
Começem entao a desnehar com o lapiz branco. eu aconselho a desenhar mesmo levesinho ou a fazer crosshatching, mas mesmo assim eu tive que lá ir com o dedo!
geralente o que faço é dar uma primeira camada e depois ir carregando nas zonas onde quero mesmo contrastar. mais uns minutos e o desenho tá finito!
e pronto! é isto. espero que tenham gostado, quero ver esses numeros de telemovel a chegar e msns de gaijas!
na! tou a brincar! numero de tlm chega!
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sex Mar 17, 2006 2:19 am |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Epá.. não tenho irmãs.. será que posso usar essa tecnica com primas? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Sex Mar 17, 2006 2:20 am |
|
|
Já faz sozinho
|
pá podes, mas em vez de usars lapiz prisma color, vais ter que usar primas color
no fundo o uso é o mesmo, tanto para ti como para mim!
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sex Mar 17, 2006 2:22 am |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Epá.. para ti é capaz de ser pior.. nao tenho primas de jeito... |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Sex Mar 17, 2006 10:25 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
|
Voltar acima |
|
Pixelwelder |
Colocada: Sex Mar 17, 2006 12:50 pm |
|
|
Veterano
Registo: 03 Mar 2005
Local/Origem: London
|
Borracha ?? eu praticamente nem toco nela..
Mas esta nce KAZ Também pode efectuar esta técninca de outras formas :)Mas este estilo de desenho fica sempre bem. |
_________________ .......in motion.
Eyeframe.co.uk
:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com |
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Sex Mar 17, 2006 2:43 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
acho que usando um papel cinza medio reduz muito no material necessário.
eu tenho é alguma dificuldade em arranjar papel escuro. tabém prefiro o papel vegetal, pk mesmo escurecendo o papel com marcador, o papel fica agredido e estraga-se se tentar-mos pintar. tem que se esperar muito.
tambem já usei papel craft, só que ha um stress, o branco nao é propriamente a cor de papel craft mais claro. e implica que tenhamos marcadores dentro da gama da cor do papel craft.
basicamente papel vegetal e cadernos velhos mais pessoas têm em casa
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Qui Ago 30, 2007 6:01 am |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
Hi, como dizem está se sempre a aprender e e´ verdade,pois desconhecia esta técnica.
Fk bm |
_________________ Marco Palma |
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qua Set 05, 2007 8:12 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Local/Origem: lisboa
|
Muito porreiro mesmo, quando deixar os tuts de modelação e passar para os concepts para modelos criados inteiramente por mim, vou usar esta técnica! Bem escrito, bem disposto e leve. A minha irmã é que não está a olhar para mim com boa cara. |
|
|
|
Voltar acima |
|
paulosebin |
Colocada: Sex Nov 29, 2013 1:46 pm |
|
|
Registo: 29 Nov 2013
Local/Origem: Londrina - PR
|
Cara, eu adorei suas dicas. Eu estava pesquisando muito sobre isso no Google e acabei achando este fórum. Sou novo por aqui. Quero dar parabéns pelas suas dicas compartilhadas conosco. |
_________________ Paulo Sebin |
|
|
Voltar acima |
|
paulosebin |
Colocada: Sex Nov 29, 2013 1:50 pm |
|
|
Registo: 29 Nov 2013
Local/Origem: Londrina - PR
|
Mas, eu estava analisando aqui e me deu uma dúvida cruel.
Alguns dizem que esse papel é papel manteiga (não aquele de culinária, o outro mesmo) e outros dizem que é papel vegetal, conforme você chama aqui.
Existe diferença entre eles? Qual seria?
Eu encontrei informações técnicas no www.papeldepapel.com.br e também no www.adelaideferreira.pt (esse é de Portugal, não estrague a ortografia), mas ainda assim estou com dúvida e prefiro de uma resposta de vocês.
Alguém aí sabe me esclarecer?? |
_________________ Paulo Sebin |
|
|
Voltar acima |
|
|