Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  Mix 3d com video

DANY_3D
Colocada: Seg Fev 20, 2006 7:59 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 450 Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
tenho uma duvida ..

sempre kis fazer coisas 3d e depoism por em~video real... MAAS

no max quando faco isso ao mover a camera pra eskerda ou assim o objecto tb se move--- Sad

ouvi dizer que e preciso boujour nao sei ke e outras coisas.. fiquei sempre a perceber o mesmo...

alguem pode me explicar step by step...se faz favor-..--.

muitissimo obrigado.. Rolling Eyes

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Grury
Colocada: Seg Fev 20, 2006 8:23 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Yep, se o video tiver movimento, e obvio que tens que fazer o "match" da camera. para isso tens Boujou, como disses-te, ou entao MatchMover ou ainda Syntheyes (favorito).
Quanto a step by step..bem, nao e dos processos mais simples... aconcelho a visitar os sites dos software que referi acima e fazer download de tutoriais.
No pain, no gain.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
DANY_3D
Colocada: Seg Fev 20, 2006 8:34 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 450 Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
obrigado grury ..mas nao me consegues explicar mais ou menos? tipo primeiro po boujour ai fazes isso e isso depois passas o tal,... pro 3dsmax ..fazes import ou outra coisa qualquier..blablabla Confused

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
VirtualFM
Colocada: Seg Fev 20, 2006 9:55 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Às vezes custa-me a acreditar nestas coisas...

O Grury teve a simpatia de responder e respondeu bem, deu várias opções de programas que poderias utilizar e aconselhou a fazer download de tutoriais.

Apenas se esqueceu de referir que esses programas normalmente são caros e que há algumas soluções gratuitas como alternativa, como o projecto Icarus (que entretanto passou a comercial mas se fizeres um search num motor de busca internacional com certeza encontrarás ainda a última versão gratuita disponível).

E vai daí, em vez de fazers o que te recomendaram pedes a papinha toda feita passinho a passinho?! Então não será para isso que servem os tais tutoriais?! Eu fiz um busca rápida no Google por duas palavras, SynthEyes e Tutorials... E, milagres dos milagres da tecnologia, apareceram carradas de pagina referentes ao tema! Claro que é preciso filtrá-los, mas rapidamente se chega a sites como:

http://www.ssontech.com/learning.htm

http://www.creativecow.net/articles/holt_karl/syntheyes/

Para mais tutoriais sobre esse tema mas com outros programas as palavras chave que deverás utilizar serão "camera matching" ou "camera tracking"

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:11 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Basicamente: abres video footage no software de tracking, que dependendo da qualidade das filmagens, sera mais ou menos dificil de fazer o tracking da camera.. qualquer um dos sofwares que referi tem funcao de autotracking, ou seja, o programa identifica pontos na imagem que sao comuns a uma serie de frames, claro que quanto mais nitida ou menos movimento na camera, melhor e o resultado do tracking. Idealmente a quando da filmagem devem por-se no cenario alguns objectos (bolas de tenis, ping pong etc.) para facilitar o tracking. Depois de fazer o tracking tens que exportar a data para o teu software de eleicao, seja ele 2d ou 3d.
Depois de importar a tracking data, o proximo passo sera construir um set em 3d que se ajuste ao live action plate, da mesma maneira que por exemplo farias para integrar edificio num projecto de visualizacao arquitectonica...
o ultimo passo seria fazer o compositing das layer criadas em 3d com o video...

Como podes ver, nao e um processo facil, especialmente nao sera algo que alguem te possa explicar em 5 min. existem dezenas de tutoriais na net que explicam em detalhe todos os passos do processo.

Good luck, keep us posted.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:21 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Oh yeah, tinha-me esquecido do Icarus...e como o VirtualFM referiu, a parte do synthEyes que custa cerca de 400 dolars, os outros sao extremamente caros.
no entanto pelo menos o SynthEyes tem uma versao trial.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
DANY_3D
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:38 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 450 Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
VIRTUAL FM (radio) Shocked

GRURY muito obrigado..eplo menos Um que ajuda e que percebe do assunto..

devia haver mais pessoas tao simpaticas como tu..

eu ja percebi masi ou menos como isso funciona...

brigadao migo

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
VirtualFM
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:40 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Sim, o Syntheyes é acessível e é tão bom ou melhor que muitos dos outros.... Mas atenção que o comportamento deste tipo de programa depende muito do input... E reajem de forma muito diferente às mesmas situações: Há sequências que são rapidamente analizadas no Boujou e o Syntheyes não as "percebe" e outras que o Boujou fica à nora e o Syntheyes quase que as olha com desdém!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
DANY_3D
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:47 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 450 Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
e akela parte do dinheiro nao foi necessario...eu e ke sei...

se tenho ou nao o dinheiro..ou se for rouba lo ou fazer outra coisa..,isso nao interessa a ninguem ..os programas sao caros e isso ja sei eu..

consegui tirar informacao do google.. pra kem ainda nao sabe : http://www.google.com ou entao para videos : http://video.google.com


VIRTUAL FM -»» ja vi no google uns tutorials.mas nao em ajudaram..por isos postei aki. a minha duvida...pa proxima nao faco nada disto..

esta porkaria da ligaccao de net tambem ta sempre ir aabaixo...

pkp

QUE DIA!!!!!!!!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Sil3
Colocada: Seg Fev 20, 2006 11:22 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Dany...

Pelos teus post´s tu pareces ser um tipo bastante novo, n só em idade mas também no 3D. Uma coisa k tens de perceber é k fazer 3D é DIFICIL, mesmo k os programas tenham evoluido muito nos ultimos tempos, continua a ser uma profissao extremamente dificil.

Claro k existe o 3d de "Designer" como eu chamo...o gajo k tá à espera k ao clicar num botão as coisas rodem e fiquem com bevels nas letras, ou meter uns footsteps no chão e o programa por o boneco a andar sozinho...

Agora o k tu tens de pensar é:

-Kero fazer desse 3D de "Designer"

-Kero fazer 3d mais a "Sério"


Se fores pelo primeiro, então muito sinceramente axo k estás no forum errado...

Se fores pelo segundo, vais ter de te esforçar também por ti e aprender o minimo dos minimos em vez de andares a fazer perguntas como a k fizeste.

Só para teres noção da pergunta k fizeste, pk eu dúvido k tenhas (isto n é mau atenção) imagina o k seria xegares ao pé de um pintor (belas artes) e perguntares passo a passo como é k ele pintou determinado quadro...tás a ver onde kero xegar? Não teria lógica nenhuma pois não?

Ele lá te poderia dizer:

- Pá escolhi cor tal e tal e determinado pincel....mas NUNCA te iria explicar k pincelou 2 vezes para o lado eskerdo, depois pincelou mais 2 para lado direito etc etc.


As coisas n são assim, e tu ou metes isso na cabeça e te esforças por aprender n minimo o principio disto ou então...


N te estou a dizer para desistires ou a tentar passar por arrogante (embora sei k possa parecer). Estou-te a ALERTAR pk me dá a ideia k tu ainda n percebeste como isto funciona. Vês aki trabalhos de pessoas k já perderam anos nisto a estudar ou sozinhos ou em escolas, mas mesmo assim todos eles se empenharam o melhor poderam para terem trabalho apresentavel, n se nasce ensinado, isto é uma profissão k demora ANOS a se conseguir saber fazer kk coisa de jeito, e esta-se sempre a aprender.

A tua questão é das coisas mais dificeis de fazer em 3D, e acredita k é MESMO MUITO dificil, exige programnas CARISSIMOS e o mais certo é serem muito poucos os k já o fizeram...logo NUNCA ninguem te vai puder ajudar mais do k já ajudaram.

Investe um pouco do teu tempo nisto se realmente estás "apaixonado" pelo 3D como todos nós estamos, senão o fizeres n esperes k as coisas te caiam de braços abertos no colo, n é assim k as coisas funcionam, pelo menos quando se realmente deseja algo.

Não desistas e n leves o meu post a mal.


ps: o 3D de "Designer" como eu xamei n é para denegrir nada nem ninguém, mas é akele 3D feito por pessoas k ou n sabem ou n precisam de saber, só kerem mesmo é algo a mexer e serve-lhes perfeitamente as coisas muito simples. Como um arkitecto pegar numa Poser figure e usa-la num cenario só paras se ter noção da escala...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Ter Fev 21, 2006 12:39 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
DANY_3D escreveu:
GRURY muito obrigado..eplo menos Um que ajuda e que percebe do assunto..


Rolling Eyes
Sim, realmente eu não ajudei nada e o facto de eu ter colocado dois links directos para tutoriais só deve ajudar a confundir, peço desculpa. Mas pelo menos é bom ver o nosso esforço e tempo reconhecidos e dá vontade de ajudar mais vezes!
Rolling Eyes

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ben Martin
Colocada: Ter Fev 21, 2006 10:36 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
He..he..he.. tem lá calma FM, a vida também é feita destas cenas!
Coitado do rapaz, ele quer fazer alguma coisa. Wink
É preciso encarar isto de uma forma pedagógica! Very Happy

Dany, vou dar-te um concelho útil.
A EOVIA, http://www.eovia.com/ tem um programa excelente para quem está a dar os primeiros passos em 3D e video footage.

Podes fazer o download do demo para testar, tens video tutoriais on-line e vários exemplos de como o software trabalha e faz exactamente o que tu queres, ou seja:

É um programa 3D (Modeling, texturing, render, animation) que importa video fotage (avi files).
Depois de importado o video é usado como referência (traking points de um determinado objecto na filmagem) que te sincroniza a camera do programa.
Gera pontos no espaço 3D relativo a vários objectos:
Dá uma vista de olhos nisto:

http://server2.eovia.com/demos/carrara5/tracking.html
http://www.eovia.com/products/carrara5/carrara_new_features.asp

Este é o software mais simples e eficiente para iniciantes mas que no entanto é capaz de resultados muito interessantes e de alguma qualidade!
E o preço é simpático!
Atenção que estas feautures só estão presentes na versão PRO.

Este é o processo mais simples e directo que conheço.
Força nisso!

Smile

_________________
Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
DANY_3D
Colocada: Ter Fev 21, 2006 12:44 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 450 Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
obrigadao a todos...desculpem la ser assim tao burro..
ontem nao era o meu dia Confused por certas razoes Confused

enfim..


yah por acaso sou novo.. tenho 16 anos..


ben --»» eu ja trabalho com 3ds max a um ano..acho ke nao vou aprender agora outro programa

bem eu nao keria fazer tanta confusao neste forum..ou topico..Razz

eu so keria perguntar...


tipo:

Sil3 --» akilo ke dizestes do pintor nao e a melhor comparacao..

porque eu tambem nao estoua perguntar tipo: clicaas no boujour depois no file fazes import.. NADA DISSO Very Happy

eu so keria saber mais ou menos.tipo primeiro passaspo boujour fazes traking ,depois exportas e importas po max..vai te aparecer uma camera com pontinhos na viewport. agora exportas e importas outra vez pro max ...e importas os objectos 3d... acho ke era assim.(meu amigo explicou me ontem.. +/-

era so isso.. os passos..pra saber por onde comecar..tas a ver Cool

obrigado pela vossa ajuda..

ah e eu kero saber 3d e isso tudo profundo Wink sempre a aprender-.-

obrigadao a todos--terem a paciencia de me aturar... Razz Razz Razz


dany_3d


see ya brothers Cool

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Ter Fev 21, 2006 1:17 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
hey dany,

so quero mencionar tb q nao basta fazeres matchmoving da camara para q dps olhes para o resultado final e aches q fique bom.

vais ter de ter cuidado e fazeres matching da iluminacao do teu elemento CG com a live action plate.

e uma serie de outras coisas. nao sei q programa vais tar a usar para compositing, mas dps diz qq coisa Smile

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
Kazuya Mochu
Colocada: Ter Fev 21, 2006 1:50 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
man, se usas 3dsmax podes fazer camera tracking. vai ao ficheiro dos tutorials, e tens lá um de um rinoceronte em cima de uma mesa. se calhar nao é tao simples como nos softwares referidos acima, que provavelmente foram feitos para essa função especifica, mas sempre te poupa um pouco da aprendizagem.

porte-se

Kaz

Ah! e falta de conhecimento nao é burrice. burrice é ma utilização de conhecimento (na minha opinião)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
DANY_3D
Colocada: Ter Fev 21, 2006 2:57 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 450 Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
obrigadao a todos...

se tiver duvida..posso perguntar neste topico? Confused

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kazuya Mochu
Colocada: Ter Fev 21, 2006 3:58 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
NAO!

LOL
joking.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum