|
Autor |
Mensagem |
|
rcas |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 11:08 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Saiu ontem a nova versão do Blender 3D, 2.41.
Esta versão marca o regresso em grande do Motor de Jogo interno do Blender.
Tem tambem vários Bug Fixes.
Podem sacar a versão oficial do sitio do costume, http://www.blender.org .
A próxima versão deverá sair em Abril / Maio e será outra HUGE RELEASE.
Para dar um gostinho do que está para vir.
- API de Render foi refeita, funciona agora igual em qualquer zona do Blender, está mais rápido e suporta N threads / processadores
- Node Based Materials, para materiais / texturas complexos
- Node Based Compositing, idêntico ao que têm no Shake, mas um pouco melhor na parte de 3D
- O Render agora funciona em Pipeline e Tile based, o que significa que consome menos RAM e utiliza uma arquitectura idêntica à do Reyes ou Mental Ray
- Render passes, para definir o que se quer fazer o render e mais interessante, podem-se adicionar novos motores de Render para gerar essas Render Passes(desde que integrados com a Base do Blender ou através de um script Python), integração de raiz com o PRMan / Aqsis / Pixie já está em curso
- Dashboard / Buttons Window refeita em termos visuais para uma maior eficácia, simplicidade e estar mais em conforme com os termos CG actuais
- Integração com o FFMpeg para exportação de video em N formatos, aqueles que o FFMpeg suportar, isto dá à versão de Linux um grande potencial e ao mesmo tempo aumenta o leque de opções para as restantes plataformas
- e muito mais ....
Basicamente quando esta versão sair as pequenas e médias empresas já não vão precisar do Shake / Combustion, podem utilizar o Blender para a Composição. Alguns plugins já estão a aparecer.
E ainda para depois dessa ....
Está prevista para Junho / Julho a seguinte release para a Siggraph onde se espera que o Blender atinja o nível das aplicações comerciais. As features para esta versão ainda estão em segredo dos deuses, mas será novamente uma HUGE RELEASE. Só uma pequena dica, o sistema de janelas / eventos vai ser refeito, o que significa shortcuts podem ser modificados e as janelas podem ser ainda mais potentes .... e alguem já ouviu falar de OpenGL 2.0 ....
-- Rui -- |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 2:33 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
rcas escreveu:
Basicamente quando esta versão sair as pequenas e médias empresas já não vão precisar do Shake / Combustion, podem utilizar o Blender para a Composição. Alguns plugins já estão a aparecer.
Acreditas mesmo nisso?
Eu sei pelo k leio aki no forum k tu és um fan do Blender, mas até k ponto isso te faz sonhar demasiado alto?
Nunca uma empresa iria mudar de Shake/Combustion para Blender...bem podes tirar o cavalinho da chuva, embora admire muito o k os coders do Blender têm feito ao longo destes anos, o Blender provavelmente nunca irá ter uma user base que n seja composta maioritariamente por amadores (atençao k amadores NÃO implica mau trabalho ou trabalho de baixo nivel).
Pk? ... Em primeiro lugar por ser exactamente um free program, suponhamos k estás em full production e algo corre mal, as scenes n abrem, o objectos ficaram corruptos ou n consegues simplesmente render um frame sem o prog crashar...a kem vais pedir k te ajude? aos 600 gajos k ajudam a codar akilo? (numero exagerado de certeza mas atirei para o ar )
Até pode ser k te ajudem, mas e se for URGENTE? e se precisares de suporte da noite para o dia? A kem telefonas?
Tudo isto são coisas a ter em conta quando se opta por um pacote de software, se já em progs k se pagam às vezes os bugs são autênticas dores de cabeça de resolver imagino num prog k é free source.
As empresas n podem andar a depender da boa vontade de alguns coders, é para isso k se pagam os progs a bom preço, pagamos a outros profissionais para k eles nos vendam o fruto do seu trabalho.
Agora continuo a dizer AINDA BEM k existem pessoas como os coders do Blender ou o coder do Wings3d (EXCELENTE modelador by the way), dão oportunidades a pessoas k por as mais variadas razões n podem/ n kerem investir em software sem terem a certeza de k realmente o 3d é para elas, mas daí a pensar k um dia todos os programas serão free ou k os free programs são neste momento sérias alternativas a progs profissionais...naaa n me parece. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 3:03 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Eu gostava de ver a Autodesk a ajudar-me kuando o meu Max estoura ao aplicar um UVW Map... Alias, até era fixe que o Max nao crashasse umas 5 vezes ao dia... E sou subscriber... tens o forum... e nao digas ke vais daki... provavelmente com o blender até tens mais feedback... mas pronto isso é apenas a minha opiniao. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 3:31 pm |
|
|
Veterano
|
Kameleon escreveu: Eu gostava de ver a Autodesk a ajudar-me kuando o meu Max estoura ao aplicar um UVW Map... Alias, até era fixe que o Max nao crashasse umas 5 vezes ao dia... E sou subscriber... tens o forum... e nao digas ke vais daki... provavelmente com o blender até tens mais feedback... mas pronto isso é apenas a minha opiniao.
Se o max te dá assim tantas dores de cabeça, então pk n mudas para o Blender?
Todos os softs crasham... uns mais k outros, e o Max é bem conhecido por isso, mas impede-te de fazeres o teu trabalho? Se sim então se calhar está na altura de pensares em mudar para outra coisa kk mas isto é só a minha opinião |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 5:22 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 3:36 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 5:26 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Em resposta a isso, está a ser criada a zona profissional do Blender, onde quem quiser suporte pode pagar por ele e se precisar de ajuda profissional poderá usufruir de dicas de outros que usam o Blender profissionalmente.
Esta zona vai ser inaugurada pouco tempo antes da Siggraph, mas vem aí, estou a trabalhar com mais algumas pessoas para que isso aconteça.
Esta zona foi pedida por ínumeros profissionais(e mete bastantes nisso), porque esses mesmos profissionais não usam os Fóruns que existem por considerarem os Fóruns amadores.
E mais não digo....
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 5:31 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Malanjo escreveu:
PS: Rcas..tenho observado já há uns tempos que tens andado involvido neste projecto...e desde já te quero felicitar pela força que tens em levar este barco para a frente.. Ve-se que estás empenhado no trabalho que fazes... ...que calculo que deve ser "As toneladas"...fazer um software sem apoios...não deve ser facil...
Gracias, mas existem muitos que fazem muito mais do que eu. Acho que devemos pagar pelo suporte de um produto e quanto a pagar o produto acho que deve ser a preços acessiveis.
Mas pronto, aí entra a filosofia do Open Source e todos adicionam coisas e corrigem....
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 5:38 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Epá.. o simples facto de o blender ser feito com a participação de varios coders de varios sitios. nao lhe dá a robustez que precisa para estar numa pipeline profissional...
O que claro nao o impede de ser uma optima ferramenta... |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 6:16 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Kameleon escreveu: Eu gostava de ver a Autodesk a ajudar-me kuando o meu Max estoura ao aplicar um UVW Map... Alias, até era fixe que o Max nao crashasse umas 5 vezes ao dia...
LOL! O Max estoura 5 vezes por hora, não por dia! Nas situações mais diferentes e não-repetíveis. E eu não trabalho profissionalmente com ele, apenas faço uns testes de vez em quando quando sai uma versão nova, ou seja, umas bolas e uns planos e tal... nada de complicado... e crasha a fazer coisas como meter um layer invisível, ou abrir uma janela de materiais.
O que vale é que isso faz parte do grande "workflow" do Max, pois vem preparado para crashar continuamente... sim, que apesar de crashar frequentemente, nunca perdi nenhuma scene! Aquilo tem um sistema de recupaeração de cenas espectacular!
Aliás, os gajos da Autodesk devem ter chegado à conclusão que era impossível tirar os bugs a este monte de código porque nem eles se entendem com aquilo, por isso é que criaram essa fabulosa feature! Como não conseguem apurar a razão dos crashes aleatórios, criaram um sistema de segurança full-proof: nunca se perde trabalho, ou pelo menos nunca se perde mais de 5 minutos! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 6:21 pm |
|
|
Veterano
|
Malanjo escreveu:
Para quem n tenha percebido o k o Kameleon tentou dizer eu explico:
O RAPAGÃO está sempre a TRABALHAR ....e se o Max crasha, não é pelo software ser fraco ou ter problemas...é mesmo por ele estar a puxar pelo software ao máximo..render atras de render...toneladas de meshs e afins e mais as animes a ajudar...
mas isto é só a minha opinião
Abraço
Ainda me has-de explicar o k a tua reply tem a ver com o k eu escrevi mas enfim...e já agora isso é pirraça pelo meu post aki:
http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=1281
É k parece ser... n tamos a lidar com criancinhas de 12 anos a fazer birrinha pois não?
Mas respondendo ao teu post, visto k tu pareces n ter percebido o k eu escrevi:
o Kameleon kis dizer com o post dele k o MAX sendo pago e n sendo um free prog k tem problemas, k crasha sem explicação em actividades normais, como aplicar um UV.
Ele referiu também k mesmo estando no suporte da Autodesk k n obtem respostas aos problemas dele, se estiver muito enrascado com alguma coisa k tem de se deslocar a foruns e obter as respostas por ele...kerendo ele dizer k lá por se pagar pelo software e se ter pago o suporte k isso n implica k as empresas ajudem, mas DEVERIAM!!
Eu percebi isto, se estiver errado ele k me corriga. Afinal de contas também já senti na pele alguns dos problemas dele, como kk um de nós já deve ter sentido, especialmente os k trabalham a serio em 3d.
O Max crashar ou não nada tem a ver com o k se abusa dele...todos nós usamos e abusamos dos programas k usamos, e todos eles crasham a certa altura, agora o keu pretendi dizer é k, se um programa crasha a torto e a direito ao ponto de enervar mais e ser mais contra-producente k realmente productivo, então está na altura de se mudar de programa!!!
Mas mesmo k a partir de agora e por kk razão ABSURDA o MAX crasha-se de minuto a minuto, até k ponto é k o Kameleon iria mudar para o Blender? Era isso k eu tava a tentar fazer ver no meu post inicial.
Abraços
ps: O Flash parece k percebeu o meu post |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 6:33 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Exacto, o ke eu keria frizar é ke mesmo usando o Max que é um programa "profissional" e sendo de uma empresa como a Autodesk, o apoio que eles dão nao é suficiente isto para nao dizer inexistente... Mas isto foi para contra-argumentar o que tu disseste relativamente ao Blender, ou seja, o facto de o Blender ser open-source nao implica que o seu suporte seja mau e que na minha opiniao até seria melhor do que o da Autodesk relativamente ao Max. Acho que fui claro agora E relativamente ao teu comentario de "muda para Blender", fosse isso facil, tanto para Blender como para outra aplicação do genero, já estive a tentar migrar para XSI, mas não é assim tao facil quando se está inserido numa linha de trabalho completamente direccionada para o Max, tanto a nivel da empresa, tanto a nivel de plugins, orientaçao do mercado para funcionar com o Max. Depois ainda tens o problema do tempo para te adaptares a nova aplicação, se bem que não tenhas que aprender novas tecnicas de modelação, tens sempre que te adaptar ao interface do programa, o que demora o seu tempo, tempo o qual, supostamente nao tens e tendo eu o Max já completamente alterado em termos de shortcuts, interface etc etc ainda mais dificil seria essa migraçao. Bem por agora acho ke é tudo. Abraços. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 6:36 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Citação: Epá.. o simples facto de o blender ser feito com a participação de varios coders de varios sitios. nao lhe dá a robustez que precisa para estar numa pipeline profissional...
Não é por aí. O Gimp, o cinepaint, o 3delight, e o próprio Linux são exemplos claros... O problema do Blender é bem diferente, nunca consegiu ser mais do que um Brinquedo para tecnicos porque nunca se tornou utilizavel para artistas. Basicamente as pessoas que desenvolvem o Blender não têm noção das necessidades reais e perdem-se com features etéreas quando ainda é uma tortura fazer um simples rig por exemplo. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 6:38 pm |
|
|
Veterano
|
Sei k mudar n é facil, eu mudei de LW para XSI e sei as dores de cabeça k tinha (e ainda tenho)...mas xegou a uma altura em k o meu trabalho no LW era mais combater o software do k propriamente animar.
Tive a "sorte" de ter estado numa empresa k usava só o XSI e isso me ter ajudado a entrar nele, mas é horrivel andar às aranhas num software complexo como o XSI em full production...n desejo a ninguém, mas axo k também é realmente a única maneira de se aprender um software o mais rápido possivel.
Nesta altura estou tão habituado ao XSI k inclusive mudei os shortcuts mais comuns k tenho no XSI para o LW e Modo, sendo neste momento o XSI a minha main tool e as outras complementos foi o k axei mais facil de k andar a trocar de shortcuts sempre k mudava de tool para kk funçao.
Ajudei ainda uma empresa a mudar de LW para XSI para um trabalho de character animation, inicialmente pensou-se, anima-se tudo em XSI e com o Point Oven transfere-se tudo para LW para texturas, lights e render.
Com o usar do XSI o boss gostou tanto dakilo k decidu então fazermos tudo em XSI, nem um unico plugin foi usado na produção, enquanto k no LW os plugins já quase k eram mais k as funçoes do programa... e se n fossem os plugins no LW n se consegui fazer o trabalho a tempo... farto deste cenário o Boss decidiu k estava na altura de se mudar de software na empresa.
N se eliminou por completo o LW, aliás nem haveria razão de o fazer, visto k ainda alguns workers tinham mais hábito de LW para modelar, mas todo o render e animação foi para o XSI e nem se pensa em voltar atrás. |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 7:07 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Nightwalker escreveu: Citação: Epá.. o simples facto de o blender ser feito com a participação de varios coders de varios sitios. nao lhe dá a robustez que precisa para estar numa pipeline profissional...
Basicamente as pessoas que desenvolvem o Blender não têm noção das necessidades reais e perdem-se com features etéreas quando ainda é uma tortura fazer um simples rig por exemplo.
Tortura fazer um Rig ?
Vê-se que não experimentas-te a versão 2.40 ou esta nova 2.41.
Quanto a suporte, tem mais suporte quem usa o Blender que as ferramentas comerciais, a não ser que sejam uma Pixar (Disney, sorry) ou do género que paga e bem pelo suporte na hora.
E não venham com a história do Blender ser para amadores e demais, blah, blah, blahs...
A conversa de "O Interface não é intuitivo" e por adiante em 90% dos casos não têm fundamento.
Onde pegam muitas vezes no Blender é no Interface, eu só digo a essas pessoas, é diferente, não significa que seja mau. E se acham que é Mau, não usem o Modo ou o ZBrush ....
Quanto a ser para amadores, está longe da verdade, muitos pequenos e médios estúdios usam o Blender e estão satisfeitos com a ferramenta. Profissionais estes que pedem à muito um Fórum profissional que finalmente está em produção.
Já nas outras questões de "Não tem um botão para fazer um render bonito" ou mesmo do "O Render interno não tem GI por isso não presta", meus amigos, quem não souber fazer uma iluminação decente não será por usar GI que vai lá. Ajuda muito usar GI, mas existem formas de dar a volta a isso no Blender, já que o Blender tem Radiosity e Ambient Occlusion.
Os Materiais da próxima versão estão ao nivel do que se tem no especificado para os Shaders em Renderman.
A próxima versão tem uma ferramente para Compositing com Nodes idêntica à do Shake e com a maior parte dos filtros que se tem neste.
Se tudo correr bem vai trazer suporte interno para o Blender Interno, o Yafray e qualquer onder Render que seja compatível com a norma Renderman.
E nisto estamos a falar que o preview / render interno pode ser feito em qualquer um deles, basta seleccionar qual é que deve ser usado naquela textura / material especifico ou naquele Node do Compositor. Eu não sei, mas conseguem fazer o preview de um render / material na mesma zona especificando qual o software de Render a usar ? Eu acho que não mas tambem não experimentei muitas ferramentas.
Isto tudo a um preço que é de chorar a rir e com suporte rápido pago (através de Bountys), com um Fórum profissional, um fórum para toda a gente, com um fórum de desenvolvimento, com as sources e com pessoas que desenvolvem 24 / 7 no IRC prontos a dar uma ajuda a quem precisar de suporte para corrigir isto ou aquilo.
Acham mesmo que com tudo isto as aplicações comerciais serão assim tão melhores ?
O que posso dizer é que Para filmes e produções de grande envergadura é natural que se opte pelas ferramentas comerciais, embora o Blender possa entrar no Pipeline. Mas para pequenas e médias empresas onde os custos contam, acham mesmo que não serve ???
Como o Kameleon disse em termos de suporte. Acham mesmo que uma Pequena ou Média Empresa tem mais suporte com as aplicações comerciais ?
Eu realmente acho que nem se compara ....
E fico por aqui, quem quer usa, quem não quer não usa, mas uma coisa é certa, mais algum tempo e vão ver por aí a circular pedidos de trabalho no estrangeiro onde conhecimentos em Blender vão começar a fazer parte dos requisitos ou dos "Seria bom que:".
Divirtam-se.
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 7:30 pm |
|
|
Site Admin
|
Eu concordo a 100% com o Nightwalk... O blender é mais uma TD tool do que uma artist tool.. e esse é o grande problema.. pq de resto tem potencialidades e faz o que as outras fazem... Mas o problema não é de ir do ponto 0 ao ponto A... é como se chega lá... E o tempo que se perde com o UI já dava para fazer outra imagem... e eu sei pq eu já usei o blender durante muito tempo...
Quanto ao modo.. epá.. é o melhor UI que eu já toquei.. eficiente.. intuitivo.. fácil de usar.. epá.. marabilha |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 7:37 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
epá nao percebo pk é que se diz que o max crash 5 vezes por dia, já para nao dizer que referiram horas.
a mim crasha-me tipo... uma vez em cada 3 meses, e geralmente sei pk é que crasha. eu até me chateava com o max, mas como tem autobacks...
pá, eu compreendo que defendas as vossas aplicações. o ppl de maya gaba o maya, o de max gaba o de max, and so on. agora... pk falar mal quando nao se usa regularmente?
enfim. coisas que nunca vou entender.
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qui Jan 26, 2006 7:38 pm |
|
|
Escravo do rato
|
flash escreveu: Eu concordo a 100% com o Nightwalk... O blender é mais uma TD tool do que uma artist tool.. e esse é o grande problema.. pq de resto tem potencialidades e faz o que as outras fazem... Mas o problema não é de ir do ponto 0 ao ponto A... é como se chega lá... E o tempo que se perde com o UI já dava para fazer outra imagem... e eu sei pq eu já usei o blender durante muito tempo...
Quanto ao modo.. epá.. é o melhor UI que eu já toquei.. eficiente.. intuitivo.. fácil de usar.. epá.. marabilha
Ok, tudo bem, eu já penso o contrário, gostos...
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved