Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  3dsmax+vray - imagem background e Color Mapping Exponential

lowprofile
Colocada: Qui Dec 15, 2005 12:14 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 15 Dec 2005 Mensagens: 52 Local/Origem: Lisboa
Olá a todos!

Estou neste momento a tentar fazer a passagem de scanline para vray e estou com um GRANDE problema.
Já procurei em todo o lado por uma solução, mas até agora não consegui resolver...

É o seguinte - estou a criar uma cena interna em que utilizo uma imagem (ou cor) no background.
Quando essa imagem é vista através de vidro e activo o Color Mapping do tipo exponential a imagem de background fica muito escura.
Isto não acontece com o Color Mapping Linear - mas neste modo não consigo ajustar a iluminação correctamente num interior!
Reparo que isto também não acontece com vidro com material standard apenas com material vray.
Por muito que altere parâmetros de shaders ou render nada resulta.

O que é mais estranho é que os objectos que são vistos por trás do vidro vray não aparecem escurecidos da mesma forma que o background...
Podem ver neste render de teste que o teapot não é escurecido pelo vidro mas o fundo sim.

Também já se depararam com este problema? Há forma de resolver?

Obrigado desde já pela ajuda a este novato do vray!!!

Color Mapping Exponential

Settings deste render

Envio aqui o link para o download do ficheiro max se quiserem testar
http://rapidshare.de/files/9152977/vidro_exponential.zip.html

Color Mapping Linear
A única coisa que foi alterada em relação ao render anterior (e ficheiro para download) é a potência (Multiplier) das luzes e do enviroment.
VRayLight01: 7
VRayLight02: 2
GI Enviroment (skylight): 0,65
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qui Dec 15, 2005 1:33 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Tambem já me deparei com essa situação.... alias faz parte do dia-a-dia e até hoje nao encontrei solução... na minha opinião esse fenomeno é algo mt tecnico a nivel do codigo do renderer ou de colour mapping e nem sei se é um bug ou se é possivel um workaround... Mas o que podes fazer... primeiro de tudo é por o background em pos-produção... renderizas a imagem como tens ai, gravas em tga, depois renderizas só o background sem os objectos, gravas em jpg, e compoes isso num programa como o photoshop... outra coisa que podes experimentar é por o valor de Dark e Bright Multiplier iguais, ou seja, a 1,5, salvo erro na nessa versão do vray para funcionar correctamente eles precisam de ter um valor igual. Existe tambem um problema do genero com Matte objects... mas isso é devido as refraçoes do material... é outra historia Smile De qualquer das formas a primeira situação que comentei, dá-te o resultado que keres. Abraços e sê bem-vindo ao forum Smile

lowprofile
Colocada: Qui Dec 15, 2005 2:38 pm Responder com Citação
Kameleon

Isto é que foi uma recepção 5 estrelas!!!
Logo no primeiro post ser recebido pelo Mr. Kameleon Cool
Muito fixe!

Essa tua solução parece-me interessante e viável e andava a pensar em utilizar uma estratégia desse tipo...
Só queria saber se o problema era do vray ou se seria mesmo azelhice minha.

Normalmente não costumo fazer muita pós-produção nos meus renders mas parece-me que desta vez vai ter mesmo que ser... Gosto de afinar o render até ele sair "perfeito", mas isso às vezes é uma perda de tempo.
É que trabalho muitas vezes com animação e fazer pós-produção é mais exigente do que em apenas um frame - acho que acabei por ficar com essa "deformação profissional". Laughing

Grande abraço!

P.S: Já conhecia o teu trabalho e tenho de dizer - parabéns!
flash
Colocada: Qui Dec 15, 2005 4:25 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Tambem aconselho a renderizares em HDR e ajustares as curvas em photoshop
lowprofile
Colocada: Sex Dec 16, 2005 2:10 pm Responder com Citação
flash

Obrigado pela tua sugestão mas parece-me que não iria resultar num aspecto. Ao fazer ajustes no photoshop toda a imagem seria alterada quando só queríamos ajustar a zona do vidro.
lowprofile
Colocada: Sex Dec 16, 2005 2:16 pm Responder com Citação
Olá a todos!

Estive a investigar mais a fundo este problema e cheguei a algumas conclusões:
Este problema já acontece há bastante tempo com o vray e continua a não ter uma solução.
Ou seja, digamos que é uma limitação do programa e que é de difícil solução em termos da concepção deste software.

Procurei nos fóruns da Chaosgroup e encontrei alguma informação sobre isto.
Aqui vai um link:
http://www.chaosgroup.com/forum/phpBB2/viewtopic.php?t=3834

Se fizerem uma pesquisa pelas palavras-chave: background color mapping vão encontrar vários tópicos com este tema.

Possíveis soluções

- usar um vidro standard com reflexões vraymap - o render é mais lento do que um material vray

- colocar o fundo em pós-produção por exemplo no Photoshop utilizando o Alpha Channel do render (como o Kameleon sugeriu) - é fácil de fazer num render de um frame, mais complexo numa animação

- utilizar o Linear Multiply no Color Mapping - não consigo ter bons resultados deste modo mas vi hoje uma imagem no site do 3dtotal em que era utilizado este método numa imagem de interior http://www.3dtotal.com/home2/gallery/getga...tem.asp?id=2132

Também coloquei esta mesma questão no fórum cgartdomain
http://forum.cgartdomain.com/index.php?showtopic=4716

Grande abraço a todos!
Kameleon
Colocada: Sex Dec 16, 2005 2:38 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Hehe I hate to say "I told you so" Razz Mas de qualquer das formas é um topico construtivo e ficam aqui de facto as possiveis soluções, bom trabalho Wink Abraços

lowprofile
Colocada: Seg Dec 19, 2005 11:49 pm Responder com Citação
Pois é tinhas mesmo razão kameleon mas eu queria uma forma mais fácil de me safar. Wink
Pós-produção não é das minhas coisas preferidas...

Existe ainda mais uma solução que é fácil de aplicar:
- aumentar os parâmetros do Output do mapa que estamos a utilizar como fundo
> é fácil mas pode não ajustar de uma forma aceitável , principalmente se for uma foto
> não vai resultar se por exemplo virmos o fundo com e sem o vidro à frente ao mesmo tempo (por exemplo uma janela entreaberta), pois sem o vidro o fundo vai ficar MUITO estoirado

Agora é que acho que está tudo Very Happy
flash
Colocada: Ter Dec 20, 2005 12:50 am Responder com Citação
quando eu disse para renderizares em hdr e ajustares as curvas no photoshop, queria dizer para renderizares em linear multiply.
flash
Colocada: Ter Dec 20, 2005 2:41 am Responder com Citação
e agora que me lembro tem affect background ligado??
Kameleon
Colocada: Ter Dec 20, 2005 9:31 am Responder com Citação
O affect background nao é a solução para este caso e sim tens o output multiplier dentro do mapa... mas isso é um pau de dois bicos lol corrige-te o ke aparece atravez do vidro e estoira o ke está fora dele... e salvo erro a relaçao entre o valor ke tens de usar no output multiplier e o valor do dark multiplier é de 1 para 1, ou seja, se tiveres o dark multiplier a 1,5, poes tambem 1,5 no output multiplier. Smile Abreice!

lowprofile
Colocada: Ter Dec 20, 2005 11:03 am Responder com Citação
Flash

Não tinha percebido que era com o Linear Multiply!
Desconhecia por completo essa técnica, conheces algum tutorial para fazer isso?

Abraço
Kameleon
Colocada: Ter Dec 20, 2005 12:02 pm Responder com Citação
Nao entendi o que o flash quis dizer... Mesmo ke renderizes em HDR, nunca vais resolver o problema da intensidade atravez do vidro... Acho eu... Pelo menos nao tou a ver o ke ele ker dizer... renderizando em HDR, e mexendo nas curvas num programa de edição... dificilmente consegues eliminar a diferença ke dá entre as zonas com vidro e sem vidro... se bem ke tens mt mais para mexer... pronto acho ke ja entendi lol... mas para isso fazes/colocas o BG em post-prod... nao precisas de estar a renderizar em hdri e andar a mexer em curvas... Just my 2 cent. Razz

lowprofile
Colocada: Ter Dec 20, 2005 12:07 pm Responder com Citação
Kameleon se bem percebi o Flash é o seguinte:

Fazes render com Linear Multiply no Color Mapping. Com isto a imagem é capaz de sair um bocado estoirada mas não haverá diferenças no vidro. Essa diferença só existe nos outros tipos de Color Mapping.

Ao gravar em HDR ficas com uma imagem em alta resolução de luz que tem mais potencial de ser ajustada no photoshop.

Será isto?

Quando tiver tempo para "queimar pestanas" Shocked vou procurar informação sobre render em Linear Multiply e depois faço o post aki.
Kameleon
Colocada: Ter Dec 20, 2005 12:18 pm Responder com Citação
Sim é isso, mas tens que desactivar o Clamp Output, ou entao de nada te vai servir gravares em hdr Razz e Salvo erro tb tens ke activar o G-buffer-Real RGB. E alem do mais se bem me lembro tu nao kerias usar o linear color mapping... ke basicamente era o problema Razz

O que eu acho que tu podes fazer é renderizar isso em linear multiply, com uma intensidade de luz baixa, depois fazeres aquela correcçao de cor/gama... Se bem que eu nao vou mt a pala disso... mas é um metodo.

There you go:

http://throb.net/site_main/LinearWorkflow.html

http://www.gijsdezwart.nl/tutorials.php

lowprofile
Colocada: Ter Dec 20, 2005 12:49 pm Responder com Citação
Ok Kameleon, pelos links que colocaste acho que há demasiada pestana para ser queimada indo pelo caminho do Linear Multiply Wink

Realmente não me parece o melhor caminho se implicar TANTOS ajustes... Shocked

Se o Flash quiser contrapôr a opinião dele seria interessante

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens