Autor |
Mensagem |
|
Grury |
Colocada: Dom Dec 04, 2005 10:27 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
|
Voltar acima |
|
abranco |
Colocada: Dom Dec 04, 2005 11:07 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 26 Jul 2005
Local/Origem: Portugal
|
Fui lá. Estive lá nos últimos 3 dias.
Muito fixe.
Cheers |
_________________ CG Artist
Vancouver Film School Grad
3D Animation & Visual Effects 2005 |
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Seg Dec 05, 2005 9:58 am |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Eu tb lá estive!
Foi porreiro... mas o ano passo acho que foi melhor em termos de filmes 3D
Este ano teve uns filmes com integração 2d/3d muito bem feitos.
Os filmes portugueses continuam muito artiscos e pouco divertidos. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Seg Dec 05, 2005 11:07 am |
|
|
Veterano
|
yen3D escreveu:
Os filmes portugueses continuam muito artiscos e pouco divertidos.
Eh Eh! Acho que o pessoal viu demasiados programas do Vasco Granja, quando eram putos.
Piadas a parte..penso que esse e o problema do cenario artistico portugues, especialmente em termos de animacao e cinema. Demasiado elitista, intelectual , up they own arse.
Nao vejo sentido em constantemente criar coisas que apenas vao ser vistas por uma pequena minoria ou para ser mostradas em festivais. Claro que nao tenho nada contra projectos conceptuais/artisticos/vanguardistas, etc.. o problema e que estes em Portugal formam a maioria. Porque nao tentar criar projectos comercialmente viaveis que possam suportar uma minoria de projectos menos comercias. Por exemplo produtoras discograficas funcinam um pouco desta maneira e continuam a fazer lucro.
Ontem vi o portfolio da Appia num link aqui do forum e fiquei bastante contente em ver alguem a tentar explorar esta vertente, espero que com grande sucesso.
Viva Espinho e viva a animacao |
|
|
|
Voltar acima |
|
zag |
Colocada: Ter Dec 06, 2005 1:14 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 02 Jul 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Grury escreveu:
Piadas a parte..penso que esse e o problema do cenario artistico portugues, especialmente em termos de animacao e cinema. Demasiado elitista, intelectual , up they own arse.
Nao vejo sentido em constantemente criar coisas que apenas vao ser vistas por uma pequena minoria ou para ser mostradas em festivais. Claro que nao tenho nada contra projectos conceptuais/artisticos/vanguardistas, etc.. o problema e que estes em Portugal formam a maioria. Porque nao tentar criar projectos comercialmente viaveis que possam suportar uma minoria de projectos menos comercias.
Ora ai esta uma GRANDE VERDADE!! Muito bem dito grury!!!
Por acaso tambem fico um revoltado com o espirito pseudo-intelectual e elitista do portugues no que diz respeito á cultura. So de me lembrar nos 70 mil contos dados akele macaco do João César Monteiro para produzir o filme da Branca de Neve até me arrepio todo....
Faltam mais projectos deste como a noite de s. joao, para que a animacao em Portugal de desenvolva mais rapidamente. Mas tambem voltamos a bater na mesma tecla... os subsidio-dependentes, ée que em Portugal so se produz se o estado financiar e os financiamentos dados são dados a projectos de que de novo nada trazem se nao mais guito para o bolso de quem esta a produzi-los.
Muito triste este panorama, mas ainda bem que as coisas vao mudando!!!! |
_________________ Do or do not, there is no try! |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Ter Dec 06, 2005 10:01 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
E o mais engraçado é que nem precisamos de ir muito longe para conhecer esses pseudo-intelectualitistas Eles ANDEM AI hehehe... Mas é assim mesmo a vida... e que remédio temos nós (Os idiotas que nao percebem nada de nada) de lutar e trabalhar para conseguir alguma coisa Juntos venceremos! hehehehe Abraços a todos e concordo com o ke foi dito anteriormente |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Dec 06, 2005 12:08 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
zag escreveu:
Faltam mais projectos deste como a noite de s. joao, para que a animacao em Portugal de desenvolva mais rapidamente. Mas tambem voltamos a bater na mesma tecla... os subsidio-dependentes, ée que em Portugal so se produz se o estado financiar e os financiamentos dados são dados a projectos de que de novo nada trazem se nao mais guito para o bolso de quem esta a produzi-los.
São os Lobbies ....
Para o projecto do Tuga 3D tentei falar com o Ministério da Cultura e outras entidades para que ouvesse algum financiamento, ou mesmo algum tipo de ajuda para o projecto.
A resposta foi: Não houve sequer resposta.
E isto num projecto que não visa fazer ninguem rico.
Vou tentar novemente com algumas cartas e telefonemas, mas se me recusarem ou se for novamente ignorado não vou tentar mais nada com o Ministério.
Se o projecto for efectivamente seleccionado para Cannes (e é esse o objectivo), nessa altura vou dizer que não tivemos apoio nenhum por parte do Estado Português embora se tivesse insistido.
Epá, é mesmo assim, em Portugal é assim....
Relativamente ao tópico, tive pena de não ir, mas só soube mesmo no primeiro dia e já tinha coisas combinadas, é pena. Talvez para o ano.
Cheerz,
-- Rui -- |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
cc |
Colocada: Ter Dec 06, 2005 1:33 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Local/Origem: lisboa
|
em relação ao topico: n fui mas gostava de ter ido
em relação ao que foi dito, lamento imenso esta postura de ataque ao que é feito, talvez fomentado pela frustração de n verem determinado tipo de trabalhos em portugal atacam os que existem, são mercados distintos que foram aqui comparados e se há pessoas para produzir nestes dois mercados tb há publico para os dois.
Quanto á cultura de subsidio é uma constante mas com algumas explicações, determinado tipo de projectos n tem relevância comercial, mas tem relevância cultural, logo com subsidios é a unica forma de ser feito.
Ao invés desta situação houve alguém aqui que falou de "animações mais comerciais", ora se o objectivo é ser comercial (fazer dinheiro)n há necessidade de ter um subsidio (minha opinião) , a monica sintra é comercial e n vai bater á porta do ministério para produzir um disco.Uma ópera ou uma orquestra clássica vai , pq n é comercial e é a unica forma de continuar a existir....
quanto aos lobbies: eles existem em todo o lado, mas convém jogarmos com o que se tem á frente, muitas vezes a unica coisa necessária para atrair a atenção para pelo menos verem o nosso projecto no MC ou ICAM IGAC etc; é credibilidade, e para tal começa a minar o terreno por outro lado, fala primeiro com as associações culturais do teu bairro, ass. est. e por aí fora (apenas uma sugestão).
mais podia ser dito
fiquem bem |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Ter Dec 06, 2005 2:37 pm |
|
|
Veterano
|
cc escreveu:
em relação ao que foi dito, lamento imenso esta postura de ataque ao que é feito, talvez fomentado pela frustração de n verem determinado tipo de trabalhos em portugal atacam os que existem, são mercados distintos que foram aqui comparados e se há pessoas para produzir nestes dois mercados tb há publico para os dois.
Quanto á cultura de subsidio é uma constante mas com algumas explicações, determinado tipo de projectos n tem relevância comercial, mas tem relevância cultural, logo com subsidios é a unica forma de ser feito.
Ao invés desta situação houve alguém aqui que falou de "animações mais comerciais", ora se o objectivo é ser comercial (fazer dinheiro)n há necessidade de ter um subsidio (minha opinião) , a monica sintra é comercial e n vai bater á porta do ministério para produzir um disco.Uma ópera ou uma orquestra clássica vai , pq n é comercial e é a unica forma de continuar a existir....
Primeiro que tudo, nao estava a criticar aquilo que se faz, mas aquilo que nao se faz.
Quanto a haver publico para ambos os mercados...humm erm, dunno. Talvez durante o Cinanima ou outros festivais. No entanto e algo que nao posso argumentar pois nao vivo em Portugal. por outro lado posso comentar aquilo que se ve aqui em Londres vindo de Portugal, ou seja, nada ou muinto proximo disso. Mesmo durante o Atlantic Waves um festival anual para promover a musica e cultura portuguesa, o impacto e bastante reduzido, pois por razoes que so posso atribuir aos tais "lobbies", o produto apresentado e sempre o mesmo. ate se dao ao descaramento de trazer os mesmos grupos em anos consecutivos..hum . Ja para nao falar nos projectos experimentais de musica improvisada e afins que decidem trazer para mostrar aquilo que de bom se faz em Portugal. Claro que as salas de concerto nao enchem, ja para nao dizer que a maior fatia do publico sao portugueses amigos das bandas ou amigos dos amigos, etc
Tudo isto para dizer que e triste que a maior parte daquilo que se faz em Portugal, fica em Portugal, ou entao e visto por uma minoria que tem a oportunidade de frequentar festivais. |
|
|
|
Voltar acima |
|
zag |
Colocada: Ter Dec 06, 2005 3:01 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 02 Jul 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Ataco na boa os trabalhos realizados com o apoio do estado que existem porque nao tem valor algum, e nao tenho problema nenhum em dizer isso!! Alias eu até atacaria mais e apontaria o dedo, se soubesse para onde o dinheiro esta a ir e que trabalhos estao a ser realizados...
A postura que o pessoal assume é muito a do se nao percebes o que é feito, entao é porque nao tens capacidade para chegar lá é a tipica postura dos pensadores elitistas de portugal. Pensam muito e não produzem nada
Mercado para produções alternativas, claro que há... mas concerteza nao sao essas que produzem dinheiro, alias como ja aki foi dito sao as chamadas "producoes comerciais" que possibilitam e abrem portas a novas experiencias nao comerciais. |
_________________ Do or do not, there is no try! |
|
|
Voltar acima |
|
sergioduque |
Colocada: Ter Dec 06, 2005 7:38 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
|
nem conhecia o festival ... sou novinho nestas andanças.
em relação ao outro comentário, tb acho que a cultura está cheia de lobbys, e que o panorama da animação (não é só na animação) precisa de um refresh urgente!
mas tb acho que cada vês há mais pessoal em Portugal que assim pensa e é só uma questão de tempo para se começar a ver outro tipo de cenas.
Como já foi dito não acho que se deva eliminar a arte mais intelectual e menos vendavel, mas há espaço para tudo.
offtopic: é verdade que é preciso levar um filme para uma produtora em ordem de se poder concorrer a subsidios e concursos em geral?
será por questões de distribuição? |
|
|
|
Voltar acima |
|
|