Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Maya  ~  MR/ raytrace

sergioduque
Colocada: Ter Nov 29, 2005 11:44 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
Alo pessoal,

tenho uma duvida, se poderem ajudar era bem fixe..

tenho uma cena (ver imagem em anexo)


a minha questão é sobre as luzes da nave qual a melhor maneira de as fazer?

no exemplo em questão elas são glow effects mas assim (como fui alertado noutro forum) é impossivel elas reflectirem no chão e nave porque porque só são rendidas no final. Então a minha pergunta é qual é o melhor metodo para conseguir este efeito (e os reflexos) preferencialmente sem ter que recorrer a pós produção?

obrigado
sergio
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Ter Nov 29, 2005 11:57 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Sérgio,

No max também tenho esse problema e portanto o que faço é um material self illum que rendo à parte e depois no after fx (whatever) faço um glow... isto recorrendo a pós produção...
Sem ser em pós produção e desconhecendo o mental ray do maya, digo como o faria no v-ray no max. Com este motor de render podes aumentar o gi generator do objecto, criando assim um efeito de glow devido à potência exagerada de gi que podes especificar...
Também poderias ir ao material do mesmo e aumentar o output do diffuse para 10... ou seja, ideias que se aplicam no max mas poderão dar-te alguma dica para o maya... good luck and welcome to the forum.

cheerz

PS: Está a ficar muito nice a imagem, by the way...

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qua Nov 30, 2005 9:42 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Ora bem, é como o Rui te disse, podes fazer isso em pós produçao, podes usar um obj id no objecto (além do material com self illumination) e depois em pós produçao fazer um glow a isso. Para aplicares um object id a isso, seleccionas o objecto e carregas em Properties. Depois onde diz G-Buffer -> Object Channel alteras o 0 que lá tem para 1 ou outro nr a tua escolha. Depois renderizas isso normalmente, sem o efeito de glow do max, gravas isso como RPF e tens ke gravar como RPF, seleccionando o Save File no max antes de renderizares, pq se gravares depois da imagem estar renderizada, ele nao te grava os canais. E quando fizeres isso, vai-te aparecer uma caixa de dialogo com os canais ke keres gravar e para o 3D Glow precisas dos seguintes canais:

Material Effects
Object
Non-Clamped Color
Coverage
Node Render ID
Color
Transparency
Sub-Pixel Weight

E carregas em OK, renderizas e tá pronto para aplicares um glow em pós produçao Very Happy (Principalmente no combustion, o AE nao usa metade destes canais...)

Ora bem, isto é uma das hipotesses ke a meu ver até te poupa tempo de render, mas se tiveres paciencia e kiseres renderizar isso em rendertime... vai a este thread do cgtalk : http://forums.cgsociety.org/showthread.php?t=104578&page=1&pp=15

Boa sorte e espero ke consigas fazer isso, depois mostra os resultados Wink

PS- Só agora vi ke estavas a falar de maya, por isso desculpa, e adapta o ke eu disse para Maya, nao deve ser mt diferente Smile Abraços.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sergioduque
Colocada: Qua Nov 30, 2005 4:22 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
Rui, Kamelon obrigado pelas dicas.

lol, o pessoal aqui quase é todo do Max...

anyway então tenho que fazer isto em pós...

estava a tentar evitar porque já vou ter que fazer o filme todo em pós e estava a ver se me escapava desta...

ok, AE aqui vou eu!

abraços
Sérgio

P.S - Um aparte... eu trabalho em AE, acho a timeline do Combustion um bocado confusa mas valerá apena ir fazer isto lá? segundo me disseram o C4 trabalha em 24 bits certo?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qua Nov 30, 2005 4:55 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Atençao ke a forma ke eu te disse para rendeirzar atravez de rpf, nao funciona no AE... ai o Rui é ke te pode ajudar melhor pq ele salvo erro worka em AE.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sergioduque
Colocada: Qua Nov 30, 2005 8:41 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
ya tens razão! É aquela ligação Max/Combustion, certo?

Neste momento estou a render uma vez só as esferas, vou tentar fazer um flip vertical à anim. e depois trabalhar o clip com blurs, opacidades, talvez um starglow ligeiro....
dependendo da animação acho que pode resultar.

depois eu posto o resultado para o pessoal ver se passa...

É nestas alturas (e não só) que eu invejo a relação Max/Combustion..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qua Nov 30, 2005 9:10 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Le akela thread ke te dei do cgtalk... logo no primeiro post tens um indice ke te diz em ke paginas estao os shaders de glow... no teu caso provavelmente mais vale perder um bocado de tempo e sakas logo isso do Maya com o glow. Bom trabalho!

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sergioduque
Colocada: Qua Nov 30, 2005 10:18 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
ya tens razão, vou ver esse thread.. se conseguir sacar isso logo do maya é bem melhor.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum