Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Render farm |
zag |
Colocada: Dom Nov 20, 2005 11:52 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 02 Jul 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Estava a dar uma volta por varios foruns para ver qual seria a melhor opção para a construção de uma render farm, mas fiquei um pouco confuso.
Quais serão as melhores specs, para construir uma. Ter varios processador de gama alta a bombar ou basta uns de gama baixa (800 mhz). É necessario placa grafica? Que tipo de discos é melhor o para este sistema? Mais vale comprar uns barebones, etc.
Alguém pode ajudar?
Hummm já agora romanus, se der, quais são as specs que voces tem ai na ingreme?
Thanks! |
_________________ Do or do not, there is no try! |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Seg Nov 21, 2005 10:08 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Bem, eu pelo ke vejo e pela minha pekena experiencia, o ke te posso aconselhar é ke no minimo tenhas maquinas todas com specs equivalentes, porque senão ah sempre uma ke fika para tras e as vezes ficas a espera de um render por causa de uma makina... Se dinheiro nao for problema, podes apostar em Dual Cores da AMD, se kiseres ir para uma coisa mais acessivel/barata/performance, uns AMD64 3000+ ou ligeiramente acima disso é excelente, ja com HyperTransport e Hyperthreading(nao tenho certeza kuanto a esta ultima), disco e grafica é irrelevante a meu ver, convem é ke tenhas um file server com um disco grande e rapido, mas ja fiz renders de rpf's enormes com um file server com disco IDE e nao tive problemas mas kualker makina ke kompres agora vem com controlador SATA/SATA II por isso ainda melhor, placas de rede a 1 gigabit em todas as makinas, depois tens a ram que é importante tambem... basicamente tudo se resume ao processador, ram, placa de rede. Quanto aos barebones nao posso falar pq nem sei o ke sao Abraços e espero ter ajudado. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Seg Nov 21, 2005 10:32 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
concordo a 200% com o Leao, kuanto á placa grafica podes sp por optar por uma onboard dependendo da motherboard k escolhas...é mais k suficiente
see u |
_________________ " EU QUERO SER ILUMINADO......."
BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
|
|
Voltar acima |
|
Guybrush |
Colocada: Seg Nov 21, 2005 10:32 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jan 2005
|
primeiro é importante saber para que software precisas de renderfarm, presumo k estejas a falar d programas 3d, mas enquanto maya favorece bastante AMD a INTEL, já o 3dsmax costuma portar-se melhor com cpus intel, por outro lado 3dsmax nunca teve mt fama por multi processamento, por isso maquinas com duplo cpu pode ser estupido, cpus com dual core pode ser ainda mais estupido se o max nao fizer multi-threading, é claro que estas coisas dependem mais do motor de render do k do max em si, mas sao coisas k devias considerar. Depois nem deves ir pra processadores mt fracos, nem para uns topo gama, topo de gama nao justifica preco/perfomance, cpus mt fracos...como o nome indica sao fracos , e teres muitos pode significar necessidades excessivas de rede, pq apesar de o kameleon ter aconselhado gigabit, isso nao significa nem o dobro do de uma 100mbit, pq devido ao protocolo usado pela gigabit na realidade nao dá mais que 20mbits/s,( a menos k consigas algo extraordinario com a tua rede), placa grafica precisas de uma, obviamente. mas pode ser tao rasca como quiseres, de preferencia onboard para poupar energia e espaco, discos convem adoptar o normal agora, SATA, pq apesar de tudo ainda tens um OS e software pra correr, a menos k uses uma SAN isso tem k estar no proprio comp. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Seg Nov 21, 2005 10:34 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Pois, mas se tiveres um file server a transferir o mesmo file para 10 makinas ao mesmo tempo... o gigabit faz a diferença |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Nov 21, 2005 10:40 am |
|
|
Já faz sozinho
|
Pois, a placa gráfica é o que menos importa! É realmente aconselhável ter RAM decente nas máquinas todas, se forem máquinas com duplo processador deverão ter o dobro da memória. O server de discos preferencialmente deveria ter um sistema de segurança RAID qlqr.
Normalmente nas rendrfarms a sério nem sequer se têm caixas de PCs, tem-se um rack onde se montam as motherboards com o essencial e pronto. Depois controla-se a coisa com um único monitor que dá para aceder ÀS máquinas todas, ou através de um switcher ou através daquela coisa de remote controler do Windows XP
Em alternativa a uma renderfarm com várias máquinas, para fugir ao espaço que estas ocupam ou à confusão de cabos dos racks, podem-se comprar umas "máquinazitas" destas:
http://www.rocketcalc.com/?loc=delta |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
Guybrush |
Colocada: Seg Nov 21, 2005 11:39 am |
|
|
Primeiros passos
|
Kameleon escreveu: Pois, mas se tiveres um file server a transferir o mesmo file para 10 makinas ao mesmo tempo... o gigabit faz a diferença
nao digo k gigabit nao faça diferença, o k eu digo é k nao é suficiente para uma grande renderfarm, por isso convem poupar na quantidade de maquinas, e nao comprar 100 pentiuns 1 |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Nov 21, 2005 12:17 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
! 100 Pentiuns 1!!!
Ora, tendo em conta que os primeiros Pentiuns eram a 65Mhz e agora isto anda a uns 3500Mhz... isso quer dizer que 2 dos de agora seriam equivalentes em termos de velocidade.. provavelmente basta um AMD Dual Core para ser mais rápido que esses 100 Pentiuns! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
|