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<  3D Studio Max  ~  O Segredo!

rcas
Colocada: Sex Nov 18, 2005 10:35 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Nightwalker escreveu:
Citação:
Para animações o normal é ter um programinha (quem perceber de programação) que alterna a prioridade do processo entre High e Normal a cada 10 minutos


Existe esse tal programita ou é preciso programa-lo ?

Por acaso existe um programinha que eu usei à uns tempos que faz isso, mas era apenas uma das funcionalidades do programa, tinha mais umas quantas. Devo ter isso lá guardado, logo vou procurar a ver se o encontro e mando.

A outra solução é mesmo programar, que não é nada complicado, já fiz uma coisa idêntica, só que em vez de mudar a prioridade do processo, matava-o caso ele estivesse a 100% durante um determinado número de minutos.

-- RCAS --

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Kameleon
Colocada: Sex Nov 18, 2005 1:35 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Tá feito... como aki no work nao tenho nada para programar, decidi fazer isto num batch file com a ajuda de duas aplicaçoes ke enkontrei depois de alguma pesquisa. A instalaçao é facil é só fazer unzip dos 3 files para o mesmo directorio e depois correr o timer.bat antes dos renders, o programa faz exactamente akilo ke o rcas sugeriu, poe o max em high priority durante 10 minutos e depois volta a por em modo normal durante um minuto e assim sucessivamente até cancelarem o programa carregando na tecla A, podem deixar a renderizar activando antes o programa e kuando acabar o render vao a janela do programa e carregam em A e ele volta a por o max em normal priority e faz exit. É essencial ke os 3 files estejam no mesmo directorio. Espero ke de jeito Smile Abraços.

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muddymind
Colocada: Sex Nov 18, 2005 1:48 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
cool... vou alterar o bat pra experimentar com o blender... depois posto aki os resultados Wink

ps- ja agora...pork é q isso nao vem logo incorporado nos programas?? tipo...o nero faz isso sozinho quando o pomos a gravar um cd\dvd...enfim Rolling Eyes

EDIT:

aki fikam os resultados:
c\ batch:2:02.81
s\ batch:2:04.95

ouve alguma melhoria... (eu corri 2as vezes cada render pra ter a certeza q tinha valores parecidos)


Editado pela última vez por muddymind em Sex Nov 18, 2005 2:04 pm, num total de 1 vez
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Kameleon
Colocada: Sex Nov 18, 2005 1:55 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Em alguns vem... o problema é ke nao poem o programa em Normal Priority passado X tempo... e com este prog isso ja acontece, tal como o rcas sugeriu... para o windows nao estourar Very Happy

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rcas
Colocada: Sex Nov 18, 2005 2:09 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
cool... vou alterar o bat pra experimentar com o blender... depois posto aki os resultados Wink

ps- ja agora...pork é q isso nao vem logo incorporado nos programas?? tipo...o nero faz isso sozinho quando o pomos a gravar um cd\dvd...enfim Rolling Eyes

No Blender basta fazeres o render em linha de comandos no windows que vais ver uma diferença de tempo absurda, acredita. Quanto mais usando a prioridade !!!


Kameleon escreveu:
Tá feito...

Boa, agora podes fazer tweak dos tempos, o que sugiro é o seguinte:
- PCs até 1Ghz = 1 minuto em normal
- PCs entre 1Ghz e 2Ghz = 40 segundos em normal
- PCs entre os 2Ghz e os 3Ghz = 20 segundos em normal
- PCs acima dos 3Ghz = 15 segundos em normal

Isto porque o que se passa é que os "Interrupts" gerados pelos vários dispositivos precisam de ser atendidos e processados, num PC mais lento demora mais tempo, num mais rápido demora menos. É por não serem devidamente atendidos que os Interrupts começam a ficar em lista de espera e daí atrofiarem o Windows, no Linux é gerido de forma diferente, dando menos azo a que isso aconteça.

Acho que tweakando assim é capaz de funcionar bem na mesma mas demorar menos tempo a fazer o render. O meus timmings de tweak costumam ser mais baixos, mas tamos a falar do Max ....

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muddymind
Colocada: Sex Nov 18, 2005 2:13 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
rcas escreveu:
muddymind escreveu:
cool... vou alterar o bat pra experimentar com o blender... depois posto aki os resultados Wink

ps- ja agora...pork é q isso nao vem logo incorporado nos programas?? tipo...o nero faz isso sozinho quando o pomos a gravar um cd\dvd...enfim Rolling Eyes

No Blender basta fazeres o render em linha de comandos no windows que vais ver uma diferença de tempo absurda, acredita. Quanto mais usando a prioridade !!!


hum...e como é q se faz isso??
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rcas
Colocada: Sex Nov 18, 2005 2:16 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
rcas escreveu:
muddymind escreveu:
cool... vou alterar o bat pra experimentar com o blender... depois posto aki os resultados Wink

ps- ja agora...pork é q isso nao vem logo incorporado nos programas?? tipo...o nero faz isso sozinho quando o pomos a gravar um cd\dvd...enfim Rolling Eyes

No Blender basta fazeres o render em linha de comandos no windows que vais ver uma diferença de tempo absurda, acredita. Quanto mais usando a prioridade !!!


hum...e como é q se faz isso??


pela linha de comandos corres:

blender.exe -b "path + filename"

E depois tiras daí os tempos.

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muddymind
Colocada: Sex Nov 18, 2005 2:27 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
epa...isto diz q nao consegue determinar o caminho de argv[0]... este é o caminho do proprio prog... ta em c:\blender...kek se passa?
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rcas
Colocada: Sex Nov 18, 2005 2:31 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
epa...isto diz q nao consegue determinar o caminho de argv[0]... este é o caminho do proprio prog... ta em c:\blender...kek se passa?

Pois isso é windows, hehe, faz antes assim:

blender.exe -b "path + filename" -s "número da frame a fazer render" -e "número da frame a fazer render" -a

Já deve dar.

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muddymind
Colocada: Sex Nov 18, 2005 2:42 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
ja fiz... usei -f <num de frame still> =P

em relaçao aos tempos parece q o tiro saiu-m pla colatra...

s\ batch:2:05:83
c\ batch:2:04:43
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rcas
Colocada: Sex Nov 18, 2005 2:46 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
ja fiz... usei -f <num de frame still> =P

em relaçao aos tempos parece q o tiro saiu-m pla colatra...

s\ batch:2:05:83
c\ batch:2:04:43

LOL

Isso depende do que tiveres a usar no Render, se não usares Ray-Tracing por exemplo é uma diferença estúpida.
Mas onde notas mais é com renders maiores. Em especial com renders de animações.

O batch no entanto continua a fazer algumas diferenças.

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Kameleon
Colocada: Sex Nov 18, 2005 6:20 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Ora bem, tive a fazer uns testes e vou durante o fds deixar a renderizar com este metodo para testar a estabilidade (com varias maquinas). Fiz um render de 10 frames de uma animação numa só maquina e os resultados foram os seguintes:

Normal - High (em minutos)

2.41 - 2.30
2.38 - 2.29
2.41 - 2.28
2.44 - 2.30
2.42 - 2.28
2.42 - 2.29
2.44 - 2.30
2.43 - 2.33
2.49 - 2.35
2.49 - 2.38
2.49 - 2.38


Fiz tambem algumas correcções ao batch e criei um startup script para o max para quem quiser usar este metodo em network rendering. Havia problemas na actualizaçao e contagem do tempo, como o Max estava em high priority e as outras aplicações não, a contagem dos segundos nao era correcta, isso já está corrigido e confirmado Smile Quanto ao startup script (tprio.ms) para o max, sempre ke o kiserem usar é só copiar para a pasta 3dsmax\scripts\startup, abrir o max mandar renderizar em rede normalmente, sair e correr o server do backburner. Abreices!

PS- Os 3 files precisam de estar na raiz do Max. Para quem nao usa o Max... é executar o batch file normalmente, modificando o 3dsmax.exe dentro do batch.

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Kameleon
Colocada: Sáb Nov 19, 2005 3:49 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas pessoal, fiz uma nova versão do programa, desta vez num executavel decente Very Happy O procedimento é exactamente o mesmo e os campos sao intuitivos, o valor do High é o tempo em minutos que queremos que o Max fique em High priority antes de voltar ao modo Normal que tambem pode ser definido na combobox ao lado, o resto são campos informativos. Alterei tambem o script para o max, mas a utilização/instalação mantem-se igual. O resultado é exactamente o mesmo da versão em batch file, com o inconveniente de isto funcionar apenas para max, se quiserem uma versão para uma aplicação especifica tambem é facil de se resolver Smile Por isso, se puderem testem o programa e todo o feedback é importante. Já é tarde e espero ke nao me esteja a faltar nada... mas de kualker das formas é só postar as duvidas que tiverem que eu tento clarificar o mais rapidamente possivel Smile

Para correrem a aplicação precisam de instalar antes o .NET Framework 2.0 que podem sacar aqui: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=0856eacb-4362-4b0d-8edd-aab15c5e04f5&DisplayLang=en

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AngelStudio
Colocada: Seg Nov 21, 2005 10:28 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 08 Abr 2005 Mensagens: 409 Local/Origem: Porto
E ke tal postar o file p kem kizer fazer o benchmark ?!?!Smile

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" EU QUERO SER ILUMINADO...Sad...."


BIBA , BIBA OS ILUMINADOS...
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Kameleon
Colocada: Seg Nov 21, 2005 10:29 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas pessoal, a animaçao de 250 frames ke deixei a renderizar com este metodo na sexta feira, renderizou sem kualker problema, hoje cheguei ao escritorio e todas as makinas estavam OK, estaveis e alias estou a trabalhar na minha sem ter feito restart seker, por isso até agora parece-me uma soluçao estavel, fico a espera de testes vossos Very Happy Abraços.

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Kameleon
Colocada: Seg Nov 21, 2005 10:31 am Responder com Citação
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Aqui fica o file de benchmark entao Smile

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Kameleon
Colocada: Seg Nov 21, 2005 3:06 pm Responder com Citação
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Pessoal, vou continuar o desenvolvimento deste programa nesta thread - http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=1104

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