Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  memoria nos renders

kaliga
Colocada: Qua Nov 09, 2005 1:17 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 03 Ago 2005 Mensagens: 98 Local/Origem: Aldeia
Queria saber como posso tirar mais partido da minha memoria, pois tenho 1,5 GbRAM, e penso que não estou a utilizá-la como deve ser...na minha rendering window tenho na scene statistics - memory used - P55,2M - V179,3M...não se isto tem alguma coisa a ver...mas só queria saber se existe forma de tirar o máximo partido da minha memória para acelarar os renders....
obrigado
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
muddymind
Colocada: Qua Nov 09, 2005 1:25 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
epa...o q podes fazer é limitar a mem virtual...desta forma obriga-lo a usar a ram... vais às propriedades do meu computador->advanced->settings na performace->separador advanced->change virtual memory...

depois define o initial size e o maximum size prai pra 128mb...

IMPORTANTE: carreta no botao set antes de dares OK senao as configuraçoes nao sao salvas...

se depois começares a ver avisos do windows a dizer q tens pouca virtual memory ou se no max ficares sem virtual memory, aumenta os valores...

é aconselhavel manter os dois valores iguais pra q o windows nao começe a alocar mais memoria durante o func senao tem um impacto brutal no desempenho...

ps- se usares proj's pekenos podes inda definir a mem virtual a 64mb ou mesmo desactiva-la... mas ha mts aplicaçoes como o photoshop q nao gostam de ter menos de 128mb de memoria virtual...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Qua Nov 09, 2005 10:17 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Pois... isso do P e do V no Max.. é exactamente o que ker dizer... é a memoria usada pelo programa ao renderizar, ou seja, não tens a scene pesada demais para te comer a memoria toda, o ke é bom... ele começa por ir a memoria virtual e kuando fica sem memoria virtual passa a fisica... o ke é o caso.... Mas mesmo assim está bom pq só está a ir aos 55 megas... tenho casos em ke chega aos 800 Rolling Eyes ... Quanto a questao de baixares a memoria virtual... nao rekomendo isso .... bem pelo contrario, o ke eu kostumo fazer e tenho aki implementado nestas makinas é na memoria virtual ter dois valores iguais tanto no Min como no Max, assim ele aloca sempre akele espaço de memoria para swapping, no meu caso uso 2048. Abreices.

muddymind
Colocada: Qua Nov 09, 2005 3:36 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Kameleon escreveu:
Pois... isso do P e do V no Max.. é exactamente o que ker dizer... é a memoria usada pelo programa ao renderizar, ou seja, não tens a scene pesada demais para te comer a memoria toda, o ke é bom... ele começa por ir a memoria virtual e kuando fica sem memoria virtual passa a fisica... o ke é o caso.... Mas mesmo assim está bom pq só está a ir aos 55 megas... tenho casos em ke chega aos 800 Rolling Eyes ... Quanto a questao de baixares a memoria virtual... nao rekomendo isso .... bem pelo contrario, o ke eu kostumo fazer e tenho aki implementado nestas makinas é na memoria virtual ter dois valores iguais tanto no Min como no Max, assim ele aloca sempre akele espaço de memoria para swapping, no meu caso uso 2048. Abreices.

isso de alocar 2048 no meu da erro Crying or Very sad isto pork kuando ele aloca mais de 2gb de memoria (fisica + virtual) o dothan da overflow no controlador de memoria.... isto é a razao de a maioria dos linux's nao suportarem o speed step deste processador pois o controlador disso na maioria dos linux é do tipo "up to4GB".... enfim... no maximo posso ter mem virtual a 1,5GB...(512 MB de ram fisica...)
AngelStudio
Colocada: Ter Nov 15, 2005 4:41 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 08 Abr 2005 Mensagens: 409 Local/Origem: Porto
hmm em relação á MV...prefiro deixar o windows tratar disso , ele melhor do que nimguém sabe como gerir a memória.....bem isso ás vezes... Laughing

BIBA , BIBA OS ILUMINADOS...
muddymind
Colocada: Ter Nov 15, 2005 10:59 pm Responder com Citação
AngelStudio escreveu:
hmm em relação á MV...prefiro deixar o windows tratar disso , ele melhor do que nimguém sabe como gerir a memória.....bem isso ás vezes... Laughing

às vezes???? eu diria q é kuase nunca...

isto pork kuando ele ultrapassa o valor minimo começa a correr as rotinas de alocaçao de mais espaço no disco q tem um impacto brutal na performace... durante este processo se algum prog pede pra alocar um pouco mais de memória esse pedido é recusado (o q é optimo pra mandar abaixo o 3dsmax)... por fim... o q resulta é num paging file fragmentado que tbm nao ajuda mt o func do windows...

[]
rcas
Colocada: Qua Nov 16, 2005 10:57 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Boas.

Então é assim, se queres realmente tomar partido da RAM, muda-te para Linux Razz .

Agora, focando no teu "problema" em concreto.
O que tu querias era o mesmo que acontece no Linux, ou seja, consumir a RAM primeiro e só quando fosse mesmo necessário consumir o pagefile ou swap space.
Mas o Windows não funciona assim, o Windows enche tanto o pagefile como a RAM ao mesmo tempo, sendo que muitas das vezes enche mais o pagefile e deixa-te grandes quantidades de RAM sem uso.

Se queres realmente tirar partido da RAM que tens no sistema, tens de dar um tamanho máximo de 1/3 da RAM ao pagefile, no teu caso "Tamanho inicial do Pagefile" = 512, "Tamanho máximo do pagefile" = 513.

Isto vai-te dar uma memória virtual de no máximo 2GB, o que é razoável e que ao mesmo tempo te vai usar a RAM que tens em pleno.

Se quiseres uma explicação mais técnica de como funciona o pagefile no Windows tambem se arranja Very Happy .

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens