Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Iluminação  ~  Olho Humano vs Cameras Analógicas e Digitais,etc.

mpalma
Colocada: Qui Out 27, 2005 2:12 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Cool

Começar o Tema, que eu me questiono sempre,e ainda ninguem quis falar mais aprofundadamente.

A questão é a comparação entre o Olho Humano e as Cameras (ccd´s),
ambos se adaptão á luz,a questão é definir o que está mais correcto.
A meu ver é o Olho Humano quem está mais correcto!pois então será este quem dis o que está correcto ou não,de pessoa pra pessoa temos difrenças de captação da luz e cor emitida pelos matériais,os olhos adaptam -se de modo a receber a luz suficiente ,dependendo da situação em que a pessoa está a observar.

um teste é estar numa zona escura com muito pouca luz e rápidamente mudar pra um lugar onde exista muita luz,nós sentimos a difrença entre
estas scenes,é gradual a adaptação dai ninguem ligar muito ao que eu tenho dito!

Pois proponho um debate sobre o mesmo,e procurar um intermédio
entre estar numa zona escura e passar pra uma zona clara,se isto for em animação pois pode se simular a adaptação dos olhos,mas no caso de termos uma imagem em que existe ambas situações teria que existir uma
suavização,para equilibrar a adaptação do olho.

e penso ter dito td,pode tar um bocado mal explicado.

alguem que fale um pouco neste assunto,julgo ser de grande importancia,
para a qualidade das imagens obtidas por CGI.

é td fkm bm ppl
cya later all []


Editado pela última vez por mpalma em Qui Ago 30, 2007 6:33 am, num total de 2 vezes
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Qui Out 27, 2005 3:08 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Na minha opinião nenhum está errado, são apenas formas diferentes de interpretar a realidade. O exemplo que deste da adaptação de uma zona escura para uma muito clara.... posso-te dar um exemplo de uma camera ke faz isso, eu no outro dia estava a gravar uma cena com o meu telemovel dentro do prédio e de repente sai para a rua onde estava um sol radiante, a imagem ficou completamente ofuscada e foi-se adaptando lentamente a exposição... que é o ke acontece com o olho humano, obvio ke em fotografia nao notas essa transição e em filme com boas cameras podes compensar isso de forma a que nem se note a transição... mas em CG tambem o podes fazer, em vray por exemplo, podes animar os settings do colour mapping de forma a conseguires fazer uma transição de interior para exterior ou vice-versa... nao é facil, mas é possivel.

Outra questão que eu tropecei no outro dia foi na criação de uma camera que simulasse o olho humano... teria pouco sentido ou entao os resultados nao seriam muito praticos, pois apesar de termos uma vista periferica de 180 graus, na realidade a nossa atenção está sempre focada ao nivel de uma camera de 50 mm, desfocando o que está a volta... obvio ke nao nos apercebemos disso, pq o nosso cerebro faz essa gestão muito bem, mas em termos de CG como disse isso não seria muito pratico de simular... para isso basta usar uma camera de 50mm et voilá. Smile Bom topico, abraços.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
mpalma
Colocada: Qui Out 27, 2005 3:56 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Hi,se for possivel encontra uma situação de dia,em que apanhes zonas escuras e claras ao mesmo tempo,vais ver que os teus olhos conseguem
ter um equilibrio entre as duas zonas de intencidades difrentes de luz.

essa questão de simular o desfocar do Olho Humano,pode ser intrepetado como um Efeito Especial Óptico de uma camera num soft 3d,sendo utilizado na criação de uma imagem ou sequencia de imagens,daria ao espectador a ideia de um InYourFace,penso que isto
podera estar aplicado no novo Filme sobre um jogo InYourFace,ou tambem poderia causar o desconhecido,e isso depende da intrepetação de cada pessoa.

[] cya later
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Qui Out 27, 2005 4:11 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Concordo, mas só tens o equilibrio entre essas duas zonas diferentes de luz pq o teu cerebro gere essa informação muito rapidamente porque tu na realidade só estás a focar um ponto... digo eu Smile

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kazuya Mochu
Colocada: Qui Out 27, 2005 4:18 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
se colocares uma maquina em exposição automatisada ela também consegue abrir e fechar o diafragma para se adaptar à quantidade de luz que a rodeia.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
mpalma
Colocada: Qui Out 27, 2005 4:26 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
sim , neste caso que mencionei podes até nem estar a focar nada com os olhos!

a questão das maquinas fotograficas,tambem está correcto.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kazuya Mochu
Colocada: Qui Out 27, 2005 5:20 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
nao sei se chegaste a ter algumas aulas ou assim, de fotografia, mas por acaso tive uma cadeira de fotografia, e o prof mostrou uma cena que era a perfeita analogia do olho humano à maquina fotografica :

lente = cristalino
diafragma = iris
Pelicula= retina

só nas digitais é que incluimos o cerebro Very Happy
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
mpalma
Colocada: Qui Out 27, 2005 5:32 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Nop,intressante, tem a sua lógica.

obrigado pela explicação Wink

cya later
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Qui Out 27, 2005 6:20 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
No forum do Vray tem um topico similar e uma das explicações que lá dao relativamente ao focus da nossa visão é que o olho humano é composto por varios cones que actuam como lentes e que existem em todo o olho, mas com uma maior concentraçao na zona da retina, logo, kuando estamos a focar algo (mesmo ke nós nao nos apercebamos disso) o resto aparece desfocado, o exemplo ke dão é tentar ler uma frase focando apenas uma palavra da frase e conseguir ler as outras sem desviar a atençao dessa mesma palavra. Abreices!

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
mpalma
Colocada: Qua Dec 07, 2005 10:02 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Hi ppl ,vou fazer os possiveis,para meter aqui fotos e alguns links sobre este assunto.

cya later all
[]
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
mpalma
Colocada: Ter Dec 20, 2005 4:28 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Boas, um Feliz Natal e Ano Novo pra todos os Utilizadores do Dimensao3.com.

aki encontra-se um link relacionado com Luz e 3D.

http://www.itchy-animation.co.uk/

cya later all
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Ter Dec 20, 2005 4:38 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Obrigado e igualmente mpalma Smile

O link que tinhas postado, ja estava na zona de tutoriais.

http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=892

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
lowprofile
Colocada: Ter Dec 27, 2005 12:23 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 15 Dec 2005 Mensagens: 52 Local/Origem: Lisboa
Acho este tema bastante interessante e muito importante para a área de visualização arquitectónica.
Tenho-me deparado com estas questões ao longo do meu trabalho e tenho algumas ideias sobre o assunto mas ainda não as "solidifiquei".

Esta questão surgiu num caso prático num post meu no WIP 3D:
http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=1205&start=18

lowprofile escreveu:


Quanto à light range os nossos olhos são o que melhor consegue equilibrar essas diferenças de luz.

Ainda hoje na empresa estivemos a fazer um trabalho de fotografia de interiores para uma imobiliária - dá excelente material de estudo para iluminação em 3D!!! Wink
Utilizámos uma máquina digital Nikon D2X com lentes de camera reflex. É um modelo profissional utilizado por exemplo em fotojornalismo.
E a gama de intensidades de luz que esta câmara topo de gama consegue captar não se compara em nada aos nossos olhos...
Ao olharmos para o local consegue-se ver tudo equilibrado, depois de tirarmos as fotos já não é o mesmo - tem que se decidir sempre onde fazer a exposição. Isto passa-se sobretudo em locais com contra-luz.

Quando as máquinas começarem a tirar fotos HDRI então a história vai ser outra. Mas em que tipo de suporte é que poderemos ver toda esta resolução de luz?! Shocked
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
lowprofile
Colocada: Ter Dec 27, 2005 12:55 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 15 Dec 2005 Mensagens: 52 Local/Origem: Lisboa
Mais algumas considerações sobre o assunto, tomando como exemplo o trabalho que referi no post anterior e a seguinte imagem:
http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=1205&start=19

Quando iluminamos uma cena em 3D acho que temos dois caminhos a seguir:

1 - tentar simular uma iluminação "real" que está a ser captada por uma câmara
- aparecem presentes as limitações de captação de luz de uma câmara
- imagem bem contrastada com zonas bastante claras (quase estoirada) onde incide a luz directa e zonas bastante escuras onde só existe luz indirecta muito ténue

2 - tentar simular uma iluminação "ideal" da forma como é captada pelos nossos olhos e descodificada pelo nosso cérebro
- a luz é mais equilibrada entre as várias zonas, mais e menos iluminadas
- a imagem pode sofrer de um pouco falta de contraste por se tentar equilibrar tanto as duas zonas mas tudo está mais iluminado

Muitas vezes tento fazer um equilíbrio entre estas duas abordagens, pendendo de forma geral para a primeira, pois parece-me mais "real", ou pelo menos mais "fotográfica".
Os clientes, pelo contrário, de forma geral tendem a preferir a segunda abordagem.
No caso do trabalho que referi tentei utilizar a primeira abordagem.

A forma ideal de compreendermos a primeira abordagem é pegarmos numa máquina digital e tirarmos fotos em situações extremas (um bom exemplo é um interior iluminado apenas por luz exterior) e vermos o resultado que temos conforme o sítio onde fazemos a exposição (leitura de luz da máquina).


Gostava de saber a vossa opinião e a vossa experiência sobre este assunto!

Abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Ter Dec 27, 2005 8:40 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
epá.. é exactamente isso que disseste, exemplo perfeito lowprofile Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
lowprofile
Colocada: Sáb Dec 31, 2005 12:15 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 15 Dec 2005 Mensagens: 52 Local/Origem: Lisboa
Thanks flash!

Dois anos como formador ajudam-nos a tentar ser mais claros e concisos Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
warrocky
Colocada: Sáb Fev 25, 2006 10:15 pm Responder com Citação
Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 18
hmm.... se não estou errado , o automatic exposure control do max serve para isso. tens lá ainda uma tralha de opções.
Good work

warrocky
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum