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< Iluminação ~ Olho Humano vs Cameras Analógicas e Digitais,etc. |
mpalma |
Colocada: Qui Out 27, 2005 2:12 pm |
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Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Mensagens: 597
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
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Começar o Tema, que eu me questiono sempre,e ainda ninguem quis falar mais aprofundadamente.
A questão é a comparação entre o Olho Humano e as Cameras (ccd´s),
ambos se adaptão á luz,a questão é definir o que está mais correcto.
A meu ver é o Olho Humano quem está mais correcto!pois então será este quem dis o que está correcto ou não,de pessoa pra pessoa temos difrenças de captação da luz e cor emitida pelos matériais,os olhos adaptam -se de modo a receber a luz suficiente ,dependendo da situação em que a pessoa está a observar.
um teste é estar numa zona escura com muito pouca luz e rápidamente mudar pra um lugar onde exista muita luz,nós sentimos a difrença entre
estas scenes,é gradual a adaptação dai ninguem ligar muito ao que eu tenho dito!
Pois proponho um debate sobre o mesmo,e procurar um intermédio
entre estar numa zona escura e passar pra uma zona clara,se isto for em animação pois pode se simular a adaptação dos olhos,mas no caso de termos uma imagem em que existe ambas situações teria que existir uma
suavização,para equilibrar a adaptação do olho.
e penso ter dito td,pode tar um bocado mal explicado.
alguem que fale um pouco neste assunto,julgo ser de grande importancia,
para a qualidade das imagens obtidas por CGI.
é td fkm bm ppl
cya later all [] |
Editado pela última vez por mpalma em Qui Ago 30, 2007 6:33 am, num total de 2 vezes |
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Kameleon |
Colocada: Qui Out 27, 2005 3:08 pm |
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Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Mensagens: 1108
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
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Na minha opinião nenhum está errado, são apenas formas diferentes de interpretar a realidade. O exemplo que deste da adaptação de uma zona escura para uma muito clara.... posso-te dar um exemplo de uma camera ke faz isso, eu no outro dia estava a gravar uma cena com o meu telemovel dentro do prédio e de repente sai para a rua onde estava um sol radiante, a imagem ficou completamente ofuscada e foi-se adaptando lentamente a exposição... que é o ke acontece com o olho humano, obvio ke em fotografia nao notas essa transição e em filme com boas cameras podes compensar isso de forma a que nem se note a transição... mas em CG tambem o podes fazer, em vray por exemplo, podes animar os settings do colour mapping de forma a conseguires fazer uma transição de interior para exterior ou vice-versa... nao é facil, mas é possivel.
Outra questão que eu tropecei no outro dia foi na criação de uma camera que simulasse o olho humano... teria pouco sentido ou entao os resultados nao seriam muito praticos, pois apesar de termos uma vista periferica de 180 graus, na realidade a nossa atenção está sempre focada ao nivel de uma camera de 50 mm, desfocando o que está a volta... obvio ke nao nos apercebemos disso, pq o nosso cerebro faz essa gestão muito bem, mas em termos de CG como disse isso não seria muito pratico de simular... para isso basta usar uma camera de 50mm et voilá. Bom topico, abraços. |
_________________ .artur leao.
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mpalma |
Colocada: Qui Out 27, 2005 3:56 pm |
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Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Mensagens: 597
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
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Hi,se for possivel encontra uma situação de dia,em que apanhes zonas escuras e claras ao mesmo tempo,vais ver que os teus olhos conseguem
ter um equilibrio entre as duas zonas de intencidades difrentes de luz.
essa questão de simular o desfocar do Olho Humano,pode ser intrepetado como um Efeito Especial Óptico de uma camera num soft 3d,sendo utilizado na criação de uma imagem ou sequencia de imagens,daria ao espectador a ideia de um InYourFace,penso que isto
podera estar aplicado no novo Filme sobre um jogo InYourFace,ou tambem poderia causar o desconhecido,e isso depende da intrepetação de cada pessoa.
[] cya later |
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Kameleon |
Colocada: Qui Out 27, 2005 4:11 pm |
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Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Mensagens: 1108
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
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Concordo, mas só tens o equilibrio entre essas duas zonas diferentes de luz pq o teu cerebro gere essa informação muito rapidamente porque tu na realidade só estás a focar um ponto... digo eu |
_________________ .artur leao.
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Kazuya Mochu |
Colocada: Qui Out 27, 2005 4:18 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Mensagens: 463
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
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se colocares uma maquina em exposição automatisada ela também consegue abrir e fechar o diafragma para se adaptar à quantidade de luz que a rodeia. |
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mpalma |
Colocada: Qui Out 27, 2005 4:26 pm |
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Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Mensagens: 597
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
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sim , neste caso que mencionei podes até nem estar a focar nada com os olhos!
a questão das maquinas fotograficas,tambem está correcto. |
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Kazuya Mochu |
Colocada: Qui Out 27, 2005 5:20 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Mensagens: 463
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
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nao sei se chegaste a ter algumas aulas ou assim, de fotografia, mas por acaso tive uma cadeira de fotografia, e o prof mostrou uma cena que era a perfeita analogia do olho humano à maquina fotografica :
lente = cristalino
diafragma = iris
Pelicula= retina
só nas digitais é que incluimos o cerebro |
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mpalma |
Colocada: Qui Out 27, 2005 5:32 pm |
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Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Mensagens: 597
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
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Nop,intressante, tem a sua lógica.
obrigado pela explicação
cya later |
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Kameleon |
Colocada: Qui Out 27, 2005 6:20 pm |
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Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Mensagens: 1108
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
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No forum do Vray tem um topico similar e uma das explicações que lá dao relativamente ao focus da nossa visão é que o olho humano é composto por varios cones que actuam como lentes e que existem em todo o olho, mas com uma maior concentraçao na zona da retina, logo, kuando estamos a focar algo (mesmo ke nós nao nos apercebamos disso) o resto aparece desfocado, o exemplo ke dão é tentar ler uma frase focando apenas uma palavra da frase e conseguir ler as outras sem desviar a atençao dessa mesma palavra. Abreices! |
_________________ .artur leao.
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mpalma |
Colocada: Qua Dec 07, 2005 10:02 am |
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Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Mensagens: 597
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
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Hi ppl ,vou fazer os possiveis,para meter aqui fotos e alguns links sobre este assunto.
cya later all
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mpalma |
Colocada: Ter Dec 20, 2005 4:28 pm |
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Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Mensagens: 597
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
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Boas, um Feliz Natal e Ano Novo pra todos os Utilizadores do Dimensao3.com.
aki encontra-se um link relacionado com Luz e 3D.
http://www.itchy-animation.co.uk/
cya later all |
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Kameleon |
Colocada: Ter Dec 20, 2005 4:38 pm |
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Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Mensagens: 1108
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
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lowprofile |
Colocada: Ter Dec 27, 2005 12:23 pm |
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Primeiros passos
Registo: 15 Dec 2005
Mensagens: 52
Local/Origem: Lisboa
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Acho este tema bastante interessante e muito importante para a área de visualização arquitectónica.
Tenho-me deparado com estas questões ao longo do meu trabalho e tenho algumas ideias sobre o assunto mas ainda não as "solidifiquei".
Esta questão surgiu num caso prático num post meu no WIP 3D:
http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=1205&start=18
lowprofile escreveu:
Quanto à light range os nossos olhos são o que melhor consegue equilibrar essas diferenças de luz.
Ainda hoje na empresa estivemos a fazer um trabalho de fotografia de interiores para uma imobiliária - dá excelente material de estudo para iluminação em 3D!!!
Utilizámos uma máquina digital Nikon D2X com lentes de camera reflex. É um modelo profissional utilizado por exemplo em fotojornalismo.
E a gama de intensidades de luz que esta câmara topo de gama consegue captar não se compara em nada aos nossos olhos...
Ao olharmos para o local consegue-se ver tudo equilibrado, depois de tirarmos as fotos já não é o mesmo - tem que se decidir sempre onde fazer a exposição. Isto passa-se sobretudo em locais com contra-luz.
Quando as máquinas começarem a tirar fotos HDRI então a história vai ser outra. Mas em que tipo de suporte é que poderemos ver toda esta resolução de luz?!
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lowprofile |
Colocada: Ter Dec 27, 2005 12:55 pm |
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Primeiros passos
Registo: 15 Dec 2005
Mensagens: 52
Local/Origem: Lisboa
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Mais algumas considerações sobre o assunto, tomando como exemplo o trabalho que referi no post anterior e a seguinte imagem:
http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=1205&start=19
Quando iluminamos uma cena em 3D acho que temos dois caminhos a seguir:
1 - tentar simular uma iluminação "real" que está a ser captada por uma câmara
- aparecem presentes as limitações de captação de luz de uma câmara
- imagem bem contrastada com zonas bastante claras (quase estoirada) onde incide a luz directa e zonas bastante escuras onde só existe luz indirecta muito ténue
2 - tentar simular uma iluminação "ideal" da forma como é captada pelos nossos olhos e descodificada pelo nosso cérebro
- a luz é mais equilibrada entre as várias zonas, mais e menos iluminadas
- a imagem pode sofrer de um pouco falta de contraste por se tentar equilibrar tanto as duas zonas mas tudo está mais iluminado
Muitas vezes tento fazer um equilíbrio entre estas duas abordagens, pendendo de forma geral para a primeira, pois parece-me mais "real", ou pelo menos mais "fotográfica".
Os clientes, pelo contrário, de forma geral tendem a preferir a segunda abordagem.
No caso do trabalho que referi tentei utilizar a primeira abordagem.
A forma ideal de compreendermos a primeira abordagem é pegarmos numa máquina digital e tirarmos fotos em situações extremas (um bom exemplo é um interior iluminado apenas por luz exterior) e vermos o resultado que temos conforme o sítio onde fazemos a exposição (leitura de luz da máquina).
Gostava de saber a vossa opinião e a vossa experiência sobre este assunto!
Abraço |
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flash |
Colocada: Ter Dec 27, 2005 8:40 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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epá.. é exactamente isso que disseste, exemplo perfeito lowprofile |
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lowprofile |
Colocada: Sáb Dec 31, 2005 12:15 am |
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Primeiros passos
Registo: 15 Dec 2005
Mensagens: 52
Local/Origem: Lisboa
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Thanks flash!
Dois anos como formador ajudam-nos a tentar ser mais claros e concisos |
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warrocky |
Colocada: Sáb Fev 25, 2006 10:15 pm |
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Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 18
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hmm.... se não estou errado , o automatic exposure control do max serve para isso. tens lá ainda uma tralha de opções.
Good work
warrocky |
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