Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Blender Conference 2005

rcas
Colocada: Ter Out 25, 2005 10:40 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Bem, agora que tudo já está mais calmito e que já tenho algum tempo para escrever aqui vai a minha ida à Conferência do Blender 3D em Amsterdão.

Já havia ido o ano passado (sozinho) para apresentar uma solução inovador para ensinar pessoas a trabalhar com o Blender. Foi muito bom porque conheci muita gente, desde programadores do programa aos melhores artistas, todos me ajudaram e tudo correu muito bem, foi um excelente fim de semana grande. Aprendi mais nesses 3 dias que sozinho em 3 meses.

Ora, este ano como não podia deixar de ser, já fui mais bem preparado, um ano passado e claro está muito mais conhecimentos e técnica.
Desta vez não fui sozinho, o meu primo quis ir tambem (para passear) e o meu instrutor da the.edge, o Miguel Sá Gomes tambem achou que era uma boa oportunidade para ficar a conhecer o programa e ver a concorrência, já que ele é um Max user, o qual não ficou desiludido com o que viu.

Ora tá-se mesmo a ver, 3 marmanjos, Amsterdão e uma Conferência de 3 dias, não se podia querer mais Laughing . Fomos na Quinta-feira a seguir ao almoço e quando era umas 19h30m já estavamos no hotel, fiando que iamos ter WiFI para ir à net deparamo-nos com um preço de 5Eur por cada 30 minutos, que abuso !!! Como iamos ter net na Conferência não stressamos com isso.

Préviamente marquei um Jantar para o dia antes da Conferência para o pessoal que lá estivesse se juntar e curtir uma beca antes dos 3 dias de "alvoroço". Três deles não conseguiram aparecer, mas outros 3 apareceram que voltaram a igualar a conta. Marquei o jantar num Restaurante português perto da zona onde é a Conferência e todos gostaram do sitio, por acaso foi muito bom, todos os Empregados e o dono eram Portugueses o que deu um ar de casa, nesse momento algo longe.
Nada de borgas para mim nessa noite, já que no outro dia tinha a primeira das três apresentações que ia realizar no decurso da Conferência. Já o meu primo e o Miguel foram conhecer o infâme Red Light District, como eles disseram "não posso morrer estúpido", hehe.

Dia 1 da Conferência
Dormi umas 4 horas pois à última da hora decidi alterar a apresentação, o costume, não tava como eu queria. E lá vou eu para a Conferência hora e meia antes de começar pois era a primeira apresentação em sintonia com outra apresentação na Sala principal, ia mais ou menos com esta expressão Shocked .
Chego lá e reconheço logo grande parte das pessoas do ano anterior, momento interessante onde se perde meia hora a falar da vida. Despacho a conversa para mais tarde e subo para a sala onde vai ser a apresentação e monto o estamine, mas não vejo projector.
A pessoa que me vem montar o projector pertence à Orange Team (do Orange Movie) e não dormiu quase nada na noite anterior, logo vai chegar tarde. Preocupado pois é a única coisa que não pude testar, já que o Linux nisso não é linear ....
Chega o rapaz em cima da hora monta o projector e voilá, nada de imagem do meu portátil, faço umas alterações na configuração e tal, mas ele teima em não dar, solução vir um Mac Powerbook para substituir o pc, liga-se e funciona logo.
Lá se perde mais algum tempo com instalação do Blender e passagem dos dados, conversões dos ppts, 20 minutos depois lá começo a sessão.

A sessão era mais concretamente uma Workshop de "Box Modeling" onde ensino a modelar uma cabeça (de um preso) com o Blender.
A sessão corre bem e todos ficam emocionados com o que viram, foi bastante positivo o feedback e até me propuseram para ir à Austria ensinar a trabalhar com o Blender, mas actualmente comprei casa e tenho de tratar das papeladas, por isso de momento fico por cá.
O que mais me tocou foi ter o Andy (um dos melhores artistas do Blender) a dizer que aprendeu bastante comigo durante a Workshop e que tinha sido muito bom, isto emocionou-me bastante pois no ano anterior tinha sido ele a ensinar-me a mexer melhor com o Blender.
(Voltando ao preso, uso o site de uma prisão nos EUA onde se tem muitas reference pictures, podem ver aqui)

Desço ao primeiro andar, como uma Sandocha e volto para cima para a minha segunda sessão, onde vou continuar o assunto começado no ano anterior à volta de Educação e o Blender, desta vez parece que existe mais incentivo por parte da fundação do Blender e bastante mais gente interessada em levar a ideia a bom porto. Parece que o esforço e dedicação sempre compensaram.
Termina a sessão e volto cá abaixo para mais uma sandocha e conversar com o pessoal.

Volto para o segundo andar e vejo que duas das Workstations da Orange Team já estam montadas e ninguem as está a usar, e claro está, quem não ia aproveitar a ocasião para usar um AMD Dual Core 4400+ com uma NVidia 6800 GT e um monitor Samsung de 24" !!!! Lá vou eu brincar com o Blender nesta máquina poderosa.
Começo a fazer uma cabeça de um Demónio e quando dou conta tenho aí umas 20 pessoas atrás de mim a ver-me a modelar, neste momento o Andy vira-se para mim e diz "este ano é a tua vez", isto porque no ano anterior era ele numa workstation a modelar e eu e mais uns 20 atrás dele a ver. Giro como as coisas mudam Smile .
Chega a hora do Art Festival onde vimos as animações nomeadas para os Awards e temos o privilégio de ver em primeira mão o Teaser Trailer do Orange Movie, o momento onde mais silencio se fez durante toda a Conferência.
O resto do dia é sandochas, falar com o pessoal e à noite vaguear por Amsterdam e deitar que no outro dia tenho outra apresentação.

Dia 2 da Conferência
Novamente durmo apenas 4 horitas, borga é o que dá.
Vou já mesmo em cima da hora para ver a primeira apresentação, que me interessava bastante, Renderman para o Blender. Tive sorte pois houve um pequeno atraso e chego mesmo quando está a começar. Foi uma apresentação interessante e várias pessoas mostraram interesse em integrar suporte para o Renderman no Blender, talvez daqui a 6 meses se tenha a primeira versão já com suporte.

Mais umas sandochas e lá vou eu para a minha última sessão, desta na sala principal, o tópico é "Gestão efectiva de projectos Open Source" nomeadamente, gestão do desenvolvimento do Blender. Proponho as minhas ideias, mostro uns sites e é hora de feedback dos "espectadores".
Talvez tenha sido a sessão mais positiva que fiz, pois todas as ideias tiveram um feedback positivo por parte da audiência e por parte do CEO da Fundação, com a intenção de aplicar já estas ideias a partir da próxima versão (que sairá em 1 de Nov).

Vejo as sessões por parte da Orange Team a mostrar como é que eles usam o Blender e a mostrar as novas funcionalidades que vão sair na nova versão.
E chega a hora dos Awards, este ano só para animação, sabe-s quem são os vencedores, momento deveras emocionante. E pronto, conversa para aqui e para ali e é hora da janta, jantar da Conferência num Chinês/Japonês ali ao lado.
Entra o pessoal e fico numa mesa porreira, um dos que está na mesa trabalha para a Red Hat desde o inicio da Red Hat, é dos poucos que tem o chapéu original da Red Hat, quem iria adivinhar que eu iria conhecer pessoas tão importantes !!!
Duas da matina e vou eu para o Hotel, conversa para aqui, conversa para ali ....

Dia 3 da Conferência
Durmo novamente 4 horitas, hehe começa a virar rotina ....
Vou a correr para a Conferência pois já estou atrasado (novamente) e quero ver a primeira apresentação, uma equipa francesa que fez um filme onde todos os efeitos especiais foram feitos no Blender e renderizados no Pixie (Render compativel com Renderman). Finalmente chego e tinham acabado de começar fazia 5 minutos, fixe.
Realmente os efeitos especiais estavam à altura de qualquer outra suite 3D, claro que eles adicionaram mais uns plugins ao Blender, mas maior parte do trabalho foi feito com o que a versão oficial disponibiliza. Muito bom.

O resto do dia é fazer 3D, experiências para aqui e para acolá, ajudar pessoal, pedir conselhos aos mais habitué no Blender e termina a Conferência, com um balanço deveras positivo.
Vai o pessoal todo para a borga onde tenho oportunidade de ficar junto à Orange Team, onde faço todo o tipo de perguntas para enriquecer o meu "saber", já que eles são do melhor que se tem a trabalhar no Blender.

Despedidas de até para o ano e o pessoal vê-se na Net, com uma ligeira tristeza de já ter chegado ao fim.

E claro, última noite, borga valente.

Acordo com uma grande ressaca (nem por isso hhehehe), já quase na hora de fazer o checkout do hotel, banhoca e tal, ensacar novamente as tralhas e vimos os três para baixo. Como o voo é só às 19h00m temos tempo ainda de prendinhas.
Prendas e tal, passear, umas fotos e de volta ao aeroporto, 3 horas depois estamos de volta à "terra dos pobres", onde estamos mais 30 minutos à espera das malas, seca do costume, e de volta a casa.

Aqui ficaram com o que foi, resumidamente, pois se fosse contar tudo então .....

rcas
Colocada: Ter Out 25, 2005 10:56 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Já agora, umas fotos e uns movies, cuidade ainda não tive tempo de meter uma galeria no website, por isso é 2MB cada foto !!!

http://ruicampos.com/fl_tmp/bc2005/

Kameleon
Colocada: Ter Out 25, 2005 11:38 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas! Muito obrigado por partilhares isto connosco, sem duvida sabe bem ver mais um portugues a vingar fora do rectangulo! Só um pequeno aparte, se tiveres oportunidade de por as imagens mais pequenas... o zé povinho agradecia Razz Abraços e obrigado mais uma vez! Smile

rcas
Colocada: Qua Out 26, 2005 12:02 am Responder com Citação
Kameleon escreveu:
Boas! Muito obrigado por partilhares isto connosco, sem duvida sabe bem ver mais um portugues a vingar fora do rectangulo! Só um pequeno aparte, se tiveres oportunidade de por as imagens mais pequenas... o zé povinho agradecia Razz Abraços e obrigado mais uma vez! Smile

Isto é directo da máquina fotográfica, não mexi, tou a actualizar o meu website e só quando tiver pronto é que lá vou meter uma galeria Smile .
Isto é só mesmo para os mais curiosos, os outros vão ter de esperar ....

E não tens nada de agradecer, estamos aqui é para partilhar as coisas uns com os outros.

xmax
Colocada: Sex Out 28, 2005 12:48 pm Responder com Citação
Registo: 25 Out 2005 Mensagens: 3
É tudo mentira, que eu estava lá e vi Very Happy LOL

Ele andou foi na borga, qual blender qual quê... ... LOL

Estou a brincar Wink

Curti muito o teu texto, fez-me ficar com saudades.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Sex Out 28, 2005 12:55 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
xmax escreveu:

Estou a brincar Wink

smp ouvi dizer q a brincar, a brincar se dizem as verdades Razz
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Sex Out 28, 2005 2:19 pm Responder com Citação
muddymind escreveu:
xmax escreveu:

Estou a brincar Wink

smp ouvi dizer q a brincar, a brincar se dizem as verdades Razz

LOL

xmax, não me faças puxar pela lingua, hehehehee .....

xmax
Colocada: Sáb Out 29, 2005 1:29 am Responder com Citação
OK! OK!

É mentira... Eu estava a brincar, se houve alguem que se portou mal... N foi o Rcas.

Para dizer a verdade, até se portou bem demais, nem sei como é que foi capaz... ... LOL

E mais n digo Wink LOL

Abraço

Rcas
[HP]
Colocada: Sáb Out 29, 2005 10:21 am Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
lolol... cheiram-me a... snif... snif... mulheres??? Rolling Eyes

Anyways, curti o texto, talvez daqui a uns aninhos quando for rico e famoso tenha guita pa ir a este conferencia tb! Razz

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
muddymind
Colocada: Sáb Out 29, 2005 10:29 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
btw... welcome to the forum xmax Wink deves ser o primo dele não??
rcas
Colocada: Sáb Out 29, 2005 12:01 pm Responder com Citação
muddymind escreveu:
OK! OK!

É mentira... Eu estava a brincar, se houve alguem que se portou mal... N foi o Rcas.

Para dizer a verdade, até se portou bem demais, nem sei como é que foi capaz... ... LOL

E mais n digo Wink LOL

Abraço

Razz , sabes que uma boa dose de chantagem ....
Vê se arranjas mas é as fotos que tiras-te.

muddymind escreveu:
btw... welcome to the forum xmax Wink deves ser o primo dele não??

O que posso dizer é que não é o meu primo ....

xmax
Colocada: Sáb Out 29, 2005 12:13 pm Responder com Citação
N por acaso sou mesmo o instrutor de max Wink LOL

Muito obrigado pelas boas vindas. Estive à procura da zona para as apresentações mas n encontrei. Acho que n existe neste forum.

Desculpem ter entrado assim, mas n sabia onde me apresentar...

Cumps a todos
rcas
Colocada: Sáb Out 29, 2005 12:22 pm Responder com Citação
xmax escreveu:

Muito obrigado pelas boas vindas. Estive à procura da zona para as apresentações mas n encontrei. Acho que n existe neste forum.

Cumps a todos

Olha quem é ele, acusou-se logo Very Happy .

muddymind
Colocada: Sáb Out 29, 2005 12:48 pm Responder com Citação
xmax escreveu:

Cumps a todos

lolol...cada um apresenta-se onde kiser Wink btw, posta uns trabalhitos teus...
rcas
Colocada: Seg Nov 07, 2005 11:21 am Responder com Citação
Já agora, deêm uma vista de olhos no videos submetidos nos Suzanne Awards.

http://www.blender.org/cms/Animation_Festival_200.718.0.html

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens