Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  Ajuda com o blender 3D!!!!

muddymind
Colocada: Seg Out 17, 2005 5:01 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
epá....começei a mexer há pouco tempo com este prog e surgiu-m um grand prob...

apos ter aplicado uma textura a uma mesh q fiz, de ter feito os UV's, agora smp q coloco a viewport para amostrar o objecto texturizado akilo fica tudo preto!!! (sim...a scene tem luzes)

O mais engraçado é q akilo aparece bem no render....

(rcas, podias dar uma ajudita?)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
cc
Colocada: Seg Out 17, 2005 8:29 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
de blender n percebo nada... mas arrisco-me a dizer que a tua placa gráfica a que n está a conseguir renderizar isso em tempo real (para o viewport)

se estiver enganado atirem Cool
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
muddymind
Colocada: Seg Out 17, 2005 9:17 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
hum...duvido q seja isso.... se nao pork é ke consigo ver a textura na janela de editor de UV's? Rolling Eyes (o blender é todo gl por isso aki tbm dava prob se o prob fosse da placa...)

mas thanks anyway Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Ter Out 18, 2005 11:49 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
hum...duvido q seja isso.... se nao pork é ke consigo ver a textura na janela de editor de UV's? Rolling Eyes (o blender é todo gl por isso aki tbm dava prob se o prob fosse da placa...)

mas thanks anyway Wink

Hello Smile .

Diz-me uma coisa, quando fazes render aparece o UV ?

É que para aplicares a textura que está no UV tens de ir à zona dos materiais e activar o TexFace. Depois convêm usares o "DrawType" como Textured, por fim, se não estiver correcto experimenta no "Map Input" para UV, no entanto usa primeiro como Orco e vê como se comporta.

Espero ter ajudado, não via o Fórum à quase uma Semana, tive na Conferência do Blender em Amsterdão, muito fixe mesmo.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
muddymind
Colocada: Qua Out 19, 2005 12:47 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
rcas escreveu:
muddymind escreveu:
hum...duvido q seja isso.... se nao pork é ke consigo ver a textura na janela de editor de UV's? Rolling Eyes (o blender é todo gl por isso aki tbm dava prob se o prob fosse da placa...)

mas thanks anyway Wink

Hello Smile .

Diz-me uma coisa, quando fazes render aparece o UV ?

É que para aplicares a textura que está no UV tens de ir à zona dos materiais e activar o TexFace. Depois convêm usares o "DrawType" como Textured, por fim, se não estiver correcto experimenta no "Map Input" para UV, no entanto usa primeiro como Orco e vê como se comporta.

Espero ter ajudado, não via o Fórum à quase uma Semana, tive na Conferência do Blender em Amsterdão, muito fixe mesmo.


vivas...

bem...em primeiro lugar, como ja tinha dito, kuando faço o render akilo aparece tudo bem Wink ta com o texFace activo e o draw type tbm tá em textured...

Por fim... no map imput akilo ta em UV... mesmo q mude pra Orco akilo apenas faz update no render e nao na viewport....onde continua tudo preto...

agora uma curiosidade... se coloco o drawtype como shaded, akilo ja aparece mas com o mapeamento orco (mesmo tando UV no map input)... mas se coloco novamente em textured akilo fica novamente preto ver imagem anexo
Crying or Very sad



(offtoppic)

ke tipos de eventos há nessas conferencias?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Qua Out 19, 2005 1:03 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
rcas escreveu:
muddymind escreveu:
hum...duvido q seja isso.... se nao pork é ke consigo ver a textura na janela de editor de UV's? Rolling Eyes (o blender é todo gl por isso aki tbm dava prob se o prob fosse da placa...)

mas thanks anyway Wink

Hello Smile .

Diz-me uma coisa, quando fazes render aparece o UV ?

É que para aplicares a textura que está no UV tens de ir à zona dos materiais e activar o TexFace. Depois convêm usares o "DrawType" como Textured, por fim, se não estiver correcto experimenta no "Map Input" para UV, no entanto usa primeiro como Orco e vê como se comporta.

Espero ter ajudado, não via o Fórum à quase uma Semana, tive na Conferência do Blender em Amsterdão, muito fixe mesmo.


vivas...

bem...em primeiro lugar, como ja tinha dito, kuando faço o render akilo aparece tudo bem Wink ta com o texFace activo e o draw type tbm tá em textured...

Por fim... no map imput akilo ta em UV... mesmo q mude pra Orco akilo apenas faz update no render e nao na viewport....onde continua tudo preto...

agora uma curiosidade... se coloco o drawtype como shaded, akilo ja aparece mas com o mapeamento orco (mesmo tando UV no map input)... mas se coloco novamente em textured akilo fica novamente preto ver imagem anexo
Crying or Very sad



(offtoppic)

ke tipos de eventos há nessas conferencias?


Vou testar isso, mas tenho a sensação que tem a ver com a iluminação de alguma forma.
Podes anexar o ficheiro .blend ? É que se for um Bug eu reporto ao Ton directamente para ele ver o que se passa.

Na Conferência houve vários tipos de eventos, como Workshops, demonstrações de trabalhos feitos com o Blender (inclusivé SFX para um filme), sessões sobre Desenvolvimento, Educação, entre outros.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
muddymind
Colocada: Qua Out 19, 2005 1:22 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
boas... zipei pra englobar logo a textura...

btw, reparei q em nenhuma ocasiao consigo ver as texturas na viewport dos meus proj's.... deve ser algo especifico da minha placa grafica..who knows?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Qua Out 19, 2005 1:27 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Podias ter feito pack e a textura ia no ficheiro .blend, não precisavas de zippar, mas não é por aí.

Logo à noite vejo isso e digo-te alguma coisa.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Qua Out 19, 2005 9:20 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Tem a ver com Vertex Colours.

Podes fazer Shift + K para limpar qualquer cor aplicada com o Vertex Paint. Estava pintado a preto, logo não vês nada.

Anexo o ficheiro corrigido, mas acho que o UV não está bem aplicado quando o Draw está em Textured mode, mas já é tarde, vejo isso amanhã.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
muddymind
Colocada: Qua Out 19, 2005 9:39 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
many thankx.... Very Happy

desculpa la o incomodo Confused

btw... tou a adorar o prog... inda agora sakei o max 8 e nem seker vou instala-lo pois kero fazer migração total pra blender Wink é q o blender oferece mais estabilidade, usa mt menos ram, tem ferramentas pra editar as meshes brutais (adorei o knife Very Happy ), sistemas de materiais fixe (o Halo e o ramp sao demais) e mt mais.... Um dia destes vou postar os estudos q tou a fazer aki no forum

so nao encontrei foi as ferramentas tweak das sombras... akilo so da pra ray traced shadows??? como consigo colocalas mais atenuadas???

[]
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Qua Out 19, 2005 9:49 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
many thankx.... Very Happy

No Problem Smile .
muddymind escreveu:
desculpa la o incomodo Confused

Gosto que me ajudem, logo quando posso ajudar faço o mesmo.
muddymind escreveu:
btw... tou a adorar o prog... inda agora sakei o max 8 e nem seker vou instala-lo pois kero fazer migração total pra blender Wink é q o blender oferece mais estabilidade, usa mt menos ram, tem ferramentas pra editar as meshes brutais (adorei o knife Very Happy ), sistemas de materiais fixe (o Halo e o ramp sao demais) e mt mais....

É isto é que eu gosto de ouvir Smile .
muddymind escreveu:
Um dia destes vou postar os estudos q tou a fazer aki no forum

Quero ver isso.
muddymind escreveu:
so nao encontrei foi as ferramentas tweak das sombras... akilo so da pra ray traced shadows??? como consigo colocalas mais atenuadas???
[]

Então é assim, tens Soft Shadows, mas apenas nos Spotlights. Em vez de Ray Shadows usa Buffered Shadows e controla o Soft.

Já pedi para as outras luzes, mas pelo que me disseram não faz muito sentido nas outras, e pelo que li parece que têm razão.

Dá uma olhada.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
muddymind
Colocada: Qua Out 19, 2005 9:53 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
thankx again... tou neste momento a ler o manual Wink

mas agora tbm nao tou com mta paxorra pork acabei de sair d'um teste de sinais e sistemas em q so tive 10,5 Confused

amanha vou ver se vejo isso com mais calma Wink

ja agora... vai haver alguma coferencia de blendes mais pertito??? é q amesterdao nao é logo ali ao lado e tal Razz
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Qua Out 19, 2005 10:00 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
thankx again... tou neste momento a ler o manual Wink

mas agora tbm nao tou com mta paxorra pork acabei de sair d'um teste de sinais e sistemas em q so tive 10,5 Confused

amanha vou ver se vejo isso com mais calma Wink

ja agora... vai haver alguma coferencia de blendes mais pertito??? é q amesterdao nao é logo ali ao lado e tal Razz

Só mesmo se eu não puder ir a Amsterdão, nesse caso faço uma Conferência em Simultâneo em Portugal, algures em Lisboa Smile .

Mas pode-se arranjar um encontro dos utilizadores do Blender Smile .

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
muddymind
Colocada: Qua Out 19, 2005 10:08 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
that would be cool Cool

tens conhecimente se este prog ja ta a ter followers ca em pt? é q eu nunca tinha ouvido falar deste prog até há bem pouco tempo...

[]
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Qua Out 19, 2005 10:18 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
that would be cool Cool

tens conhecimente se este prog ja ta a ter followers ca em pt? é q eu nunca tinha ouvido falar deste prog até há bem pouco tempo...

[]

Tens alguns portugas que usam o Blender, mais ainda são poucos.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum