Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  PORTUGAL E O 3D

abranco
Colocada: Dom Out 09, 2005 4:26 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Jul 2005 Mensagens: 69 Local/Origem: Portugal
Ola Pessoal!

Cansei-me de pensar para comigo mesmo, e decidi partilhar...

O problema de em Portugal nao haver trabalho suficiente para os CGArtists nacionais, esta concerteza na falta de investimento e na dificuldade de encontrarmos trabalho na area.

O que acontece a meu ver, eh que com a fatiga de andarmos ah procura de trabalho, acabamos por aceitar qualquer pequena remuneracao que nos oferecam, pois isso nao esta correcto, embora um salario minimo seja melhor que nada.

O 3D, eh uma arte de topo. As empresas e clientes teem que aceita-lo como um "Ferrari" da arte digital. Clientes esses, que nao requerem qualidade, mas sim baixo preco por projectos, ou empresas que exploram os artistas digitais ate ao tutano, com horarios extremos e remuneracoes minimas.

Pessoal! Como Artistas 3D, temos que nos impor a este dominio de escravatura, ao exigirmos melhores salarios, e nao nos rebaixarmos jamais ao nivel a que ja estamos...completamente explorados.
Eh claro, que nos faz pensar no mercado nacional de qualquer produto:

- Ja autorizamos, ha bastante tempo, os ingleses de fabricarem vinho do Porto.

- Deixamos os espanhois comprarem os nosso bom Tintol, para lhe acrescentarem acucar, e assim venderem ao gosto do estrangeiro, e ainda ficarem com o bom nome, enquanto nos somos reconhecidos por sermos o "Portugal, aquela provincia de Espanha"

- Nao quero falar mais de coisas mas. Smile

Enfim, pessoal....deixei aqui a minha opiniao da situacao do 3D no nosso pais.

Deixo aqui temas para serem discutidos:

- A falta de investimento no 3D, por parte das empresas;
- A falta de boas escola e bons professores
- A mania de continuarmos a exigir que professores, mesmo no ramo artistico, de universidades, tenham uma licenciatura para poderem ensinar, quando a unica coisa que ensinam eh o que aprenderam quando tiraram a licenciatura, pois nao teem experiencia alguma

Obrigado. Vamos para a discussao Smile

Nota: Nao quero, com este texto, de modo algum, generalizar a situacao dos professores, nem insultar alguma empresa portuguesa. Apenas gostaria de ver aqui uma madura discussao, sobre o nosso pais e o futuro do 3D.

Abracos a todos, e beijos pra elas.

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Kazuya Mochu
Colocada: Dom Out 09, 2005 1:13 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
eu acho que isso se prende mais com o estatuto individual do "artista" ou pessoa que vai fazer o trabalho.

na gerenalidade os empregadores ententem a noção de "mais dinheiro = mais qualidade" e "menos dinheiro = coisas mais simples e feitas sem gosto e à pressa"

agora, ninguem vai por na mão de um adolescente valores altos por visualisações 3d, maquetagem digital ou qq outro trabalho.

acho que isto se prende muito com um factor, que é estatuto mesmo.
um arquitecto, que usa autocad, pode cobrar entre 5000 a 7500 euros por um modelo em Autocad de uma vivenda. enquanto um artista freelance, o qual devia até estar a cobrar uma margem de risco e preço de "no strings attached", acaba por cobrar valores bem abaixo por modelação feita em programas mais complexos (mas mais divertidos de usar Smile ) que o autocad.

estamos a falar do Senhor Arquitecto (nao que tenha alguma coisa contra eles) ou dos "putos que fazem uns 3ds"
muito depende da apresentação e atitude.

eu aprendi que se o trabalho nao me interessa, têm que mo pagar caro. se é algo que faço por gosto, até sou capaz de aligeirar o preço.

mas um concelho. dêm um preço e nao o baixem. Se os empregadores quizerem discutir, e acharem que eles têm alguma razão, apenas aumentem o numero de coisas que fazem pelo mesmo dinheiro. Nunca baixem o preço. é uma especie de atitude de "o preço é este, eu sei quanto valho"

de resto, acho mesmo que um freelancer é tido como um "gajo que faz umas coisas" mais do que um profissional que optou ter o seu proprio horario e projectos.

Kaz
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Luís Santos
Colocada: Dom Out 09, 2005 2:42 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 29 Ago 2005 Mensagens: 208
Também seria interessante clarificar porque é que quando existem projectos 3D de grande calibre em Portugal, as empresas tenham que recorrer ao cgtalk para preencher as vagas?

Talvez este tipo de preferência dê uma pista do que eles precisam e do que os artistas cá não oferecem?

Ser autodidacta também funciona, assim não se metem as culpas nos professores Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Dom Out 09, 2005 9:30 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Eu na minha opinião existe uma falta de investimento por parte de empresas, isto porque o mercado português é um mercado cheio de Lobbies, onde já existem empresas a agarrar os projectos todos, nomeadamente na area da Publicidade. Isto afasta potenciais investidores interessados em abrir uma nova empresa na àrea pois olham o futuro como algo incerto tendo em conta os "Tubarões" do mercado.

Quanto a irem buscar pessoas lá fora para fazer trabalhos em Portugal, é mesmo assim, o Português rebaixa-se a qualquer dinheiro, depois quando chega um projecto grande as empresas assumem que quem leva pouco é porque o trabalho é mediocre. Desta forma recorrem ao CGTalk e pagam o justo valor a um criativo estrangeiro.
Isto tambem para não falar que o Português tem a mania que depois de tirar um curso sabe tudo e não tá muito importado em investir tempo e dinheiro em aprender mais, o que leva a que (não estou a tentar ofender ninguem) o nosso "parque" de bons criativos seja minimo. Eu falo por mim, mas quem viu a "O Sonho de uma Noite de S. João" sabe ao que me refiro.

O que faz falta em Portugal é de um mercado 3D mais aberto, com criativos mais activos e que se juntem para partilhar conhecimentos e que não parem no tempo. Precisa-se tambem de professores que gostem do que façam e que estejam actualizados, não é a pedir que o aluno faça um projecto de arquitectura em papel que se promove o futuro dos arquitectos em Portugal (se é que me faço entender).
Seria ainda necessário uma maior aliança entre os criativos deste país para que não se vendessem por tuta e meia, de forma a que se leva o 3D mais a sério em Portugal e que as empresas vejam o que existe cá dentro.

Requer esforço tanto das empresas como dos criativos, coisa que em Portugal não se vê muito.

Apenas a minha opinião, claro está.

fozi
Colocada: Dom Out 09, 2005 11:06 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Ago 2005 Mensagens: 37 Local/Origem: Figueira da Foz, Portugal
Citação:
Quanto a irem buscar pessoas lá fora para fazer trabalhos em Portugal, é mesmo assim, o Português rebaixa-se a qualquer dinheiro, depois quando chega um projecto grande as empresas assumem que quem leva pouco é porque o trabalho é mediocre. Desta forma recorrem ao CGTalk e pagam o justo valor a um criativo estrangeiro.

Eu não concordo com isso. Repara, por exemplo, ao que aconteceu na empresa para onde vou trabalhar:

A meio de 2005 conseguiram finalmente captar a atenção dos investidores para uma área quase inexplorada, a dos videojogos. Não posso falar de números mas posso dizer que o orçamento era limitado para um projecto desta envergadura, logo tiveram de criar uma base uniforme de ordenados para tentarem arranjar um equilíbrio entre quantidade e qualidade de mão de obra.

Foi dito desde o primeiro dia que seria dada prioridade a Portugueses na equipa. Infelizmente acabámos com apenas 3 modeladores portugueses (em 6) a vontade das pessoas que estavam à frente da empresa era de ter uma equipa 100% portuguesa se tal fosse possível. Foi feita publicidade em tudo o que era foruns, incluindo este, o cgtalk, gamedev-pt, etc...

Nesta situação em que todos iriam ganhar o mesmo, independentemente de serem ou não estrangeiros, a conclusão a que chegámos foi que não havia gente suficiente (com talento) a precisar de emprego (pelo menos, para a área de lisboa). Isto pensávamos nós.. mas continuam a aparecer neste fórum, até com alguma regularidade, pessoas com talento, muitas das quais podiam perfeitamente substituir os estrangeiros na empresa.

Esta não pode ser a única empresa a sofrer deste problema. Secalhar o que falta é uma plataforma para promover informação deste género. Por exemplo, uma base de dados com pessoas e empresas a precisar de emprego ou empregados, de modo a facilitar o acesso à informação de ambas as partes. O dimensao3.com podia perfeitamente fornecer um serviço desse género.

Colocada: Seg Out 10, 2005 12:50 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
fozi escreveu:
Citação:

Eu não concordo com isso. Repara, por exemplo, ao que aconteceu na empresa para onde vou trabalhar:

A meio de 2005 conseguiram finalmente captar a atenção dos investidores para uma área quase inexplorada, a dos videojogos. Não posso falar de números mas posso dizer que o orçamento era limitado para um projecto desta envergadura, logo tiveram de criar uma base uniforme de ordenados para tentarem arranjar um equilíbrio entre quantidade e qualidade de mão de obra.

Foi dito desde o primeiro dia que seria dada prioridade a Portugueses na equipa. Infelizmente acabámos com apenas 3 modeladores portugueses (em 6) a vontade das pessoas que estavam à frente da empresa era de ter uma equipa 100% portuguesa se tal fosse possível. Foi feita publicidade em tudo o que era foruns, incluindo este, o cgtalk, gamedev-pt, etc...

Nesta situação em que todos iriam ganhar o mesmo, independentemente de serem ou não estrangeiros, a conclusão a que chegámos foi que não havia gente suficiente (com talento) a precisar de emprego (pelo menos, para a área de lisboa). Isto pensávamos nós.. mas continuam a aparecer neste fórum, até com alguma regularidade, pessoas com talento, muitas das quais podiam perfeitamente substituir os estrangeiros na empresa.

Esta não pode ser a única empresa a sofrer deste problema. Secalhar o que falta é uma plataforma para promover informação deste género. Por exemplo, uma base de dados com pessoas e empresas a precisar de emprego ou empregados, de modo a facilitar o acesso à informação de ambas as partes. O dimensao3.com podia perfeitamente fornecer um serviço desse género.

Sim, tambem tens razão no que dizes, mas o que disse tambem acontece bastante em Portugal.
E tambem dependia do ordenado e condições que estavam a oferecer para esse projecto, sabes que em Portugal o Freelance / Projecto de curto tempo ainda fazem muita gente torcer o nariz.
Do género, eu sou programador e faço 3D freelance, e quando fui ao Banco pedir empréstimo para comprar casa, para eles Freelance não existia no vocabulário, não fosse eu estar efectivo na outra empresa, tava com problemas, é pena mas é assim em Portugal.

Quanto ao que referiste realmente falta uma plataforma com mais divulgação, no meio artistico. O Dimensão3 realmente podia oferecer um serviço desses, não é complicado construir um portal com tais serviços.
Talvez se devesse criar uma thread à parte para discutir isso mais em pormenor ?

fozi
Colocada: Seg Out 10, 2005 4:24 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Ago 2005 Mensagens: 37 Local/Origem: Figueira da Foz, Portugal
Citação:
E tambem dependia do ordenado e condições que estavam a oferecer para esse projecto, sabes que em Portugal o Freelance / Projecto de curto tempo ainda fazem muita gente torcer o nariz.

Penso que não era o caso. O projecto era (e é) para mais de um ano e com grandes possibilidades de continuação, já para não falar no aumento considerável do ordenado ao fim do primeiro ano.

Citação:
Do género, eu sou programador e faço 3D freelance, e quando fui ao Banco pedir empréstimo para comprar casa, para eles Freelance não existia no vocabulário, não fosse eu estar efectivo na outra empresa, tava com problemas, é pena mas é assim em Portugal.

Pois.. essas situações são complicadas.

Citação:
Quanto ao que referiste realmente falta uma plataforma com mais divulgação, no meio artistico. O Dimensão3 realmente podia oferecer um serviço desses, não é complicado construir um portal com tais serviços.
Talvez se devesse criar uma thread à parte para discutir isso mais em pormenor ?

Secalhar era uma boa ideia criar uma thread sobre esse assunto no topico "Sugestões". O mais difícil penso que é arranjar alguem disposto a desenvolver um sistema desse tipo.

Colocada: Seg Out 10, 2005 4:27 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
A zona do C.V. Empresarial existe exactamente com esse proposito... só falta o pessoal aderir Smile

rcas
Colocada: Seg Out 10, 2005 4:43 pm Responder com Citação
Kameleon escreveu:
A zona do C.V. Empresarial existe exactamente com esse proposito... só falta o pessoal aderir Smile

Não que uma thread num Fórum não seja bom, mas um sistema especifico seria melhor.

Eu até fazia uma coisa dessas, mas já estou a dar muito para a Comunidade (Tuga 3D, Blender, aplicação de gestão de produções 3D) e preciso de pagar as contas ao fim do mês Smile .

Alguem quer patrocinar isso, com algum dinheirito ?
Se assim for posso fazer isso.

Kameleon
Colocada: Seg Out 10, 2005 7:42 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Deixa estar, alguma coisa se ha-de arranjar Wink

fozi
Colocada: Seg Out 10, 2005 8:20 pm Responder com Citação
O Mário Leite do gamedev-pt.net ficou de fazer um sistema do género mas exclusivamente para gamedev, pode ser que depois disponibilize.

Colocada: Seg Out 10, 2005 8:43 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
Ya, quem sabe....
Eu falo com ele quando o vir no MSN ou mesmo em pessoa, sou capaz de tar com ele em breve.

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens