|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Projecto Tuga 3D |
rcas |
Colocada: Seg Nov 21, 2005 12:52 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Boas
VirtualFM escreveu:
Mesmo assim quero reiterar algumas coisas:
-em relação a questão de ter uma história interessante, personagens apelativas, etc é tudo muito importante... mas mais importante ainda é a forma como se conta, o que implica ritmo de acção, uma realização decente, edição, etc .......... Claro que quem animou a câmara não passou 8 horas por dia a fazer isso durante 3 meses, mas demorou o seu tempo!
Não conta apenas o individual, mas o conjunto, acho que todos estão de acordo com isso.
Um dos elementos da equipa é um Produtor, é sócio de uma Produtora e percebe bastante disso, ele vai ajudar na produção. Irá ser feita uma workshop por ele para que a equipa tenha as noções básicas de cameras, acção, termos técnicos, entre outros.
Ele vai ser quem irá trabalhar mais directamente com os ritmos da acção e as animações da camera, estou confiante que ele fará um bom trabalho.
Já agora, antes de se entrar em Pré-Produção vai haver uma fase de desenvolvimento da história e ao mesmo tempo com algumas workshops para dar conhecimentos equivalentes a todos os elementos da equipa, workshops desde produção, iluminação a modelação e animação.
Tou a tentar ter algumas pessoas que conheço (não portuguesas) a dar a workshop de animação, mas por enquanto não posso entrar em detalhes.
VirtualFM escreveu:
-em relação ao "quem tem menos experiência pode animar apenas as poses gerais", bom, o Nightwalker já disse muito sobre isso mas acho que não faz mal frisar: ......... Isso seria proveitoso porque além de tornar o shot mais interessante com algum movimento em background, o animador vai aprendendo e treinando o seu estilo, o seu timing.
Sim, concordo, daí as workshops e ter alargado ligeiramente o timming da produção. Animação pelo que percebi não é uma àrea muito explorada em Portugal, daí tentar fornecer aos elementos da equipa o máximo de conhecimentos de forma a que se possa fazer uma coisa com qualidade.
VirtualFM escreveu:
Quanto ao pessimismo generalizado dos mais experientes, é fácil de explicar! Nós, os velhotes, já passámos por muitas experiências similares! Não posso falar pelos outros, mas posso falar por mim. Eu comecei a fazer animação em 1994 (1990 se contarmos com umas bolas a andar sobre um chão a............ Bela utopia, pois era, pois depois era o facto de um gajo chegar a casa cansado e falhar no seu deadline, era o facto de haver desavenças e mal-entendidos em emails, mailing lists e salas de chat, era o facto da pessoa X falhar a sua tarefa o que impedia que a pessoa Y podesse fazer alguma coisa, e quando finalmente tinha material para tabalhar nessa altura estava atolada de trabalho e por isso não poderia cumprir, etc
Eu percebo isso e concordo que muitos projectos desses falharam e sei as implicações que se tem quando se está a fazer as coisas em Part-Time.
Vai haver uma estrutura um pouco rígida no decorrer do projecto, não vou entrar em detalhes, mas será feita de forma a que quem não puder a determinada altura do projecto trabalhar nele será retirado do projecto, poderá ser definitivamente ou por tempo definido, mas se não pode participar terá de notificar isso e será excluído do projecto, abrindo uma vaga para o mesmo. Claro que isso irá ter algumas consequências, pois não quero ter gente a querer participar no projecto só para ter as workshops.
VirtualFM escreveu:
Colaborei nalguns desses projectos, confesso que pouco fiz... Aliás, muito pouca gente fez alguma coisa, ....... Depois tb aconteceu haver disparidade de horários, tipo
A-"Ah, agora estou livre, posso trabalhar nisso a full-time"
B-"Pois, mas agora apareceu-me um trabalho importante e não consigo mexer nisso que tou todo roto a trabalhar até Às tantas todos os dias"
(passa-se um mês)
A-"Pá, tou há um mês a trabalhar nisto e tu ainda não fizeste a ponta de um corno!"
B-"Disse-te que estava ocupado! Tenho de pagar a conta da Net e da EDP! Mas daqui a uma semana já posso"
A-"Não podes nada que tou farto disto e agora não me apetece fazer mais nada"
...
Porque se encalha sempre nisto: alguém vai ter falta de dinheiro e perguntar-se porque raio é que se há-de tar a chatear a dar o coirão num projecto que não vê a andar pra frente (demora sempre muito tempo) e porque é que não há-de estar a trabalhar numa coisa para ele próprio!
Vai haver algumas métricas, quem não fizer nada será excluido da produção, com as eventuais consequências nas quais não quero entrar em detalhe.
Quanto a fazer uma coisa dele próprio, acho muito bem que cada um faça isso. Mas isso não implica nada relativamente a este projecto.
Num projecto deste tipo o que se quer é aprender uns com os outros e cada um dar um pouco de si. E claro, enquanto que numa situação em que se está a fazer uma coisas para si próprio, uma pessoa percebe mais disto ou daquilo e vai ter de bater com a cabeça na parede para aprender o resto (muitas das vezes sem ajudas de ninguém), num projecto destes alguem percebe mais disto, outros percebem mais daquilo e o projecto cresce mais depressa e com mais qualidade.
No fim todos aprendem coisas novas, quais os problemas inerentes a uma produção deste tipo e qual a melhor forma de se resolver as coisas. Os mais experientes melhoram as suas capacidades de decisão e ganham mais alguns conhecimentos.
VirtualFM escreveu:
E mesmo que as coisas avancem há a questão do software e dos apressadinhos, o que lixa logo o projecto. ........ ou implica uma conversão de objectos/scenes e superar uma nova pipeline de trabalho, o que demora tempo e desmotiva.
Eu percebo e sei o que isso é, já passei por isso.
Por enquanto ainda não vou adiantar nada referente a isto, pois estou à espera de umas respostas.
Mas o que será eventualmente decidido será algo do género, modelação feita em qualquer software (exportado posteriormente), animação feita apenas em apenas um software, software esse que terá de ser a mesma versão para todos os elementos da equipa.
VirtualFM escreveu:
E falando de desmotivação, note-se que se está a falar de um projecto de no mínimo 6 meses, com pessoas a trabalhar "à borla", o que implica ter de ser nos seus tempos livres... ...... precisam de "desperdiçar" 2 horas por dia das suas curtas vidas durante 6 meses (no mínimo) por um projecto do qual tá difícil de se ver o fundo à canastra! Difícl de manter a motivação, não?!
A motivação perde-se por vários motivos, pessoas que não trabalham no projecto, problemas com algumas decisões, não ver progressos.
Mas em grande parte podem ser contornados esse motivos:
- Quem não trabalha sai da produção ou mete "baixa" por tempo definido. Desta elimina-se o ele não faz nada ..... entre outros.
- As decisões são feitas em conjunto e mesmo que numa coisa a decisão seja favorável a uns, na outra decisão seguinte tentar favorecer os outros.
Alem disto, as workshops vão ser faseadas, workshops propostas são:
- Produção
- Desenho de sketches
- Modelação Organica
- Modelação não Organica
- Rigging
- Animação
- Iluminação
- Cameras
Sendo faseadas, a dada altura do projecto será feita uma nova workshop onde os elementos da equipa vão aprender mais umas coisas e ganhar mais algum animo com a produção, de forma a que as coisas ganhem novamente um ritmo maior. Porque todos os projecto tendem a ter pontos altos e baixos, a intenção é reduzir os pontos baixos.
VirtualFM escreveu:
Já para não falar no facto de cada pessoa ter o seu próprio projecto, por isso chega-se ao ponto de se esquecer das boas intenções de se estar a trabalhar em equipa e pensar "porque é que hei-de estar a trabalhar para este gajo quando podia estar a fazer isto mas para a minha ideia?!" Esquecendo-se, claro, que para isso teria de ser um crack em tudo: escritor, realizador, modelador, animador, compositor, iluminador e muito mais dores!
Pois, existem os prós e os contras.
Quem entrar para a equipa terá uma ideia muito clara do que é o projecto e o que se pretende com ele. Faço questão de mostrar o que é um projecto individual e como esse se diferencia de um projecto em grupo, tal como este.
VirtualFM escreveu:
Mas não quero com tudo isto dizer que é impossível! Uma coisa o RCAS tem a seu favor: a comunidade Net agora é diferente. Agora há projectos que vão avante, há o espírito Open Source, há muito mais projectos a serem acabados e a chegar ao fim ....... e aparecem 30 mil tutoriais sobre quase tudo!), enfim, ha muito mais possibilidades de levar a cabo um empreendimento destes.
Impossível não é, trabalhoso sim, mas é tambem uma forma de aprendizagem e enriquecimento pessoal. Além do que poderá trazer mais do que isso se escolhido para Cannes (e a intenção é essa).
E hoje em dia como referiste existe uma melhor forma de comunicação e existe tambem um maior conhecimento, tanto por parte dos individuos como espalhado pela web, o que facilita em parte "formar" a equipa para o projecto.
VirtualFM escreveu:
Em termos de tempo tb é possível. .....
por isso agora é uma questão de manter essas 6 pessoas motivadas durante 6 meses e dá pra fazer Hum... isto para animação tipo série-de-tv (Jimmy Neutron, se elevarmos a fasquia), senão multiplica por 5!
Tentar fazer o melhor no espaço de tempo definido. Terá de ser feita alguma gestão e uns testes para aferir umas métricas de forma a definir quanto tempo cada um poderá gastar em cada "segundo" ou assim, de forma a se poder controlar minimamente os prazos.
Já agora, para a parte de animação tenho entre 8 a 10 meses, com entre 6 a 10 pessoas a trabalhar na animação. Quem souber menos anima as partes secundárias, quem perceber mais as partes principais.
VirtualFM escreveu:
Portanto, impossível não é! Difícil sim, e desejo-vos a melhor das sortes!
Gracias, isso é o que se precisa. |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved