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rcas
Colocada: Seg Nov 21, 2005 12:52 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Boas

VirtualFM escreveu:

Mesmo assim quero reiterar algumas coisas:
-em relação a questão de ter uma história interessante, personagens apelativas, etc é tudo muito importante... mas mais importante ainda é a forma como se conta, o que implica ritmo de acção, uma realização decente, edição, etc .......... Claro que quem animou a câmara não passou 8 horas por dia a fazer isso durante 3 meses, mas demorou o seu tempo!

Não conta apenas o individual, mas o conjunto, acho que todos estão de acordo com isso.
Um dos elementos da equipa é um Produtor, é sócio de uma Produtora e percebe bastante disso, ele vai ajudar na produção. Irá ser feita uma workshop por ele para que a equipa tenha as noções básicas de cameras, acção, termos técnicos, entre outros.
Ele vai ser quem irá trabalhar mais directamente com os ritmos da acção e as animações da camera, estou confiante que ele fará um bom trabalho.

Já agora, antes de se entrar em Pré-Produção vai haver uma fase de desenvolvimento da história e ao mesmo tempo com algumas workshops para dar conhecimentos equivalentes a todos os elementos da equipa, workshops desde produção, iluminação a modelação e animação.
Tou a tentar ter algumas pessoas que conheço (não portuguesas) a dar a workshop de animação, mas por enquanto não posso entrar em detalhes.

VirtualFM escreveu:

-em relação ao "quem tem menos experiência pode animar apenas as poses gerais", bom, o Nightwalker já disse muito sobre isso mas acho que não faz mal frisar: ......... Isso seria proveitoso porque além de tornar o shot mais interessante com algum movimento em background, o animador vai aprendendo e treinando o seu estilo, o seu timing.

Sim, concordo, daí as workshops e ter alargado ligeiramente o timming da produção. Animação pelo que percebi não é uma àrea muito explorada em Portugal, daí tentar fornecer aos elementos da equipa o máximo de conhecimentos de forma a que se possa fazer uma coisa com qualidade.

VirtualFM escreveu:

Quanto ao pessimismo generalizado dos mais experientes, é fácil de explicar! Nós, os velhotes, já passámos por muitas experiências similares! Não posso falar pelos outros, mas posso falar por mim. Eu comecei a fazer animação em 1994 (1990 se contarmos com umas bolas a andar sobre um chão a............ Bela utopia, pois era, pois depois era o facto de um gajo chegar a casa cansado e falhar no seu deadline, era o facto de haver desavenças e mal-entendidos em emails, mailing lists e salas de chat, era o facto da pessoa X falhar a sua tarefa o que impedia que a pessoa Y podesse fazer alguma coisa, e quando finalmente tinha material para tabalhar nessa altura estava atolada de trabalho e por isso não poderia cumprir, etc

Eu percebo isso e concordo que muitos projectos desses falharam e sei as implicações que se tem quando se está a fazer as coisas em Part-Time.
Vai haver uma estrutura um pouco rígida no decorrer do projecto, não vou entrar em detalhes, mas será feita de forma a que quem não puder a determinada altura do projecto trabalhar nele será retirado do projecto, poderá ser definitivamente ou por tempo definido, mas se não pode participar terá de notificar isso e será excluído do projecto, abrindo uma vaga para o mesmo. Claro que isso irá ter algumas consequências, pois não quero ter gente a querer participar no projecto só para ter as workshops.

VirtualFM escreveu:

Colaborei nalguns desses projectos, confesso que pouco fiz... Aliás, muito pouca gente fez alguma coisa, ....... Depois tb aconteceu haver disparidade de horários, tipo

A-"Ah, agora estou livre, posso trabalhar nisso a full-time"
B-"Pois, mas agora apareceu-me um trabalho importante e não consigo mexer nisso que tou todo roto a trabalhar até Às tantas todos os dias"
(passa-se um mês)
A-"Pá, tou há um mês a trabalhar nisto e tu ainda não fizeste a ponta de um corno!"
B-"Disse-te que estava ocupado! Tenho de pagar a conta da Net e da EDP! Mas daqui a uma semana já posso"
A-"Não podes nada que tou farto disto e agora não me apetece fazer mais nada"
...

Porque se encalha sempre nisto: alguém vai ter falta de dinheiro e perguntar-se porque raio é que se há-de tar a chatear a dar o coirão num projecto que não vê a andar pra frente (demora sempre muito tempo) e porque é que não há-de estar a trabalhar numa coisa para ele próprio!

Vai haver algumas métricas, quem não fizer nada será excluido da produção, com as eventuais consequências nas quais não quero entrar em detalhe.

Quanto a fazer uma coisa dele próprio, acho muito bem que cada um faça isso. Mas isso não implica nada relativamente a este projecto.
Num projecto deste tipo o que se quer é aprender uns com os outros e cada um dar um pouco de si. E claro, enquanto que numa situação em que se está a fazer uma coisas para si próprio, uma pessoa percebe mais disto ou daquilo e vai ter de bater com a cabeça na parede para aprender o resto (muitas das vezes sem ajudas de ninguém), num projecto destes alguem percebe mais disto, outros percebem mais daquilo e o projecto cresce mais depressa e com mais qualidade.

No fim todos aprendem coisas novas, quais os problemas inerentes a uma produção deste tipo e qual a melhor forma de se resolver as coisas. Os mais experientes melhoram as suas capacidades de decisão e ganham mais alguns conhecimentos.


VirtualFM escreveu:

E mesmo que as coisas avancem há a questão do software e dos apressadinhos, o que lixa logo o projecto. ........ ou implica uma conversão de objectos/scenes e superar uma nova pipeline de trabalho, o que demora tempo e desmotiva.

Eu percebo e sei o que isso é, já passei por isso.

Por enquanto ainda não vou adiantar nada referente a isto, pois estou à espera de umas respostas.

Mas o que será eventualmente decidido será algo do género, modelação feita em qualquer software (exportado posteriormente), animação feita apenas em apenas um software, software esse que terá de ser a mesma versão para todos os elementos da equipa.

VirtualFM escreveu:

E falando de desmotivação, note-se que se está a falar de um projecto de no mínimo 6 meses, com pessoas a trabalhar "à borla", o que implica ter de ser nos seus tempos livres... ...... precisam de "desperdiçar" 2 horas por dia das suas curtas vidas durante 6 meses (no mínimo) por um projecto do qual tá difícil de se ver o fundo à canastra! Difícl de manter a motivação, não?!

A motivação perde-se por vários motivos, pessoas que não trabalham no projecto, problemas com algumas decisões, não ver progressos.

Mas em grande parte podem ser contornados esse motivos:
- Quem não trabalha sai da produção ou mete "baixa" por tempo definido. Desta elimina-se o ele não faz nada ..... entre outros.
- As decisões são feitas em conjunto e mesmo que numa coisa a decisão seja favorável a uns, na outra decisão seguinte tentar favorecer os outros.

Alem disto, as workshops vão ser faseadas, workshops propostas são:
- Produção
- Desenho de sketches
- Modelação Organica
- Modelação não Organica
- Rigging
- Animação
- Iluminação
- Cameras

Sendo faseadas, a dada altura do projecto será feita uma nova workshop onde os elementos da equipa vão aprender mais umas coisas e ganhar mais algum animo com a produção, de forma a que as coisas ganhem novamente um ritmo maior. Porque todos os projecto tendem a ter pontos altos e baixos, a intenção é reduzir os pontos baixos.

VirtualFM escreveu:

Já para não falar no facto de cada pessoa ter o seu próprio projecto, por isso chega-se ao ponto de se esquecer das boas intenções de se estar a trabalhar em equipa e pensar "porque é que hei-de estar a trabalhar para este gajo quando podia estar a fazer isto mas para a minha ideia?!" Esquecendo-se, claro, que para isso teria de ser um crack em tudo: escritor, realizador, modelador, animador, compositor, iluminador e muito mais dores!

Pois, existem os prós e os contras.
Quem entrar para a equipa terá uma ideia muito clara do que é o projecto e o que se pretende com ele. Faço questão de mostrar o que é um projecto individual e como esse se diferencia de um projecto em grupo, tal como este.

VirtualFM escreveu:

Mas não quero com tudo isto dizer que é impossível! Uma coisa o RCAS tem a seu favor: a comunidade Net agora é diferente. Agora há projectos que vão avante, há o espírito Open Source, há muito mais projectos a serem acabados e a chegar ao fim ....... e aparecem 30 mil tutoriais sobre quase tudo!), enfim, ha muito mais possibilidades de levar a cabo um empreendimento destes.

Impossível não é, trabalhoso sim, mas é tambem uma forma de aprendizagem e enriquecimento pessoal. Além do que poderá trazer mais do que isso se escolhido para Cannes (e a intenção é essa).

E hoje em dia como referiste existe uma melhor forma de comunicação e existe tambem um maior conhecimento, tanto por parte dos individuos como espalhado pela web, o que facilita em parte "formar" a equipa para o projecto.

VirtualFM escreveu:

Em termos de tempo tb é possível. .....
por isso agora é uma questão de manter essas 6 pessoas motivadas durante 6 meses e dá pra fazer Smile Hum... isto para animação tipo série-de-tv (Jimmy Neutron, se elevarmos a fasquia), senão multiplica por 5!

Tentar fazer o melhor no espaço de tempo definido. Terá de ser feita alguma gestão e uns testes para aferir umas métricas de forma a definir quanto tempo cada um poderá gastar em cada "segundo" ou assim, de forma a se poder controlar minimamente os prazos.

Já agora, para a parte de animação tenho entre 8 a 10 meses, com entre 6 a 10 pessoas a trabalhar na animação. Quem souber menos anima as partes secundárias, quem perceber mais as partes principais.

VirtualFM escreveu:

Portanto, impossível não é! Difícil sim, e desejo-vos a melhor das sortes!

Gracias, isso é o que se precisa.

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