Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Projecto Tuga 3D

Malanjo
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 9:36 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 4:41 pm, num total de 1 vez
Luís Santos
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 9:39 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 29 Ago 2005 Mensagens: 208
Citação:
Sinceramente, espero que estejas numa posição confortável na vida.

A partir do momento que não embarque em projectos sem garantias nenhumas, de certeza que estarei.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 10:00 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
enfim... tou a ver q há bastantes cepticos por aki...

eu vou dar a minha opin sobre o assunto embora não seja nenhuma "voz da experiencia" nem nada q se lhe pareça:

Eu ando em engenharia electrotecnica e de computadores e como podem imaginar... tem tudo a haver menos com cg... Cg pra mim é apenas um hobbie q apenas tem disponivel 40 a 45 min do meu dia (e mts vezes passo dias sem ter tempo de fazer nada...) Mas kuando tnh esse tempo tento rentabiliza-lo ao maximo... não sou nenhum cracke nem nada do genero mas penso q ja consigo dar uns toks Rolling Eyes Agora o q eu nao posso acreditar é q pessoal q é batido nisto nao consiga arranjar 1 horita por dia (em vez de se por a coçar os tomates a ver tel ou algo do genero) o q era suficiente pra viabilizar um proj como este Rolling Eyes

Acredito q pode ter mts alturas de stress e desanimo... mas em q situações é q nao encontramos isso?? trabalho, estudo,etc... é inerente a kualker coisa q fizermos iremos smp encontrar dificuldades...

agora a kestao do €€... nao podem ter um proj paralelo ao trab??? eu ja trabalhei mts veroes ao sol na IBM (intro aos baldes de massa) pra ajudar a pagar as propinas e em paralelo fiz varios projs... uns de cg pra uma grafica la da terra e outros rel com outras areas em q nestes nao tive kualker tipo de renumeração... é klaro q foi cançativo...mas foi possivel...

Por isso nao entendo tanta hostilidade a este projecto... é q uma coisa é dizer q vai ser dificil e tal...outra coisa é dizer q não é possivel... serão todos assim tao preguisoços?!?!?

bem...é apenas a mnha humilde opiniao...

ps- não kero ofender ninguem neste post pois sei q mts tem uma verdadeira vida de cao... mas kiz expor o facto de tudo ser possivel...desde q haja vontade Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Mira
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 11:16 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 26 Jul 2005 Mensagens: 39
Boas a todos, "quem não tem cão caça com gato". Se o Rcas tivesse dinheiro disponível para investir neste projecto, certamente não estaria a fazer as coisas desta forma. E as coisas dão "merda" se a alguns elementos que possam participar no projecto não estiverem suficientemente motivados, claro que há sempre riscos mas também me parece obvio que isso depende muito da gestão do projecto e da liderança do mesmo. Agora, penso que é bastante positivo existir este debate, pois quem vá participar no projecto sabe de antemão os riscos que vão existir, ou seja os riscos estão identificados, e assim mais fáceis de controlar. Penso também que sabendo as possíveis dificuldades antecipadamente as pessoas vão estar preparadas para dar uma resposta positiva.

Infelismente, eu não tenho conhecimentos suficientes para poder participar, o que não tem qualquer relação com falta de vontade, mas acredito que haja gente com vontade e conhecimentos para participar no projecto. A realização de sonhos é tão importante como o dinheiro, desde que, evidentemente haja dinheiro para as coisas básicas.

Abraços para todos,
e Rcas bom trabalho com o projecto, pois sorte não vai ser preciso desejar graças à motivação que tens e que me parece inabalável,

Colocada: Sáb Nov 05, 2005 11:34 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Citação:
enfim... tou a ver q há bastantes cepticos por aki...

E estranhamente os mais experientes são os mais cepticos...

Rcas, não penses que alguem está contra ti, acho que todos nós no fundo desejamos sinceramente estar enganados. Eu por min, acredita, quem me dera que tivesses sucesso,mas tenho de te dizer... assim não vais lá.. ora vejamos.

Orange project:
-Referes o Orange project, ok eu fui ver o site e se procurares atentamente podes encontrar que a equipa base é paga, recebem ordenados e ajuda em alojamento... Não sei é se isto é justo para os voluntários...
-a equipa: http://orange.blender.org/theteam , como podes ver um é o criador do Blender original, e todos os outros são pessoas com bastante experiência e porfolios bem conseguidos.
-E cinceramente mesmo esse orange project parece duvidoso, pelo menos não me convence até ver alguma coisa realmente interesante em concept art ou alguma luz sobre o script.

Star wreck:
-Vi o filme e achei bastante graça, mas foram 7 anos de producão feitos por um grupo de amigos, e como podes ver a originalidade não é muita e a parte cgi só impressiona quem não faz 3d. É um bom esforco e talvêz seja um prenúncio do que vem aí quanto a producções independentes, mas lembra-te que é imagem real com cgi de amadores , animação é outra história... pegar em modelos de naves e explodir umas partículas é uma coisa, dar vida a personágens é outra.

Gost warior:
-Não sei se conheces: http://www.kazeghostwarrior.com/challenge.htm
Este tipo fez uma curta de 22 minutos em seis meses....

Diferencas entre o thimoty albee e tu:

-Ele é um conhecido guru de lightwave com 14 anos de expreriência real em animação.
-Ele tinha um script pefeitamente definido, e a fase de pre-produção completa com concept art e story.
-Ele teve o apoio de programadores como por exemplo o steve worley (criador de varios plugs para lightwave), ou um outro que criou um software espcifico para animação facial.
-Passou seis meses completos a dedicar-se unicamente à produção e sublinho produção da curta.
-Mesmo assim teve de recurrer a muitos "truques" como "holding planes" close ups e angulos de cámara para reduzir o trabalho de animação ao mínimo.
-Ele era só um, apaixonado pela sua história e realço aqui a história, afinal de contas o cinema serve para contar histórias, não para testar tecnologias, ou filosofar sobre licenças de software, ou não é?
-Pelos vistos está em producção agora uma versão longa metragen baseada nas mesmas personagens, mas a equipe é de profissionais e bem paga...

Em suma, para alguem confiar em ti, sim em ti porque afinal autodesignas-te gestor do projecto, tens de dar provas. O cinema de animação é das artes mais exigentes do mundo. Se realmente tens algo para contar, vai en frente, conta.. Mas deixa lá as questões do valor do opensource de se um tuga está a fazer um renderman compliant ( existem dezenas...) etc.. para depois. Se apresentares algo de realmente fascinante as pessoas seguem-te naturalmente, senão essas mesmas pessoas estão fartas de messias de mãos vazias...

fica bem
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Carlos G
Colocada: Dom Nov 06, 2005 12:10 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 18 Mai 2005 Mensagens: 92
Concordo com o muddymind.
Já que muita gente se queixa que não há ninguem que invista em Portugal, porque não tentar mudar isso?
E porque não chama-los atenção?
Se vamos ficar sentados a espera que nos venham bater, bem podemos esperar sentados. Secalhar com este tipo de projectos consigamos chamar atenção de investidores cá para Portugal.
Também compreendo que para quem trabalha com 3D todos os dias, secalhar se torna cansativo gastar o seu tempo livre em 3D.

Citação:

Em suma, para alguem confiar em ti, sim em ti porque afinal autodesignas-te gestor do projecto, tens de dar provas. O cinema de animação é das artes mais exigentes do mundo. Se realmente tens algo para contar, vai en frente, conta.. Mas deixa lá as questões do valor do opensource de se um tuga está a fazer um renderman compliant ( existem dezenas...) etc.. para depois. Se apresentares algo de realmente fascinante as pessoas seguem-te naturalmente, senão essas mesmas pessoas estão fartas de messias de mãos vazias...

Tipo...se os mais experientes não têm tempo ou não querem meter-se nestes projectos, alguem tem que tomar a iniciativa, não podemos ficar parados no tempo. O rcas tomou essa iniciativa, arriscou. É como aquele proverbio "que não arrisca não petisca".

Secalhar muita gente se ouvisse estes tipo de comentarios que manda abaixo a moral de qualquer um (que em parte tb são bons já que dão nos força para mostrar que eles também podem tar errados) o rcas mantém-se determinado. Talvez isso dê confiança a equipa já que vê que o projecto não acaba à primeira dificuldade.
"Quem quer fazer algo arranja um meio. Quem não quer fazer nada arranja desculpas".

Boa sorte ai com o projecto e que tudo corra bem.

WIP - Lamborghini Murcielago
MALicivs
Colocada: Dom Nov 06, 2005 12:26 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 23 Mar 2005 Mensagens: 397 Local/Origem: Estoril
é normal k os mais experientes sejam os mais cepticos... Além de já terem uma grande experiencia profissional que lhes diz bem como realmente funcionam as coisas, sao pessoas com vidas "feitas" que precisam de estabilidade laboral para poderem tratar do seu futuro...

Evil or Very Mad MALicivs Evil or Very Mad

Colocada: Dom Nov 06, 2005 12:29 am Responder com Citação
Citação:
Secalhar com este tipo de projectos consigamos chamar atenção de investidores cá para Portugal.

Sim, se os projectos tiverem pernas para andar.

Citação:
Também compreendo que para quem trabalha com 3D todos os dias, secalhar se torna cansativo gastar o seu tempo livre em 3D.

Não, quem trabalha em 3d todos os dias sabe é o tempo que as coisa demoram a fazer..

Citação:
O rcas tomou essa iniciativa, arriscou. É como aquele proverbio "que não arrisca não petisca".

Não quero parecer brusco, mas que iniciativa ? Apresentou algo de concreto para além de uma mão cheia de nada e o esboço de um website?

Citação:
Secalhar muita gente se ouvisse estes tipo de comentarios que manda abaixo a moral de qualquer um (que em parte tb são bons já que dão nos força para mostrar que eles também podem tar errados) o rcas mantém-se determinado

A intenção não é baixar o moral é antes tentar que toda essa forca de vontade seja canalizada para algo factível.

Citação:
"Quem quer fazer algo arranja um meio. Quem não quer fazer nada arranja desculpas".

Pois... olha eu vou fazendo umas coisitas... Não sou é o messias.
muddymind
Colocada: Dom Nov 06, 2005 12:50 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Citação:
Sim, se os projectos tiverem pernas para andar.

define pernas.... tipo, percisas mais q a determinação e tecnica?

Citação:
Não quero parecer brusco, mas que iniciativa ? Apresentou algo de concreto para além de uma mão cheia de nada e o esboço de um website?

Mesmo so isso, so uma pekena fracçao da popul tuga tinha coragem e espirito de iniciativa pra o fazer.... tipo...há mts q dizem isto e akilo mas depois é so garganta... penso q nao seja este o caso Rolling Eyes

Citação:
A intenção não é baixar o moral é antes tentar que toda essa forca de vontade seja canalizada para algo factível.

E o q é q consideras factível?? não axas q isso é umconceito mt subjectivo?!?!? tipo... temos q seguir todos os mesmos padroes e as mesmas regras? pork nao experimentar novas coisas? sem nunca se tentar nunca se vai saber se resulta ou nao (no limite do bom senso é claro)... kuantas iniciativas viste como esta? tipo... podes ja ter visto idealizaçoes mas plo q vejo o rcas ker ir pralem disso Cool

Citação:

essa ultima boca era dispensável...pois tem um grande valor pejurativo...

o rcas nao ta a krer provar ke é o melhor ou q tem a soluçao pra todos os males... simplesmente acredita q com vontade é possível fazer-se algo porreiro... acredito q ele ta bem consciente das dificuldades q isso pode trazer (em ke uma delas é mesmo esta - resistir a uma constante tentativa de desmoralização) e q ta disposto a ultrapassa-las...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Dom Nov 06, 2005 1:17 am Responder com Citação
Citação:
kuantas iniciativas viste como esta?

Varias dezenas. Os fórums andam cheios destes projectos fantasmas a anos.

Citação:
define pernas.... tipo, percisas mais q a determinação e tecnica?

Sim, precisas de talento e de uma historia que precise de ser contada.

Citação:
há mts q dizem isto e akilo mas depois é so garganta... penso q nao seja este o caso

Pois.. espero que não seja.

Citação:
E o q é q consideras factível?? não axas q isso é umconceito mt subjectivo?!?!? tipo... temos q seguir todos os mesmos padroes e as mesmas regras? pork nao experimentar novas coisas? sem nunca se tentar nunca se vai saber se resulta ou nao (no limite do bom senso é claro)... kuantas iniciativas viste como esta? tipo... podes ja ter visto idealizaçoes mas plo q vejo o rcas ker ir pralem disso

Experimentar coisas novas é bom, ignorar experiencias anteriores é mau.

Citação:

Não era minha intenção ofender ninguem.

Citação:
acredito q ele ta bem consciente das dificuldades q isso pode trazer (em ke uma delas é mesmo esta - resistir a uma constante tentativa de desmoralização) e q ta disposto a ultrapassa-las...

Tu acreditas, eu quero ver... E mais uma vez não quero desmoralizar ninguem, não tenho é porque acreditar. Aliás, custa-me a crer até que algumas pessoas tenham alguma ideia do que é fazer um filme de animação, e do trabalho e talento que é necessário. E já agora, talento era uma moeda...
Citação:

Editado pela última vez por Nightwalker em Dom Nov 06, 2005 12:58 pm, num total de 1 vez
Luís Santos
Colocada: Dom Nov 06, 2005 1:29 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 29 Ago 2005 Mensagens: 208
Citação:
Citação:

O Cordeiro (Nightwalker), está a esforçar-se por fazer animação, e está a progredir muito desde as últimas vezes que o vi nos foruns, gostei bastante da tua curta do lobo mau, aproveito aqui para te dar os parabéns.
Nightwalker
Colocada: Dom Nov 06, 2005 1:39 am Responder com Citação
Hehe Laughing eu e o Luis "conhecemo-nos" há algum tempo.

Obrigado Luis, tenho mais uma coisita na manga aqui com dois amigos da empresa onde trabalho... mas só de um minuto...e vai levar o seu tempo.
Talvêz daqui a uns anos eu me possa chamar de "animador" e te peça pra fazer um modelo (eu pago, eu pago.. Wink )
rcas
Colocada: Dom Nov 06, 2005 2:07 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Ok, então antes que comecem a haver aqui ofensas, vamos acalmar os animos.

Antes de mais, o projecto vai para a frente, vai ser feito em 12 meses e um DVD será enviado para o festival de Cannes ao fim destes 12 meses.
Toda a informação relativa ao projecto irá figurar no website que estará pronto dentro de uma semana.
Quem quiser participar terá oportunidade de se inscrever, quem não quiser, fica para a próxima.

Agora é assim, o projecto vai persistir, nem que tenha de o fazer sozinho (isto já que parece que quase todos não vêm o projecto com bons olhos), quem não estiver interessado nesta oportunidade eu não levo a mal, até porque já estou habituado a que me olhem de lado quando apresento propostas inovadoras e a que sejam cépticos com as ideias que proponho.
Uma coisa posso dizer, não sou de desistir e gosto muito de mostrar o quão errados estavam.
Fui a Amsterdão sozinho a uma Conferência para apresentar uma ideia inovadora de como ensinar 3D, ideia essa que dará os seus frutos nos próximos manuais do Blender e eventuais DVDs.
Não conhecia o País, as pessoas com as quais havia falado tinha sido apenas pela web, não sabia a língua e pior que tudo estava sozinho. Fui e não me deixei levar pelos outros que me diziam que era "parvo" e "maluco" e pelas respostas que me deram no fórum a dizer que não tinha cabimento e que não era assim que as coisas funcionavam, no final torceram o nariz e aplaudiram a proposta, ganhei um vasto conhecimento nos 3 dias que lá estive, obtive contactos que não esperava e ganhei uma maior auto-estima.

Não estou aqui para julgar ninguem, nem para dizer que sei tudo.
Estou aqui para propor um Projecto inovador, que poderá dar frutos.
Quem quiser alinhar, faça favor, quem não quiser não diga simplesmente que vai falhar, tente antes pelo contrário mostrar a sua experiência e dizer o que espera ao projecto, que problemas serão passiveis de serem encontrados e como podem ser solucionados, isso sim, agradecia.

Já espera este cépticismo e até estranhei ser tão tardio.
Não me levem a mal de não responder directamente a todos os posts, mas são muitos para responder um a um.

Abraços,

Rui Campos

rcas
Colocada: Dom Nov 06, 2005 2:35 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Nightwalker escreveu:
Rcas, não penses que alguem está contra ti, acho que todos nós no fundo desejamos sinceramente estar enganados. Eu por min, acredita, quem me dera que tivesses sucesso,mas tenho de te dizer... assim não vais lá.. ora vejamos.

Orange project:
-Referes o Orange project, ok eu fui ver o site e se procurares atentamente podes encontrar que a equipa base é paga, recebem ordenados e ajuda em alojamento... Não sei é se isto é justo para os voluntários...
-a equipa: http://orange.blender.org/theteam , como podes ver um é o criador do Blender original, e todos os outros são pessoas com bastante experiência e porfolios bem conseguidos.
-E cinceramente mesmo esse orange project parece duvidoso, pelo menos não me convence até ver alguma coisa realmente interesante em concept art ou alguma luz sobre o script.

A equipa base é paga, com o ordenado mínimo da holanda, e têm o alojamento dado pela Montevideo, isto porque estão a trabalhar fulltime no projecto e tiveram de ser realocados das suas casas para Amsterdão.

Ora então é assim:
Bassam Kurdalli, é programador no dia à dia e faz do 3D o seu hobbie, produziu uma animação excelente que lhe valeu a entrada para a Orange Team.

Andy Goralczyk, é ainda estudante, começou a utilizar o Blender desde as suas primeiras versões, em 3 anos mostrou mais talento que muitos dos que já trabalhavam em 3D fazia tempo.

Matt Ebb, talvez o mais inserido em projectos profissionais, tem um vasto curriculum de 3D.

Bastian Salmela, faz tambem do 3D um hobbie, procura encontrar uma empresa onde trabalhar em 3D no seu dia-a-dia.

Lee J Cocks, o mais novinho com 19 anos, estudante, adora 3D e mostrou que percebe bastante de modelação.

Toni Alatalo, programador, está a aprender Python ao mesmo tempo que desenvolve os módulos de python necessários para a produção ter sucesso.

Ton Roosendaal, CEO da fundação e produtor.

Todos almejavam fazer este tipo de projecto e como podes ver muitos deles fazem do 3D um hobbie e não o seu trabalho diário. Aproveita e dá uma vista de olhos no Teaser trailer que eles lançaram, feito numa semana onde muito ainda falta fazer, para teres uma noção do que será a história http://orange.blender.org/blog/elephants-dream-teaser .
Claro que visto ser feito por uma equipa residente não pretendem lançar o script para o mundo, mas antes deixar as pessoas deslumbradas quando virem a animação.

Nightwalker escreveu:

Star wreck:
-Vi o filme e achei bastante graça, mas foram 7 anos de producão feitos por um grupo de amigos, e como podes ver a originalidade não é muita e a parte cgi só impressiona quem não faz 3d. É um bom esforco e talvêz seja um prenúncio do que vem aí quanto a producções independentes, mas lembra-te que é imagem real com cgi de amadores , animação é outra história... pegar em modelos de naves e explodir umas partículas é uma coisa, dar vida a personágens é outra.

Foram 7 anos de produção feitos na maioria por 3 pessoas, onde colaboraram cerca de 300 pessoas online em pequenas partes do filme, é um filme com horas e não minutos.
No entanto comentei este projecto na àrea de colaboração online onde a pessoa que inicio o projecto me deu muita informação e ajuda como conseguir que as coisas se tornem viáveis através da Web.

Nightwalker escreveu:

Gost warior:
-Não sei se conheces: http://www.kazeghostwarrior.com/challenge.htm
Este tipo fez uma curta de 22 minutos em seis meses....

Diferencas entre o thimoty albee e tu:

-Ele é um conhecido guru de lightwave com 14 anos de expreriência real em animação.
-Ele tinha um script pefeitamente definido, e a fase de pre-produção completa com concept art e story.
-Ele teve o apoio de programadores como por exemplo o steve worley (criador de varios plugs para lightwave), ou um outro que criou um software espcifico para animação facial.
-Passou seis meses completos a dedicar-se unicamente à produção e sublinho produção da curta.
-Mesmo assim teve de recurrer a muitos "truques" como "holding planes" close ups e angulos de cámara para reduzir o trabalho de animação ao mínimo.
-Ele era só um, apaixonado pela sua história e realço aqui a história, afinal de contas o cinema serve para contar histórias, não para testar tecnologias, ou filosofar sobre licenças de software, ou não é?
-Pelos vistos está em producção agora uma versão longa metragen baseada nas mesmas personagens, mas a equipe é de profissionais e bem paga...

Então é assim, embora guru era só um, e mesmo assim ousou fazer isso.
E quanto a ter apoio de programadores, eu tambem vou ter, sem contar que sou programador no dia-a-dia.

Nightwalker escreveu:

fica bem

Então é assim, eu sei o trabalho que dá, sei o que quero fazer e vou faze-lo. Mas não quero impor uma história a quem quiser participar neste projecto comigo.

E por essa ordem de ideias as pessoas vão querer realmente participar no projecto, mas sim quando este já tiver a meio ou mesmo no fim, que é quando se vai ter os Teaser e os Trailers, nessa altura não vai ser preciso. Mas é nessa altura que todos tendem a querer o nome na produção, e participar, porque é bonito, vai ser em grande, porque tem futuro.

Não existe nada sem sacrificio e gosto, quem quiser participar desta produção saberá o que a mesma implica e tenho a certeza que fará o mesmo esforço que eu para que esta veja a luz do dia.

Nightwalker
Colocada: Dom Nov 06, 2005 3:38 am Responder com Citação
Citação:
Quem quiser alinhar, faça favor, quem não quiser não diga simplesmente que vai falhar, tente antes pelo contrário mostrar a sua experiência e dizer o que espera ao projecto, que problemas serão passiveis de serem encontrados e como podem ser solucionados, isso sim, agradecia.

Se leres com atenção vais ver que é exactemente isso que tentei fazer. Mas se queres um resumo:

-Historia:
Problema:Um filme não se faz por fazer, e se como dizes queres ganhar a secção de curtas de animação em cannes, precisas de muito mais do que uma curta 3d, precisas de fazer cinema... Tens alguma ideia por mais distante que seja do que queres tu dizer ao mundo? Tens definido porquê que vais passar 12 meses da tua vida a trabalhar? Ou vais fazer uma curta por fazer uma curta? Para provar que pode ser feito? Para testar o software open source? ou subir a tua auto-estima?
Enquanto não tiveres nada que mostrar neste aspecto não vais consseguir convencer niguem, e a treta de juntar meia dúzia de pessoas e inventar uma história acaba sempre por trazer resultados previs´veis e comuns, ou os gags da praxe, ou a ficção/fantasia mais ou menos conseguida, qualquer um deles dificilmente merece a atenção do comun dos espectadores numa metragem maior do que 4 ou 5 minutos.

Solução:- Por exemplo, Porque não pegas num conto de algum autor português contemporáneo e partes daí, quem sabe com o apoio do próprio?

-Visual

-Problema: Fazes alguma ideia do tipo de grafismo que queres atingir? Como esse grafismo reflete a história? Qual o estado de espírito que queres transmitir ao espectador? Que tipo de modelação? Cartoon ou realista? Iluminação e shading? como é? Qual é a paleta de cores? quem faz os color studies? E por aí fora tudo isto só por si pode levar meses a definir e isto sendo feito com a história já definida, e por uma equipa de pessoas que não só sejam boas de desenho, mas que têm de ter boas noções do processo de producção, e muito importante um responssável por manter consistencia em todo o trabalho.
-Solução: bem esta é mais difícil, mas podias começar por contactar pessoal da área da banda desenhada, temos por cá bons artistas. Depois quem sabe tenta a casa da animação no porto, pelos visto o Abi feijó gosta de ajudar o pessoal. Tudo isto implica claro ter uma base de script que convença..

-Animação:
-Problema: Bem, deve haver praí uns dez animadores experientes que tambem animam em 3d em portugal e se pensarmos que uns 4 estão na
ingreme e outros 4 estão na thungsten resta-te encontrar e convencer um dos outros dois a coordenar a parte da animação de personagens. Se não tiveres uma pessoa experiente ( a animar mesmo não a fazer 3d ) a supervisar outros menos experientes mas que saibam fazer mais que uns walkcicles (estes também não são fáceis de encontrar), a animação será forcosamente um fiasco, não há volta a dar, não se prende a animar em meses, e uma má animação mata o resto do filme.
-Solução: Pois... tenta o Abi Feijo..

-Software:
-problema: Nesta questão sou menos ceptico, acho que já existe software open source capaz, porêm ainda não foi testado em produção real, e existe um outro grave problema, vais ter de convencer pessoas experiêntes em outros softwares a usar o Blender, a opção de uma mistura de softwares só é válida para a modelação tudo o resto implica graves contratempos em conversão de cenas. Outro problema é que plelo que eu pude ver a secção de animação de personagens do Blender é muito pouco prática e limitada, não impossibilita o trabalho mas traz constrangimentos a nível de tempo. Quanto ao renderer, mais uma vez estás a por a carroça à frente dos bois, como podes tu escolher o renderer sem saber o visual que queres atingir? E renderman? Mais uma vêz estás a complicar as coisas só para usar open source, os únicos estúdios que usam renderman em produção são os grandes porque têm o know how e tiram realmente proveito das vantagens da interface renderman. Em produções mais pequenas é um desperdício de tempo e portanto de dinheiro usar algo de tão complexo.
-Solução: Se o realmente inportante fosse a história isto tinha fácil solução, usarias o software que fisesse falta para fazer o filme não farias o filme para servir o software. Se tiveses algo de concreto para mostrar podias até arranjar uns patrocínios dos dealers. e a questão da renderfarm é uma não questão, por exemplo o lightwave tem unliminted render nodes de um renderer testado e fácil de usar, o Maya tb tem do software renderer, assim como o max etc..

e etc... se quiseres mais opiniões pergunta, senão boa sorte na mesma.
romanus
Colocada: Dom Nov 06, 2005 1:06 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Wow... i really like this post!

Muita informação para aprendermos muito sobre produções, dificuldades nas mesmas, etc... Por acaso já tenho muito feedback nesta área, porque ao trabalhar na MegaToon e Optical Print conheci o Mário Jorge (best fukin animator em Portgual) que fez umas quantas curtas de animação para o ICAM. E, sendo feito por profissionais, nunca demorou menos de dois anos, dois anos e meio...
Bom, de qualquer das formas, rcas... eu não sou céptico e penso que o Nightwalker (que acho que tem bastante know how sobre o tema - fiquei muito surpreendido, pela positiva!), bem como o Luis Santos não o são... acho que somos é pessoas já com alguma ou bastante rodagem nesta área e apenas estamos a partilhar o nosso know how.
Já não é a primeira vez que isto acontece e, sinceramente, acho que és o primeiro defensor de um projecto destes que mantém a postura, a fidelidade ao projecto e aos eventuais participantes, a calma num forum para responder SEMPRE de uma forma constructiva... quase que me convences a participar! hehehehe

Bom, espero que este topic continue de uma forma salutar, sem grandes ofensas e que todos aprendamos uns com os outros... sinceramente!

Cheerz and hurray to this foruns Very Happy

rcas
Colocada: Dom Nov 06, 2005 2:21 pm Responder com Citação
Nightwalker escreveu:
Citação:

Se leres com atenção vais ver que é exactemente isso que tentei fazer. Mas se queres um resumo:

-Historia:
Problema:Um filme não se faz por fazer, e se como dizes queres ganhar a secção de curtas de animação em cannes, precisas de muito mais do que uma curta 3d, precisas de fazer cinema... Tens alguma ideia por mais distante que seja do que queres tu dizer ao mundo? Tens definido porquê que vais passar 12 meses da tua vida a trabalhar? Ou vais fazer uma curta por fazer uma curta? Para provar que pode ser feito? Para testar o software open source? ou subir a tua auto-estima?
Enquanto não tiveres nada que mostrar neste aspecto não vais consseguir convencer niguem, e a treta de juntar meia dúzia de pessoas e inventar uma história acaba sempre por trazer resultados previs´veis e comuns, ou os gags da praxe, ou a ficção/fantasia mais ou menos conseguida, qualquer um deles dificilmente merece a atenção do comun dos espectadores numa metragem maior do que 4 ou 5 minutos.

Solução:- Por exemplo, Porque não pegas num conto de algum autor português contemporáneo e partes daí, quem sabe com o apoio do próprio?

-Visual

-Problema: Fazes alguma ideia do tipo de grafismo que queres atingir? Como esse grafismo reflete a história? Qual o estado de espírito que queres transmitir ao espectador? Que tipo de modelação? Cartoon ou realista? Iluminação e shading? como é? Qual é a paleta de cores? quem faz os color studies? E por aí fora tudo isto só por si pode levar meses a definir e isto sendo feito com a história já definida, e por uma equipa de pessoas que não só sejam boas de desenho, mas que têm de ter boas noções do processo de producção, e muito importante um responssável por manter consistencia em todo o trabalho.
-Solução: bem esta é mais difícil, mas podias começar por contactar pessoal da área da banda desenhada, temos por cá bons artistas. Depois quem sabe tenta a casa da animação no porto, pelos visto o Abi feijó gosta de ajudar o pessoal. Tudo isto implica claro ter uma base de script que convença..

-Animação:
-Problema: Bem, deve haver praí uns dez animadores experientes que tambem animam em 3d em portugal e se pensarmos que uns 4 estão na
ingreme e outros 4 estão na thungsten resta-te encontrar e convencer um dos outros dois a coordenar a parte da animação de personagens. Se não tiveres uma pessoa experiente ( a animar mesmo não a fazer 3d ) a supervisar outros menos experientes mas que saibam fazer mais que uns walkcicles (estes também não são fáceis de encontrar), a animação será forcosamente um fiasco, não há volta a dar, não se prende a animar em meses, e uma má animação mata o resto do filme.
-Solução: Pois... tenta o Abi Feijo..

-Software:
-problema: Nesta questão sou menos ceptico, acho que já existe software open source capaz, porêm ainda não foi testado em produção real, e existe um outro grave problema, vais ter de convencer pessoas experiêntes em outros softwares a usar o Blender, a opção de uma mistura de softwares só é válida para a modelação tudo o resto implica graves contratempos em conversão de cenas. Outro problema é que plelo que eu pude ver a secção de animação de personagens do Blender é muito pouco prática e limitada, não impossibilita o trabalho mas traz constrangimentos a nível de tempo. Quanto ao renderer, mais uma vez estás a por a carroça à frente dos bois, como podes tu escolher o renderer sem saber o visual que queres atingir? E renderman? Mais uma vêz estás a complicar as coisas só para usar open source, os únicos estúdios que usam renderman em produção são os grandes porque têm o know how e tiram realmente proveito das vantagens da interface renderman. Em produções mais pequenas é um desperdício de tempo e portanto de dinheiro usar algo de tão complexo.
-Solução: Se o realmente inportante fosse a história isto tinha fácil solução, usarias o software que fisesse falta para fazer o filme não farias o filme para servir o software. Se tiveses algo de concreto para mostrar podias até arranjar uns patrocínios dos dealers. e a questão da renderfarm é uma não questão, por exemplo o lightwave tem unliminted render nodes de um renderer testado e fácil de usar, o Maya tb tem do software renderer, assim como o max etc..

e etc... se quiseres mais opiniões pergunta, senão boa sorte na mesma.

Era isto que estava a tentar fomentar, explicar em concreto o que poderá falhar, quais as àreas onde se deve dar mais esforço. Eu não sou um daqueles que diz que sabe tudo, antes pelo contrário, gosto de dizer que estou sempre a aprender.
Eu percebi o que estavas a dizer, mas queria que respondesses mais concretamente, o que fizeste, gracias Wink .

E sim, agradecia mais opiniões, mais feedback de eventuais situações similares pelas quais tenhas passado, de forma a que eu possa fazer as melhores escolhas e delinear mais concretamente quais as àreas onde o projecto pode potencialmente falhar.

Não vou responder directamente a todos os problemas que indicas-te, vou antes revê-los e com mais cuidado arranjar uma solução viável que não comprometa o deadline do projecto, mas ao mesmo tempo tambem não comprometa a qualidade de todo o projecto.

O que posso dizer é que o projecto ainda não iniciou e se vir necessidade de alterar algumas coisas agora é a altura certa e não depois de já estar em desenvolvimento.
Vou ter em atenção tudo o que foi falado aqui e propor uma solução, na qual espero novamente um feedback da vossa parte, pessoas mais conhecedoras da àrea.

Abraços,

Rui Campos

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 3 de 5
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens